cão rebelde

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Anji
Membro Júnior
Registado: segunda jul 06, 2009 11:01 am

quinta ago 27, 2009 10:58 am

Olá a todos,
adoptei uma cadela, através de uma instituição de animais abandonados, sem raça definida e que neste momento tem 5 meses.
ela "tira-me do sério" :evil:
- pega na bacia da ração e vira tudo
- é completamente "eléctrica". quando vem alguém a minha casa ela literalmente NÃO PÁRA
- faz xixi e cócó em todo o lado
- quando tento ir com ela à rua ela fica muito irrequita quando vê carros e pessoas. mal a consigo segurar.
- tive de comprar uma coleira pois ela o peitoral conseguia tirar

enfim....
adoro-a mas é complicado faze-los ver as asneiras que eles fazem....
agradeço conselhos sobre a melhor forma de agir, ou melhor, tentar educá-la.

OBRIGADA
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

quinta ago 27, 2009 12:56 pm

Anji Escreveu:Olá a todos,
adoptei uma cadela, através de uma instituição de animais abandonados, sem raça definida e que neste momento tem 5 meses.
- é completamente "eléctrica". quando vem alguém a minha casa ela literalmente NÃO PÁRA
- quando tento ir com ela à rua ela fica muito irrequita quando vê carros e pessoas. mal a consigo segurar.

enfim....

OBRIGADA
Olá!

Há quanto tempo tem a cadela em casa?
Já tentou treiná-la de alguma forma para não fazer esse tipo de coisas?
Onde é que ela está (dentro de casa, quintal, canil...)?
Passa muito tempo sozinha?
Tem comida à disposição o dia todo?

Para podermos dar-lhe algumas dicas, é importante perceber o ambiente que rodeia a cadela...
kikra
Membro
Registado: terça jul 22, 2008 11:04 am

quinta ago 27, 2009 2:13 pm

Boa tarde!
Isso pode ser agora de inicio a forma de ela chamar a atenção mas voçê terá de a ensinar a se comportar, acredite que o meu menino era assim e agora está muito calminho tirando a parte de fazer xixi por todo o lado :twisted: ...
De qualquer das formas tudo isso tem "cura" só não cometa o crime de a mandar novamente para uma instituição porque não lhe apetece ter o trabalho de a ensinar. Isso peço-lhe! é que muitas pessoas acabam por fazer isso mas qdo adoptamos um animal já devemos ter consciencia que a nossa vida vai mudar, em vez de agirmos por impulso temos antes que actuar com responsabilidade porque no fim os animais é que sofrem.
Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

quinta ago 27, 2009 2:43 pm

Anji,

tenha firmeza e consistência, recompense as boas maneiras e ignore o resto, se a cadela está a tentar chamar a atenção assegure-se que tal não acontece. Lembre-se que vai demorar alguns dias ou semanas até a sua cadelinha aprender, primeiro aprenda a comunicar com ela. Perceba a que é que ela reaje melhor. Há cães que adoram as recompensas através de comida ou guloseimas e outros a brincadeiras, como p.e. jogar bola.

Se não conseguir procure ajuda de alguém experiente, mesmo que não seja um treinador, mas alguém que tenha cães e que saiba lidar com eles.

P.f. não desista, e boa sorte.
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

quinta ago 27, 2009 3:13 pm

Anji Escreveu:Olá a todos,

enfim....

OBRIGADA

a sua cadela é apenas um bebé... tem que ter paciência, tal como as crianças pequena fazem asneirolas.

1º--arranje comedouros com borracha antiderrapante em inox, ela não vai virar mais :wink: ( são mais acessiveis nas lojas de utilidades domesticas )

2º--para treinar os xixis e cocós existem sprays que fidelizam o cão à zona que o dono pretende utilizar para wc, eu já usei numa cadelinha de que fui FAT e resultou. e era no terraço, se for dentro de casa ( na lavandaria ou assim penso que resultará ainda mais depressa) porque o spray é quase inodoro para humanos mas muito estimulante para os cães.

esta solução é válida enquanto for bebé, entretanto vá treinando para ir à rua regularmente passear e fazer as necessidades.

3º-- seja corajosa e paciente coma sua cadelinha, vai ver que recompensa, leia muito e pesquise. fale com vizinhos e amigos que já tenham mais experiência e... acima de tudo não desespere!! :wink:

o seu animal deve ser fonte de alegria e não de stress. comportamento gera comportamento , se ficar ansiosa e enervada ela vai sentir e reagir da mesma forma, o que tornará o treino muito mais dificil.

desejos de muito boa sorte e serenidade.

:D
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Anji
Membro Júnior

quinta ago 27, 2009 3:28 pm

Olá.
Obrigada a todos/as pelas v/s respostas e conselhos.

agora respondendo ás questões colocadas pelo MARCOLIV:

Há quanto tempo tem a cadela em casa
à +/- 3 meses

sim. qd a apanho em "flagrante" dou-lhe uma palmada, mas n resulta

num terraço que dá acesso à parte de baixo da casa. é um quadrado com cerca de 5x5 mt. e uma escadaria

sim. eu e o meu marido trabalhamos por isso só por volta das 17h30 chegamos a casa

sim. coloco a ração de manha antes de ir trabalhar e deixo ficar. mas por coincidência (ou não) ela só mexe na bacia do comer dela qd estamos em casa (talvez para chamar a atenção)

agradeço comentário.
mais uma vez obrigada por tudo
Xelele
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 3:37 pm

Anji Escreveu:Olá.

à +/- 3 meses

num terraço que dá acesso à parte de baixo da casa. é um quadrado com cerca de 5x5 mt. e uma escadaria

sim. eu e o meu marido trabalhamos por isso só por volta das 17h30 chegamos a casa

sim. coloco a ração de manha antes de ir trabalhar e deixo ficar. mas por coincidência (ou não) ela só mexe na bacia do comer dela qd estamos em casa (talvez para chamar a atenção)

agradeço comentário.
Devia levá-la à rua 2 a 3 vezes por dia para fazer as necessidades, exercício, socializar, conhecer a vizinhança e explorar o ambiente.

Nunca se dá palmadas :( , basta o firme comando não e ignorar as asneiras.

Dê comida de manhã e à noite na dose correcta e fique perto dela a incentivar a comer, assim regula melhor o apetite e as horas de defecação.

Acho que devia ler umas coisas sobre treino de cães e se calhar dedicar mais tempo a educar a cadela, pode ter a certeza que a recompensa é muito grande - um cão educado, asseado e sociável. :wink:

Fez bem em vir ao fórum, concerteza muita gente vai ter bons conselhos para lhe dar.

Boa sorte com a sua cadelinha.
marcoliv
Membro

quinta ago 27, 2009 4:08 pm

Anji Escreveu:Olá.

à +/- 3 meses

agradeço comentário.
Anji,

acho que aqui tem a resposta da causa de todos os seus problemas!

Na minha opinião a Anji não estava devidamente informada/preparada para ter um cão, e acha que tudo o que ele faz de mal é culpa dele, por ser um cão rebelde! Eu digo isto, não o entenda como uma ofensa ou uma provocação, porque passou-se exactamente o mesmo comigo. Achava que os meus cães eram mal educados porque faziam isto e aquilo! Hoje percebo ainda muito pouco de cães, mas posso sem dúvida afirmar que sei 100 vezes mais do que sabia antes, e percebi que quem estava errado era eu :oops: ! Os cães não tem a percepção do nosso certo ou errado. Para eles, quando você chega a casa é uma alegria enorme, e só querem saltar-lhe para cima. Não percebem se a roupa que tráz vestida é aquela que se pode sujar ou não. Nem percebem se aquele é o local certo para fazerem os xixis e cocós, porque para eles é-lhes indiferente! Tem que ser a Anji a mostrar-lhes isso.
O que eu lhe aconselho, é a procurar muita informação na internet, e existe muita, não só em foruns, e depois seleccioná-la para tentar separar o trigo do joio.
Daquilo que me parece, todos os comportamentos dela sao justificados pelas condições que a envolvem:

O espaço onde ela se encontra é bastante limitado, e passa muito tempo sozinha. Daí que quando vê alguém fique muito excitada. E quando tenta levá-la à rua, ainda mais... Deve, na minha opinião de leigo, tentar diminuir o intervalo de tempo em que está sozinha e tente arranjar-lhe distracções para passar o tempo. Existem uns brinquedos (da marca Kong) que os entretêm umas boas horas...
Relativamente à ração, pode experimentar por-lha disponível apenas em determinadas alturas do dia: tipo 20min de manhã e 20 min à noite.
Relativamente às palmadas em flagrante, acho que em determinadas alturas podem ser milagrosas, mas nunca devem ser utilizadas sistematicamente porque não irão produzir qualquer efeito (voz da experiência).
Da minha experiência, aconselho-a a pesquisar sobre métodos de treino positivo. Para mim revelaram-se muito produtivos, e fortalecem muito a relação cão/dono.
Mas isto é só a minha opinião.
Como lhe disse, perca algum tempo a pesquisar, e vai ficar espantada com o que afinal pensava que sabia. Eu pelo menos fiquei! :D
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta ago 27, 2009 6:43 pm

Nunca se dá palmadas? :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

quinta ago 27, 2009 7:31 pm

Basicamente, se a tem há 3 meses, o mau comportamento do animal é culpa dos donos não é do animal. Com a idade com que ela foi para a sua casa se a tivessem educado em condições não teria problemas.
Recorra a alguém que realmente tenha formação em comportamento animal, porque se não conseguiu ensinar coisas básicas como as necessidades no lugar certo, etc. no futuro, a falta de conhecimentos aliados à má educação que o animal recebe podem vir a ter mais consequências.
Ninguém nasce ensinado, por isso mesmo, o melhor que pode fazer é consultar um profissinal.

A bacia da comida é fácil, coloca a comida, ela come e você retira a bacia. Não se deve esquecer que ainda é um animal muito novo e que deve ser alimentado várias vezes por dia.

Quanto à energia dela, os animais da idade dela costuma ter muita energia, por isso, você não estará a exercitá-la pouco?
Com exercício adequado, o problema da energia deve passar e com isso também o comportamento dela em casa deve melhorar juntamente com alguma educação.

No que diz respeito às necessidades, a cadela ainda é nova, não aguenta muito tempo sem as fazer, isto aliado à falta de tempo que parece que os donos dedicaram a ensinar o local adequado a ela, com o método errado...
Experimente perder mais tempo com ela para a ensinar o local certo, leve-a também a passear após as refeições para ela ir aprendendo a fazer na rua.

Quanto ao comportamento dela na rua, parece-me o comportamento de um animal que tenha saído pouco e que tem muita energia acumulada...e que nunca foi ensinado a andar de trela.
Exercite-a, passeie mais tempo com ela, e ensine-a a andar de trela.

Nenhum dos comportamentos que descreve da sua cadela se resolvem com palmadas, são comportamentos que em nada justificam que apanhe palmadas. Por isso, pesquise outras formas de a educar, veja os métodos positivos.
Anji
Membro Júnior

sexta ago 28, 2009 7:57 am

Obrigada a todos pelos conselhos.
isto é tudo mt novo para mim e não só a minha cadela se está a habituar a mim, como eu tb ainda me estou a habituar à convivência com ela.
espero que com pesquisas e opiniões dos mais entendidos na matéria, as coisas melhorem.

Marcoliv,
pode pf dizer-me onde posso encontrar esses brinquedos da marca "Kong"?

Em anexo, foto da "traquina" :D

Imagem[/url]
marcoliv
Membro

sexta ago 28, 2009 8:13 am

Existem à venda em diversas petshops online, como por exemplo aqui.

Não consigo ver a sua traquina :(
Anji
Membro Júnior

sexta ago 28, 2009 8:47 am

eu não consegui colocar a foto.
só consegui associá-la ao meu perfil.

consegue? :D
Xelele
Membro Veterano

sexta ago 28, 2009 9:24 am

AcTiOnGiRl Escreveu:Nunca se dá palmadas? :roll:
Para a educação e treino básico, acho que não, porque não resulta.

A minha cadela já levou duas ou três palmadas, em quase dois anos que está comigo: uma vez ainda pequenina mordeu-me no nariz, e aí foi reacção imediata, e das outras vezes por desobediência seguida ao comando não enquanto roía as pernas da mesa ou outra coisa do género, já não me recordo exactamente o quê. E das duas vezes o resultado foi permanente, nunca mais cometeu as mesmas proezas, se calhar porque as palmadas são mesmo uma excepção à regra.
marcoliv
Membro

sexta ago 28, 2009 9:47 am

A sua cadela é muito bonita! :)

Aproveito para lhe deixar aqui umas "luzes" daquilo que é a base do treino positivo.
Imagine um ser que apresente comportamentos. Sejam eles provocados pela genética ou pelo ambiente e que aprende de uma forma semelhante à nossa, ou seja, pelo Reforço.

Para ter uma ideia de como funciona, vamos supor que ao ir para o trabalho ache uma nota de Dez Euros em baixo de uma determinada árvore... eu não preciso dizer que qualquer pessoa passaria a olhar sempre para o mesmo local todas as vezes que passasse por lá, até que depois de muito tempo sem achar mais nada desistisse, porém se achasse com regularidade, certamente sempre olharia para lá e até mesmo arrumaria um jeito de passar por lá.

Em uma outra ocasião, uma pessoa é parada por um carro da polícia com as luzes acesas por estar com a lanterna do carro quebrada e ainda toma uma boa multa... seria natural que essa pessoa sentisse um frio correr pela espinha todas as vezes que visse um carro de polícia atrás dela com as luzes acesas.

Para ficar mais bem explicado a questão do Reforço, vamos ver de onde ele surgiu... a psicologia animal surgiu de maneira a apoiar a teoria evolucionaria darwiniana, já que esta sofria grande oposição, vários pensadores surgiram, um deles foi Skinner, que acabou se interessando pelo trabalho de outro chamado Pavlov.

Diferentemente de Pavlov que se interessou pelo Reflexo Condicionado, ou seja, quais seriam as alterações fisiológicas no organismo frente a um estimulo previamente condicionado, Skinner se interessou pela reação comportamental do organismo. Essa reação ele chamou de Operante, pois ela opera, age no meio.

Skinner chegou à conclusão de que o que determina o Comportamento é o Reforço, e chamou esse aprendizado de Condicionamento Operante.

Em experiências no seu laboratório, viu que o Reforço pode ser uma Recompensa ou uma Punição e estes ainda podem ser Positivos ou Negativos.
Positivo (+) no sentido de se introduzir, adicionar algo e Negativo (-) no sentido de se retirar, subtrair algo.
Neste caso o Reforço pode ser:

-Recompensa Positiva (apresenta-se um estímulo agradável contingente a um comportamento; dá-se um petisco, por ex.).

-Recompensa Negativa (retira-se um estimulo aversivo contingente a um comportamento; afrouxa-se o enforcador por ex.).

-Punição Positiva (apresenta-se um estimulo aversivo contingente a um comportamento; dá-se um tranco no enforcador por ex.).

-Punição Negativa (retira-se um estimulo agradável contingente a um comportamento; retira-se a nossa atenção por ex.).

Continuando as suas pesquisas em seu laboratório, e após testar várias combinações diferentes. Viu que o melhor esquema de reforço, o que produzia os melhores resultados e o que levava a uma curva de extinção maior, seria:

- Recompensa Positiva (R+)
- Punição Negativa (P-)

Seus experimentos também demonstraram que o uso da Punição Positiva não é tão eficaz quanto se imaginava. Se fosse realmente eficaz, iria reduzir o numero de respostas na curva de extinção (nº. de respostas esperado em uma extinção e como elas se dão) de um determinado comportamento. O que ele viu empiricamente foi uma supressão inicial das respostas, mas assim que a punição cessou o numero de respostas voltou ao esperado, até a extinção, que se deu pela ausência de reforço.

Por outro lado, o comportamento que se mostrou mais "resistente" a extinção foi adquirido com o uso do R+ de uma forma aleatória, após o condicionamento inicial.
Fonte: Aqui
Responder

Voltar para “Cães”