Joaoejoca Escreveu:Realmente existem aves mais simples de domesticar e aves bastante mais complicadas e tudo depende da vida que levaram até então, pois caso tenham sofrido bastantes traumas de mão em mão e de feira em feira, por exemplo, pode até ser impossivel domesticar.
Mas se a sua caturra lhe come da mão, tudo o resto vai ser bastante simples, basta que use metodologia, ou seja, que use um método e sempre o siga para não confundir a ave.
O método que aconselho em situações como a sua será bastante simples e rapidamente terá exito.
Procure saber qual o alimento que a sua caturra mais gosta e isso pode fazer colocando duas ou tres de cada num prato e dar-lhe para que coma, a que escolher primeiro duas vezes seguidas será a favorita. E isso, retire da alimentação totalmente. Ao final de uns 3 dias sem comer disso, mostre-lhe que o tem na mão e a partir daí só comerá isso através da sua mão. Comece por lhe dar através da rede da gaiola e depois abra a porta da gaiola e dê-lhe na mão estando a ave no poleiro. No dia seguinte comece por dar dentro da gaiola com a ave no poleiro e depois mostre um pouco mais longe e deixe uma mão como caminho para lá chegar, ou seja, para apanhar a semnete precisa de subir para uma das suas mãos de forma a chegar à outra e comer, a mão que serve de caminho não mexe, a outra pode ir aproximando e afastando para atrair a ave a subir na mão quieta para lhe chegar. Desta forma ela vai ser obrigada a subir-lhe para a mão para alcançar a comida e assim aprende que subir na mão é bom....
Como já referi num tópico semelhante a este, os psitacídeos não são todos iguais e, até dentro de uma mesma espécie, as aves são diferentes entre si. Depende do historial da ave, das condições em que habita e da idade. Algumas demoram mais tempo, outras menos. As minhas apesar de completamente domesticadas, não gostam de comer da minha mão, por exemplo, logo, o método anteriormente falado, teria sido muito difícil de concretizar. As caturras são aves desconfiadas e bastante dadas a pânicos, por natureza, não gostam de brinquedos novos, instalações novas, alimentos novos, demoram algum tempo a se habituarem ao que quer que seja. Um truque simples para a habituar é, ao invés de lhe colocar o dedo (coisa que rejeitam sempre ao início, a não ser se forem criadas à mão), colocar a mão com a palma virada para baixo da mesma forma que coloca o dedo. A verdade é que demoram até subirem para o dedo, mas para a mão é relativamente rápido. As minhas, por exemplo, e mesmo aquelas com que tive contacto, apesar de já estarem domesticadas, preferem subir para a mão ou trepar por mim acima, do que subir directamente para o dedo. De alguma forma, o dedo intimida-as.
Boa sorte!