Olá aisd,
Penso que a sua intervenção se diriga um pouco a mim, que lancei este tópico.
Bom, em primeiro lugar a questão de ser um pittbull ou um rottweiller é irrelevante. Podia ser um Poodle que eu colocaria o tópico na mesma.
A razão que me levou a abrir este tópico foi essencialmente as quezílias que se levantaram há cerca de um mês atrás relativamente ao ataque dos boxers de um expositor à cadela do membro susanasaraiva em Sintra.
Volto a frisar que, eu pessoalmente e enquanto expositor, não me oponho a que, em exposições realizadas ao ar livre e em locais públicos como foi o caso (Sintra e Estoril), estejam no recinto da mesma pessoas (leia-se público) com os respectivos cães. Considero mesmo que é impossível e ilícito por parte do CPC querer vedar o acesso a quem quer que seja ao recinto da exposição quando este se efectua num local público.
No entanto, há duas permissas que, para mim, são essenciais: Quem (do público) pretende fazer-se acompanhar do seu cão para assistir a uma exposição deverá sempre ter o seu cão preso por trela e estar seguro do caracter do mesmo, se este não é agressivo para com outros animais e/ou pessoa. Por isto mesmo, discordo totalmente de si quanto ao facto de defender (é o seu ponto de vista e respeito-o) que os cães deverão andar soltos e subscrevo totalmente a intervenção do Mura.
Um abraço a todos,
Bullie & Gaspar
Pitt's à solta no Estoril!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta mai 16, 2003 12:12 pm
- Localização: Kaiser (rottweiler ), 2 pássaros ( Romeu e Julieta )
Olá a todos,
Eu também estive ontem à tarde na expo do estoril mas confesso que não me apercebi deste episódio. Vi uns quantos pitts e rotts mas todos de trela, vi o tal todo enfeitado com coleiras de picos também.
No entanto aconteceu algo que gostava de partilhar convosco. Troquei umas palavras com uma senhora sueca que lá estava com um rott lindo de 7 anos, enorme !!! O cão era extremamente meigo e fartou-se de brincar com o Kaiser. A Srª perguntou-me se as pessoas nunca se questionavam sobre a raça do Kaiser pelo facto deste ter cauda ( o dela tbém tinha ), ela disse-me que era o primeiro que tinha visto desde que estava ali com cauda. E disse-me que imensa gente lhe perguntava a raça do cão , o que ela estranhava ( na Suécia não é permitido cortar ) porque mesmo com cauda, via-se a kms de distância que era um rott, disse que houve gente que duvidou bastante... O engraçado é que o mesmo me aconteceu a mim.??! Houve um sujeito que disse jurar a pés juntos não se tratar de um rott. Não discuti e segui viagem. Mas porque é que neste país há tanta gente a falar do que desconhece ?????
Fiquem bem e cumts a todos
Ana
Eu também estive ontem à tarde na expo do estoril mas confesso que não me apercebi deste episódio. Vi uns quantos pitts e rotts mas todos de trela, vi o tal todo enfeitado com coleiras de picos também.
No entanto aconteceu algo que gostava de partilhar convosco. Troquei umas palavras com uma senhora sueca que lá estava com um rott lindo de 7 anos, enorme !!! O cão era extremamente meigo e fartou-se de brincar com o Kaiser. A Srª perguntou-me se as pessoas nunca se questionavam sobre a raça do Kaiser pelo facto deste ter cauda ( o dela tbém tinha ), ela disse-me que era o primeiro que tinha visto desde que estava ali com cauda. E disse-me que imensa gente lhe perguntava a raça do cão , o que ela estranhava ( na Suécia não é permitido cortar ) porque mesmo com cauda, via-se a kms de distância que era um rott, disse que houve gente que duvidou bastante... O engraçado é que o mesmo me aconteceu a mim.??! Houve um sujeito que disse jurar a pés juntos não se tratar de um rott. Não discuti e segui viagem. Mas porque é que neste país há tanta gente a falar do que desconhece ?????
Fiquem bem e cumts a todos
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
Eu não vou voltar à discussão de se se deve ou não levar cães não inscritos para os locais públicos onde decorram exposições, porque sobre isso já falei até demais. O que não quero deixar de manifestar é a minha total discordância em relação ao facto dos cães em questão estarem soltos!! Independentemente de se tratar de um local onde está a decorrer uma exposição e estão vários cães presentes (aumentando os riscos de confronto ou incidentes), O USO DE TRELA OU AÇAIMO FUNCIONAL É OBRIGATÓRIO POR LEI! Não me importa se as pessoas acham que têm controlo sobre os cães ou se eles são mansos e não fazem mal a uma mosca!! O simples facto de estarem soltos junto de outros cães e a possibilidade de se aproximarem destes ( mesmo que 'para brincar') é perturbadora e potenciadora de incidentes e "acidentes" ( coloco entre aspas porque não considero acidente o que é provocado de forma perfeitamente dolosa e irresponsável por alguém)!
Eu não fui ao Estoril, e confesso que não conheço o recinto onde decorreu a exposição. Por essa razão, este seria um local onde eu à partida não levaria os meus cães. Só os levaria se conhecesse o local e achasse que este possibilitava a minha presença com os cães ( à trela) mantendo distância dos 'ringues', sem perturbar os cães em exposição.
De qualquer das formas, quando levo os meus cães não é para "desfilar" ( para isso inscrevia-os), mas sim para os mostrar aos amigos com os quais normalmente combino encontrar-me ( alguns de fora de Lisboa e que só nestas ocasiões nos reunimos).
Abraços
Paulo C
Eu não vou voltar à discussão de se se deve ou não levar cães não inscritos para os locais públicos onde decorram exposições, porque sobre isso já falei até demais. O que não quero deixar de manifestar é a minha total discordância em relação ao facto dos cães em questão estarem soltos!! Independentemente de se tratar de um local onde está a decorrer uma exposição e estão vários cães presentes (aumentando os riscos de confronto ou incidentes), O USO DE TRELA OU AÇAIMO FUNCIONAL É OBRIGATÓRIO POR LEI! Não me importa se as pessoas acham que têm controlo sobre os cães ou se eles são mansos e não fazem mal a uma mosca!! O simples facto de estarem soltos junto de outros cães e a possibilidade de se aproximarem destes ( mesmo que 'para brincar') é perturbadora e potenciadora de incidentes e "acidentes" ( coloco entre aspas porque não considero acidente o que é provocado de forma perfeitamente dolosa e irresponsável por alguém)!
Eu não fui ao Estoril, e confesso que não conheço o recinto onde decorreu a exposição. Por essa razão, este seria um local onde eu à partida não levaria os meus cães. Só os levaria se conhecesse o local e achasse que este possibilitava a minha presença com os cães ( à trela) mantendo distância dos 'ringues', sem perturbar os cães em exposição.
De qualquer das formas, quando levo os meus cães não é para "desfilar" ( para isso inscrevia-os), mas sim para os mostrar aos amigos com os quais normalmente combino encontrar-me ( alguns de fora de Lisboa e que só nestas ocasiões nos reunimos).
Abraços
Paulo C
Viva,PauloC Escreveu: Independentemente de se tratar de um local onde está a decorrer uma exposição e estão vários cães presentes (aumentando os riscos de confronto ou incidentes), O USO DE TRELA OU AÇAIMO FUNCIONAL É OBRIGATÓRIO POR LEI! Não me importa se as pessoas acham que têm controlo sobre os cães ou se eles são mansos e não fazem mal a uma mosca!! O simples facto de estarem soltos junto de outros cães e a possibilidade de se aproximarem destes ( mesmo que 'para brincar') é perturbadora e potenciadora de incidentes e "acidentes" ( coloco entre aspas porque não considero acidente o que é provocado de forma perfeitamente dolosa e irresponsável por alguém)!
Acho que aqui está basicamente o que se deveria ter sempre em mente. Isso e o facto de que, por muito bonzinho, meigo e afins blá blá, que o animal possa ser ele continua a ser...irracional. Ora se até nós os "racionais" podemos ser imprevisíveis...
Quanto ao recinto, pessoalmente acho, pelo que vi ontem, que haveria espaço para levar os seus canitos e confratenizar com os seus amigos...espaço na relva, e no recinto também (dependendo da hora). Acho que o que podiam fazer realmente era interditar certos espaços (1 perímetro pré definido ao redor dos ringues) aos animais não inscritos. E sinceramente?? A algumas pessoas também... Claro que tudo depende do espaço onde a expo se realiza, e se todos os visitantes levassem os animais talvez nunca fosse suficiente...
Ah voltando à história da trela. No momento em que estavam em cena os dogues argentinos, sai do ringue 1 senhor com 1 pela trela (claro) e fica a comentar algo do género " Fod**** este juíz é sempre a mma coisa etc etc" Enquanto ele diz isto o seu cão e o do amigo começaram com 1 rosnar focinho a focinho que não prenunciava nada de bom se não estivessem pela trela os 2...(eu fiquei com a ideia que aliás o cão nem seria do amigo, que seria dele também, pareceu-me que ele tinha mais que 1 exemplar) Ou seja, e destas vi umas quantas pelo recinto todo. Aliás, havia 1 rott que, aquando da estada em ringue, andava sempre de olho posto nos outros 2 que lá estavam... 1 rapaz teve mesmo que puxar o dele em pleno ringue (naquelas voltas que dão) e ficou a olhar para o juíz meio desorientado porque o outro rott sistemáticamente "puxava" para os outros...e daquela vez faltou espaço entre os dois.
Cumprimentos,
PS. Seja de expo ou visitante, a trela deveria estar sempre posta devido às milhentas situações que podem ocorrer...claro que no caso de ser só 1 pessoa é mais chato treinar o cão. No caso de 1 dobermann que lá estava, o dono segurava-o por 1 trela comprida e 1 amigo era quem estava com o churro, o que permitia o cão estar relativamente bem controlado, enquanto faziam os exercícos de treino, se necessário. Como disse, sozinho será difícil.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Quem anda aqui há mais tempo conhece a minha posição.
A Zorra não anda solta na rua, nem onde há muita gente, nem em sítios públicos às horas de movimento.
Eu conheço a minha cachorra.Sei que ela não ataca (na verdade deixa-se dominar) mas é maluca...
Pode ir a correr para a estrada.
Mas, sim, ando com ela solta de madrugada (mesmo na rua lá da terra), nos jardins - a desoras (pe, andou solta no topo norte da expo do Estoril, aí por valta das 9h da manhã,anda solta na praia - de Inverno, etc.
Sempre que o posso fazer, sem perigo para ela.
Considero-me uma dona responsável - meço as situações e actuo em conformidade.
E sim, uso cinto de segurança por causa dos maus (e cada vez há mais) condutores e da proverbial má educação dos outros.
Porque é mais seguro para mim.
Não por causa dos outros (por mim podiam bater com os ditos numa parede, eu nem parava para ver).
Assim como não falo ao telemóvel quando guio, apesar de toda a gente o fazer.
Por minha causa.
Para estar atenta aos idiotas que fazem marcha-atrás nas autoestradas.
Que passam 3 faixas de rodagem de uma vez e outros que tais.
Outra coisa que defendo é que a polícia actue em caso de incidente.
E que se seja bem duro com os donos dos cães que causaram o incidente.
Acho que as pessoas devem ser responsáveis.
E quem tem um cão, é responsável por ele.
Pode fazer 100.000 leis que não são aplicadas.
Eu fazia 1/2 dúzia, mas aplicava-as intransigentemente.
Assim, claro, que há meia dúzia que cumprem as leis.
São as eternas vítimas do estado de lei.
A coisa que mais me irrita é ver uma pessoa decente ser chateada pela polícia (justamente porque pertence ao pequeno grupo dos que cumprem a lei) e ali a 20 m o marginal que não está dentro da lei, a rir-se.
Foi o que aconteceu com a Texa quando a foram chatear porque a pit dela andava sem trela, quando no mesmo bairro abundam os pit soltos e à vontade.Mas são de marginais...
Mas a Texa era mulher, jovem e decente.É mais fácil do que irem-se meter com os marginais, não é ?
A Zorra não anda solta na rua, nem onde há muita gente, nem em sítios públicos às horas de movimento.
Eu conheço a minha cachorra.Sei que ela não ataca (na verdade deixa-se dominar) mas é maluca...
Pode ir a correr para a estrada.
Mas, sim, ando com ela solta de madrugada (mesmo na rua lá da terra), nos jardins - a desoras (pe, andou solta no topo norte da expo do Estoril, aí por valta das 9h da manhã,anda solta na praia - de Inverno, etc.
Sempre que o posso fazer, sem perigo para ela.
Considero-me uma dona responsável - meço as situações e actuo em conformidade.
E sim, uso cinto de segurança por causa dos maus (e cada vez há mais) condutores e da proverbial má educação dos outros.
Porque é mais seguro para mim.
Não por causa dos outros (por mim podiam bater com os ditos numa parede, eu nem parava para ver).
Assim como não falo ao telemóvel quando guio, apesar de toda a gente o fazer.
Por minha causa.
Para estar atenta aos idiotas que fazem marcha-atrás nas autoestradas.
Que passam 3 faixas de rodagem de uma vez e outros que tais.
Outra coisa que defendo é que a polícia actue em caso de incidente.
E que se seja bem duro com os donos dos cães que causaram o incidente.
Acho que as pessoas devem ser responsáveis.
E quem tem um cão, é responsável por ele.
Pode fazer 100.000 leis que não são aplicadas.
Eu fazia 1/2 dúzia, mas aplicava-as intransigentemente.
Assim, claro, que há meia dúzia que cumprem as leis.
São as eternas vítimas do estado de lei.
A coisa que mais me irrita é ver uma pessoa decente ser chateada pela polícia (justamente porque pertence ao pequeno grupo dos que cumprem a lei) e ali a 20 m o marginal que não está dentro da lei, a rir-se.
Foi o que aconteceu com a Texa quando a foram chatear porque a pit dela andava sem trela, quando no mesmo bairro abundam os pit soltos e à vontade.Mas são de marginais...
Mas a Texa era mulher, jovem e decente.É mais fácil do que irem-se meter com os marginais, não é ?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am
So uma coisa:
A ultima coisa que o CPC quer saber sao dos caes. A unica coisa que se fundamenta no cão e etc são os respectivos clubes de cada raça, porque la dentro do CPC é so intrigas, cartas anonimatas para pessoas que fazem parte do CPC (de pessoas do CPC para pessoas do CPC) enfim...Anarquia total
A ultima coisa que o CPC quer saber sao dos caes. A unica coisa que se fundamenta no cão e etc são os respectivos clubes de cada raça, porque la dentro do CPC é so intrigas, cartas anonimatas para pessoas que fazem parte do CPC (de pessoas do CPC para pessoas do CPC) enfim...Anarquia total
-
- Membro
- Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm
Força Aisd. Concordo contigo e com o Paulo. Existem leis e nós temos por obrigação faze-las cumprir. Mas à parte disso, e sempre que a situação nao oferece riscos poderemos permitir um pouco de liberdade aos nossos amigos, ou seja, correr e saltar, enfim viver um pouco em liberdade. Acabei de chegar da rua com o meu Átila e o Dodi. É claro que cheguei estafadinha porque andei a correr com o meu Átila de esticador, porque como já disse, ele nao é agressivo para nenhuma pessoa, mas para os caes é um pavor. Eu só desejo poder sempre ter força,para o segurar e olha que nao é facil. Ao contrário, o meu Dodi, que aparentemente parece inofensivo e que toda a gente tenta pegar porque parece um brinquedo, AI de quem o tentar agarrar e o afastar de mim. Aquela coisinha é capaz de virar uma fera. Por isso, o facto de serem pitbulls, rotts ou outra qualquer raça, pequena ou grande, podem de facto tornar-se perigosos perante determinadas situações, por isso nós humanos TEMOS OBRIGAÇÃO DE CUMPRIR A LEI, p'ra nosso bem e dos nossos amigos.
... Mentira... sério!?MURA Escreveu: Ainda me ofereci para levar o cachorro ao veterinário, mas o dono disse que ele não precisava (que dava uns pontos em casa, e o cão ficava bom). O cão ficou estendido no chão, e o dono voltou para a mesa como se nada fosse.

Sim. Infelizmente foi a resposta que ouvi do dono do cachorro...
Cumprimentos & Shlups
André & Mura
Cumprimentos & Shlups
André & Mura
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
os meus pais estavam lá ao pé do homem. (eu estava a ver o ringue principal)
Segundo eles:
"Ele estava com um daqueles "chouriços" (os churros) a brincar, e os cães saltavam muito alto, estavam a divertir-se. Os cães eram muito mansinhos, e o homem, para o provar ás pessoas, até dava o "chouriço" ás pessoas que passavam para fazer o mesmo, e os cães adoraram, e divertiram-se muito"(exertos de uma conversa após leitura do tópico, mas eles já me tinham dito, mas não conheciam a raça, e eu mostrei fotos de um rott e era, de um amstaff e não era, era mais baixo e mais corpulento,e era cadela.) Também me disseram que ele tinha a "etiqueta" de "concorrente" no braço...
uma pergunta, houve julgamentos de rott's??? eu vi lá alguns rott's, mas não vi nenhum no ring...
Segundo eles:
"Ele estava com um daqueles "chouriços" (os churros) a brincar, e os cães saltavam muito alto, estavam a divertir-se. Os cães eram muito mansinhos, e o homem, para o provar ás pessoas, até dava o "chouriço" ás pessoas que passavam para fazer o mesmo, e os cães adoraram, e divertiram-se muito"(exertos de uma conversa após leitura do tópico, mas eles já me tinham dito, mas não conheciam a raça, e eu mostrei fotos de um rott e era, de um amstaff e não era, era mais baixo e mais corpulento,e era cadela.) Também me disseram que ele tinha a "etiqueta" de "concorrente" no braço...
uma pergunta, houve julgamentos de rott's??? eu vi lá alguns rott's, mas não vi nenhum no ring...
Houve, deveria passar já das 13h quando começou, se não estou em erro; de qquer das maneiras foi mais tarde do que o anunciado nas informações disponibilizadas ao público.sportinguista Escreveu: uma pergunta, houve julgamentos de rott's??? eu vi lá alguns rott's, mas não vi nenhum no ring...
Cumprimentos,