Força de cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

phoenix101
Membro
Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm

segunda ago 24, 2009 8:11 pm

Tenho um cão, que já fez 6 anos em Abril e pesa 26,500Kg.
Ele foi castrado com um ano.

Na maior parte das vezes, consigo conviver com os puxões dele. Ultimamente, sensivelmente desde Março, ando com uma dor no ombro direito, pescoço e na coluna cervical sinto formigueiro.

Isto, mantém-me preocupada. A juntar a isto, atirou comigo ao chão, há duas semanas, e levou-me de rasto.
Fiquei bastante magoada.

Sem ser levá-lo a uma escola, que dicas poderão dar?
Jessiiicaaa
Registado: segunda ago 17, 2009 1:02 pm

segunda ago 24, 2009 8:24 pm

Um treinador de cães já me disse que o cão gosta sempre de ser ele a "comandar" o passeio. Em vez de ser o dono a passear o cão, ele gosta de ser ele a passear o dono, e disse-me que nestes casos quando o cão começa a puxar devemos virar-nos na direcção contrária, ou seja ficamos a frente do cão. Depois ele vai novamente passar para a frente, uma vez que gosta de ser ele a controlar o passeio. Devemos fazer isto até ele caminhar ao nosso lado.
Não sei se isto funciona, porque nunca tentei. O método que eu usei foi usar a trela curta, ate ela se habituar a não puxar e caminhar ao meu lado. E resultou. :)
Última edição por Jessiiicaaa em segunda ago 24, 2009 8:25 pm, editado 1 vez no total.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda ago 24, 2009 8:25 pm

De imediato, recomendo-lhe uma ida ao osteopata: as massagens deles fazem maravilhas à nossa coluna. :wink: Estou a falar a sério, também já andei assim e foi o remédio que me foi recomendado, resultou às mil maravilhas.

No entanto, o trabalho do osteopata pode ser inutilizado se o cão não mudar de hábitos. Talvez o melhor para ele seja uma daquelas trelas com cabeçada, não sei como se chamam.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça ago 25, 2009 7:05 pm

Na minha opinião em passeio faz-se com e não contra o cão.
Não é tanto uma questão de treino é uma questão de companheirismo.

Para isto funcionar, os passeios devem ser diários e pelo menos dois por dia.
Se possível, uma parte do passeio deve ser sem trela - para o cão correr, saltar e gastar energia.
Uma causa importante da dificuldade em passear os cães é que os donos dão poucos passeios ao bicho e os que dão são 10 mn para fazer as necessidades.
Ponha-se no lugar dele - o passeio é a oportunidade de ser cão, de cheirar, ver a rua, estar com outros cães, de brincar.
Eles também precisam de libertar o stress...

Se não lhe é possível dar estes passeios tente, pelo menos, dar uns maiores ao fds.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ViveAprende
Membro Júnior
Registado: quinta jun 25, 2009 1:47 pm

quarta ago 26, 2009 12:38 pm

Olá!

O meu também puxa, mas não é sempre... Geralmente é quando vê pessoas (especialmente crianças, adora-as!) e cães. Mas só puxa porque quer ir dizer olá, é um cachorro, tem 10 meses, mas pesa cerca de 25 kg (se não for mais...). Já tentamos trela curta, trela longa, coleira normal, estrangulador, comando 'junto', contrariar (como explicou a user Jesiiica) mas parece que nada resulta... Mas também é uma luta com apenas 6/7 meses...

Ele anda numa escola de obediência, adora trabalhar e é muito inteligente! Aprende com muita facilidade. Noto que em termos de obediência está melhor, na medida em que acata as ordens em casa mais rapidamente e quase sem vacilar. Mas na rua nem sempre é bem comportado, só às vezes. E quando chego a casa, ou quando vão lá visitas é horrível, porque salta e magoa mesmo, apesar do treino diário e contínuo que recebe.

Passeia pelo menos 3 vezes ao dia, cerca de 20/30 minutos e ao fim-de-semana tem direito a bónus, vamos com ele para a serra e corre até cair! Ele adora, vê-se mesmo que fica feliz!

Haverá users interessados em auxiliar, dando conselhos ou dicas, para que ele acalme? Só o consigo levar à rua sem puxar se me fizer acompanhar de guloseimas, mas às vezes é complicado: saco do cócó, chaves, trela, biscoitos! Ufa... :|

À user que abriu o tópico quero dizer que partilho a sua dor :wink: Quase no sentido literal! É que o meu ''brutamontes'' deixa-me diariamente duas ou três nódoas negras nas pernas quando me cumprimenta ou para pedir atenção (quando cozinho, por exemplo). Desculpe usar o seu tópico, mas como o assunto é o mesmo achei que era melhor não abrir outro...

Cumprimentos
Ana
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta ago 26, 2009 4:29 pm

Olá,
Um conselho:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=77
Um abraço
ViveAprende
Membro Júnior

quarta ago 26, 2009 7:11 pm

boa tarde!

obrigado jofelix, mas tudo o que recomenda o artigo eu já tentei. Já li dezenas de artigos por esse ciber-espaço fora, em horas de pesquisa intermináveis...

Mas não desisto! Acho que tenho um cão ligeiramente hiper-activo, mas não baixo os braços! Todos os dias ele recebe treino, sempre que saimos aproveito para reforçar o ensinamento, tal e qual como recomenda o artigo.

Não perco a esperança, é o meu cão e eu adoro-o! Um dia vou poder usufruir mais da sua companhia, quando ele já estiver mais educado. Poderemos passear tardes inteiras mais que uma vez por semana.

Espero eu... :wink:

cumps
Ana
jofelix
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 7:47 pm

ViveAprende Escreveu:boa tarde!

obrigado jofelix, mas tudo o que recomenda o artigo eu já tentei. Já li dezenas de artigos por esse ciber-espaço fora, em horas de pesquisa intermináveis...

Mas não desisto! Acho que tenho um cão ligeiramente hiper-activo, mas não baixo os braços! Todos os dias ele recebe treino, sempre que saimos aproveito para reforçar o ensinamento, tal e qual como recomenda o artigo.

Não perco a esperança, é o meu cão e eu adoro-o! Um dia vou poder usufruir mais da sua companhia, quando ele já estiver mais educado. Poderemos passear tardes inteiras mais que uma vez por semana.

Espero eu... :wink:

cumps
Ana
Olá,
O teu cão não é diferente dos outros! Tens que ser paciente e insistir.
Se ele não te obedecer, cancela o treino e mete-o na jaula, mostra-lhe que se quer passear tem que ir junto a ti sem puxar.
Já agora, qual é a raça ?
Um abraço
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quarta ago 26, 2009 8:55 pm

cancela o treino e mete-o na jaula, mostra-lhe que se quer passear tem que ir junto a ti sem puxar.
E em que escola de treino lhe deram este sábio conselho ?

Parece-me dificil que o cão associe a punição em casa ao erro cometido na rua.
Mais ,a crate (se se trata de uma crate) é um local de protecção para o cão, não deve ser associado a castigo.
Em resumo, parece-me uma brutalidade sem sentido.
Não creio que haja uma única escola que dê um conselho destes.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quarta ago 26, 2009 9:36 pm

Vou-lhe dizer como fiz com a minha - mas era cachorrinha...

Ensine bem uma instrução básica - sentar, parar.
Pode ensinar em casa com a ajuda de biscoitos.

Na rua, quando começar a puxar, dê-lhe a ordem - pára, senta.
Premei-o com festas ou biscoito, se obedecer.
Recomece a andar.
E faça assim, sempre que começar a puxar.

Com a minha cadela resultou em pouco tempo.
ViveAprende
Membro Júnior

quinta ago 27, 2009 8:20 am

aisd Escreveu:Vou-lhe dizer como fiz com a minha - mas era cachorrinha...

Ensine bem uma instrução básica - sentar, parar.
Pode ensinar em casa com a ajuda de biscoitos.

Na rua, quando começar a puxar, dê-lhe a ordem - pára, senta.
Premei-o com festas ou biscoito, se obedecer.
Recomece a andar.
E faça assim, sempre que começar a puxar.

Com a minha cadela resultou em pouco tempo.
Já tentei... Aliás, todos os passeios faço isso, mas já la vão 6 meses e as melhoras são poucas. Nunca lhe bato, digo um vigoroso 'Não', mando sentar, ele senta e quando recomeçamos ele adianta-se. Aí eu paro imediatamente e repito. se ele vai ao lado e eu o elogio, ele fica tão contente que acelera o passo ao mesmo tempo que abana a cauda todo orgulhoso :lol:

É um enérgico SRD, meigo como mel, mas tontinho... :roll:

cumps
Ana
ViveAprende
Membro Júnior

quinta ago 27, 2009 2:20 pm

ViveAprende Escreveu:meigo como mel
:lol: Meigo como mel? Eu hoje estou meio parva... Quis dizer 'doce' como mel, claro... :wink:

cumps
Ana
jofelix
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 3:07 pm

Olá,
Se o seu cão estiver a saltar que nem um tolo em frente ao corredor antes de ir passear, por favor, não coloque a trela e leve-o a passear! Aquilo que o cão aprende é que comportamentos de histeria fazem com que tenha acesso ao que ele mais quer.

Peça que se sente e espere antes para ter acesso ao passeio. Se ele não se sentar, simplesmente vá embora e tente de novo dali a uns minutos. Talvez você tenha que se contentar apenas com um cão mais calmo no início, antes de pedir um senta e fica, mas assim que conseguir que ele esteja mais calmo, algumas vezes depois peça o tal senta e fica.

Dentro de poucas semanas o cão irá provavelmente estar imóvel, sentado enquanto você vai buscar a trela, veste o casaco, pega nas chaves e abre a porta. Ele não se atreve a mexer, com medo que você cancele o passeio nem que seja temporariamente. Lembra-se quando falei das oportunidades que surgem no dia-a-dia? Você irá tê-las, portanto quando as tiver, não as ignore.

A seguir é uma lista de comportamentos que você quer do seu cão. Isto pode incluir sentar-se em frente às pessoas para dizer olá, na vez de saltar para cima delas, deitar-se na cama na vez de pedir comida à mesa, vir quando é chamado, e o favorito de todos, ir buscar o jornal! A lista é sua escolha.

Eu recomendo que se o seu cão puxa na trela que corra à loja de animais mais próxima e compre um halti harness. Estas novas trelas não ensinam o seu cão a não puxar mas tornam os seus passeios bem mais fáceis, na medida em que é mais fácil segurar e manter o cão perto de si, sem que este lhe arranque o braço!

Depois peça ajuda a um treinador positivo para lhe dar as técnicas de como pode ensinar o seu cão a andar sem puxar, na trela. Mas esta trela permite-o ter passeios mais relaxados e focar-se entretanto noutras coisas como brincar, treinar sentas ou simplesmente gozar dos passeios.
Fonte: http://www.itsallaboutdogs.net/sabiaque_5.htm

Quando eu digo para cancelar o treino, estou a seguir a opinião de outros, para os meus P.A. segui o método mencionado pela Jessiiicaaa e resultou na perfeição, basta um pequeno puxão e o comando "junto" para obedecer e no principio também queriam mandar.
Tens que ser paciente e repetir até ele obedecer.
Não podes ceder nem ter pena do teu cão, porque só assim obterás resultados.
Aisd disse:
Na minha opinião em passeio faz-se com e não contra o cão.
Não é tanto uma questão de treino é uma questão de companheirismo
Não é possível passear com o cão se ele não me obedece e puxa, isto só pode ser válido após a obediência, pois o companheirismo tem que ser reciproco

Um abraço
ViveAprende
Membro Júnior

quinta ago 27, 2009 3:36 pm

jofelix Escreveu: Dentro de poucas semanas o cão irá provavelmente estar imóvel, sentado enquanto você vai buscar a trela, veste o casaco, pega nas chaves e abre a porta.
Oi,
ele não fica eufórico quando vamos sair, e já aprendeu que primeiro espera que eu entre ou saia de casa e dê a ordem para ele fazer o mesmo. Já nem preciso de mandar sentar porque ele já faz sozinho.

Costumo dizer que tenho um cão perfeito, exceptuando este 'pequeno' defeito. É obediente, equilibrado, inteligente e meigo... só falha neste ponto, dos passeios e dos cumprimentos...

cumps
Ana
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta ago 27, 2009 6:42 pm

Jofelix,

desculpe mas não tive paciência para ler a totalidade do link que indicou.
Se leu a minha intervenção oe que eu critico não é a interrupção do treino é o uso da crate como meio punitivo e já passado algum tempo da asneira cometida pelo cão.

É isto que me parece ser contra todas as regras de ensino canino.

A ideia que segui no treino a minha cachorra é que primeiro temos de assegurar a atenção do cão.
Quando um cão - em especial, um que não sai muito - sai à rua é atraído pelo movimento, cores, cheiros, luzes, que são muitos e novos.
Naturalmente fica maluco, eufórico - daí que também seja bom sair muitas vezes com o cão de forma a banalizar a experiência.

Uma ordem banal mas bem conhecida do bicho e que ele obedece automáticamente tem 2 vantagens - corta a excitação e prende-lhe a atenção.
Torna mais fácil a quem quer ensinar e ao cão, o que se segue.
Com cachorros é mais fácil mas dizem-me que deve funcionar com cães de qualquer idade - apenas é preciso mais teimosia...
Um dono atento vai intuir a melhor forma de actuar com o seu cão.
Nem todos os cães são iguais, não se pode ensinar sem conhecer o bicho.
É um diálogo com o animal.
Este diálogo, para mim, é o que de mais valioso se extrai de ter um cão.
Responder

Voltar para “Cães”