Quando os nossos animais põe em risco outros...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta ago 21, 2009 10:01 am

AlunoBioGeo Escreveu:...Mamíferos: Aqui, o cão (Canis lupus familiaris) e o gato doméstico (Felis catus) possuem especial destaque não só porque são os mamíferos mais adorados, mas por serem dos que mais impactes (directos e indirectos) infligem nos nossos autóctones. Tudo porque as pessoas teimam em os abandonar ou soltar na rua (por umas "horinhas para poderem passear"), criando colónias assilvestradas que atacam tudo o que é espécie autóctone (na lista estão aves, répteis, anfíbios e outros mamíferos).
Lamento, mas discordo desta oposição cães e gatos domésticos/animais autóctones.

Mesmo que os cães e gatos tenham vindo de lugares de origem distantes, tornaram-se autóctones por força do seu tempo de implantação e adaptação aos territórios em que se instalaram. De resto, é o que acontece com toda a fauna em toda a parte, excepto, talvez, algumas espécies de regiões cujas condições geográficas tornaram quase inacessíveis à migração de outras espécies, como é o caso, por exemplo, da Austrália.

No nosso caso, um animal autóctone terá sido o urso, por exemplo, que não foi com certeza extinto na Península pelos cães e gatos que resolveram vir até cá em busca de alimento.

Aqui, como em todo o Mundo, também se deu caça aos lobos (esses sim, canídeos e animais autóctones, seja lá isso o que for) por em épocas de carência se alimentarem de ovelhas e cabras dos rebanhos cuidados pelos homens. A ponto de os terem extinguido em várias regiões europeias. A perseguição às raposas, que pelas mesmas razões devastavam galinheiros e coelheiras, também quase as eliminaram do nosso território. E todos eles são tão autóctones quanto os coelhos bravos e outros animais de que se alimentavam.
AlunoBioGeo Escreveu:[...Mas existe muita coisa que o comum cidadão poderá fazer para evitar que piore:

- Evitar soltar os nossos animais na "rua" e controlar ao máximo os seus passos evitando o seu contacto com qualquer animal selvagem;
- Evitar alimentar animais abandonados (custa muito, mas é preferível levar para um canil ou adoptá-lo e trazer para dentro de casa - isto se não for animal autóctone, claro!);
Discordo terminantemente disto, sobretudo a parte do "evitar alimentar animais abandonados".

Não é "soltar os nossos animais na 'rua'" que causa a sua proliferação e assilvestramento, mas sim a total falta de sentido cívico de que a esmagadora maioria da população humana sofre. É um problema civilizacional que não pode nem deve ser lançado para cima dos animais em foco.

O que realmente causa desequilíbrios graves é a acção humana, não a predação de animais domésticos deixados ao abandono. E se não controlarmos os cães e gatos abandonados através, e também, da sua alimentação na rua e da vigilância sobre a saúde e controlo da reprodução, levados pela fome eles inevitavelmente irão predar as tais espécies autóctones, sejam elas quais forem.
- Não alimentar ou capturar qualquer animal selvagem;
- Não matar qualquer animal autóctone, mesmo estando na nossa propriedade, porque muito antes de ser nossa propriedade decerto já foi o habitat destes animais (além de tal ser proibido por lei, seja onde for);

etc.
Quanto a estes dois últimos pontos, não há discussão, trata-se de princípios que nos deviam ser inpressos desde os bancos da escola, mas que estão de todo ausentes em quase todos.
Uma última pergunta: Que direito temos nós (e por inerência, os nossos pet's) de diminuir os "direitos dos animais autóctones"?
E os nossos pets, como lhes chama, serão só cães e gatos? Não são também as tais tartarugas, sapos não-sei-quê e outros animais exóticos que se largam por todo o lado quando se tornam incomodativos ou passa a febre de moda que levou a adquiri-los?

A propósito: sabia que no princípio do século passado alguém se lembrou de fazer uma criação de visons, lá para o Norte do país, e que quando a exploração não deu os resultados esperados largou os visons na Natureza? E que devido a isso se pode dizer que há visons em Portugal? Serão eles agora uma "espécie autóctone"?

O problema é sempre o mesmo: a acção humana, não a dos animais domésticos e de companhia, que quando abandonados apenas fazem pela sua sobrevivência. O abandono e a falta de protecção dos abandonados é que é o real problema, não essa coisa nebulosa a que chama "protecção dos animais autóctones". Sem a primeira não haverá nunca a segunda.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta ago 21, 2009 12:11 pm

O problema é sempre o mesmo: a acção humana, não a dos animais domésticos e de companhia, que quando abandonados apenas fazem pela sua sobrevivência. O abandono e a falta de protecção dos abandonados é que é o real problema, não essa coisa nebulosa a que chama "protecção dos animais autóctones". Sem a primeira não haverá nunca a segunda.

ora muito bem.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta ago 21, 2009 6:16 pm

Charlie2 Escreveu:

ora muito bem.
Ora muito bem não, cabe aos humanos uma vez que ja que são responsaveis por eles, como ja foi dito, chamar as identidades competentes e recolher esses animais, ou defende que continuem a "lutar" pela sobrevivencia danificando o equilibrio da nossa fauna?

Fred acho que mais uma vez é em vão, gabo-te o esforço e quem tenta perceber este lado da questão.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta ago 21, 2009 7:51 pm

LucNun Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:...Mamíferos: Aqui, o cão (Canis lupus familiaris) e o gato doméstico (Felis catus) possuem especial destaque não só porque são os mamíferos mais adorados, mas por serem dos que mais impactes (directos e indirectos) infligem nos nossos autóctones. Tudo porque as pessoas teimam em os abandonar ou soltar na rua (por umas "horinhas para poderem passear"), criando colónias assilvestradas que atacam tudo o que é espécie autóctone (na lista estão aves, répteis, anfíbios e outros mamíferos).
Lamento, mas discordo desta oposição cães e gatos domésticos/animais autóctones.

Mesmo que os cães e gatos tenham vindo de lugares de origem distantes, tornaram-se autóctones por força do seu tempo de implantação e adaptação aos territórios em que se instalaram. De resto, é o que acontece com toda a fauna em toda a parte, excepto, talvez, algumas espécies de regiões cujas condições geográficas tornaram quase inacessíveis à migração de outras espécies, como é o caso, por exemplo, da Austrália.
Tornaram-se autóctones? :o Primeira pergunta, você sabe o que são animais autóctones? Animais autóctones são animais nativos de uma certa região... Nunca um animal exótico se torna autóctone, caso tenha sido imposto pela acção humana! Um animal migrante é sempre um animal autóctone de 2 regiões diferentes, apenas migram e só estão presentes sazonalmente! São coisas totalmente diferentes... Não existem "naturalizações" de animais.
LucNun Escreveu: No nosso caso, um animal autóctone terá sido o urso, por exemplo, que não foi com certeza extinto na Península pelos cães e gatos que resolveram vir até cá em busca de alimento.

Aqui, como em todo o Mundo, também se deu caça aos lobos (esses sim, canídeos e animais autóctones, seja lá isso o que for) por em épocas de carência se alimentarem de ovelhas e cabras dos rebanhos cuidados pelos homens. A ponto de os terem extinguido em várias regiões europeias. A perseguição às raposas, que pelas mesmas razões devastavam galinheiros e coelheiras, também quase as eliminaram do nosso território. E todos eles são tão autóctones quanto os coelhos bravos e outros animais de que se alimentavam.
O urso era um animal autóctone mas que foi extinto devido à acção humana há uns séculos atrás... A maior parte das extinções devem-se mesmo à acção humana, seja directa (caça/pesca ou perseguição) ou indirectamente (com a introdução de espécies exóticas em certas regiões provocando desequilíbrios).

Mas quer comparar e justificar-se com a sustentação de um ecossistema intacto (com predadores e presas nativas, coelho bravo, lobo, raposa) com as matilhas de cães assilvestrados? Não queira ir por aí...
LucNun Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu: Mas existe muita coisa que o comum cidadão poderá fazer para evitar que piore:

- Evitar soltar os nossos animais na "rua" e controlar ao máximo os seus passos evitando o seu contacto com qualquer animal selvagem;
- Evitar alimentar animais abandonados (custa muito, mas é preferível levar para um canil ou adoptá-lo e trazer para dentro de casa - isto se não for animal autóctone, claro!);
Discordo terminantemente disto, sobretudo a parte do "evitar alimentar animais abandonados".

Não é "soltar os nossos animais na 'rua'" que causa a sua proliferação e assilvestramento, mas sim a total falta de sentido cívico de que a esmagadora maioria da população humana sofre. É um problema civilizacional que não pode nem deve ser lançado para cima dos animais em foco.

O que realmente causa desequilíbrios graves é a acção humana, não a predação de animais domésticos deixados ao abandono. E se não controlarmos os cães e gatos abandonados através, e também, da sua alimentação na rua e da vigilância sobre a saúde e controlo da reprodução, levados pela fome eles inevitavelmente irão predar as tais espécies autóctones, sejam elas quais forem.
Nazgul93 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:

ora muito bem.
Ora muito bem não, cabe aos humanos uma vez que ja que são responsaveis por eles, como ja foi dito, chamar as identidades competentes e recolher esses animais, ou defende que continuem a "lutar" pela sobrevivencia danificando o equilibrio da nossa fauna?
Nem mais Nuno, nem mais... Ao soltar os seus animais na rua está a fazer com esteja em contacto com as populações autóctones, caçando-as e matando-as... Mesmo com dono diferente, os animais criam colónias (e a maioria férteis)... Os animais não têm culpa e não os culpo por isso, culpo é as pessoas!

Mas o que eu quero é que se controle, não se deixe soltos nos habitats... E mais uma coisa, mesmo sem fome eles continuam a caçar e matar.
Eu não estou a fazer campanha contra esses animais, não é isso que estou a fazer... Mas a fazer campanha para que as pessoas se consciencializem que os animais domésticos são para se manterem em casa, junto de nós e não soltos juntamente com a nossa fauna.
LucNun Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Uma última pergunta: Que direito temos nós (e por inerência, os nossos pet's) de diminuir os "direitos dos animais autóctones"?
E os nossos pets, como lhes chama, serão só cães e gatos? Não são também as tais tartarugas, sapos não-sei-quê e outros animais exóticos que se largam por todo o lado quando se tornam incomodativos ou passa a febre de moda que levou a adquiri-los?

A propósito: sabia que no princípio do século passado alguém se lembrou de fazer uma criação de visons, lá para o Norte do país, e que quando a exploração não deu os resultados esperados largou os visons na Natureza? E que devido a isso se pode dizer que há visons em Portugal? Serão eles agora uma "espécie autóctone"?

Claro que são todos esses animais, por alguma razão eu coloquei alguns de cada classe logo no inicio do meu tópico, está distraída ;)

Não são autóctones! São animais exóticos... Se não existiam naturalmente na nossa fauna, são e sempre serão animais exóticos e eu sou contra qualquer tipo de introdução de fauna/flora exótica nos nossos habitats... Sejam gatos, cães, cobras, crocodilos, pássaros, bois, etc...

Mas o que se deve fazer aos animais abandonados é capturar e colocar num canil, não há mais nada a fazer...
Última edição por AlunoBioGeo em sexta ago 21, 2009 7:57 pm, editado 3 vezes no total.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta ago 21, 2009 7:52 pm

LucNun Escreveu: Mesmo que os cães e gatos tenham vindo de lugares de origem distantes, tornaram-se autóctones por força do seu tempo de implantação e adaptação aos territórios em que se instalaram. De resto, é o que acontece com toda a fauna em toda a parte, excepto, talvez, algumas espécies de regiões cujas condições geográficas tornaram quase inacessíveis à migração de outras espécies, como é o caso, por exemplo, da Austrália.

No nosso caso, um animal autóctone terá sido o urso, por exemplo, que não foi com certeza extinto na Península pelos cães e gatos que resolveram vir até cá em busca de alimento.
Ó LucNun, faça lá um favorzinho assim pequenino...
Vá lá ao dicionário ver o que significa autóctone.

Quanto à sua comparação do urso, bem...
Sem comentários.

Nunca reparou, por acaso que o nº de andorinhas tem vindo a diminuir?
Será porquê?
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sexta ago 21, 2009 8:00 pm

MeninaPikena Escreveu:O mundo dos animais é assim, sempre foi e sempre será.
As espécies dominantes dizimam/reduzem as outras espécies.
Os selvagens, muito mais que os domésticos!
Mas você tem mesmo uma fixação quase doentia por estes últimos :?
MeninaPikena Escreveu:Pronto! Voltamos ao mesmo :S
Charlie2 Escreveu:acho que se quis dizer que os selvagens são dizimados pelos domésticos, mas acho que todo este tópico não faz muito sentido :?
Com respostas demonstradoras de tanta sobranceria e inteligência, parece que não precisamos deste alerta... O problema será resolvido com certeza muito em breve :roll:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta ago 21, 2009 8:57 pm

Vocês, realmente, quando as pessoas não concordam totalmente convosco e vos opõem argumentos, partem logo para a arrogância, como se só aquilo que vocês pensam e dizem tivesse valor e fosse lei... :roll:

O AlunoBioGeo faz-me lembrar aqueles estudantinhos de Medicina que, no princípio do curso, desatam a contar coisas nojentas e agoniantes à mesa do jantar e levam para casa pedaços de esqueleto para horrorizar as mães e as manas...

É que nem se quer se dão ao trabalho de ler direito o que uma pessoa escreve, partindo logo do princípio que é tudo para deitar abaixo porque não se concorda com eles num ou noutro ponto...

Não me tinha apercebido do que realmente se tratava, estava distraída, senão não me teria dado ao trabalho de vos responder. Mas ok, aqui vão mais cinco tostões para este peditório.

Meninos, sei muito bem o que é autóctone, se calhar até melhor do que vocês, pois não acordei agora para esses problemas e vocês ignoram por completo o que é a minha experiência de vida.

Mas se querem matar à fome os cães e gatos abandonados, uma vez que parecem ser eles os alvos dos vossos "tiros", e para que não vão caçar de barriga cheia os musaranhos, os pardais, todos autóctones, tal como as andorinhas e outras aves migratórias (serão elas exóticas?), façam o favor.

Mas eu, na minha triste ignorância e sempre muito distraída, continuarei a dar de comer e de beber a todo o cão vadio que encontre e a proteger e alimentar as colónias de gatos à minha volta. E a chatear-me com os tipos das câmaras, que, para os pardalitos autóctones não borrarem os seus bem-amados carrinhos de marcas exóticas poluidores do ar que respiro, deitam árvores autóctones abaixo e erguem exóticas tendas de plástico para dar sombra aos velhotes aqui do bairro, que detestam ter as varandas conspurcadas pelos dejectos das andorinhas-dos-beirais e por isso correm com elas e destroem-lhes os ninhos, enquanto os netos vêm perorar para os fóruns o seu asco a cães e gatos disfarçado de preocupações ecológicas.

Passem bem. :wink:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta ago 21, 2009 10:19 pm

Eu não percebo este tipo de "indignações" quando se chama a atenção para certas realidades (e responsabilidades...)... :roll:

Há uns anos no fórum dos cães, chamei a atenção para uma pequena parte deste problema e ninguem se indignou (aliás, pelo contrário, muita gente se sensibilizou e até o nosso querido amigo nel colocou uma nota sobre o tema no seu site).

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... za&start=0

Eu tenho cães e gatos, como a maioria dos users sabe, e não ando aqui a tentar tapar o sol com uma peneira para tentar esconder os seu impactes negativos no meio natural...

Aconselhava a leitura (ler mesmo!) do Decreto-Lei n.o 313/2003 de 17 de Dezembro
http://www.apav.pt/portal/pdf/ident_caninos.pdf , que embora por motivos sobretudo sanitários, a sua aplicação de facto, resolveria grande parte dos problemas que aqui foram lançados.

Para maior análise, podem consultar aqui, onde segue uma ordem temática: http://www.dominio-lda.com/21-xptceg.htm#0

Ou seja, predadores domésticos (cães e gatos) não são para andar em liberdade (sem açaime no caso dos cães) e muito menos sem dono.
Não me parece que tenha sido "asco" a estes animais o motivo da criação desta legislação... :roll:

Que a legislação não seja cumprida à risca pelas autoridades competentes, não nos iliba de fugir às nossas responsabilidades.

Este tema dá muito pano para mangas (exóticas versus autóctones), mas de momento não tenho tempo para comentar...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 22, 2009 2:42 am

fang Escreveu:Eu não percebo este tipo de "indignações" quando se chama a atenção para certas realidades (e responsabilidades...)... :roll:

Há uns anos no fórum dos cães, chamei a atenção para uma pequena parte deste problema e ninguem se indignou (aliás, pelo contrário, muita gente se sensibilizou e até o nosso querido amigo nel colocou uma nota sobre o tema no seu site).

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... za&start=0

Eu tenho cães e gatos, como a maioria dos users sabe, e não ando aqui a tentar tapar o sol com uma peneira para tentar esconder os seu impactes negativos no meio natural...

Aconselhava a leitura (ler mesmo!) do Decreto-Lei n.o 313/2003 de 17 de Dezembro
http://www.apav.pt/portal/pdf/ident_caninos.pdf , que embora por motivos sobretudo sanitários, a sua aplicação de facto, resolveria grande parte dos problemas que aqui foram lançados.

Para maior análise, podem consultar aqui, onde segue uma ordem temática: http://www.dominio-lda.com/21-xptceg.htm#0

Ou seja, predadores domésticos (cães e gatos) não são para andar em liberdade (sem açaime no caso dos cães) e muito menos sem dono.
Não me parece que tenha sido "asco" a estes animais o motivo da criação desta legislação... :roll:

Que a legislação não seja cumprida à risca pelas autoridades competentes, não nos iliba de fugir às nossas responsabilidades.

Este tema dá muito pano para mangas (exóticas versus autóctones), mas de momento não tenho tempo para comentar...
fang, bem aparecido seja ;)

Acho que depois de tudo o que disse, pouco mais há a dizer sobre as evidências... Gostava de ter tido a oportunidade de ter comentado nesse seu tópico, foi bom ver uma discussão tão saudável e ao mesmo tempo tão elucidativa do que se anda a passar, infelizmente... Pena que a Arca tenha perdido tanta qualidade!

É pena que não disponha desse tempo, mas quase que aposto que pensa da mesma forma que eu: Muito resumidamente, "os animais exóticos em cativeiro (nas nossas casas, em zoo's, etc.), longe dos habitats que não lhes pertencem e os animais autóctones em liberdade nos seus habitat's naturais - isto em qualquer parte do mundo"... Mas de certeza que teria algo ainda mais a acrescentar :)

Para quem acha que eu ando para aqui com a "tusa do m***" (como um bom amigo meu disse uma vez aqui) a tentar chocar alguém como se isso fosse uma diversão ou brinquedo, tenho imensa pena que tenha pensado assim...
Choquei alguém? Com certeza que sim, mas que tenha servido para trazer essas pessoas à realidade, para terem noção do que se passa num habitat perto de si...

Nós, como donos de animais exóticos e amantes da natureza e principalmente como "animal capaz", devemos ser chamados à responsabilidade, ter um papel importante para evitar que espécies autóctones não estejam confrontadas com ainda mais problemas que aqueles que a selecção natural lhes exige na sua manutenção como espécie, mantendo os exóticos que adoramos longe do seu alcance!

Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado ago 22, 2009 6:36 pm

Aqui a questão que sobressai é, não o tema em si, mas a pessoa que coloca o tema.
Fred vs Fang, isto significa que, até podem estar os dois a dizer a mesma coisa, e o que acontece é:
Se é o Fred, chamam tudo e mais alguma coisa, dizem que "lá vem a mesma história", o Aluno não sei das quantas, blábláblá wiskas saquetas.
Se é o Fang, e alerta que o problema existe, ninguém abre o bico.
Não me interpretem mal Fred e Fang, estou apenas a constactar a distinção que certos users fazem sobre quem coloca tema.
Agora deixo eu um alerta, se realmente querem debater correctamente uma questão, tentem ser coerentes e deixem avaliações pessoais de parte.
O problema existe e somos nós que o temos que travar e arranjar soluções.
Por isso é que o país não anda para a frente, andamos todos á batatada e esquecemo-nos do essêncial.

Tenho o maior respeito pelo Fang e apesar de não concordar com alguns pontos em certos comentários do alunobiogeo, o facto é que ambos estão a tentar ALERTAR!!!!
Parem lá com "dissertações poéticas sobre o tema", que o que se passa é grave.

"Cego, é aquele que não quer ver"
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 22, 2009 8:39 pm

Eu não tenho razões para levar-te a mal, kath :) Porque o que disseste não deixa de ter um fundo de verdade... Infelizmente.

Nem sempre podemos concordar em todos os pontos, mas cada opinião diferente é importante, pois cada um tem uma experiência diferente e cada um pode ajudar a que o problema seja resolvido mais rapidamente...

Podes dizer no que não concordas, acho que seria muito saudável para a discussão ;)

P.S.: Ser-se ecológico não é só fazermos reciclagem, usarmos energias limpas e lutarmos pelos direitos dos animais mais bonitos ou interessantes (como os cetáceos, o panda ou o tigre)... Mas sim, fazermos por proteger todos os habitats do planeta e todos os seres vivos "originais" desses mesmos habitats, assim como todas as suas características próprias, impedindo que as nossas acções directas e/ou indirectas os desequilibrem. No caso de habitats desequilibrados, analisar qual a melhor forma de o voltar a equilibrar e intervindo o menor possível mas com intervenções correctas e decisivas para evitar ainda maior catástrofe do que a inicial!

Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda ago 24, 2009 3:01 am

Kathamina Escreveu:Aqui a questão que sobressai é, não o tema em si, mas a pessoa que coloca o tema.
Fred vs Fang, isto significa que, até podem estar os dois a dizer a mesma coisa, e o que acontece é:
Se é o Fred, chamam tudo e mais alguma coisa, dizem que "lá vem a mesma história", o Aluno não sei das quantas, blábláblá wiskas saquetas.
Se é o Fang, e alerta que o problema existe, ninguém abre o bico.
Não me interpretem mal Fred e Fang, estou apenas a constactar a distinção que certos users fazem sobre quem coloca tema.
Agora deixo eu um alerta, se realmente querem debater correctamente uma questão, tentem ser coerentes e deixem avaliações pessoais de parte.
O problema existe e somos nós que o temos que travar e arranjar soluções.
Por isso é que o país não anda para a frente, andamos todos á batatada e esquecemo-nos do essêncial.

Tenho o maior respeito pelo Fang e apesar de não concordar com alguns pontos em certos comentários do alunobiogeo, o facto é que ambos estão a tentar ALERTAR!!!!
Parem lá com "dissertações poéticas sobre o tema", que o que se passa é grave.

"Cego, é aquele que não quer ver"
:arrow: x2
AlunoBioGeo Escreveu:P.S.: Ser-se ecológico não é só fazermos reciclagem, usarmos energias limpas e lutarmos pelos direitos dos animais mais bonitos ou interessantes (como os cetáceos, o panda ou o tigre)... Mas sim, fazermos por proteger todos os habitats do planeta e todos os seres vivos "originais" desses mesmos habitats, assim como todas as suas características próprias, impedindo que as nossas acções directas e/ou indirectas os desequilibrem. No caso de habitats desequilibrados, analisar qual a melhor forma de o voltar a equilibrar e intervindo o menor possível mas com intervenções correctas e decisivas para evitar ainda maior catástrofe do que a inicial!
:arrow: x2
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”