stress em repteis
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta dez 05, 2007 6:25 pm
bem pessoal... criei este novo topico devido ao meu maior receio e, imagino que, seja tambem o de muitos dos utilizadores deste forum: o stress em repteis.
o objectivo e colocaram aqui os principais factores que colocam os nossos repteis em stress, dar alguns conselhos, os principais sintomas e, como e obvio, tirarem as vossas duvidas.
espero conseguir ajudar muitos dos utilizadores do forum... obrigado pela participaçao desde ja.
o objectivo e colocaram aqui os principais factores que colocam os nossos repteis em stress, dar alguns conselhos, os principais sintomas e, como e obvio, tirarem as vossas duvidas.
espero conseguir ajudar muitos dos utilizadores do forum... obrigado pela participaçao desde ja.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius
Boas
Como principais factores aponto para:
- Alteração de habitat/terrario/aquario etc..
- Excesivo manuseamento do animal por parte do seu dono
- Alteração na decoração do terrario (embora que raro)
-Terrarios excessivamente grandes e pouco ornamentados (caso das serpentes bebés)
- Situar aquario/terrario em locais de muito movimento
Estes considero os principais factores (de que me recordo), mas claro existirão muitos mais. Novas ideias chegarão por parte dos outros users.
Cumps
-Terrarios excessivamente grandes e pouco ornamentados (caso das serpentes bebés)
Estes considero os principais factores (de que me recordo), mas claro existirão muitos mais. Novas ideias chegarão por parte dos outros users.
Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
O que é que tu consideras manuseio excessivo?Zeuzito Escreveu:Boas
Cumps
É que se for o facto de tu e só tu andares com o teu réptil na mão em casa, não é tão stressante para o animal que vai começar a reconhecer cheiros, logo cada vez menos stressante (isto na minha opinião).
O facto de colocares um terrario num local de muito movimento, acaba por habituar o animal a ver movimento e a reconhecê-lo como não ameaça. Animais que estão em locais muito calmos, desabituam-se a ver movimento e qualquer movimento a mais é passivel de lhe provocar algum stress.
Eu falo no caso de cobras que é o que tenho, além das tartarugas, mas essas são as que menos stressam. Andam na boa, na delas...
Já as cobras...
Portanto a meu ver o que pode causar stress a um animal é um tanto ou quanto subjectivo, pois cada caso é um caso e o que possa causar stress num animal meu, pode não causar stress no animal de outra pessoa.
Mas sim, a falta de condições para a manutenção do réptil é sem a menor sombra de dúvida a maior causa de stress num réptil (mais uma vez, isto na minha opinião).
Concordo com tudo o que foi dito pelo Jota, mas para não tornar o post extenso uma vez que a minha reposta não o é, retirei o que acho mesmo VITAL!jpmf Escreveu:Mas sim, a falta de condições para a manutenção do réptil é sem a menor sombra de dúvida a maior causa de stress num réptil (mais uma vez, isto na minha opinião).
Penso que seja o maior causador de stress, partilho da mesma opinião.
Por isso é que te alertei tao vivamente para as condições do teu DB doory, são estas coisas pequenas que fazem a diferença, que na verdade sao GIGANTESCAS

Última edição por Nazgul93 em segunda ago 24, 2009 11:31 pm, editado 1 vez no total.
<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Concordo com o que foi dito e só acrescentava:
- Falta de "abrigo"/sentimento de segurança,
- Temperaturas, humidades e ciclos dia-noite desadequados!
Se bem que isto já pode ser considerado como incluído no que foi dito, penso que o objectivo do tópico seria especificar e não generalizar e, para além disso, nunca é demais referir estes aspectos.
- Falta de "abrigo"/sentimento de segurança,
- Temperaturas, humidades e ciclos dia-noite desadequados!
Se bem que isto já pode ser considerado como incluído no que foi dito, penso que o objectivo do tópico seria especificar e não generalizar e, para além disso, nunca é demais referir estes aspectos.
Última edição por Stark em terça ago 25, 2009 11:13 am, editado 2 vezes no total.
C.R.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius
Boas
jpmf, como dizes e bem "cada caso é um caso".
Eu apenas acho (no caso das cobras) que existem limites de manuseio, eu (na minha opinião) não sou apologista de passar o dia com a cobra na mão, leva-la a passear ao shopping, ou incluso quando vou jantar po-la encima da mesa e ficar a admira-la enquanto janto.
Este pequeno texto pode parecer irónico, mas acredita que muita gente o faz, e adora exibir a cobra por tudo quanto é lado. Isso (na minha opinião) causa stress.
Mas lá está, "cada caso é um caso".
Cumps
Eu apenas acho (no caso das cobras) que existem limites de manuseio, eu (na minha opinião) não sou apologista de passar o dia com a cobra na mão, leva-la a passear ao shopping, ou incluso quando vou jantar po-la encima da mesa e ficar a admira-la enquanto janto.
Este pequeno texto pode parecer irónico, mas acredita que muita gente o faz, e adora exibir a cobra por tudo quanto é lado. Isso (na minha opinião) causa stress.
Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las...
Incluindo nas devidas condições de manutenção que o jota falou, por exemplo temperaturas demasiado altas em que o animal não consegue baixar o metabolismo e começa a entrar em stress devido a actividade involuntária excessiva, luz demasiado forte num terrario de uma cobra crepuscular ou nocturna como a maior parte das que são habitualmente mantidas se o animal nao se conseguir refugiar de toda essa luz o suficiente para descansar também essa exaustão leva ao stress, deixar um rato vivo no terrario numa cobra que não quer de modo algum comer e como está habituada a ter o espaço só para ela a presença desse intruso pode leva-la ao stress, gatos em casa sentados em frente do terrario com todo o ar de predador esse ameaça pode levar ao stress, agora ha factores de stress iniciais que depois do ambientamento da cobra passam a ser tolerados, batidas de musica alta as vibraçoes tambem podem intimidar a cobra e pode stressa-la durante esse tempo...
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
É de salientar isto!Native Escreveu:batidas de musica alta as vibraçoes tambem podem intimidar a cobra e pode stressa-la durante esse tempo...
Na secretária, tenho um poderoso sistema de som, com um subwoofer jeitoso, e tinha também o faunario da Takshaka, um belo de um fim-de-semana, esquecime, pus musica ambiente, baixinho, esquecime, a mesa vibrou bastante e constantemente, embora que baixinho, com uma cadência certa, o que provocou um comportamento de "desorientação" nela, saindo do esconderijo e erguendo a cabeça á procura, como que em modo de caça.
Claro, apartir dai, até á 1 mês atrás (mudança para o outro lado do quarto) não voltei a por musica,, e mesmo estando onde está, meto o sub no minimo, para não provocar vibrações nenhumas, ou uso phones.
<strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Mas isso não é manuseio excessivo. Isso é estupidez.Zeuzito Escreveu:Boas
Cumps
Como referi a cobra se for manuseada frequentemente em casa, acabará por reconhecer os cheiros que as rodeiam e habituarem-se a eles.
Levar uma cobra para a rua ou para o Shopping, onde a parafrenália de sons é demasiada e os cheiros mais que muitos, vai provocar desorientação do animal. De qualquer um, não é só da cobra (até eu me desoriento nos Shopping se ele estiver cheio).
Isso para mim é pura irresponsabilidade e devia ser passível de multa.
As cobras não devem andar a passear ao ombro do dono, devem sim estar no seu cantinho que conhecem e bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am
Tudo é uma questão de hábitos, eu acho que as minhas, que desde cedo estão habituadas a ver dois gatos que as observam, não com uma ar de predador mas mais de curiosidade, estão mais que habituadas a essa situação e não stressam mesmo nada, vão para próximo da cabeça dos gatos e ficam a observá-los também, portanto a "habituação" a determinadas situações que à partida poderiam ser stressantes, podem vir a ser normais, situações perfeitamente reconhecidas pelas cobras como não ameaçadoras, assim como o manuseio regular de modo a "domá-las"....
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Tenho cobras que não lhes posso mexer no dia antes de comer, sob pena destas recusarem o alimento no dia seguinte... fora isso é na boa...
As minhas estão habituadas ao movimento, a ver-nos passar, e se isso era factor de stress para umas, não o era para outras. Portanto deduzo que TUDO pode stressar uma cobra, ou NADA pode stressar uma cobra, tudo depende do indivíduo.
(gostam do meu avatar?
Obrigado Ricardo
)
As minhas estão habituadas ao movimento, a ver-nos passar, e se isso era factor de stress para umas, não o era para outras. Portanto deduzo que TUDO pode stressar uma cobra, ou NADA pode stressar uma cobra, tudo depende do indivíduo.
(gostam do meu avatar?

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
My 50cents (referentes especialmente a cobras):
-Em primeiro lugar os factores, os níveis e a susceptibilidade de stress variam muito de espécie para espécie;
- Exemplares selvagens são muito mais susceptiveis de entrar em situações de stress, e esse stress ter um impacto mais relevante no seu bem estar;
- As cobras são animais muito resistentes (estou aqui a falar em termos gerais e não especificando espécies mais sensiveis ou que necessitam de maiores cuidados), e não stressam tanto quanto parece ser o entendimento comum. Agitação não equivale obrigatoriamente a stress, e mesmo o stress tem um impacto muito variado consoante o seu nível e o exemplar em questão;
- O tipo de set up adequado à espécie em questão é um factor da maior importância, bem como, a meu ver, um set up que o estimule e promova a segurança. No entanto é de frisar que mesmo no caso de exemplares de espécies terrestres ou maioritáriamente terrestres a utilização de tocas (espaços fechados, relativamente apertados e escuros) não é uma necessidade absoluta. Eu conheço alguns exemplares que NUNCA utilizaram tocas, ao ponto que os seus donos as retiraram. Um espaço mais reservado, e algo protegido parecem ser as suas preferências;
- O manuseamento é, regra geral e na maioria das espécies, saudável desde que feito com bom senso e sem qualquer tipo de exageros. Pessoalmente não costumo ter os animais mais de 20 ou 30m fora dos seus terrários (o Azulinho menos
, que é sempre uma experiência mais intensa). O factor principal aqui, a meu ver, é o conhecimento que se tem de cada exemplar que se mantém. Mesmo em situaçãos potencialmente mais susceptiveis de criar stress ou de vulnerabilidade para o animal a verdade é que não se deve exagerar os receios (e.g. pre-muda).
- Não confundir agressividade natural com agressividade induzida por stress. Por outro lado as reacções a situações geradoras, em potencial, de stress são muito distintas de animal para animal. Colocadas na mesma situação, duas espécies diferentes podem ter reacções muito diferentes (e.g. presença de animais ou crianças muito perto e com movimentos muito bruscos);
- As experiências positivas do animal promovem e reforçam o seu bem estar, auto-segurança, e são factores de redução de stress. Por outro lado as cobras são animais muito adaptáveis e que se habituam, de forma relativamente fácil, aos hábitos da casa e dos seus ocupantes. Como em tudo aqui existem espécies e exemplares mais complicados e nervosos mas nesses casos cabe ao dono reduzir potenciais factores de risco.
-Em primeiro lugar os factores, os níveis e a susceptibilidade de stress variam muito de espécie para espécie;
- Exemplares selvagens são muito mais susceptiveis de entrar em situações de stress, e esse stress ter um impacto mais relevante no seu bem estar;
- As cobras são animais muito resistentes (estou aqui a falar em termos gerais e não especificando espécies mais sensiveis ou que necessitam de maiores cuidados), e não stressam tanto quanto parece ser o entendimento comum. Agitação não equivale obrigatoriamente a stress, e mesmo o stress tem um impacto muito variado consoante o seu nível e o exemplar em questão;
- O tipo de set up adequado à espécie em questão é um factor da maior importância, bem como, a meu ver, um set up que o estimule e promova a segurança. No entanto é de frisar que mesmo no caso de exemplares de espécies terrestres ou maioritáriamente terrestres a utilização de tocas (espaços fechados, relativamente apertados e escuros) não é uma necessidade absoluta. Eu conheço alguns exemplares que NUNCA utilizaram tocas, ao ponto que os seus donos as retiraram. Um espaço mais reservado, e algo protegido parecem ser as suas preferências;
- O manuseamento é, regra geral e na maioria das espécies, saudável desde que feito com bom senso e sem qualquer tipo de exageros. Pessoalmente não costumo ter os animais mais de 20 ou 30m fora dos seus terrários (o Azulinho menos

- Não confundir agressividade natural com agressividade induzida por stress. Por outro lado as reacções a situações geradoras, em potencial, de stress são muito distintas de animal para animal. Colocadas na mesma situação, duas espécies diferentes podem ter reacções muito diferentes (e.g. presença de animais ou crianças muito perto e com movimentos muito bruscos);
- As experiências positivas do animal promovem e reforçam o seu bem estar, auto-segurança, e são factores de redução de stress. Por outro lado as cobras são animais muito adaptáveis e que se habituam, de forma relativamente fácil, aos hábitos da casa e dos seus ocupantes. Como em tudo aqui existem espécies e exemplares mais complicados e nervosos mas nesses casos cabe ao dono reduzir potenciais factores de risco.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro
- Registado: quarta dez 05, 2007 6:25 pm
uii, de repente tantos post's!
desde ja quero agradecer a todos...
e quero colocar uma duvida... o meu gato realmente nao para de rondar o terrario mas o meu db nem parece muito importado, sera que neste caso posso dizer "as aparencias iludem"? =S
desde ja quero agradecer a todos...
e quero colocar uma duvida... o meu gato realmente nao para de rondar o terrario mas o meu db nem parece muito importado, sera que neste caso posso dizer "as aparencias iludem"? =S
Acho que o factor "personalidade" é muito importante, os factores que são extremamente stressantes para um exemplar de uma especie, nao sao nada stressantes para outro exemplar da mesma especie, cada aninal tem a "sua". É muito relativo, o que stressa uns nao stressa outros (na mesma especie).
Eu na minha Tashaka, nada parece encomoda-la, posso mexer dias antes da muda, dias antes de comer, no dia da alimentação, durante a alimentação, tudo (embora não o faça), só não acha piada a que lhe chateiem na pré-muda, ela em estado blue-eyes fica mais agressiva e na defensiva, embora nunca me tenha atacado nesse estado, só me atacou 1 vez por confundir o meu dedo com um rato (mas falhou
).
Estão é a faltar opiniões sobre saurios e quelônios pessoal
.
Doory, no teu tópico pretendes abranger anfibios?
Eu na minha Tashaka, nada parece encomoda-la, posso mexer dias antes da muda, dias antes de comer, no dia da alimentação, durante a alimentação, tudo (embora não o faça), só não acha piada a que lhe chateiem na pré-muda, ela em estado blue-eyes fica mais agressiva e na defensiva, embora nunca me tenha atacado nesse estado, só me atacou 1 vez por confundir o meu dedo com um rato (mas falhou

Estão é a faltar opiniões sobre saurios e quelônios pessoal

Doory, no teu tópico pretendes abranger anfibios?
<strong>