Se não resultar, é simples, é procurar um bom dono para um belo golden retriever e está o assunto resolvido

Moderador: mcerqueira
PCSV Escreveu:olá caros amigos...
Tenho um problema de já a 2 messes....
Como já disse aqui varias vezes onde eu moro e só vivendas e todas com animais maioria cães e cada um passeia o seu seu quando quer pois até temos bons espaços para passeios e muita zona de jardim onde é possível os animais estarem.
Contudo tenho um vizinho que desde a 2 meses eles não passeia o cão o cão passeia-se a si mesmo, explicando melhor ele as 7h da manha solta o cão e deixa o cão andar a solta até +ou- as 8 da noite o cão é um Golden retrivier sendo um cão grande quando passeio os meus o cães ele tem sempre a mania de vir cheirar e quando os meus começam a reclamar ele AMOSTRA OS DENTES eu costumo separar os pequenos arrufos, mas quando o cão me rosnou isto mudou de figura pois um dentada dele e eu já fui...
o dono já foi avisado e com muita educação por mim e mais moradores mas para ele tanto faz deixa sempre o cão a solta das 7h as 8h eu agora para passear os meus pequenos leve-os de carro e vamos até a um parque germinado com café e rio... e ai não tenho problemas, pois tenho medo de que o cão ferre aos meus e mim também, com a minha cadela (fofa) é diferente o cão coloca-se a milhas pois ela e de poucos amigos.
E o que eu gostaria de saber é o que é que eu posso fazer para que o dono prenda o cão dentro do interior da propriedade, mas não quero fazer queixa as autoridades e depois que lhe seja retirado o cão.
Que posso eu fazer ?
Importa-se de indicar qual o número do decreto-lei e o parágrafo ou artigo em que isso está estabelecido?casota Escreveu:boa noite informo k ao abrigo da lei o cão pode andar solto desde k o dono esteja por perto e k ele nao seja uma ameaça publica
abraço
3. P - Como devo proceder para circular na via pública com um cão ou com um gato?
R - O animal deve usar uma coleira ou peitoral, com o nome e o contacto do detentor e, tratando-se de animal perigoso ou potencialmente perigoso, deve sempre circular com açaimo e com trela; para os restantes animais é suficiente o uso de trela ou de açaimo.
(Art.º 7º do D.L. nº 314/2003, de 17 de Dezembro)
Olá,casota Escreveu:boa noite informo k ao abrigo da lei o cão pode andar solto desde k o dono esteja por perto e k ele nao seja uma ameaça publica
abraço
http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/c3fb530030e ... a,c%C3%A3oAcórdão do Tribunal da Relação do Porto
...
IV. DISPOSITIVO
Nestes termos e com os fundamentos mencionados, no
total provimento do recurso interposto pelo recorrente C………., quanto à matéria penal e,
parcial provimento quanto à matéria cível, em consequência, revogar a sentença recorrida, nos seguintes termos:
1. condena-se o arguido B………., enquanto autor material, por comissão por omissão, na forma consumada, pela prática de um crime de ofensa à integridade física por negligência, p. e p. pelo artigo 148/1° C Penal, na pena de 75 dias de multa à taxa diária de € 7.00, o que perfaz a multa global de € 525.00;
2. condena-se o arguido, demandado cível a pagar ao assistente, demandante cível, a quantia de € 750,00,
absolvendo-o do restante peticionado.
Custas da parte criminal pelo arguido fixando-se a taxa de justiça em 4 Uc,s e da parte cível, por demandante e demandado, na proporção do decaimento.
Informo que o amigo está mal informado. Todos os cães que circulem na via pública devem andar de trela ou açaimo, e no caso dos cães de raças potencialmente perigosas, de trela e açaimo. Em qualquer dos casos, devem estar SEMPRE acompanhados pelo dono. Não é estar 'por perto', é mesmo a acompanhar o cão.casota Escreveu:boa noite informo k ao abrigo da lei o cão pode andar solto desde k o dono esteja por perto e k ele nao seja uma ameaça publica
abraço