(Reiniciação em Aquas) - Nunca é tarde!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça ago 18, 2009 12:29 am

Boas pessoal,

Não costumo navegar por estas bandas, mas sempre me interessei pela aquáriofilia, e já o pratiquei há muitos anos com o meu pai, e depois disso também.

E ao fim de alguns anos, decidi voltar ao hobbie, já tive alguns aquários, desde guppys, botia palhaços, escalares, cardinais, ramirezis, corydoras, betas, espadas, mollys, entre outros, tinha uma colecção de livros óptima da SERA, que tinha muita informação útil, mas com a mudança, e com os anos, perdi-lhes o rasto (ainda os vou encontrar, num fim-de-semana de arrumações), por isso, perdi um pouco a minha fonte de informação, se bem que nos dias que correm, com a Internet tudo se torna mais fácil, mas agora reparo que por vezes pode ser realmente difícil pesquisar algo, quando saímos da nossa “área de conforto” (por já não andar por estas andanças, e ser mais da terrariofilia), pois se não estamos muito por dentro do assunto torna-se difícil, mesmo com o nosso amigo Gervásio.

Depois de tanto paleio, o que queria pedir, era uma ajuda a nível de selecção de espécies tanto da fauna como da flora, para este novo aquário.
O meu maior problema, secalhar como muita gente leiga, é a sobrelotação de animais (mesmo sabendo as regras de cm de peixe por L, mas penso que seja relativo), dai o pedido de ajuda para escolha de um numero aproximado.

Estava a pensar num cardume de tetras cardinais, uma(s) corydoras, pois como há muito que não estou no hobbie e nunca fui nenhum entendido, quero recomeçar com calma.
Qual o numero que aconselham para o cardume de t.cardinais e corydoras para um aquário com estas dimensões? Posso por outras especies? Jogando um pouco com por mais de um, menos de outro? Caracois e camarões nunca tive nos meus aquarios, mas em pequeno nao me lembro se o meu pai tinha ou não, por isso ainda vou pesquisar um pouco sobre isso, pois ai é que não "pesco" mesmo nada 8)!

Equipamento que disponho:

Aquário: 50x25x25cm
Bomba\filtro: Filtro interno de 5W 300l\h (provavelmente comprarei um novo, por estar um pouco mal tratado do tempo)
Termóstato\aquecedor: Um de 25W e outro de 75W (pelos Ls, irei usar este, mas também é velhote, vou analisar também, pois tem á vontade uns 20 anos ou mais).
Lâmpada: 1 tubular, não me lembro da Wattagem.

Obrigado desde já, pela paciência ao ler o testamento :lol:
Melhores Cumprimentos
Nuno Santos :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça ago 18, 2009 12:39 am

Boas

30 litros brutos é pouco... mas para o que procuras... com um algum musgo de java podes manter uma colóniazita de reds e um cardumezito de uns 12 cardinais, para corys a base não é grande coisa, mas talvez umas 3.
Arranja uma coisa maior :wink:
O termostato de 25w chega, e a lampada que depois de tanto tempo já não serve, arranja uma E27 de 15w a volta dos 5000K.
Nazgul93
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 12:44 am

element Escreveu:Boas

30 litros brutos é pouco... mas para o que procuras... com um algum musgo de java podes manter uma colóniazita de reds e um cardumezito de uns 12 cardinais, para corys a base não é grande coisa, mas talvez umas 3.
Arranja uma coisa maior :wink:

Pois, é mais pelo que procuro Element, como não me vou aventurar á grande já, quero ir com calma :wink:! Mais tarde tenho projectos para escalares que são a minha perdição, mas cada coisa a seu tempo.

Sim, 30L é pouco, por isso queria a vossa experiência em "sobrelotação", para não cair em asneiras, um cardumesito de 10\12 individuos já me agrada bastante!
Corys, é mais por dar jeito, sempre ajuda na "lida da casa" :lol:, e por gostar também muito dos mesmos, quanto aos reds etc, tenho mesmo que pesquisar mais, pois ai é que sou mesmo leigo.

Obrigado pela resposta Element :wink:
Aguardo mais conselhos.

Melhores cumprimentos
Nuno Santos :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
element
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 12:56 am

Nesse volume na minha opinião, se meteres reds não precissas de corys, eles tratam da limpeza tão bem ou melhor.

Podes há vontade meter um cardumezito de cardinais, a questão é mesmo o factor ph, os cardinais são de ph um bom bocado ácido, por volta dos 6.0/6.5, dependendo do teu ph talvez optasse por outro cardume parecido.

Os reds, não tem nada que saber, se tiveres machos e femeas adultos, são os mus dos camarões, até em água fria eles se dão super bem, há quem os mantenha em lagos todo o ano e reproduzem-se todo o ano.

Se fores com isso pra frente e não encontrares musgo e reds posso te arranjar isso.
Última edição por element em terça ago 18, 2009 2:01 am, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 18, 2009 1:31 am

são de ph um bom bocado alcalino, por volta dos 6.0/6.5,
Amigo Element, querias escrever ácido, certo?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

element
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 1:59 am

Certo :oops:
Nazgul93
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 12:23 pm

element Escreveu:Nesse volume na minha opinião, se meteres reds não precissas de corys, eles tratam da limpeza tão bem ou melhor.

Podes há vontade meter um cardumezito de cardinais, a questão é mesmo o factor ph, os cardinais são de ph um bom bocado ácido, por volta dos 6.0/6.5, dependendo do teu ph talvez optasse por outro cardume parecido.

Os reds, não tem nada que saber, se tiveres machos e femeas adultos, são os mus dos camarões, até em água fria eles se dão super bem, há quem os mantenha em lagos todo o ano e reproduzem-se todo o ano.

Se fores com isso pra frente e não encontrares musgo e reds posso te arranjar isso.
Eu estava mesmo inclinado para os cardinais, mas só depois de fazer as ciclagens etc, é que posso ver se o ph está indicado para eles ou não, em principio, vou começar a monta-lo amanhã, hoje vou verificar os meus equipamentos todos, para ir fazendo as coisas aos poucos.

Se são os mus dos camarões, é porreiro :twisted:, e no caso de praga? Retiro o excesso?

Hoje devo passar por uma ou outra loja, para tratar dos quimicos e arranjar areao, que o que tenho não gosto, e vou dar uma olhada nos peixes e nas plantas.
Em principio consigo arranjar, pois moro perto de 3 lojas muito boas de aqua, mas se precisar, vou-te cobrar isso :twisted: :wink:.

Uma duvida, o meu filtro tem o compartimento do carvão activo, ele não é usado á anos, o carvão convém ser renovado quanto em quanto tempo?

Obrigado
Cumps! :wink:
<strong>

mfaria
Membro
Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Aquario 250 L
Aquario 600 L

terça ago 18, 2009 12:26 pm

Ola Nazgul :wink:
Olha realmente com tão poucos litros não se pode ter muitos peixes, mas porque não montar um NANO plantado e por um cardume de tetra neons?
Acho que ficaria muito bonito com um pouco de imaginação e creatividade chegas lá :wink: .
Boa sorte
Cumprimentos
<p><strong>O meu&nbsp;250L -&nbsp; <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4</a>&nbsp;- desactualizado</strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a>&nbsp; </strong></p>
Nazgul93
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 12:34 pm

mfaria Escreveu:Ola Nazgul :wink:
Olha realmente com tão poucos litros não se pode ter muitos peixes, mas porque não montar um NANO plantado e por um cardume de tetra neons?
Acho que ficaria muito bonito com um pouco de imaginação e creatividade chegas lá :wink: .
Boa sorte
Cumprimentos

Boas Mfaria,
Obrigado pelo conselho,
Eu sei que são poucos Ls, mas como é uma reiniciação e não quero voltar em grande (pois se acontece um problema qualquer, não me safo) escolhi pelo cardume de cardinais, não quero uma grande variedade na fauna, apenas cardinais ou outro cardume do genero (dependendo do PH) e talvez 2 ou 3 corys, ou reds.
Até porque provavelmente este aqua, daqui a uns tempos, servirá para testes e quarentenas, se avançar para o outro projecto.

Peço desculpa pela ignorância, mas os nanos não são ainda mais pequenos?
Se são mais pequenos, porque compensaria um nano e não este que tenho que é maior?:oops:

Obrigado
Cumps :wink:
<strong>

joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

terça ago 18, 2009 1:01 pm

Nazgul93 Escreveu:Eu estava mesmo inclinado para os cardinais, mas só depois de fazer as ciclagens etc, é que posso ver se o ph está indicado para eles ou não, em principio, vou começar a monta-lo amanhã, hoje vou verificar os meus equipamentos todos, para ir fazendo as coisas aos poucos.

Se são os mus dos camarões, é porreiro , e no caso de praga? Retiro o excesso?

Hoje devo passar por uma ou outra loja, para tratar dos quimicos e arranjar areao, que o que tenho não gosto, e vou dar uma olhada nos peixes e nas plantas.
Em principio consigo arranjar, pois moro perto de 3 lojas muito boas de aqua, mas se precisar, vou-te cobrar isso .

Uma duvida, o meu filtro tem o compartimento do carvão activo, ele não é usado á anos, o carvão convém ser renovado quanto em quanto tempo?

Obrigado
Cumps!
Arranjas um/uns bettas que eles tratam do assunto| :twisted:
<p><strong>
</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 18, 2009 1:14 pm

Ou não. Se forem como os meus deixam os camarões em paz.

Naz, uma dica, os cardinais são um pouquinho mais sensíveis que os néons, se fosse a ti optava por estes últimos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mfaria
Membro
Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Aquario 250 L
Aquario 600 L

terça ago 18, 2009 2:41 pm

Nazgul93 Escreveu:Peço desculpa pela ignorância, mas os nanos não são ainda mais pequenos?
Se são mais pequenos, porque compensaria um nano e não este que tenho que é maior?:oops:
Sim os nanos são muito mais pequenos, mas com uns 30 ls brutos mais o substrato e pedras e troncos ficarias talvez com uns 20 l se tanto.
Mas caro amigo sou suspeito quando digo isso porque adoro nanos não tenho nenhum mas um dia... :D :wink:

Cumprimentos
<p><strong>O meu&nbsp;250L -&nbsp; <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4</a>&nbsp;- desactualizado</strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a>&nbsp; </strong></p>
Nazgul93
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 5:36 pm

dinodane Escreveu:Ou não. Se forem como os meus deixam os camarões em paz.

Naz, uma dica, os cardinais são um pouquinho mais sensíveis que os néons, se fosse a ti optava por estes últimos.
Quero agradecer desde já a vossa disponibilidade.

Pois Dino, não sabia, pensava que as exigências eram as mesmas, mas li num tópico que eram diferentes (acho que ainda anda aqui no topo da lista de topicos, é recente), se são mais resistentes, vou optar sem duvida pelos neons, obrigado Dino :D!

Fui á Aquaplante (publicidade á parte), comprar uns troncos e areão pois não gosto do que aqui tinha, inclusivé musgo de java, e selicone pois um dos lados do aquario não me inspira muita segurança.

Duas questões:

1º - Comprei o selicone, mas nas instruções não me diz o tempo de secagem ou quando poderá estar em contacto com àgua\animais, tenho ideia que sao 48hras, mas não vou avançar sem saber a vossa opinião.

2º - Sabem-me responder á questão da mudança do carvão do filtro?

Obrigado desde já
Nuno Santos
<strong>

element
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 7:10 pm

O silicone é próprio para aquas certo?
Estranho não dizer na embalagem, mas pelo sim pelo não espera 48h.

Sobre o carvão activo, o carvão não "filtra", o carvão serve apenas para retirar restos de quimicos de tratamentos e assim, eu só o uso depois de ter feito algum tratamento.

Sobre os nanos, não há uma medida especifica para se dizer, com menos de X litros é nano, mas normalmente abaixo de 40 litros considerasse nano.
Nazgul93
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 7:22 pm

element Escreveu:O silicone é próprio para aquas certo?
Estranho não dizer na embalagem, mas pelo sim pelo não espera 48h.

Sobre o carvão activo, o carvão não "filtra", o carvão serve apenas para retirar restos de quimicos de tratamentos e assim, eu só o uso depois de ter feito algum tratamento.

Sobre os nanos, não há uma medida especifica para se dizer, com menos de X litros é nano, mas normalmente abaixo de 40 litros considerasse nano.
Claro que é próprio 8)
Diz:
- As superficies devem estar limpas secas e desengorduradas. Imediatamente apos a aplicação do produto nas juntas do aquario deve verificar a correcta posiçao e fixaçao de todos os vidros. Durante a secagem do produto liberta odor de acido acetico, vulcaniza 2mm\dia dependendo da temperatura e grau de humidade, depois de seco é totalmente inodoro. Deve-se testar o aquario com agua so depois do selicone estar totalmente reticulado.

Pois, era o que pensava, pelo menos 48 horas, obrigado Element :wink:

Eu sei que o carvão não filtra, mas uma coisa que não sei, é se é preciso estar sempre no filtro, e de quanto em quanto tempo é para ser trocado, eu quando usava este filtro, o carvão esteve sempre dentro do compartimento próprio no filtro, só o troquei umas 4 ou 5 vezes, mas não me lembro se é para estar ou não e qual a sua função se tiver que estar sempre.

Então tenho um nano 8), está certo :twisted:, mas para o que quero, dá por agora :D!

Uma duvida, eu agora fui ferver os troncos novos, e deixaram-me a agua pior que chá preto, é normal?

Obrigado
<strong>

Responder

Voltar para “Peixes”