Não costumo navegar por estas bandas, mas sempre me interessei pela aquáriofilia, e já o pratiquei há muitos anos com o meu pai, e depois disso também.
E ao fim de alguns anos, decidi voltar ao hobbie, já tive alguns aquários, desde guppys, botia palhaços, escalares, cardinais, ramirezis, corydoras, betas, espadas, mollys, entre outros, tinha uma colecção de livros óptima da SERA, que tinha muita informação útil, mas com a mudança, e com os anos, perdi-lhes o rasto (ainda os vou encontrar, num fim-de-semana de arrumações), por isso, perdi um pouco a minha fonte de informação, se bem que nos dias que correm, com a Internet tudo se torna mais fácil, mas agora reparo que por vezes pode ser realmente difícil pesquisar algo, quando saímos da nossa “área de conforto” (por já não andar por estas andanças, e ser mais da terrariofilia), pois se não estamos muito por dentro do assunto torna-se difícil, mesmo com o nosso amigo Gervásio.
Depois de tanto paleio, o que queria pedir, era uma ajuda a nível de selecção de espécies tanto da fauna como da flora, para este novo aquário.
O meu maior problema, secalhar como muita gente leiga, é a sobrelotação de animais (mesmo sabendo as regras de cm de peixe por L, mas penso que seja relativo), dai o pedido de ajuda para escolha de um numero aproximado.
Estava a pensar num cardume de tetras cardinais, uma(s) corydoras, pois como há muito que não estou no hobbie e nunca fui nenhum entendido, quero recomeçar com calma.
Qual o numero que aconselham para o cardume de t.cardinais e corydoras para um aquário com estas dimensões? Posso por outras especies? Jogando um pouco com por mais de um, menos de outro? Caracois e camarões nunca tive nos meus aquarios, mas em pequeno nao me lembro se o meu pai tinha ou não, por isso ainda vou pesquisar um pouco sobre isso, pois ai é que não "pesco" mesmo nada

Equipamento que disponho:
Aquário: 50x25x25cm
Bomba\filtro: Filtro interno de 5W 300l\h (provavelmente comprarei um novo, por estar um pouco mal tratado do tempo)
Termóstato\aquecedor: Um de 25W e outro de 75W (pelos Ls, irei usar este, mas também é velhote, vou analisar também, pois tem á vontade uns 20 anos ou mais).
Lâmpada: 1 tubular, não me lembro da Wattagem.
Obrigado desde já, pela paciência ao ler o testamento

Melhores Cumprimentos
Nuno Santos