aos criadores de DB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

segunda ago 24, 2009 9:16 pm

A quanto é que está a humidade no teu terrário? Tens higrómetro? Borrifar o terrário nunca, quanto muito o DB e se estiver a fazer alguma muda...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

segunda ago 24, 2009 9:16 pm

mas tirando essa coisa das gotas tá porreiro, consegues manter a temperatura desejada no terrario com essa lampada de ceramica?
<p><strong></strong></p>
Stark
Membro
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

segunda ago 24, 2009 9:18 pm

Para além da humidade, depois de uma olhada rápida, também vi outra falha...

Onde está a lâmpada UV (de factor 10.0 ou 8.0)?
C.R.
dOory
Membro
Registado: quarta dez 05, 2007 6:25 pm

segunda ago 24, 2009 9:20 pm

sim, eu borrifo apenas no vidro... o calor que esta la dentro faz evaporar alguma agua e o resto acaba por secar. a humidade nao esta muito alta, nunca passou dos 30...
sim, acho que se uma pessoa com alguma experiencia e com sucesso em db's me diz para borrifar o terrario, entao eu tenho de confiar nessa pessoa, nada de me diz o contrario ja que os seus db's procriam...

quais sao as razoes que o deixam nervoso?
dOory
Membro

segunda ago 24, 2009 9:20 pm

a lampada esta no "tecto" do terrario, ao longo de toda a sua extensao....
Stark
Membro

segunda ago 24, 2009 9:21 pm

vasco94 Escreveu:mas tirando essa coisa das gotas tá porreiro, consegues manter a temperatura desejada no terrario com essa lampada de ceramica?
A lâmpada permite perfeitamente alcançar as temperaturas necessárias, não existe é basking spot, mas como este terrário não é o definitivo (espero eu), enfim, admite-se.

A lâmpada é de 10.0 ou 8.0? Acho que não deve ser menos do que isso...

Se tem mantido a humidade controlada, melhor, mas talvez fosse bom arranjar outra forma de fornecer humidade ao DB e só aquando da muda :wink:
Última edição por Stark em segunda ago 24, 2009 9:25 pm, editado 2 vezes no total.
C.R.
dOory
Membro

segunda ago 24, 2009 9:23 pm

consigo... tenho sempre a temperatura entre os 30 e os 32º (nos dias de mais calor).
quanto ao coisinho da humidade xD... tenho, mas nao esta no terrario de momento, tive de o tirar pois preciso de arranjar um metodo mais eficiente de o fixar no terrario...
dOory
Membro

segunda ago 24, 2009 9:26 pm

sim sim, isto nao e definitivo... isto e um terrario com 1 metro de comprimento que dividi ao meio.. vou aumentando a area a medida que o db vai crescendo.
a lampada que esta agora e de 8.0, mas ja comprei entretanto uma de 10.0...

como basking spot admito o cimo do tronco que esta mais proximo da lampada e portanto esta sempre bem mais quente.
dOory
Membro

segunda ago 24, 2009 9:27 pm

sim, claro... nao volto a borrifa lo. quando ele estiver na muda pode ser que ja de para lhe dar banhinho =D
Manuescrito
Membro Veterano

segunda ago 24, 2009 9:30 pm

Não tens um basking spot no terrário? Uma zona em que a temperatura ultrapasse os 35 graus? Para os DB's fazer a digestão com temperaturas abaixo disso torna-se complicado...
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda ago 24, 2009 9:30 pm

Alguns motivos e perguntas.

1º A que distância está a lampada do spot mais alto em que o db está.
2º Percentagem de UVB da lampada.
3º Temperaturas lado quente\frio.
4º Gradiente térmico norcturno\diurno.
5º Borrifar porquê?
6º Percentagem de humidade no terrário.
7º Quantas vezes borrifa e em que intervalo de tempo.
8º Quanto mais evitar o manuseamento, mais dificil se torna a sua tolerância.
9º Lampada Hot Spot.
10º Distancia da lampada de cerâmica.
11º Temperatura no spot do tronco.
12º O higrometro não mede só se tiver colado na perfeição no vidro.

Diz que a humidade não passa dos 30%? Mede quando? Assim que borrifa e quando seca :roll: ? A nivel respiratório não sei se é das melhores coisas.

Mas continuo sem perceber, "borrifa só porque o criador borrifa", não discordo, mas é quando me explicam o "porquê" das coisas, borrifar só porque "sim" não me parece sensato :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Stark
Membro

segunda ago 24, 2009 9:34 pm

(Se tiver a humidade mesmo controlada, então de coisas de "senso comum" (uma vez que não tenho qualquer experiência com DB's, é a única ajuda que posso dar), acho que não há nada a apontar... Pelo menos nada que me pareça urgente e que não possa esperar por uma avaliação feita por entendidos na matéria)

Boa sorte com o animal :wink:

EDIT: Com outras intervenções (de membros mais experientes que eu), esta resposta (em letras mais pequenas) deixou de fazer sentido.
Última edição por Stark em segunda ago 24, 2009 9:45 pm, editado 5 vezes no total.
C.R.
Manuescrito
Membro Veterano

segunda ago 24, 2009 9:36 pm

Tens a humidade a 30% mesmo a borrifar o terrário?! Muito bem, sim sra...Onde é que moras?!
Manuescrito
Membro Veterano

segunda ago 24, 2009 9:46 pm

dOory Escreveu:sim sim, isto nao e definitivo... isto e um terrario com 1 metro de comprimento que dividi ao meio.. vou aumentando a area a medida que o db vai crescendo.

como basking spot admito o cimo do tronco que esta mais proximo da lampada e portanto esta sempre bem mais quente.
Porque é que não usas toda a extensão do terrário?! Um metro parece-me bastante bom e será muito mais fácil para o DB regular a temperatura corporal...Eu punha a lâmpada de cerâmica numa extremidade do terrário para que o lado frio existisse! A temperatura do lado frio deve estar entre os 26 e os 28ºC, logo 32º de temperatura ambiente parece-me um exagero!
Última edição por Manuescrito em segunda ago 24, 2009 9:52 pm, editado 1 vez no total.
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

segunda ago 24, 2009 9:51 pm

Manuescrito Escreveu:
dOory Escreveu:sim sim, isto nao e definitivo... isto e um terrario com 1 metro de comprimento que dividi ao meio.. vou aumentando a area a medida que o db vai crescendo.

Porque é que não usas toda a extensão do terrário?! Um metro parece-me bastante bom e será muito mais facil para o DB regular a temperatura corporal...Eu punha a lampada de ceramica numa extremidade do terrário para que o lado frio existisse e não fosse de 32ºC em todo lado...
Terrarios largos de mais enquanto os animais sao babys stressam o animal :roll:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”