dinodane Escreveu:E no meio de tão grande desvio ao tema do tópico, "cheiro a cão que não se aguenta", em que é que ficamos, quem tem razão? Musky ou Fjord?

Sinceramente não sei qual a relação da Musky com a medicina veterinária (desculpa lá mas não sei mesmo...

).
De qualquer modo, tenho aprendido muito com certas pessoas (que também frequentam este fórum) que me têm ajudado a resolver problemas nesta e noutras temáticas (relacionadas com veterinária e nutrição) e a percebe-los de um modo mais lógico. Também aprendi a confiar em quem sabe mais do que eu e tem mostrado estar na maioria dos casos á altura de indicar soluções e/ou diagnósticos. Tenho-me dado bem. Este fórum fez com que conhecesse pessoas a quem considero de amigos (embora por vezes passe mais de um ano que não os vejo pessoalmente) e a maioria deles não me tem falhado quando solicito ajuda!!!
A minha experiência vai de encontro ao exposto pela Fjord.
- Vacinas poli-ultravalentes, não, obrigado! De tão abrangentes, muitas vezes acabam por não estimular anticorpos praticamente em nada...
- Garantias de imunidade antes dos 6 meses ( com esquemas de vacinação a terminar às 12 ou 14 semanas) não existem (a não ser que a titulação assim o dite). Por vezes a imunidade ap+os os 6 meses é desencadeada por contacto com a doença e não ( pelo menos na totalidade) pela vacinação efectuada.
- Se queremos ter certezas de que um cachorro está imune a determinada doença, temos que utilizar vacinas de pouca valencia (por exemplo "D" e "P", que são doenças mais problemáticas) e fazer os respectivos "reforços". As outras vêm a seguir. E sim, por vezes temos que ir variadas vezes ao vet para inoculações. Isto porque eu quero, não porque seja hábito nos vets da zona.
Resumindo:
Sou contra cocktails polivalentes com mais de 4 valencias.
Sou contra vacinação precoce, a não ser com vacinas de alta titulação e em circuntâncias especificas.
Sou contra esquemas de vacinação que terminam antes das 12 semanas (só mesmo por evidencia de titulação).
Ahh... e já agora sou contra vacinação anual em animais adultos sem que se confirme que seja necessário. Isto nas cadelas que serão mães fará toda a diferença no esquema de vacinação dos cachorros.
PS: Também sou contra as teorias da conspiração contra vets que ( não sabendo as circunstâncias de certos esquemas de vacinação) são alcunhados de "gulosos" apenas porque alguem acha que é tudo "igual ao litro"...