Tenho uma gata com 8 meses q de vez em quando, morde-se a ela própria de maneira q fica com peladas e ate mesmo pequenas feridas

Desde ja, obrigada.
Moderador: mcerqueira
Subscrevo na totalidade pois também tenho um caso similar cá em casa e ainda demorou o seu tempo a sabermos a razão das peladas e a encontrar a medicação ideal para ele.leonildecarvalho Escreveu:Boa noite, Kellinha.
Tenho uma gata com um problema idêntico e, digo idêntico porque também fica com peladas de tanto se lamber, em que algumas vezes até ferida faz. Não digo serem iguais os casos porque só mesmo um Vet avaliando poderá saber a origem da sua situação...! A situação da minha gata é por alergia ao Sol e por nervosismo. Mas, até se chegarem a conclusões, imensos exames tiveram que ser efectuados. Portanto, como cada caso é um caso, e como existem muitas razões em que os sintomas são idênticos e por vezes os motivos são bem diferentes uns dos outros, recomendo-lhe que vá ao Vet com o animal a fim de ser determinada a causa do problema para assim poder tratá-lo com precisão e atempadamente.
Só mais uma coisa:
Cuidado que a gatinha ao ingerir mais pêlo do que o usual, de quando se "lavam" com a língua, pode começar a ter obstruções intestinais o que lhe pode causar sim graves problemas de saúde, se não tiver um acompanhamento e aconselhamento dum profissional da área de saúde veterinária. Portanto, atente-se a este facto, também de extrema importância.
Boa sorte e vá dando notícias,
Leo
Boa tarde, não leve a mal o que eu vou dizer/perguntar mas, depois de enunciar estes motivos todos que diz : '...Eu tenho associado q ela faz isto depois de alguma situação q a irrite, por exemplo uma vez tive q a fechar na transportadora e ela fez isso, assim como o fez depois do banho, depois de a impedir de ela engolir insectos, depois de a separar do meu coelho (ela empolga-se com a brincadeira, deve achar q é outro gato e eu tenho receio q o magoe), não sei se é por isto mas é o q me parece..' Não será que a sua gatinha entra em stress precisamente por estar a ser reprimida duma série de coisas que ela gostaria de fazer, e que lhe proibe por um motivo ou outro ?? Eu sempre tive animais, e acho que quando temos quer gatos (neste momento tenho 5), quer cães (tenho um) temos que ter uma predisposição para eles.Kellinha Escreveu:Boa tarde,
Tenho uma gata com 8 meses q de vez em quando, morde-se a ela própria de maneira q fica com peladas e ate mesmo pequenas feridasq limpo com soro fisiologico e aplico betadine. Não tem pulgas nem nenhuma irritação cutanea. Eu tenho associado q ela faz isto depois de alguma situação q a irrite, por exemplo uma vez tive q a fechar na transportadora e ela fez isso, assim como o fez depois do banho, depois de a impedir de ela engolir insectos, depois de a separar do meu coelho (ela empolga-se com a brincadeira, deve achar q é outro gato e eu tenho receio q o magoe), não sei se é por isto mas é o q me parece
. Ainda não achei q fosse necessario leva-la ao vet porque as peladas e as feridas sao relamente bastante pequenas e em poucos dias desaparecem. Decidi escrever porque queria opiniões de pessoas mais experientes e ideias para a gatinha perder essa mania.
Desde ja, obrigada.
Olá outra vez.Kellinha Escreveu:"Cuidado que a gatinha ao ingerir mais pêlo do que o usual, de quando se "lavam" com a língua, pode começar a ter obstruções intestinais o que lhe pode causar sim graves problemas de saúde..."
Ela não faz as peladas de tanto se lamber, ela morde-se e arranca bocados de pêlo, de certeza q engole algum mas quando ela faz isso eu encontro bocados de pêlo soltos, mesmo as feridas q falo são sempre duas marcas dos dentes.
Sobre obstruções intestinais, não têm nenhum sintoma até hoje. É muito saudável, activa. Ela é acompanhada num vet, está vacinada e desparasitada, não sei se isso ficou em duvida. Só q eu pensei q isto fosse um problema comportamental (e talvez alguem soubesse alguma dica para ela perder esta mania) e não um problema de saúde, e achava q não era necessário levá-la ao vet depropósito por causa disto.
Boas. Acho que faz muito bem em levar o animal ao Vet. Até porque apesar de já ter lidado com gatos, já se deve ter apercebido que a situação que refere não é normal e daí ter vindo cá colocar a questão, não é? Então, se não é uma situação normal, logicamente que só mesmo no Vet lhe poderão dar resposta certa ao caso e só mesmo através de um Vet a poderá tratarKellinha Escreveu:Ola
eu tava a interpretar mesmo como uma "birra", não achei q fosse grave para ir a correr com ela ao vet, mas ao mesmo tempo como nunca tinha lidado com isto, quis saber opiniões.
vou entao levá-la ao vet, amanha ou sabado e dps conto aqui as novidades.