Mais acerda do Rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

quarta ago 27, 2003 11:18 pm

bem estive a ver num livro "O livro gigante do cão" acerca da origem de muitas raças e achei interessante a historia que propuseram acerda do Rott!

-Na terra natal, o rottweiler ainda e referido como Rottweiler Metzgerhound (Cão de carniceiro de Rottweil), pois no seu passado trabalhou como cão de carga entregando a carne. Tambem foi usado na caça de javalis e cão de gado de confiança! Alguns admiradores creem que o rottweiler seja descendente do primeiro pastor alemao, enquanto outros julgam que o seu passado tenha parecenças ao mastim tibetano, criado como guarda dos soldados romanos. Te um notório empenho na primeira guerra mundial como cão policia e inteligente.

Bem outra coisa interessante que li foi que a pessoas que digam que o welsh corgi seja um cão pastor de pequeno tamanho para a facilitação do desvio das cornadas do rebanho!

E o dalmata tem uma afinidade com os cavalos desde a muito tempo, pois andavam sempre debaixo das carroças e fazia a exterminação dos ratos no estábulo!

Bem o que posso dizer mais, AH! comprei o anuario 2003 dos cães e companhia e aparece 2 fotos da mae do meu cao hehe!
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quinta ago 28, 2003 6:52 am

TomasGil Escreveu:
...

E o dalmata tem uma afinidade com os cavalos desde a muito tempo, pois andavam sempre debaixo das carroças e fazia a exterminação dos ratos no estábulo!

...
eu desta não sabia... :o

ratos? é bom, quando tiver (espero bem que não) ratos em casa, não será necessário contratar um extreminador... ;)

cmpt

Baixo 8)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 28, 2003 9:01 am

TomasGil Escreveu: (...)! Alguns admiradores creem que o rottweiler seja descendente do primeiro pastor alemao, enquanto outros julgam que o seu passado tenha parecenças ao mastim tibetano(...)
Para que não haja confusões, eu queria apenas esclarecer que quando se fala aqui em Pastor Alemão não se referem à raça 'Cão de Pastor Alemão'!! Referem-se a um tipo de cão (de pastoreio), cuja função era guardar rebanhos e gado.
O Rottweiler não tem nada a ver com o Pastor Alemão (raça) e nunca poderia ser descendente deste, uma vez que o Rottweiler é uma raça com centenas de anos e o Cão de Pastor Alemão (raça) é relativamente recente ( deverá ter à volta de 100 anos, mais ou menos).

Abraços
Paulo C.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta ago 28, 2003 9:05 am

bbaixo Escreveu:
TomasGil Escreveu:
...

...
eu desta não sabia... :o

ratos? é bom, quando tiver (espero bem que não) ratos em casa, não será necessário contratar um extreminador... ;)

cmpt

Baixo 8)
Por acaso eu sabia!! Tenho uma colecção que fala das raças dos cães. Tem muitas, ao todo são 6 volumes, e conta um pouco a história das raças e para que eram usadas no passado. Efectivamente o Dálmata acompanhava as diligências dos correios. Servia para companhia e para guardar a diligência quando o carteiro fazia as suas refeições ou quando se ausentava por qualquer motivo. Diz mesmo, nesse livro, que o Dálmata é o único cão que consegue andar no meio das patas do cavalo, mesmo quando este anda a trote, sem sequer ser tocado. Entre estes cães e os cavalos há uma afinidade muito grande sendo também, em tempos, usado para acompanhar os bombeiros. Na América há corporações de bombeiros que ainda hoje têm o Dálmata como símbolo nos seus quarteis.

Acho muito interessante sabermos a história dos nossos meninos!!
bbaixo
Membro Veterano

quinta ago 28, 2003 9:11 am

isabelpo Escreveu:
Por acaso eu sabia!! Tenho uma colecção que fala das raças dos cães. Tem muitas, ao todo são 6 volumes, e conta um pouco a história das raças e para que eram usadas no passado. Efectivamente o Dálmata acompanhava as diligências dos correios. Servia para companhia e para guardar a diligência quando o carteiro fazia as suas refeições ou quando se ausentava por qualquer motivo. Diz mesmo, nesse livro, que o Dálmata é o único cão que consegue andar no meio das patas do cavalo, mesmo quando este anda a trote, sem sequer ser tocado. Entre estes cães e os cavalos há uma afinidade muito grande sendo também, em tempos, usado para acompanhar os bombeiros. Na América há corporações de bombeiros que ainda hoje têm o Dálmata como símbolo nos seus quarteis.

Acho muito interessante sabermos a história dos nossos meninos!!
Á excepção dos tema dos ratos, tudo o resto eu conhecia, e por acaso é bastante interessante conhecer o percurso evolutivos das raças caninas.

Cmpt

Baixo 8)
TomasGil
Membro Veterano

quinta ago 28, 2003 10:53 am

Pois é PauloC, acerca do pastor alemao ja estava a estranhar um bocado!! bem como digo...uma pessoa esta sempre a aprender :)
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta ago 28, 2003 11:17 am

TomasGil Escreveu: Bem o que posso dizer mais, AH! comprei o anuario 2003 dos cães e companhia e aparece 2 fotos da mae do meu cao hehe!
Olá Tomás. Bem, já que fala nisso, sempre que comprarem a Cães e companhia poderão ver o pai da minha Lara, a minha Labradora preta e lambona! :D :D :D Também comprei o anuário, e encontrei umas coisas bem interessantes lá... pena que agora não me lembre onde o pus :oops: :oops: :oops: :oops: Quando o encontrar de certeza que vou abrir um tópico com matérias bem interessantes para discussão... ;) Enfim, as mesmas coisas de sempre que se podem encontrar nas revistas. Tretas
Fiquem bem
bbaixo
Membro Veterano

quinta ago 28, 2003 11:48 am

Arcanus Escreveu: ...
Enfim, as mesmas coisas de sempre que se podem encontrar nas revistas. Tretas
Fiquem bem
plenamente de acordo, não traz nada de novo...

pois eu também comprei e não vem nada sobre as raças das minhas piquenas... :( :( :(

fica para o ano que vem... ;)

cmpt

Baixo
TomasGil
Membro Veterano

quinta ago 28, 2003 1:13 pm

Concordo contigo Arcanus semrpe a mesma treta! Praticamente resumiram em 1 livro o que andaram a falar durante 1 ano :|
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quinta ago 28, 2003 1:53 pm

TomasGil Escreveu: Concordo contigo Arcanus semrpe a mesma treta! Praticamente resumiram em 1 livro o que andaram a falar durante 1 ano :|
Que eu saiba é esse o objectivo de um anuário.

;)
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta ago 28, 2003 5:03 pm

Oh Nuria, não sejas mazinha... ;)
Bem, o que eu queria dizer é que este tipo de revistas só diz tretas, cada coisa que sinceramente... mitos populares, daqueles mais vulgares e usuais... Às vezes, quando estou mal-disposto, compro uma revista destas só para me rir! :lol: Mas ainda bem que eu não sou o único a pensar assim, porque existem muitas pessoas que acreditam nas coisas que lá vêm escritas, e depois dá mau resultado... Já lá li coisas do género :"Se o seu cãoestiver mal-disposto, a vomitar, dê-lhe um pouco de azeite" Que eu saiba isto só se aplica às galinhas, penso eu de que...
Fiquem bem
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 29, 2003 1:06 pm

Cada um tem o que merece...e quem compra essa revista ( e há mais do genero) já devia saber com o que contar no anuário ;) A não ser que sejam masoquistas, se não gostaram das revistas é absurdo estarem a comprar o anuário respectivo.
A revista em causa tem o "grande defeito" de ser uma sequência repetitiva dos mesmos assuntos, e ainda por cima são traduções de artigos espanhois que em muitos casos ( os menos genéricos) até nem têm a ver com a nossa realidade. Quem comprou meia dúzia de numeros seguidos dessa revista pode ter a certeza que não lerá nada de novo nos próximos 5.824.625 numeros que sairem depois ;) Até nas capas se nota isto!! Ora lá vem uma foto de um Labrador, ora de um Rottweiler, ora de outra raça qualquer que esteja na berra...e roda...roda e volta a rodar!

Eu "no principio", devorava-as quase todas mas quando me apercebi como funcionava o esquema desisti de comprar. Agora só vejo, ou compro, em situações muito particulares quando sai algum artigo mais particular ou alguma reportagem com alguém conhecido ( e isto só nas que são portuguesas MESMO!).

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”