negligencia dos veterinarios

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

felina30
Registado: domingo jan 27, 2002 6:28 pm

domingo ago 24, 2003 10:51 pm

Aqui esta um tema que infelizmente sou obrigada a abordar,tenho um cocker já há 5 anos e tem vindo a sofrer de uma alergia de pele já há mais de 1 mes,infelizmente o veterinario dele nao lhe fez nenhuma analise para descobrir o motivo,limita-se a dar-lhe uma injecçao e entretanto o meu caozinho (duck)continua com o mesmo problema.
Mas nao ficamos por aqui,recentemente adquiri um outro cao e como veio em muito mau estado para minha casa (Nota:foi comprado a um criador que transportava o animal na mala do carro,vinha cheio de pulgas,a cheirar horrivelmente mal,tinha uma otite,uma vista inflamada e um hematoma na orelha).
Resolvi leva-lo ao mesmo veterinario aonde o meu cocker è cliente ja ha cinco anos,para lhe fazer um exame geral,acontece que nesse exame o veterinario nao lhe examinou as orelhas,nem a vista,nem os dentes,apenas lhe deu a vacina contra a raiva,e depois de eu o alertar para o facto de nao ter a certeza se o meu cao tava desparasitado ou nao,nao se importou com esse facto.Dias mais tarde descobri nas fezes do cao lombrigas,sendo eu conhecedora do assunto desparasitei eu propia o meu cao.
Como se nao bastasse tudo isto apareceu de novo uma ferida no lombo do meu cocker liguei para as urgencias as 19:00 da tarde(no cartao do meu veterinario diz que teem urgencias e veem la 2 nº de telemovel)simplesmente me respondeu que nao era urgente e para eu passar la na clinica no outro dia as 10.00 da manha.
Felizmente encontrei uma clinica onde o meu cocker ja fez exames,foi tratado dignamente e agora so me resta esperar pelo resultado dos exames.
Nao e facil amar-mos os animais e quando precisamos de um veterinario para os tratar,pura e simplesmente nao se interessam.

Helena Marçal
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda ago 25, 2003 10:32 am

Olá

Em relação à ferida no lombo aí ele já pode deduzir se é de facto urgente, ou seja se existe risco de vida imediato para o cão, que é a definição de urgência

Acho que fez bem em mudar de veterinário, no entanto, pelas outras situações que conta.

Bem vinda
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda ago 25, 2003 5:42 pm

Realmente, há que mudar de vet.
Pelo que conta ele não trata devidamente dos animais.

O meu, apesar de erros recentes (não detectou a gravidez da Zorra e declarou que não estava grávida) apesar disso, quando adoptei o Calvin, viu-o de alto a baixo (apesar de vir do sr.Cão, devidamente tratado) e tratou das feridas (que ele próprio fazia) na cauda.

Pelo menos, mostra interesse.
Acho muito importante termos confiança no nosso vet.
Sentirmos que ele se interessa pelo nosso cão.
Quer dizer, se nós não sabemos, temos de ter alguém que saiba, não é verdade ?
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

segunda ago 25, 2003 8:20 pm

Quer dizer, se nós não sabemos, temos de ter alguém que saiba, não é verdade ?
É bem verdade, os veterinários são como os nossos médicos de familia, temos de ter confiança neles.

Quando morava com a minha mãe levava a gatinha dela ao vet. da câmara municipal de Loures. A uma certa altura a gata começou a ficar sem pêlo, a lamber-se muitíssimo e a ganhar crostas.

Levei, sem exagero 4 vezes a esse veterinário, fiz-lhe todos os tratamentos que ele pediu, uns bem dificeis de fazer a um gato até que achei que alguma coisa estava errado, já que a gata não melhorava ( andamos quase um ano em tratamentos) levei-a ao veterinário de uma clinica de Loures, do vet.António Ribeiro Alves, que descobriu que a gata tinha um tipo resistente de pulgas, que ao picar fazia uma reacção alégica, fazendo com que a gata não parasse de se lamber. Mudámos de comprimidos para as pulgas e tudo passou...

...enfim...

a Goldie nunca teve outros vet. a não ser os dois dessa clínica, e o número das urgências está sempre disponível. Ele é tão pronto para ajudar que quando não pode atender o telefone naquele momento, volta a ligar para o número que lhe tinha ligado.
felina30

segunda ago 25, 2003 9:50 pm

[quote=CasadeAnaval]
Olá

Em relação à ferida no lombo aí ele já pode deduzir se é de facto urgente, ou seja se existe risco de vida imediato para o cão, que é a definição de urgência

Acho que fez bem em mudar de veterinário, no entanto, pelas outras situações que conta.

Bem vinda
[/quote]
felina30

segunda ago 25, 2003 9:55 pm

Um veterinario de urgencia tem obrigaçao de atender uma urgencia,porque afinal de contas quem paga somos nos,e tambem somos nos que principalmente nos preocupamos com os nossos animais.
O que muitos veterinarios nao percebem é que os animais sao importantes e fazem parte da familia de uma pessoa e sendo assim devem ser tratados como tal.
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

segunda ago 25, 2003 11:58 pm

felina30 Escreveu: Um veterinario de urgencia tem obrigaçao de atender uma urgencia,porque afinal de contas quem paga somos nos,e tambem somos nos que principalmente nos preocupamos com os nossos animais.
O que muitos veterinarios nao percebem é que os animais sao importantes e fazem parte da familia de uma pessoa e sendo assim devem ser tratados como tal.
Olá!

Entendo o que quer dizer, o que acontece é que para nós uma urgência é quando sentimos que o nosso animal não está bem e isso naturalmente nos preocupa. Em termos veterinários uma urgência é quando a vida do animal está em risco evidente, o que não foi o caso, o facto de aparecer uma ferida no nosso animal, não significa que ele esteja a morrer, significa sim que ele precisa de assistencia veterinaria mas que esta pode esperar umas 12 horas ate ao dia seguinte e ser atendido no horário normal!

Espero que tenha entendido aquilo que disse, não estou a censurar a sua atitude afinal quando se trata dos nossos animais a preocupação é muita, apenas lhe quis mostrar a diferença entre uma urgência para nós (donos) e uma verdadeira urgência quando a vida do animal corre perigo!

Quanto a trocar de veterinário fez muito bem não devido a esta situação que acabei de explicar, mas sim devido às outras situações bastante desagradaveis. ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça ago 26, 2003 10:21 am

Como já aqui foi dito, um veterinário tem de estar atento às urgências dos seus "clientes"! Por exemplo, quando o Infeliz foi atacado pelos outros cães (ficou com uma ferida enorme, com as tripas todas de fora) NENHUM veterinário em Sanrtarém aceitou atender ao Domingo. Em Lisboa tivemos de esperar imenso tempo, porque entrou uma mulher (depois de nós) que quis vacinar o gato. Como ela já era cliente do lugar atenderam-na primeiro... O cão podia ter morrido, no tempo que passou entretanto!
dred
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2003 6:41 pm

terça ago 26, 2003 10:50 am

eu acho que fez muito bem em mudar de veterinario, eu por acaso sou inexperiente neste assunto. a veterinaria dos meus caes foi uma amiga minha que recomendou(era a unica que eu conhecia)!

eu confio plenamente na minha vet, mas quando os meus caes tiverem um problema que ela se recuse a tratar, ou o faça mal feito, eu mudo logo
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça ago 26, 2003 11:09 am

felina30 Escreveu: Um veterinario de urgencia tem obrigaçao de atender uma urgencia,porque afinal de contas quem paga somos nos,e tambem somos nos que principalmente nos preocupamos com os nossos animais.
Calma que não foi uma censura mas um esclarecimento.Acho que fez bem em mudar de veterinário.

O que referi é que ( não digo que seja o seu caso) muita gente usa as urgências para algo que não é grave. Por definição urgência é uma situação que perigue a vida do animal. Baseado na definição o médico-veterinário pode legalmente avaliar se é neecssário ser observado de imediato ou não. Pode não saber mas muita gente deixa cães dias a fio doentes e só vai na ultima, vai ao vet às urgência para tosquias, para cortar unhas de madrugada, comprar ração, etc. Foi isso que quis dizer, não digo que seja o seu caso.

Apanhando a sua ultima frase, o que muitos DONOS não percebem é que existe quem abusa das urgências e que os veterinários têm direito a dormir de vez em quando se o caso não é de molde a deixaro animal em risco ou sofrimento desnecessário. Daí que disse que concordo com tudo que disse excepto a parte da ferida do animal.

Espero que tenha percebido e bem vinda ao forum.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça ago 26, 2003 11:10 am

ladyxzeus Escreveu: . Em Lisboa tivemos de esperar imenso tempo, porque entrou uma mulher (depois de nós) que quis vacinar o gato. Como ela já era cliente do lugar atenderam-na primeiro... O cão podia ter morrido, no tempo que passou entretanto!
Isto é muiiito estranho.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça ago 26, 2003 11:22 am

Isto é como tudo há os bons vets e os maus.Eu só tive que mudar uma vez de vet e se não o fizesse a minha Rotti tinha morrido porque o vet anterior não descobria o que é que ela tinha.
Também nas situações mais complicadas , e sempre que possível, é bom ter pelo menos duas opiniões é que mesmo sendo competente um vet pode enganar-se como qualquer ser humano.
Estou de acordo com o Vasco há muitas urgências que não serão urgências e estarão, eventualmente, a ocupar o espaço das verdadeiras urgências. E nesse aspecto caberá ao vet quando contactado avaliar a necessidade da urgência ou não.

Saudações
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

quarta ago 27, 2003 1:50 pm

Olá

Tive uma gata que levava a um vet em Odivelas. Cada vez que lá ia, o bixo ficava em pânico, tremia, chorava, enfim...um medo indescritível. Eu sempre achei que ele era um bocado bruto com os animais. Mudei para um de Loures, por sinal o mesmo que a Sea referiu e a minha gata adorava-o! Dava-lhe marradinhas e beijinhos, mesmo depois de algum tratamento.

Na hora de escolher um vet, vejam as reacções do vosso bixo ao vet. Melhor que nós, os animais conhecem quem gosta mesmo deles ou quem só exerce por "desporto"!

Fez muito bem em mudar de vet.

Felicidades

Beijokas,

Filipa
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quinta set 04, 2003 4:57 pm

Eu vou escrever-te o telefone do veterinário e a sua morada, se quizeres...

Rua Manuel Francisco Soromenho, 58
Loures
Telefone: 219831549

É na única rua de sentido único ao lado da Câmara Municipal de Loures.
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça set 23, 2003 2:32 pm

parece-me que mudar de veterinario nao chega: há que denunciar o caso!
Outros animais serao vitimas do mesmo "doutor"...
E que tal um conversa com o proprio vet que negligenciou as doenças do cao?? Eu sou apologista que, pelo menos mostrar o desagrado é fundamental!! Quando vejo alguma coisa que não gosto, falo logo!
Digo-te porquê:
Tinha eu 8 anos quando tive o meu 1º cao, um cocker...os meus pais levaram-no ao vet mais proximo de casa, que lhe deu vacinas. Começou a ter sintomas estranhos: abanava a cabeça de forma insistente, entre outros. Levámos o bichano à mesma clinica: o vet da manha olhou para o cao e disse que era alergia ás alcatifas; o da tarde disse que ele sofria do figado, ou coisa assim. Os meus pais acharam um bocado estranho e mudaram de vet. Afinal o cao tinha esgana, devido a vacinas mal dadas pelos outros energumes!!! Foi uma luta salvar o meu Pluto. Viveu 14 anos, mas ás tantas tinha alguma doença, pois com a esgana tinha ficado com o sistema imunitario debilitado. Foi um cão lindo e feliz, mas doente.E na verdade os meus pais nao denuciaram os vets, que devem ter feito a mesma alarvidade a muitos outros bichinhos!...
Irrita-me a mentalidade dos portugueses, de engolirem todos os sapos!!
Isto foi mais um desabafo!
Abraços!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”