Gatos em casa/na rua...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quarta ago 20, 2003 4:15 pm

Ó Leonilde peço as mais humildes desculpas pela confusão do nome, a sério! Mas onde é que eu estava com a cabeça????
E a Snow como vai?????
Mas sabe, precisamente por ela ter vindo da rua è que não percebo porque é que diz que não se iria adaptar numa casa com quintal.... Talvez não fugisse. Tal como diz o (a) Robri, se ela confiar e souber que é acarinhada em determinado local talvez voltasse sempre.
Eu li a história toda da Snow embora de forma tardia e compreendo a situação e o seu receio. Apenas penso que, precisamente por já ter estado na rua, sabe o que é e os perigos que pode encontrar, daí talvez procurar o conforto e a protecção de um lar, cujas vantagens agora já conhece desde que a tens contigo, com toda a relação que implica.
E a Leo?? Continua a atirar-se ao cão? :lol:
Deve ser terrível!
jinhos, tudo de bom!
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 20, 2003 7:21 pm

Ela veio de um terreno onde foi abandonada desde bem pequenina...não foi própriamente da rua...pode-se considerar o mesmo com algumas diferenças...é que onde estava não corria perigo de atropelamento, só de predadores... e bastantes... andava sempre escondida...e nem sequer é perto de minha casa. Ora, se ela fosse, agora, para o exterior, sairía em busca do terreno que sempre conheceu e acabava por se perder. Ela não conhece nada da minha área e assim ficava perdida para sempre...sabe-se lá por onde andaría ou o que lhe iría acontecer ... além de que as gatas de rua, têm mt o costume de procurar o local onde pariram... que geralmente é o local que designam delas... sería uma " catastrofe " deixá-la ir para o exterior que não seja o local que ela conhece.

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sábado ago 23, 2003 9:54 pm

A questão não é o gato voltar por vontade própria depois de um passeio pela rua e sim de não poder voltar por causa de um atropelamento, de alguém o levar achando q é abandonado, de algum moleque lhe fazer alguma maldade, de brigas com outros gatos e cachorros, etc... Fora as doenças q pode contrair...
Acho q deixar ele brincar num quintal ou campinho, sob observação é uma coisa, até boa, agora deixar q ele vá embora e volte quando bem entender, é outra coisa totalmente diferente... ;)
Juliachan
Membro Veterano

sábado ago 23, 2003 9:56 pm

Ah, quanto a questão de adaptação, acho q eles se adaptam a qualquer situação... Os gatos são muito "flexíveis" e acostumam rapidamente com qualquer vida q tenham q levar. Se o gato q tá acostumado com a rua recebe carinho, comida, água, brincadeiras, etc, dentro de casa, não tem pq ele não se acostumar. :o
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo ago 24, 2003 12:58 am

eu vivo num sítio onde os gatos pouco param em casa. os donos não gostam. isto não impede, que a maioria, seja atropelada. até em zonas de pouco movimento. eu já apanhei valentes sustos. eles vão passear e voltam quando querem. nããã. para problemas de coração, já me chegam outras chatices.
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça ago 26, 2003 6:00 pm

"O(a)s gato(a)s criados em casa são incapazes de se adaptar a uma vida ao ar livre e vice-versa?"

Em relação a esta questão tenho as minhas duvidas e acho que ao contrário de algumas opiniões aqui expostas, nem sempre o animal se habitua. A minha opinião consiste no seguinte: eu tenho duas gatinhas, que não teem acesso à rua. No entanto, enquanto que uma vai calmamente a observar o que se passa no cestinho de transporte para ir ao vet por exemplo, a outra mia de tal forma que parece que a estão a matar!! Já tentei leva-la uma vez ao colinho e com beijinhos apenas à entrada no meu prédio mas ela agarra-se a mim e chora desmusuradamente. Ambas as minhas gatas vierem do mesmo sitio e com a mesma idade, eram as duas bebés e ambas receberam o mesmo carinho e dedicação da minha parte. Por isso eu acho que a adaptação depende também dp próprio temperaamento do animal. Eu pessoalmente, acho que se pusesse a minha Teresinha na rua, ela simplesmente tinha um ataque cardiaco!!!
Beijinhos!
Bernardinha
Membro Veterano
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça ago 26, 2003 6:00 pm

"O(a)s gato(a)s criados em casa são incapazes de se adaptar a uma vida ao ar livre e vice-versa?"

Em relação a esta questão tenho as minhas duvidas e acho que ao contrário de algumas opiniões aqui expostas, nem sempre o animal se habitua. A minha opinião consiste no seguinte: eu tenho duas gatinhas, que não teem acesso à rua. No entanto, enquanto que uma vai calmamente a observar o que se passa no cestinho de transporte para ir ao vet por exemplo, a outra mia de tal forma que parece que a estão a matar!! Já tentei leva-la uma vez ao colinho e com beijinhos apenas à entrada no meu prédio mas ela agarra-se a mim e chora desmusuradamente. Ambas as minhas gatas vierem do mesmo sitio e com a mesma idade, eram as duas bebés e ambas receberam o mesmo carinho e dedicação da minha parte. Por isso eu acho que a adaptação depende também dp próprio temperaamento do animal. Eu pessoalmente, acho que se pusesse a minha Teresinha na rua, ela simplesmente tinha um ataque cardiaco!!!
Beijinhos!
Bernardinha
Membro Veterano

terça ago 26, 2003 6:01 pm

Beijinhos!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça ago 26, 2003 9:22 pm

a cinderela era uma gata bravíssima. foi um castigo para a apanhar. ao fim de 2 dias estava totalmente adaptada. a mãe que era uma fera, não me largava o quintal. ao fim de alguns dias aproximei-as. a mãe ia-lhe dando uma valente sova. já não a conhecia. pensei que a cinderela voltasse ao "local do crime". está bem, está. nunca foi de sair de casa e muito menos do quintal. agora janrla, é uma perdição.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 26, 2003 9:49 pm

zirita Escreveu: Ó Leonilde peço as mais humildes desculpas pela confusão do nome, a sério! Mas onde é que eu estava com a cabeça????
E a Snow como vai?????
Mas sabe, precisamente por ela ter vindo da rua è que não percebo porque é que diz que não se iria adaptar numa casa com quintal.... Talvez não fugisse. Tal como diz o (a) Robri, se ela confiar e souber que é acarinhada em determinado local talvez voltasse sempre.
Eu li a história toda da Snow embora de forma tardia e compreendo a situação e o seu receio. Apenas penso que, precisamente por já ter estado na rua, sabe o que é e os perigos que pode encontrar, daí talvez procurar o conforto e a protecção de um lar, cujas vantagens agora já conhece desde que a tens contigo, com toda a relação que implica.
E a Leo?? Continua a atirar-se ao cão? lol
Deve ser terrível!
jinhos, tudo de bom!
Zirita :

Peço imensa desculpa de não ter dado resposta, mais cedo, mas coordenar o meu tmpo livre, anda complicado ...
Qnt a ter trocado o meu nome, tudo bem... :lol: :lol: No problem ;) .

Qnt à Snow, ela vai bem, depois de um susto que me resolveu pregar, na semana passada... :roll: Está mt cusca, activa e linnnnnnnnda :D ;) .

A Leo está grande e já começou a perder os traços de " bébé " para passarem a dar lugar a traços, mais, de gatinha " adolescente " ;) . Está terrível... uma brincalhona que quase diría " indomável " ;) .

Já não se atira ( isto por enquanto ) ao cão, prq está separada dele .

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

terça ago 26, 2003 10:35 pm

Este é um entre muitos casos que acontece no mundo inteiro, e que são dificeis de explicar - O sentido de orientação dos gatos -

Eu acho que eles quando saiem de casa para dar uma volta, eles não se perdem, encontram é contratempos que os impedem de voltar logo, ou no pior dos casos, nunca mais voltarem

Um gato percorreu os 160 quilômetros que separam a localidade francesa de Saint-Maurice-sur-Vingeeance da suíça Chaux-de-Fonds, tudo para ficar ao lado de seu dono. O felino, de cinco anos, gastou quase oito meses em sua volta para as montanhas do cantão de Neuchatel onde nasceu, para a grande surpresa de seu dono, Sebastian Maitre.

Em outubro passado, obrigado a um período de hospitalização, Maitre pediu a seus pais, que vivem na França, que ficassem provisoriamente com seu gato "Bukem", segundo relata hoje o jornal suíço Le Matin. Depois de um mês e meio na França, o pequeno animal desapareceu de sua nova casa, e Maitre, embora triste a princípio, terminou resignando-se, pensando que o animal teria decidido "voltar a seu estado selvagem".

Mas, há algumas semanas, o suíço viu aparecer nas proximidades de sua casa um pequeno gato cinzento e imediatamente reconhecendo seu antigo companheiro: "Chamei-o e veio miando para mim. Estava bem de saúde embora com algumas pulgas". Segundo seu dono, Bukem mudou de caráter: já não é tão carinhoso e desaparece durante o dia ("talvez teme que volte a mandá-lo para a França", brinca) e só volta para casa à noite.

Os cientistas não conseguiram ainda explicar como um gato pode orientar-se a tão longa distância. "Uma das hipóteses é que o fazem graças ao campo magnético terrestre", explica a veterinária suíça Linda Hornisberger.
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quarta ago 27, 2003 8:45 am

Leonilde não tens que pedir desculpa!
Ainda bem que está tudo a correr pelo melhor com os bichanos! Fico muito contente!
Quanto a este tópico, quando era criança tinha uma gata que também percorreu cerca de 30 km para voltar a casa...
A minha vai fazendo umas saidinhas de + ou - 2h ao serão.
Por enquanto não penso impedi-la de o fazer porque está habituada e agora sai mais porque está bom tempo.
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Juliachan
Membro Veterano

quinta ago 28, 2003 4:31 am

Bernardinha Escreveu: "O(a)s gato(a)s criados em casa são incapazes de se adaptar a uma vida ao ar livre e vice-versa?"

Em relação a esta questão tenho as minhas duvidas e acho que ao contrário de algumas opiniões aqui expostas, nem sempre o animal se habitua. A minha opinião consiste no seguinte eu tenho duas gatinhas, que não teem acesso à rua. No entanto, enquanto que uma vai calmamente a observar o que se passa no cestinho de transporte para ir ao vet por exemplo, a outra mia de tal forma que parece que a estão a matar!! Já tentei leva-la uma vez ao colinho e com beijinhos apenas à entrada no meu prédio mas ela agarra-se a mim e chora desmusuradamente. Ambas as minhas gatas vierem do mesmo sitio e com a mesma idade, eram as duas bebés e ambas receberam o mesmo carinho e dedicação da minha parte. Por isso eu acho que a adaptação depende também dp próprio temperaamento do animal. Eu pessoalmente, acho que se pusesse a minha Teresinha na rua, ela simplesmente tinha um ataque cardiaco!!!
Beijinhos!
Bernardinha, nesse caso é diferente. Não é questão de adaptação, sim de personalidades diferentes. A Hannah tb não pode ouvir o barulho do elevador q se desespera... Mas já passou dias na casa da minha tia e na casa da minha avó e se adaptou muito bem. Até na casa da minha tia q tem 2 gatos, chegou lá q nem uma desesperada, bufando e rosnando pros gatos e até fez cocô de tanto medo. Levou 3 dias pra aceitar o convívio e quando fui pegá-la, tava brincando com o gatão da minha tia. Agora, se vc realmente largasse a Teresinha pra viver na rua, ela ia se assustar de início mas tenho certeza q depois se adaptaria. É o instinto de sobrevivência. Sem ter pra onde ir além de viver na rua, q alternativa ela teria? Ia morrer de fome parada sem andar? Duvido... Em poucos dias já estaria caçando passarinhos e ratos.
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quinta ago 28, 2003 9:27 am

Oi a minha Rita foi habituada a estar em casa mas como moro num r/c também vem cá para fora até ao jardim e pátios do vizinho, acho que é normal, volta sempre é claro que há mais perigos, mas enfim...
Os gatos como são curiosos por natureza quando tem espaço ao ar livre gostam de o explorar, mas também se sabem defender, apesar de não o saberem tão bem como os gatos de rua.
Responder

Voltar para “Gatos”