anubia doente?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

segunda ago 17, 2009 12:43 am

tenho um plantado de 54lts onde coloquei musgo de java anubias e uma oute erva rasteira que não sei o nome, mas o logista disse que era a usada para fazer "relvado", acontece que a monha anubia começou a ganhar umas manchas castanhas hoje retirei-a do aquario e limpei-a e vi que saiu tudo, mas seundo consegui apurar é um fungo, ou seja ainda deve estar no aquario prestes a atacar de novo, gostaria que me ajudassem a seber se é mesmo de um fungo que se trata, e como iluminá-lo.

ja agora acho que a ilumiação é a correcta 2x 18w=36w o logista disse que era a indicada. bichinhos tenho so os inevitáveis caracois que estou a tentar reduzir a população para apenas um, o que não está facil, lol, 6 camarões red cherry e 5 neons, vou colocar outras esoecies mas não por agora
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

quarta ago 26, 2009 7:08 pm

fcneto, teste os parametros da agua ( amonia, nitritos, nitratos , ph ) antes de tratar o aquario, veja se estão dentro dos valores de referência. certifique-se também de que os residuos de ração ou excrementos não serão a causa do aparecimento do fungo). verifique claro a temperatura também.

nas lojas da especialidade encontra fungicidas eficazes, eu tive que usar um para os meus guppys, mas já foi há uns anos e não sei o nome( também não se aplicava para a sua situação)
veja como fazer para proceder ao tratamento, os meus peixes estiveram de quarentena durante o tratamento.

tenho que reciclar os meus conhecimentos, mas ainda me lembro de alguma coisa, depois diga como resolveu. :wink:
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
bastet1
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 7:15 pm

já agora... em relação às lampadas a anubia necessita de pouca iluminação, 36 w para 54 lt acho muito, mas alguém mais conhecedor poderá ajudá-lo,
... com esta conversa toda ainda vou ao sotão buscar o aquario! já tenho saudades !
boa sorte :lol: :lol:
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

PDGM
Membro
Registado: sábado dez 20, 2008 7:10 am

quarta ago 26, 2009 9:09 pm

Se tu tiras-te a planta da água, limpás-te e saiu, é pq a planta não está doente.

Isso castanho é um tipo de algas, que alguns sites dão o nome de cianobactérias, costuma aparecer em montagens recentes. Limpa as que conseguires a mão, e faz algumas tpa"s que em breve deves ter o problema resolvido.

Porta-te!
fcneto
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 8:22 am

sim, á tinha resolvido o problema, reduzi a iluminação de 10 para 7 horas e reduzi tambem a quantidade de 36 para 18 pois o volume de agua é 45 litros aprox... fiz mal as contas, e aumentei em 5 os red cherry para comerem as algas, está a resultar e assim evito os quimicos :wink:
bastet1
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 10:53 am

boa :wink:

fcneto
Membro Veterano

sexta ago 28, 2009 9:39 am

e como o tempo de iluminação ficou reduzido pus uma luz DIY de 5w que liga meia hora antes da iluminação e depois fica mais duas horas ligado depois da iluminação mais forte, assim não faz mal as plantas e permite-me conseguir observar os peixinhos a andar de um lado para o outro :wink:
Responder

Voltar para “Peixes”