Tartarugas, hibernar! Sim ou não?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

terça ago 18, 2009 1:56 pm

anarsstart Escreveu:
jorginho11 Escreveu:
anarsstart Escreveu:Penso que têm espaço suficiente para já, uma tem 3,5cm e a outra tem 4cm.O aquário é de 40*25. A altura da agua está a volta dos 8cm. Leva quase 10litros.
Já tem um filtro e um candeeiro com uma lâmpada UVA de 75W.
(Depois coloco fotos no petsite delas das alterações)
É o suficiente para já?
Pode meter mais agua, a lampada deve ser uma uvb/a 5.0 repti-glo, se não tiver esta referencia é outra coisa qualquer (quase sempre marca exo-terra) mas a potencia é claramente exagerada, duvido que a maioria dos pequenos candeeiros aguente 75w, cuidado... Para exemplo, tenho uma compacta 5.0 repti-glo e só tem 13W...
Pois não sei. Na loja indicaram esta, é da EXOTERRA SUN-GLO. Não é esta a correcta?
Eu volto a dizer que não confio muito nessa mesma lampada... E não, uma lampada exclusivamente de UVB não é essa... Vocês vão sempre na conversa dos lojistas e lixam-se... Porque é que não perguntam aqui o modelo antes de ir confiar nos lojistas, hum?

E na minha modesta opinião, não se deve pôr a hibernar qualquer espécie de tartaruga cujo individuo é pequeno demais e não tem reservas suficientes para aguentar a hibernação... Uma tartaruga com 1 ano de idade, só com muita sorte conseguirá sobreviver à hibernação!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
anarsstart
Membro Júnior
Registado: quarta jul 22, 2009 11:17 pm

terça ago 18, 2009 2:01 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
anarsstart Escreveu:
jorginho11 Escreveu:
anarsstart Escreveu:Penso que têm espaço suficiente para já, uma tem 3,5cm e a outra tem 4cm.O aquário é de 40*25. A altura da agua está a volta dos 8cm. Leva quase 10litros.
É o suficiente para já?
Pode meter mais agua, a lampada deve ser uma uvb/a 5.0 repti-glo, se não tiver esta referencia é outra coisa qualquer (quase sempre marca exo-terra) mas a potencia é claramente exagerada, duvido que a maioria dos pequenos candeeiros aguente 75w, cuidado... Para exemplo, tenho uma compacta 5.0 repti-glo e só tem 13W...
Pois não sei. Na loja indicaram esta, é da EXOTERRA SUN-GLO. Não é esta a correcta?
Eu volto a dizer que não confio muito nessa mesma lampada... E não, uma lampada exclusivamente de UVB não é essa... Vocês vão sempre na conversa dos lojistas e lixam-se... Porque é que não perguntam aqui o modelo antes de ir confiar nos lojistas, hum?

E na minha modesta opinião, não se deve pôr a hibernar qualquer espécie de tartaruga cujo individuo é pequeno demais e não tem reservas suficientes para aguentar a hibernação... Uma tartaruga com 1 ano de idade, só com muita sorte conseguirá sobreviver à hibernação!
Tão kual a marca de devo comprar para emitir UVB?
Sempre posso usar a k tenho só no inverno para ajudar a temperatura, ou não?
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

terça ago 18, 2009 3:08 pm

anarsstart Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
anarsstart Escreveu:
jorginho11 Escreveu:
É o suficiente para já?

Exoterra Repti Glo 5.0 Compact de 13W chegam...

Não faz diferença nenhuma, as tartarugas estão quase sempre na água, mas mal não fará teres a plataforma numa temperatura mais agradável no inverno... Convém é ter um bom aqua-terrário com um fio de aquecimento ligado a um termostato com sonda, de forma a que as temperaturas estejam sempre bem controladas (nem quente, nem fria demais), uma boa zona seca com iluminação UVB (atenção que tens que comprar uma lâmpada nova 6 em 6 meses, uma vez que passado esse prazo deixam de emitir UVB) no máximo a 30cm (verticais) da plataforma...

EDIT: E não esquecer que se deve ter um bom filtro!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

terça ago 18, 2009 3:42 pm

anarsstart Escreveu:
jorginho11 Escreveu:
É o suficiente para já?
Não dá um salto ao site da exo-terra e vê, precisas de uma igual á minha (aconselho) o casquilho é um e27---na linha candeeiro é o de rosca maior---repito, cuidado com a potencia maxima do proprio candeeiro, mas 13W qualquer um aguenta, dai o conselho.Tenta trocar a lampada.
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

terça ago 18, 2009 4:52 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
anarsstart Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
anarsstart Escreveu:
jorginho11 Escreveu:
É o suficiente para já?

Exoterra Repti Glo 5.0 Compact de 13W chegam...

Não faz diferença nenhuma, as tartarugas estão quase sempre na água, mas mal não fará teres a plataforma numa temperatura mais agradável no inverno... Convém é ter um bom aqua-terrário com um fio de aquecimento ligado a um termostato com sonda, de forma a que as temperaturas estejam sempre bem controladas (nem quente, nem fria demais), uma boa zona seca com iluminação UVB (atenção que tens que comprar uma lâmpada nova 6 em 6 meses, uma vez que passado esse prazo deixam de emitir UVB) no máximo a 30cm (verticais) da plataforma...

EDIT: E não esquecer que se deve ter um bom filtro!
Boas aluno, explica-me uma coisa quando tiver o termo para o inverno as temperaturas da agua devem tar quanto? uns 20-24? (ja vi info variada nisto) mas dizem que no basking spot deve tar isso tb para que nao haja choque termico o meu prob e que o basking nao esta dentro do aquario esta fora e para ter essas temperaturas tinha que arranjar uma maneira de aquecer a caixa :? ideias?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça ago 18, 2009 5:05 pm

Ao lado da lampada UVB se colocares uma spot, debaixo dela estará sempre uma temperatura boa para elas.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

terça ago 18, 2009 5:25 pm

Native Escreveu:Ao lado da lampada UVB se colocares uma spot, debaixo dela estará sempre uma temperatura boa para elas.
E para ti também... Posso dizer que não gastei dinheiro em aquecimento no meu quarto este inverno que passou! :lol:

anarsstart, como podes ver a lâmpada que adquiriste não tem UVB e esse é necessário!
A UVA só estimula o comportamento de alimentação natural dos répteis, a UVB é que estimula a absorção de cálcio, o que é muito importante para as tartarugas! :wink:

Imagem
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

terça ago 18, 2009 5:28 pm

haha good idea vou ver se arranjo entao :D Nao quero que ela fique com uma pneumonia ou afins obrigado pessoal
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

terça ago 18, 2009 8:56 pm

VanesIsa Escreveu:
Native Escreveu:Ao lado da lampada UVB se colocares uma spot, debaixo dela estará sempre uma temperatura boa para elas.
E para ti também... Posso dizer que não gastei dinheiro em aquecimento no meu quarto este inverno que passou! :lol:

anarsstart, como podes ver a lâmpada que adquiriste não tem UVB e esse é necessário!
A UVA só estimula o comportamento de alimentação natural dos répteis, a UVB é que estimula a absorção de cálcio, o que é muito importante para as tartarugas! :wink:

Imagem
Ainda "preocupado" com o candeeiro, a lampada uvb/a como na tabela que a Vanessa ai meteu aconselho vivamente qua seja uma de 13W, pela baixa potencia, logo consumo, e porque a maior, 20W tem a ceramica, logo acima da rosca que muito poucos candeeiros ou mesmo suportes aguentam, conselho: faz uma coisa de cada vez,ao que o aluno se queria referir era á resistencia electrica e p/ essa tens o verão todo, mete mais agua p/ poderes ter filtro e em breve resistencia, elas agradecem todo o espaço que deres p/ nadar...
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 10:17 pm

Imagem
Vanessa, original, 1990, tradução: Lisboa 1994, qual 10, 15 anos!...
<p>Paulo Jorge</p>
anarsstart
Membro Júnior

terça ago 18, 2009 11:14 pm

Oi. Já vi a tabela. Realmente a maioria das pessoas de lojas kerem é vender.
Até agora só um sr de uma loja foi sincero cmg, disse logo k os filtros k tinha não eram bons para tartarugas, e deu a morada de outra loja k tem mais produtos para repteis. Já fui lá, o sr não tinha em stock, chega lá para quinta-feira.

Eu sei k ando a ser chata, lol, tenho outra dúvida. :roll:
Hoje reparei k durante o dia a água estava a 30º, já é uma temperatura elevada? K posso fazer para isso não acontecer?
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

terça ago 18, 2009 11:26 pm

jorginho11 Escreveu:Imagem
Vanessa, original, 1990, tradução: Lisboa 1994, qual 10, 15 anos!...
Quando era pequena lembro-me de ver o livro com essa capa à venda e dava sempre uma vista de olhos... :D

Quando comprei o livro nem me dei conta que era este, só mesmo ontem ao pesquisar na internet é que vi que este era o famoso livro que "antigamente" eu via!
jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 7:16 am

anarsstart Escreveu:Oi. Já vi a tabela. Realmente a maioria das pessoas de lojas kerem é vender.
Até agora só um sr de uma loja foi sincero cmg, disse logo k os filtros k tinha não eram bons para tartarugas, e deu a morada de outra loja k tem mais produtos para repteis. Já fui lá, o sr não tinha em stock, chega lá para quinta-feira.

Hoje reparei k durante o dia a água estava a 30º, já é uma temperatura elevada? K posso fazer para isso não acontecer?
Há autores que referem as temperaturas ideais como sendo entre 22ºc e 28ºc outros 24ºc a 27ºc, elas apanham sol directo?, de que zona do pais és?
<p>Paulo Jorge</p>
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

quarta ago 19, 2009 12:04 pm

eu tenho a 3ª ediçao desse livro o que muda é a capa, mas fiquei desiludido apesar de ter alguma informaçao boa
tem muitos errros devido aos nomes cientificos
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
anarsstart
Membro Júnior

quarta ago 19, 2009 12:10 pm

jorginho11 Escreveu:
anarsstart Escreveu:Oi. Já vi a tabela. Realmente a maioria das pessoas de lojas kerem é vender.

Há autores que referem as temperaturas ideais como sendo entre 22ºc e 28ºc outros 24ºc a 27ºc, elas apanham sol directo?, de que zona do pais és?
Sou dos arredores de Lisboa. Desde k tenho lâmpada já não as coloco ao sol, mas o aquário está perto da janela, com cortinado.
Se a temperatura tem k ser entre 22º a 28º, durante o dia tá acima. Muda a água? Sempre posso colocar la uns cubos de gelo :lol: , lol, tou a brincar.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”