Tartas semiaqua Uvb/a, termostato esclarecimento-actualizado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

quarta ago 19, 2009 6:07 pm

Quero aqui tentar pôr em perspectiva e/ou esclarecer duvidas, que verifico espalhadas um pouco por todo este forum, esperando contribuir para dissipar parte delas. Então cá vai:

UVB: raios uvb e uva são-nos dados pelo sol, sendo que a radiação que atinge a terra se decompõe da seguinte forma--- infravermelha(46%), visivel(47%), ultravioleta(7%)--- para tartas as que importam são as UV---b pois contribuem para fixação do calcio e logo bom desenvolvimento osseo---a pois estimulam "o apetite"--- conseguem-se artificialmente(Sem acesso directo---sem vidros pelo meio,p/ex.---ao sol) com lampadas criadas p/ o efeito. As famosas Uvb tubulares( tipo fluorescentes de cozinha) ou compactas( tipo candeeiro com rosca maior E27).
Potência: o sol atinge-nos, num dia sem nuvens de verão com 1000W/m2 o que significa, não sendo a rigor assim, que cada metro quadrado é atingido por 70W de UV, estão a ver o tamanho dos nossos pet´s não estão?
A Exo-terra aponta p/ uma potencia de UVB´s de 270mW/cm2 no Equador ao meio.dia.
Lampadas exo-terra a ref. correcta p/ quem precisa é repti-glo 5.0 UVB( emitem tambem a)---apropriadas p/ a maioria dos repteis 5.0 SIGNIFICA 5% DE uvb--- em varias potencias, 20 e 13W são as mais comuns, o FABRICANTE refere explicitamente até um ano de duração, aconselha seu uso de entre 10 a 12 h p/dia , refere que em um ano de utilização a lampada emite 50% de UV´s. No entanto refere tambem que a duração media das suas lampadas é de 3000h.
Imagem
Uvb repti-glo 5.0 20W 60cm tubular
Imagem
Imagem
Uvb repti-glo 5.0 13W compacta (casquilho E27)

OS TERMOSTATOS: o que realmente precisamos p/ aquecer a agua é de uma resistência electrica, formula base p/ calculo respectivo: 1.16W aquecem 1 litro de agua em 1ºcelsius (de 14.5º p/ 15.5ºc) em 1 hora, ok?, esqueçam, vale o que diz o fabricante ou 1 regra da pratica, 1W p/1L +-. Estas resistências não podem trabalhar indefinidamente (ex. limite ou ferviam a agua ou queimavam) ai entra o termostato, fixo ou ajustavel com ºc ou ºf, devendo este ser calibrado c/ a leitura efectiva da temperatura da agua ( lida c/ qualquer vulgarissimo termometro "pá febre") e fixação do valor desejado, p/ex. 25ºc., caso um de taragem fixa venha em ºf (74ºf=23,3ºc) nada como usar os conversores dos telemoveis.Estas resistências devem mesmo ser adequadas aos litros de agua do aqua.
Imagem
Resistência 25W
Imagem
Resistência 100W
Imagem
Imagem
2 regulações de termostato similares
Imagem
Termostato aberto electricamente(interruptor desligado)= resist desligada
Imagem
Tremostato fechado electricamente( interruptor ligado) resist a aquecer

Não sabemos os litros de agua no nosso aqua: 1 dcm3 de agua é igual a 1 litro, i. e., se temos 50cmx20cmx10cm( altura de agua) temos que: 5x2x1=10 litros leva o nosso aqua.
Não conseguiriamos facilmente ajustar uma resistencia a este aqua, ficaria sobredimensionada, o minimo que ja vi, e tenho, são 25W, depois 50,75,100,150,200W são talvez as mais comuns.

O intuito deste topico é ajudar quem menos entende como peço me ajudem a mim se algo estiver incorrecto ou com novas informações, obrigado.
Última edição por jorginho11 em segunda ago 31, 2009 3:06 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
anarsstart
Membro Júnior
Registado: quarta jul 22, 2009 11:17 pm

quarta ago 19, 2009 8:13 pm

Ola jorginho.

Foi uma optima ideia fazeres este trb de informação. Ta bem feito, facil de entender e vai ajudar muitas tartarugas a terem melhores condiçoes.

Para mim foi bom, pois sou novata, e n percebo nada. Se n fosse a vossa ajuda coitadinhas das minhas ninas.

PARABENS.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quarta ago 19, 2009 8:57 pm

jorginho11 Escreveu: (...) dai ser frequente ouvir dizer que se deve mudar de 6 em 6 meses, não é nenhum absurdo é a meu ver excessivo, uma vez que na natureza não teremos seguramente 365 dias de sol e existem nuvens, sombras, etc...
Deve mudar as lâmpadas UVB de 6 em 6 meses, sim! Explico-lhe porquê:

1.º As lampadas ao fim de 6 meses deixam de emitir UVB em quantidade suficiente;

2.º Mesmo em dias de chuva, os raios UV atravessam sem qualquer dificuldade as nuvens, são dos raios mais fortes que existem... Apenas não atravessam vidro, mas olhem que mesmo assim existe vidro que é atravessado...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

quarta ago 19, 2009 9:07 pm

anarsstart Escreveu:Ola jorginho.

Foi uma optima ideia fazeres este trb de informação. Ta bem feito, facil de entender e vai ajudar muitas tartarugas a terem melhores condiçoes.

Para mim foi bom, pois sou novata, e n percebo nada. Se n fosse a vossa ajuda coitadinhas das minhas ninas.

PARABENS.
Obrigado a ideia é condensar info.
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 9:10 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
jorginho11 Escreveu: (...) dai ser frequente ouvir dizer que se deve mudar de 6 em 6 meses, não é nenhum absurdo é a meu ver excessivo, uma vez que na natureza não teremos seguramente 365 dias de sol e existem nuvens, sombras, etc...

1.º As lampadas ao fim de 6 meses deixam de emitir UVB em quantidade suficiente;

2.º Mesmo em dias de chuva, os raios UV atravessam sem qualquer dificuldade as nuvens, são dos raios mais fortes que existem... Apenas não atravessam vidro, mas olhem que mesmo assim existe vidro que é atravessado...
Meu caro, sinta-se livre de mudar as suas quando quiser, se quiser sempre o mesmo espectro solar mude de mês a mês, e já agora arranje um corpo negro p/ condensar os UV´s. Cada um é como cada qual...
<p>Paulo Jorge</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 9:14 pm

jorginho11 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:

Meu caro, sinta-se livre de mudar as suas quando quiser, se quiser sempre o mesmo espectro solar mude de mês a mês, e já agora arranje um corpo negro p/ condensar os UV´s. Cada um é como cada qual...
Meu caro, se quer seguir o que lhe estou a dizer, siga... Se não quer o problema é seu! Apenas o corrigi, porque a informação que deu é errada!

Estrebuche da maneira que quiser, mas ao fim de 6 meses a lâmpada não serve para nada! Quer simular o Verão e Inverno? Pois bem, use uma lâmpada de 5.0 no Verão e uma lâmpada de 2.0 no Inverno, e voilá!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta ago 19, 2009 9:23 pm

concordo com o aluno elas precisam de UVB mesmo de inverno nao pense que na natureza mesmo com o ceu nobulado que elas nao apanham os raios.. nao acho necessidade nenhuma de por 5.0 e dpois 2.0 ate porque parece me muito pouco. 5.0 de 6 em 6 meses e ta feito, sao 15€ cada lampada logo 30€ por ano????? nao é nada de mais...
jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 9:29 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
jorginho11 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:

Meu caro, se quer seguir o que lhe estou a dizer, siga... Se não quer o problema é seu! Apenas o corrigi, porque a informação que deu é errada!

Estrebuche da maneira que quiser, mas ao fim de 6 meses a lâmpada não serve para nada! Quer simular o Verão e Inverno? Pois bem, use uma lâmpada de 5.0 no Verão e uma lâmpada de 2.0 no Inverno, e voilá!
Não foi p/ este tipo de discussão que criei este topico, e seja correcto porque eu não estrebucho, não tenho tambem pretensões a fonte maxima da esperteza, quanto á validade da sua informação, diga isso ao fabricante.
Sobre o meu ponto de vista, o espectro vai baixando de frequencia ao longo do tempo e se inicialmente esse coeficiente é 5.0, teoricamente 6 meses depois (isto não é assim tão linear) é 2.5 e em 12 meses estará proximo do zero, devendo a lampada ser susstituida, se adquirirmos inicialmente um 2.0 de coeficiente em nova a proporção da redução ao longo do tempo será equivalente, sempre tendo em linha de conta o tempo de uso efectivo.
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 9:37 pm

cris17 Escreveu:concordo com o aluno elas precisam de UVB mesmo de inverno nao pense que na natureza mesmo com o ceu nobulado que elas nao apanham os raios.. nao acho necessidade nenhuma de por 5.0 e dpois 2.0 ate porque parece me muito pouco. 5.0 de 6 em 6 meses e ta feito, sao 15€ cada lampada logo 30€ por ano????? nao é nada de mais...
Respeito sua opinião, mas entre radiação directa, difusa e reflectida, só apanham a que chega quando fora de água, atenção, não disse nada parecido com meter 5.0 e depois 2.0. Aceito como disse inicialmente que se faça a substituição (caramba, quem sou eu p/ não aceitar) só acredito ser escusado, e não é p/ uma questão economica, eu neste momento tenho 2 x 5.0 como poderão ver noutros topicos onde participei.
Peço que não se perca de vista o principio objectivo deste meu singelo topico, obrigado.
<p>Paulo Jorge</p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta ago 19, 2009 9:37 pm

mas penso que nao seja assim. que eu sabia passados 6 meses ou 8 no máximo emite 0 radiaçao UVB
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 9:39 pm

jorginho11 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
jorginho11 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:

Não foi p/ este tipo de discussão que criei este topico, e seja correcto porque eu não estrebucho, não tenho tambem pretensões a fonte maxima da esperteza, quanto á validade da sua informação, diga isso ao fabricante.
Sobre o meu ponto de vista, o espectro vai baixando de frequencia ao longo do tempo e se inicialmente esse coeficiente é 5.0, teoricamente 6 meses depois (isto não é assim tão linear) é 2.5 e em 12 meses estará proximo do zero, devendo a lampada ser susstituida, se adquirirmos inicialmente um 2.0 de coeficiente em nova a proporção da redução ao longo do tempo será equivalente, sempre tendo em linha de conta o tempo de uso efectivo.
Peço desculpa, mas por vezes o seu tipo de resposta tira qualquer um do sério, como me tirou a mim... O seu tom de resposta também não foi o mais saudável!

Volto a dizer-lhe que é preferível usar 2 lampadas por ano, além de mais seguro, é como diz o cris17 o mais correcto a fazer e não fica tão caro assim!

Agora dizer que se pode usar uma lâmpada por ano sem qualquer problema... Estenda esse método durante uns anos e depois verá os resultados...

jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 9:44 pm

cris17 Escreveu:mas penso que nao seja assim. que eu sabia passados 6 meses ou 8 no máximo emite 0 radiaçao UVB
Até pode ser, mas não esquecer o tempo de uso efectivo, i.e. as horas que permanece ligada, caramba, se tiver 24/24h p/dia seguramente não chega aos 6 meses, não vou sobrepor-me á info do fabricante, mas posso arranjar maneira de medir as minhas e fazer um registo com o tempo...
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 9:54 pm

Aluno esta desculpado, mas eu respondi com conhecimentos tecnicos, passo a explicar, 5.0 é o coeficiente, como qualquer outra unidade de medida, que indica a frequencia da onda e o espectro da mesma (é basicamente a mesma coisa), quando dise p/ mudar mês a mes, foi mesmo isso, ou seja, se quer um espectro sempre no pico tem que mudar c/ imensa frequência, quanto ao corpo negro tambem foi uma resposta tecnica é algo que a uma dada temperatura já não absorve mais energia solar, recebendo a mesma em baixa frequencia e reflectndo em frequências superiores, ex. pratico: o carro preyo que ao sol fica mais quente que o branco que está ao lado.
Gostaria genuinamente de ajudar 3ºs c/ este topico (ja fiz palhaçada suficiente) vamos manter a discussão saudavel, pode ser?...
<p>Paulo Jorge</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 10:00 pm

jorginho11 Escreveu:Aluno esta desculpado, mas eu respondi com conhecimentos tecnicos, passo a explicar, 5.0 é o coeficiente, como qualquer outra unidade de medida, que indica a frequencia da onda e o espectro da mesma (é basicamente a mesma coisa), quando dise p/ mudar mês a mes, foi mesmo isso, ou seja, se quer um espectro sempre no pico tem que mudar c/ imensa frequência, quanto ao corpo negro tambem foi uma resposta tecnica é algo que a uma dada temperatura já não absorve mais energia solar, recebendo a mesma em baixa frequencia e reflectndo em frequências superiores, ex. pratico: o carro preyo que ao sol fica mais quente que o branco que está ao lado.
Gostaria genuinamente de ajudar 3ºs c/ este topico (ja fiz palhaçada suficiente) vamos manter a discussão saudavel, pode ser?...
Eu sei que é o coeficiente, e claro que não quero manter o mesmo coeficiente os 6 meses, você interpretou mal o que eu disse... Disse que se usasse mais que os 6 meses não serviria para nada, logo era porque não emitiriam qualquer UV.

Quanto à parte negra, está a cometer um pequeno erro... Se colocar a parte negra, perde alguns UV... Uma vez que a parte negra vai absorver esses UV... Se fosse branca, reflectiria mais facilmente, estando os UV à disposição do animal ;) Por isso pensei que era apenas chacota sua...

Eu apenas quis corrigir o que tinha escrito de errado...

Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

quarta ago 19, 2009 10:05 pm

uma questao quanto ao termostato eu tenho um aquario de 50litros se comprar um de 100W aquece a agua em menos tempo? Ou causa problemas de aquecimento em demasia? e que pelo que li fiquei com a sensaçao que iria aquecer demais o.O
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”