a faca doença tipica nos passaros

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jfcs
Membro Veterano
Registado: terça fev 10, 2009 7:21 pm
Localização: Kyara , Luna , Jeniffer , 2 Tartarugas , 2 Chinchilas: Chin & Xico

domingo ago 16, 2009 5:06 pm

nao sei se é esse o nome que se da mas eu conheço como faca pois os passaros ficam com o peito em bico quando morrem por causa desta doença.

alguem sabe qual é a causa???
Joana Silva
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo ago 16, 2009 5:14 pm

A "faca" como se costuma chamar, não é uma doença, é o reflexo do mau estado de saude da ave, quando o peito fica com a forma de uma faca é porque a doença, seja qual for já está demasiado avançada e a ave está magra e fraca, daí esse aspecto de faca, mas pode ser originado por imensas doenças diferentes, até por piolhos....
jfcs
Membro Veterano

domingo ago 16, 2009 5:26 pm

porque quando tinha imensos passaros muitos morreram dessa maneira com o peito em bico. mas todos tinham comida e agua sempre limpinha por isso nao entendo

pensei que fosse uma doença tipica que com algum produto proprio para a agua ou eles bicarem fizesse efeito

mas pelo que percebi a faca é um nome que se ta por uma morte que nao se sabe tipo falta de proteinas calcio minerais ou ate parasitas etc

desconhecia :wink:
Joana Silva
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo ago 16, 2009 10:48 pm

pela minha experiencia a 'faca' é um sintoma normalmente da doença causada pela coccidiose. este parasita ataca a camada gordurosa das aves alimentando-se dela nao sua totalidade e acabando por comer as reservas proteicas e lipidos da ave. Ora a ave fica tao magra e subnutrida que se nota o externo como uma faca
jfcs
Membro Veterano

domingo ago 16, 2009 11:05 pm

cris17 Escreveu:pela minha experiencia a 'faca' é um sintoma normalmente da doença causada pela coccidiose. este parasita ataca a camada gordurosa das aves alimentando-se dela nao sua totalidade e acabando por comer as reservas proteicas e lipidos da ave. Ora a ave fica tao magra e subnutrida que se nota o externo como uma faca

entao como se pode prevenir isso??? :roll:
Joana Silva
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda ago 17, 2009 12:02 am

jfcs Escreveu:
cris17 Escreveu:pela minha experiencia a 'faca' é um sintoma normalmente da doença causada pela coccidiose. este parasita ataca a camada gordurosa das aves alimentando-se dela nao sua totalidade e acabando por comer as reservas proteicas e lipidos da ave. Ora a ave fica tao magra e subnutrida que se nota o externo como uma faca

entao como se pode prevenir isso??? :roll:
desparasitando regularmente como forma de prevençao e ir observando as aves. se por exemplo estiverem a alimentar se bem de papas e etc que engorda muito , e estiverem magras algo esta mal
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

segunda ago 17, 2009 9:39 am

Joaoejoca Escreveu:A "faca" como se costuma chamar, não é uma doença, é o reflexo do mau estado de saude da ave, quando o peito fica com a forma de uma faca é porque a doença, seja qual for já está demasiado avançada e a ave está magra e fraca, daí esse aspecto de faca, mas pode ser originado por imensas doenças diferentes, até por piolhos....
Exactamente, a "doença da faca" não existe. O facto de o osso do peito da ave se encontrar saliente é apenas um sintoma de magreza e fraqueza extremas, que podem ser originadas por um sem número de doenças/factores...
Cumprimentos
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda ago 17, 2009 7:48 pm

Kikas123 Escreveu:
Joaoejoca Escreveu:A "faca" como se costuma chamar, não é uma doença, é o reflexo do mau estado de saude da ave, quando o peito fica com a forma de uma faca é porque a doença, seja qual for já está demasiado avançada e a ave está magra e fraca, daí esse aspecto de faca, mas pode ser originado por imensas doenças diferentes, até por piolhos....
Exactamente, a "doença da faca" não existe. O facto de o osso do peito da ave se encontrar saliente é apenas um sintoma de magreza e fraqueza extremas, que podem ser originadas por um sem número de doenças/factores...
Exactamente. A coccidiose é apenas uma possibilidade entre outras.
O importante é manter as aves em condições, e isso passa por desparasitação, interna e externa, uma boa alimentação e higiene e boas condições de alojamento.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda ago 17, 2009 8:43 pm

A melhor prevenção é sem duvida a Higiene das gaiolas, o acumular de dejectos e restos de alimento serve de ninho a tantas bactérias e virus que nem imaginamos. Mais vale colocar pouca comida todos os dias que muita para város dias pois as cascas acumulam-se e acumulam pó que também não é saudavel a nivel respiratório. A àgua também deve ser trocada diariamente para evitar fungos e uma boa alimetação rica em verduras e frutas(bem lavadas), e variada, nunca apenas à base de sementes ou ração. Desparatisação interna(misturado na àgua) e externa (pó na gaiola e em especial nos cantos). Com estes pequenos cuidados podemos disfrutar de aves saudaveis, sem doenças e com muita vitalidade, mostrando o seu esplendor em todas as épocas.
jfcs
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 1:22 am

nunca pensei que tudo isso fosse originar nessa palavra "faca"

obrigado

:wink:
Joana Silva
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quarta ago 19, 2009 8:46 am

A palavra "faca" tem origem na forma da quilha de uma ave (osso do peito).
Cumprimentos
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado set 12, 2009 12:23 pm

Ainda agora recolhi o corpo de um periquito com este sintoma... Não é a primeira vez nem certamente a última que me morrem periquitos, mas este deixou-me triste, mesmo não sendo dos meus preferidos... Fico com pena de não me ter apercebido de nada antes.
Era um macho que fisicamente não tinha problemas além da magreza que agora pude infelizmente reparar.
Fiquei um pouco chocado por encontrar a fêmea de volta do corpo, como que a querer acorda-lo. Nunca tinha visto esta reacção.

Não faço ideia do que possa ter morrido. Possuo alguns periquitos não domesticados numa voadeira e não consigo avaliar o seu estado físico com precisão. Apanhou-me de surpresa, pois como disse, tirando a magreza não tinha quaisquer outros danos físicos exteriores.

Vou ter de arranjar outra companhia para aquela fêmea, uma vez que os outros têm todos par.

Sinto-me estúpido por perguntar isto, mas sendo ela uma fêmea albina (completamente branca de olhos vermelhos), que macho lhe devo arranjar, sem ser albino, para ter mais chances de conseguir crias como ela.

Obrigado por me "ouvirem".
Responder

Voltar para “Aves”