Tempo para domesticar caturras

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
caturra1fofa
Membro
Registado: sexta jul 10, 2009 2:10 pm

terça ago 18, 2009 2:51 pm

Olá. Tenho a minha caturra à um mês e ela ainda só come no dedo, dentro e fora da gaiola. Tento fazer com que ela suba para o meu dedo mas ela começa a morder e foge. Parece que ainda tem muito medo de mim.
Sei que depende da idade da caturra para ser uma domesticação mais fácil, mas gostava de saber quanto tempo é que as vossas caturras (ou para quem não tem caturras mas sim outras aves domesticadas) levaram para ficarem domesticadas, assim só para ter uma ideia do tempo que pode demorar.
Agradecia que também falassem da idade da vossa ave quando ela foi domesticada.
Obrigado :)
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

terça ago 18, 2009 3:50 pm

Boas

É preciso ter calma pois depende de cada ave o tempo que demoram a ser totalmente domesticadas! Há aves que nunca conseguirao ser totalmente domesticadas pois depende da ave como lhe disse!

Cumprimentos,
Ricardo

Boas Criações Para Todos! :P

Visitem o meu blog:

Http://passarosecompanhia.blogpspot.com
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça ago 18, 2009 4:23 pm

Realmente existem aves mais simples de domesticar e aves bastante mais complicadas e tudo depende da vida que levaram até então, pois caso tenham sofrido bastantes traumas de mão em mão e de feira em feira, por exemplo, pode até ser impossivel domesticar.
Mas se a sua caturra lhe come da mão, tudo o resto vai ser bastante simples, basta que use metodologia, ou seja, que use um método e sempre o siga para não confundir a ave.
O método que aconselho em situações como a sua será bastante simples e rapidamente terá exito.
Procure saber qual o alimento que a sua caturra mais gosta e isso pode fazer colocando duas ou tres de cada num prato e dar-lhe para que coma, a que escolher primeiro duas vezes seguidas será a favorita. E isso, retire da alimentação totalmente. Ao final de uns 3 dias sem comer disso, mostre-lhe que o tem na mão e a partir daí só comerá isso através da sua mão. Comece por lhe dar através da rede da gaiola e depois abra a porta da gaiola e dê-lhe na mão estando a ave no poleiro. No dia seguinte comece por dar dentro da gaiola com a ave no poleiro e depois mostre um pouco mais longe e deixe uma mão como caminho para lá chegar, ou seja, para apanhar a semnete precisa de subir para uma das suas mãos de forma a chegar à outra e comer, a mão que serve de caminho não mexe, a outra pode ir aproximando e afastando para atrair a ave a subir na mão quieta para lhe chegar. Desta forma ela vai ser obrigada a subir-lhe para a mão para alcançar a comida e assim aprende que subir na mão é bom....
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quarta ago 19, 2009 8:44 am

Joaoejoca Escreveu:Realmente existem aves mais simples de domesticar e aves bastante mais complicadas e tudo depende da vida que levaram até então, pois caso tenham sofrido bastantes traumas de mão em mão e de feira em feira, por exemplo, pode até ser impossivel domesticar.
Mas se a sua caturra lhe come da mão, tudo o resto vai ser bastante simples, basta que use metodologia, ou seja, que use um método e sempre o siga para não confundir a ave.
O método que aconselho em situações como a sua será bastante simples e rapidamente terá exito.
Procure saber qual o alimento que a sua caturra mais gosta e isso pode fazer colocando duas ou tres de cada num prato e dar-lhe para que coma, a que escolher primeiro duas vezes seguidas será a favorita. E isso, retire da alimentação totalmente. Ao final de uns 3 dias sem comer disso, mostre-lhe que o tem na mão e a partir daí só comerá isso através da sua mão. Comece por lhe dar através da rede da gaiola e depois abra a porta da gaiola e dê-lhe na mão estando a ave no poleiro. No dia seguinte comece por dar dentro da gaiola com a ave no poleiro e depois mostre um pouco mais longe e deixe uma mão como caminho para lá chegar, ou seja, para apanhar a semnete precisa de subir para uma das suas mãos de forma a chegar à outra e comer, a mão que serve de caminho não mexe, a outra pode ir aproximando e afastando para atrair a ave a subir na mão quieta para lhe chegar. Desta forma ela vai ser obrigada a subir-lhe para a mão para alcançar a comida e assim aprende que subir na mão é bom....
Como já referi num tópico semelhante a este, os psitacídeos não são todos iguais e, até dentro de uma mesma espécie, as aves são diferentes entre si. Depende do historial da ave, das condições em que habita e da idade. Algumas demoram mais tempo, outras menos. As minhas apesar de completamente domesticadas, não gostam de comer da minha mão, por exemplo, logo, o método anteriormente falado, teria sido muito difícil de concretizar. As caturras são aves desconfiadas e bastante dadas a pânicos, por natureza, não gostam de brinquedos novos, instalações novas, alimentos novos, demoram algum tempo a se habituarem ao que quer que seja. Um truque simples para a habituar é, ao invés de lhe colocar o dedo (coisa que rejeitam sempre ao início, a não ser se forem criadas à mão), colocar a mão com a palma virada para baixo da mesma forma que coloca o dedo. A verdade é que demoram até subirem para o dedo, mas para a mão é relativamente rápido. As minhas, por exemplo, e mesmo aquelas com que tive contacto, apesar de já estarem domesticadas, preferem subir para a mão ou trepar por mim acima, do que subir directamente para o dedo. De alguma forma, o dedo intimida-as.

Boa sorte!
Cumprimentos
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta ago 19, 2009 12:46 pm

Neste caso, visto a caturra já comer da mão do dono já temos meio caminho andado.
Quanto a serem aves assustadiças, todas o são, depende em muito de nós se lhes damos a confiança que necessitam ou não. O reforço positivo é um método que funciona com todos os animais, já vi ser usado no treino de hipopotamos, macacos, leões, e quase todo o tipo de aves, as caturras não são diferentes.
Quanto a subir para o dedo ou para as costas da mão, isso já é uma questão de decisão pessoal, elas tanto têm medo das mãos como dos dedos, sendo que a mão é uma superficie maior e torna-se mais fácil...
Muitas vezes sem saber os donos ensinam as aves a morder, a ser agressivas, a fugir, etc, é normal, a inexperiência leva-nos a estas coisas, daí a minha opinião seja de que quem quer ter aves domesticadas tem e estudar o assunto, aprender a ler a sua linguagem corporal, e aprender a comunicar com eles. Tudo isto demora tempo e requer dedicação e estudo, muitas vezes descobri que erradamente fiz coisas e mesmo assim as aves compreenderam o que eu queria e conseguiram superar as minhas expectativas, nunca substime a sua ave, ela não lhe consegue explicar o que está a pensar mas é muito inteligente.
Por muito que custe a aceitar, não há animais maus ou agressivos, há donos maus e que despertam o medo nos animais, o que os torna agressivos. Aceitar isto e querer mudar os nossos comportamentos para atingir os objectivos que queremos é um grande passo.
Responder

Voltar para “Aves”