Ansiedade de separação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Caterina
Membro
Registado: segunda mar 24, 2003 10:34 am

terça ago 26, 2003 12:31 am

Caros foristas,

Estou tremendamente preocupada porque hoje dois vizinhos queixaram-se que a Camila ladrava imenso na minha ausência. Passado o choque, pois nunca ninguém se tinha queixado anteriormente (mesmo quando questionei alguns vizinhos) tentei perceber o que se passava. É que quando estou em casa ela não faz qualquer barulho e é muito sossegada. Feita uma pesquisa pela net, verifiquei que talvez se trate de ansiedade de separação. Vou falar com a vet amanhã de manhã, para saber qual a atitude a tomar, possívelmente fazer algum treino mais específico, ou corrigir comportamentos que não sejam adequados, não sei. De qualquer forma gostaria de saber se alguém já passou por situações semelhantes e como lidou com as mesmas. Partilhar essa informação poderia ser útil para o treino da Camila e para evitar erros que eventualmente venha a cometer.
Aproveito ainda para perguntar se alguém me pode ajudar sobre as consequências de a Camila ladrar, durante o dia. Ainda que não queira perturbar o descanso dos meus vizinhos, temo que demore algum tempo até que a Camila se habitue à minha ausência e não sei se estes estarão dispostos a esperar. É claro que tudo são suposições e amanhã depois de falar com a vet poderei ver as coisas mais claramente, mas precisava acima de tudo de desabafar, porque esta situação surgiu muito repentinamente e não posso conceber a ideia de me separar da minha menina.
Desculpem o comprimento da mensagem.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça ago 26, 2003 8:39 am

Olá.
O tema foi tratado num tópico recente que se chamava qualquer coisa como "HELP! TORNADO À SOLTA".
Essa condita anómala verifica-se normalmente quando o cão está muito dependente do dono e para tentar resolvê-la deve ir habituando o cão a ausências progressivas (desde poucos minutos até várias horas). É importante que mostre indiferença perante o cão 10/20 minutos antes de sair e 10/20 minutos depois de chegar, mesmo que ele não tenha feito barulho, não o recompense com carícias.
A visita ao veterinário pode ser muito útil para complementar a habituação do cão à sua ausência com medicação anti-depressiva.

Cumprimentos

José Carlos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça ago 26, 2003 10:37 am

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Caterina
Membro
Registado: segunda mar 24, 2003 10:34 am

terça ago 26, 2003 1:43 pm

Obrigado jcsousa e CasadeAnaval pela pronta resposta.

Fui logo de manhã a uma consulta com a vet, que diagnosticou, precisamente ansiedade por separação, e alguma confusão nas hierarquias, talvez derivada a mudanças de habitat durante as férias.

Neste momento estamos a fazer uma terapia de comportamento, precisamente para corrigir aspectos menos "felizes"de relacionamento com os donos e restantes pessoas que contactam com a Camila. Se não começar a haver progressos até ao final da semana, teremos de experimentar um modelador de comportamento, insistindo sempre na terapia de comportamento.

Espero sinceramente que resulte.

Obrigado pelo vosso apoio.
Responder

Voltar para “Cães”