Dúvida acerca do ciu

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

sexta ago 29, 2003 10:16 am

Oi pessoal!

Tenho uma dúvida acerca do ciu que gostava de debater convosco.
Embora tenha já uma gatinha com dez anos, não me recordo muito bem a que idade ela teve o primeiro ciu, mas penso que foi por volta dos 6 ou 7 meses.

Agora tenho a Becky que tem 5 meses e gostava mesmo de saber para estar preparada!!! :p

O ciu dos gatos é realmente sempre por volta dos 6, 7 meses ou tem a ver com as alturas do ano?

Dizem-me que não tem a ver com a idade mas que será em meados de Fevereiro.

Será que me podem dar as vossas opiniões caros amantes de gatos?
:D :D :D

Beijinhos.
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta ago 29, 2003 10:51 am

Bom ... em primeiro lugar, é cio e não ciu. Já tirei a sua primeira duvida hehe :p

Aparte desta brincadeirinha, só posso adiantar que o cio das gatas não é assim tão regular. Já tive uma gatita que o 1º cio foi aos 5 meses, tb já tive outra que só teve quase com um ano.

Agora essa da altura do ano ..... alguém saberá responder?

Por mim nunca ouvi tal coisa, mas como não sou nenhum expert na matéria....

Miguel
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

sexta ago 29, 2003 10:52 am

:lol: :lol: :lol:

O cio das gatas pode ser a partir dos 3 meses segundo o meu vet, se bem que normalmente o 1º é por volta dos 5 ... a minha Maga teve o dela aos 5 meses ... :D :D parecia uma esfregona a roçar-so por todo o lado (nessa altura ainda era unica na casa) ... aos 6 meses esterilizei-a ...
Agora ha a Charlie ... tem dois meses ... se ficar comigo lá terei que estar atenta ao 1º cio para a esterilizar em seguida pois tenho o Samuel com 4 meses e não quero surpresas e não o queria esterilizar antes dos 8 meses ... ;)

A ideia dos meses é mito ... ou coincidencia

Jokas
ChinaBlue
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sexta ago 29, 2003 11:02 am

Eu tenho duas gatinhas que tiveram o cio aprox aos 6 meses de idade. A Margarida chega a estar meses seguidos e a fazer um barulhão, enquanto que a Teresa, anda ali 3 ou 4 dias e nao se dá por ela. Segundo a minha vet o cio dos gatos pode ser desencadeado por várias situações e utilizando as palavras dela : "dias mais claros durante mais ou menos tempo, uma borboleta a passar, o senhor do gás que foi lá a casa...". Eu achei piada mas acho k é isso realmente que se passa.

Beijinhos
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta ago 29, 2003 11:06 am

Bernardinha Escreveu: o senhor do gás que foi lá a casa...".
O Sr do gás devia ser um Sr gatão, não? :lol: :lol: :lol:
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta ago 29, 2003 11:20 am

Os ciclos hormonais das gatas, tal como nas mulheres, têm única e exclusivamente a ver com o amadurecimento do organismo e quando está preparado para procriar, manifesta-se!!! ;)

Não estou a ver um ovário a olhar para o calendário e a dizer "bem estamos no mês X, está na altura de bradar aos 7 ventos..." :lol:
carlaaoliveira
Membro Veterano

sexta ago 29, 2003 11:22 am

Na próxima semana vou levar a Becky à vacinação e aí vou perguntar à vet. a opinião dela também!
Para já ela parece ainda um bébé!Só faz asneiras...
Obrigado pelas vossas opiniões.
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

sexta ago 29, 2003 11:24 am

Olá
Eu também não sou uma expert, mas poso falar da minha experiência.
Os meus gatos que eu tive quando era pequna foram sempre operados quando faziam os 6 meses, segundo o que tenho ouvido dizer agora, inclusivé ao vet. ele diz que é por volta dos 8/9 meses. O tigrinho tem 5 meses e já começou com umas atitudes estranhas. Portanto não tarda muito e lá vai ele à faca. :cry: :cry:
em relação a gatas só tive uma que era a Kikas e reparei um dia por volta dos 4/5meses que ela tinha de vez enquanto uma perdazita de sangue. Foi logo ao vet. que me disse que era normal ( nunca tinha visto isto!!!) que estava a começar a ser adulta. Bom, por volta dos 6 meses foi esterilizada e ficou óptima.
Lamento não poder ajudar mais.

P.S. Os antigos tinham um dito que era " Janeiro é altura de ir às gatas"?????? Nunca percebi, mas os antigos têm ditos por vezes muito acertados
Beijinhos
carlaaoliveira
Membro Veterano

sexta ago 29, 2003 11:30 am

Obrigado Brum!
Já começo a ficar stressada só de pensar nessa da faca!Afinal de contas já tenho a Licas com dez anos e quando penso no que passei com ela!!!!Ela não reagia à anestesia e ficou quase 24 hora anestesiada, tive de levá-la no dia seguinte novamente para o vet. pois estava a entrar em pânico.
Beijo ao Tigrinho.
:p
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta ago 29, 2003 12:06 pm

Brum Escreveu: em relação a gatas só tive uma que era a Kikas e reparei um dia por volta dos 4/5meses que ela tinha de vez enquanto uma perdazita de sangue. Foi logo ao vet. que me disse que era normal ( nunca tinha visto isto!!!)
Perda de sangue nas gatas??? Estranho :o
As gatas não sangram no cio, o óvulo só se solta durante o coito!!

As cadelas é que têm um ciclo semelhante ao das mulheres. O óvulo amadurece, liberta-se (independentemente da existência de coito ou não) e, se não for fecundado, é expelido sob a forma de sangue...

Essa de ser normal uma gata sangrar durante o cio é absolutamente nova para mim!!! Tenho uma gata que foi lá para casa com 8 dias, só foi esterilizada com 4,5 anos e nunca lhe vi uma gota de sangue que fosse (ela tinha cios quase semana sim, semana não!)
Brum
Membro Veterano

sexta ago 29, 2003 12:09 pm

A Kikas reaguiu bem.Tadinha fez-me tanta pena quando a fui buscar vinha meia a dormir e só levantou a cabeça quando me viu e deu um miarinho, como que a dizer " viste-me buscar, leva-me para casa e dá-me miminhos" . foi tão doce!!!
Tirei dois dias de férias e fiquei dia e noite com ela. A calmaria só durou até ela despertar completamente da anestesia, a partir dai foi uma guerra com o "body" que tinha , a guerra foi tanta que consegui rasgar tudo. Resumindo e conclindo fui á farmácia, comprei os apetrechos todos e inha que lhe fazer o penso duas vezes por dia. Mas valeu a pena. Recuperou muito bem e hoje em dia é uma gata feliz e chei de genica.
com os gatos é mais fácil, dá-me ideia, quanto mais não seja pelo facto de ser só anestesia local, portanto de mais rápida recuperação. A ver vamos como se vai portar o Tigrinho

Lambidelas amigáveis do Tigrinho
Brum
Membro Veterano

sexta ago 29, 2003 12:13 pm

Pois é Noggy
Eu também nunca tinha ouvido nada parecido. O que é certo é que nunca mais aconteceu e a Kikas hoje em dia vai ao vet. com a regulararidade normal e está tudo bem. Se calhar a vet. disse-me aquilo só para me calar, porque eu achei tudo aquilo estranho e cheguei lá muito stressada :oops: :oops:
Enfim, tudo está bem quando acaba em bem!!!
Beijinhos
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

sexta ago 29, 2003 12:16 pm

Ainda bem que a gatinha está bem! ;)

É que também nunca tinha ouvido tal! :o Quer dizer, já ouvi pessoas que pensam, por desconhecimento, que as gatas têm um cio como as cadelas, mas nunca tinha ouvido dizer que tal, de facto, tenha acontecido!...

Mas, volto a dizer, ainda bem que tudo está bem! :lol:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta ago 29, 2003 12:17 pm

OLÁ!

Pois, de facto, é muito estranho haver sangue nas gatas! :o :o :o
Nunca tal vi, e tenho três!
Agora em relação á altura do ano, quero dizer o seguinte: o meio não é um factor (variável) a ignorar! Todo o desenvolvimento resulta da conjugação dessas duas variáveis: interna (organismo, a sua maturação) e externa (o meio). Pode ter mais ou menos peso, segundo as espécies e segundo o aspecto do desenvolvimento focado, mas nunca está de lado.
A duração da luz (dias mais longos ou menos) e outros pontos influenciam.

Fiquem bem!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

sexta ago 29, 2003 12:54 pm

Bernardinha Escreveu: Eu tenho duas gatinhas que tiveram o cio aprox aos 6 meses de idade. A Margarida chega a estar meses seguidos e a fazer um barulhão, enquanto que a Teresa, anda ali 3 ou 4 dias e nao se dá por ela.
E ainda não foram esterilizadas?! :o :(
Responder

Voltar para “Gatos”