aos criadores de DB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda ago 24, 2009 10:18 pm

dOory Escreveu:nao percebi a primeira e a segunda perguntas... qual e a lampada a que se refere? a percentagem nao sei, tudo o que lhe posso dizer e que e uma lampada UV 8.0

3º o lado quente esta entre 30 e 33º e o lado frio entre os 31 e 29º
4º- a diferença e de 1,5º
6º a humidade esta entre 20 e 25º
7º nao borrifo todos os dias, mas no maximo borrifo 2 vezes ao dia (muito raramente)
10º- menos de 10 cm
11º 33/34º
Nazgul93 Escreveu: 1º A que distância está a lampada do spot mais alto em que o db está.
2º Percentagem de UVB da lampada.
5º Borrifar porquê?
8º Quanto mais evitar o manuseamento, mais dificil se torna a sua tolerância.
9º Lampada Hot Spot.
12º O higrometro não mede só se tiver colado na perfeição no vidro.

Diz que a humidade não passa dos 30%? Mede quando? Assim que borrifa e quando seca :roll: ? A nivel respiratório não sei se é das melhores coisas.

Mas continuo sem perceber, "borrifa só porque o criador borrifa", não discordo, mas é quando me explicam o "porquê" das coisas, borrifar só porque "sim" não me parece sensato :wink:

Responda ao resto, e alguém que lhe esclareça, I'm out...

Já vi que pesquisou muito, borrifar um terrario de um DB 2 vezes por dia?!... Omg!

Essas temperaturas estão mal! Muito mal! A lampada ao centro, não cria o gradiente que proporciona o lado frio, lado quente de uma lampada a um canto! Gradiente térmico do lado frio e quente de 1,5ºC...?!?!
Humidade entre os 20\25º? Impossivel, ainda para mais se diz que o higrometro nao esta no terrario, o que me leva a pensar que borrifa e mede, retirando-o outra vez, nao deixando a agua evaporar, que é quando cria humidade no ar...
Percentagem de UVB, não será da ceramica :|
Litoss Escreveu:Estava mais virado para este caso, nao achas que chegando ao terrario e tirando a divisoria aumentar assim o tamanho para o dobro com aquilo que esta nao iria stressar o dragao? De db's nao precebo nada para ser sincero mas parece-me um pouco obvio que seria stressante mas de qualquer forma apenas dei a minha humilde opiniao :roll:
Não porque não se está a falar de um terrário gigantesco! Está-se a falar de um tamanho aceitavél e não de um pavilhão gimnodesportivo. Ninguém falou no dobro, até porque o tamanho é aceitavel, nao disse o contrario, o que comentei foi em relaçao ao teu post, em que dizes ser stressante terrarios grandes, mas nao é linear, nao vou repetir tudo outra vez, leia. Tal como tu, dei a minha opinião :wink:...

O user simplesmente tem é que por a lampada num canto, para criar gradiente termico razoavel (isto para resolver um dos problemas)! Gradiente termico de 1,5º não é gradiente! Como é que ele regula a sua temperatura assim? Ah...com as borrifadelas :roll:
Última edição por Nazgul93 em segunda ago 24, 2009 10:22 pm, editado 2 vezes no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda ago 24, 2009 10:19 pm

Para cobras deve-se sim ter um terrário pequeno para os primeiros tempos, e ir aumentando o tamanho e a complexidade do terrário conforme o crescimento da cobra.

Nos lagartos não é tanto assim, eles adoram explorar tudo, e quanto maior, melhor. Desde que tenha esconderijos e elementos decorativos como rochas, troncos, tocas, etc, os lagartos vão adorar explorar isso. Só se torna mais dificil controlar o alimento quando se alimenta no próprio substrato, em vez de colocar no comedouro (pessoalmente não gosto dos comedouros). No entanto, não é nenhum factor impeditivo, é sim necessário mais cuidado, principalmente quando alimentamos com insectos que têm mais velocidade ((grilos, baratas, etc))
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

segunda ago 24, 2009 10:25 pm

Nazgul93 Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:
Litoss Escreveu:Estava mais virado para este caso, nao achas que chegando ao terrario e tirando a divisoria aumentar assim o tamanho para o dobro com aquilo que esta nao iria stressar o dragao? De db's nao precebo nada para ser sincero mas parece-me um pouco obvio que seria stressante mas de qualquer forma apenas dei a minha humilde opiniao :roll:
Não porque não se está a falar de um terrário gigantesco! Está-se a falar de um tamanho aceitavél e não de um pavilhão gimnodesportivo. Ninguém falou no dobro, até porque o tamanho é aceitavel, nao disse o contrario, o que comentei foi em relaçao ao teu post, em que dizes ser stressante terrarios grandes, mas nao é linear, nao vou repetir tudo outra vez, leia. Tal como tu, dei a minha opinião :wink:...
Foi aqui dito para retirar a divisoria, o que iria aumentar o tamanho do terrario para o dobro, embora nao preceba muito de db's, visto que para um baby o tamanho me parecia razoavel e que retirar a divisoria dum momento para o outro e aumentar o tamanho para o dobro pareceu-me que a unica coisa que faria seria stressar o dragao, por isso e que disse o que disse, repito, estava a dirigir-me para este caso em particular nao a generalizar. Mas pronto, acho que ja esta tudo dito
Peace :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
dOory
Membro
Registado: quarta dez 05, 2007 6:25 pm

segunda ago 24, 2009 10:27 pm

bem, eu vim aqui para ser informada e isto ja esta a tornar se muito desagravel. se em vez de ser assim rude com os outros user's fosse um pouco mais explicito seria mais simples.

nao sei se viu as fotografias que deixei, mas a lampada de ceramica esta de facto num canto e a percentagem da lampada de UV nao sei porque ja nao tenho a embalagem...
por outro lado.. esta era a humidade que alcançava a uns tempos, quando de facto o higrometro estava sempre no terrario. de qualquer forma, as temperaturas do lado quente nao estao rigorosas pois apenas possuo um termometro no lado frio do terrario, mas amanha mesmo vou comprar outro termometro e medir com mais rigor as temperaturas, assim como a percentagem de humidade de forma a apresentar valores rigorosos e actuais.
de qualquer modo, obrigado pela opiniao.
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

segunda ago 24, 2009 10:28 pm

permitam-me uma pergunta completamente estupida (pelo menos e o que voces vao pensar).
Sempre ouvi falar em percentagem de humidade, 70%, 80% e afins como e que se mede tal coisa? :oops:
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

segunda ago 24, 2009 10:30 pm

Ianarosh Escreveu:permitam-me uma pergunta completamente estupida (pelo menos e o que voces vao pensar).
Sempre ouvi falar em percentagem de humidade, 70%, 80% e afins como e que se mede tal coisa? :oops:
Com um higrometro 8)
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda ago 24, 2009 10:31 pm

Ianarosh Escreveu:permitam-me uma pergunta completamente estupida (pelo menos e o que voces vao pensar).
Com um higrómetro ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
dOory
Membro

segunda ago 24, 2009 10:33 pm

como ja foi dito, com um higrometro... o meu e da exoterra e e um circulo com um ponteiro que roda de modo a apontar para o valor de percentagem de humidade que esta o ar....
Stark
Membro
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

segunda ago 24, 2009 10:37 pm

Adivinhaste, por acaso foi mesmo o que pensei :wink: (pelo menos para um user que diz ter 21 anos) 8)

A humidade mede-se com um higrómetro, para mais explicações, tens o Gervásio.

@ dOory Ás vezes as pessoas são mais ríspidas com a intenção de que quem está a errar se sinta mal com isso e tente (rapidamente) corrigir os seus erros. Foi uma das primeiras coisas que me apercebi ao começar a andar por aqui e não acho que seja uma má escolha (é uma escolha prática e tem a intenção nobre de levar a que sejam criadas as condições necessárias à manutenção dos animais em causa) :wink:
Última edição por Stark em segunda ago 24, 2009 10:40 pm, editado 1 vez no total.
C.R.
Nazgul93
Membro Veterano

segunda ago 24, 2009 10:37 pm

dOory Escreveu:bem, eu vim aqui para ser informada e isto ja esta a tornar se muito desagravel. se em vez de ser assim rude com os outros user's fosse um pouco mais explicito seria mais simples.

nao sei se viu as fotografias que deixei, mas a lampada de ceramica esta de facto num canto e a percentagem da lampada de UV nao sei porque ja nao tenho a embalagem...
por outro lado.. esta era a humidade que alcançava a uns tempos, quando de facto o higrometro estava sempre no terrario. de qualquer forma, as temperaturas do lado quente nao estao rigorosas pois apenas possuo um termometro no lado frio do terrario, mas amanha mesmo vou comprar outro termometro e medir com mais rigor as temperaturas, assim como a percentagem de humidade de forma a apresentar valores rigorosos e actuais.
de qualquer modo, obrigado pela opiniao.
Nazgul93 Escreveu:
dOory Escreveu:nao percebi a primeira e a segunda perguntas... qual e a lampada a que se refere? a percentagem nao sei, tudo o que lhe posso dizer e que e uma lampada UV 8.0

3º o lado quente esta entre 30 e 33º e o lado frio entre os 31 e 29º
4º- a diferença e de 1,5º
6º a humidade esta entre 20 e 25º
7º nao borrifo todos os dias, mas no maximo borrifo 2 vezes ao dia (muito raramente)
10º- menos de 10 cm
11º 33/34º
Nazgul93 Escreveu: 1º A que distância está a lampada do spot mais alto em que o db está.
2º Percentagem de UVB da lampada.
5º Borrifar porquê?
8º Quanto mais evitar o manuseamento, mais dificil se torna a sua tolerância.
9º Lampada Hot Spot.
12º O higrometro não mede só se tiver colado na perfeição no vidro.

Diz que a humidade não passa dos 30%? Mede quando? Assim que borrifa e quando seca :roll: ? A nivel respiratório não sei se é das melhores coisas.

Mas continuo sem perceber, "borrifa só porque o criador borrifa", não discordo, mas é quando me explicam o "porquê" das coisas, borrifar só porque "sim" não me parece sensato :wink:

Responda ao resto, e alguém que lhe esclareça, I'm out...

Já vi que pesquisou muito, borrifar um terrario de um DB 2 vezes por dia?!... Omg!

Essas temperaturas estão mal! Muito mal! A lampada ao centro, não cria o gradiente que proporciona o lado frio, lado quente de uma lampada a um canto! Gradiente térmico do lado frio e quente de 1,5ºC...?!?!
Humidade entre os 20\25º? Impossivel, ainda para mais se diz que o higrometro nao esta no terrario, o que me leva a pensar que borrifa e mede, retirando-o outra vez, nao deixando a agua evaporar, que é quando cria humidade no ar...
Percentagem de UVB, não será da ceramica :|

O user simplesmente tem é que por a lampada num canto, para criar gradiente termico razoavel (isto para resolver um dos problemas)! Gradiente termico de 1,5º não é gradiente! Como é que ele regula a sua temperatura assim? Ah...com as borrifadelas :roll:
:arrow: X2 Repito...

Se tivesse pesquisado um pouco mais, teria percebido tudo o que disse, aliás, se tivesse pesquisado não tinha essas duvidas e certezas quando á manutenção do P.vitticeps.

Responda ás perguntas que fiz, e alguém que queira ajudar (porque eu sou muito ruim, rude e impaciente já vi :?) irá faze-lo, espero que os ouça pelo menos, e que tente-se informar sempre com varias fontes e não só numa pessoa\fonte, muito menos quando borrifam terrários, sem explicar o porquê e ainda o aconselham sem motivo aparente...
É a minha opinião.
Tudo de bom para o Db e tente melhorar o que lhe foi aconselhado.

Cumprimentos :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Nazgul93
Membro Veterano

segunda ago 24, 2009 10:40 pm

dOory Escreveu:como ja foi dito, com um higrometro... o meu e da exoterra e e um circulo com um ponteiro que roda de modo a apontar para o valor de percentagem de humidade que esta o ar....
Mais um conselho rude meu, não use medidores analógicos (seja termometros ou higrometros), pois o seu gradiente é muito defeciente, não são nada precisos, aconselho a usar medidores digitais, pois assim controlará melhor tudo, tanto as temps como a humidade. Há combinados incluisivé, embora não ache o mais apropriado uma vez que ao medir o hot spot, a humidade nessa zona será mais baixa que o geral p.e, mas é uma questão de "jogar" com os medidores e adaptar tudo da melhor maneira.

Fui-me.
<strong>

Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

segunda ago 24, 2009 10:46 pm

Estou como o Nazgul...A minha participação neste tópico fica por aqui!
Boa sorte com o animal!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

segunda ago 24, 2009 10:47 pm

Stark Escreveu:
Adivinhaste, por acaso foi mesmo o que pensei :wink: (pelo menos para um user que diz ter 21 anos) 8)
:
A idade nao tem nada a ver, posso ter 21 anos mas nao sei tudo nem o nome de aparelhos e ate desconhecia o nome e esse aparelho ninguem nasce ensinado lol

Obrigado por teres esclarecido a duvida 8)
dOory
Membro

segunda ago 24, 2009 10:47 pm

eu sei que a intençao e essa, mas quando uma pessoa gosta realmente de um animal nao precisa que se fale mal para tentar resolver os problemas o mais rapidamente possivel, isto a falar por mim...

quanto a pesquisar... a pesquisa na net, como todos sabemos, da nos informaçoes erradas outras certas, cada um tem de as saber interpretar... algumas percebi que realmente nao faziam sentido, outras nao e, e por isso, que vim aqui pedir ajuda, ja que todos aqui temos o mesmo objectivo: tornar as condiçoes de vida dos animais o melhor possivel.

ah ok, obrigado pelo conselho.. amanha de manha mesmo vou tratar de tornar tudo digital.
Stark
Membro
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

segunda ago 24, 2009 11:00 pm

dOory Escreveu:eu sei que a intençao e essa, mas quando uma pessoa gosta realmente de um animal nao precisa que se fale mal para tentar resolver os problemas o mais rapidamente possivel, isto a falar por mim...
Eu sei que sim, muitas vezes "paga o justo pelo pecador", mas também acho que se pode ter um pouco de compreensão.

Eu estou por aqui há pouco tempo e já me apercebi que existem pessoas com muita experiência, que por vezes não é devidamente valorizada.

Já vi desde arrogância a teimosia, portanto compreendo que essas pessoas mais "calejadas" também sejam (embora não todas) um pouco mais ríspidas nas suas intervenções, até porque para além de experiência e de "aturarem" muito cromo por aqui, têm uma imensa paixão pelos animais em questão e vêem-os, muitas vezes, sem as condições ideais, quer seja por falta de pesquisa, por pesquisa desadequada, por teimosia ou por pura estupidez...

Muita paciência têm essas pessoas que não ganham nada (para si próprios, entenda-se) em vir aqui dar o seu valioso contributo...

As queixas por existirem respostas mais ríspidas são bom sinal. São sinal de que existem respostas :wink:
C.R.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”