!Pedigree ou Lop???
Moderador: mcerqueira
Boa noite!
Estou já à algum tempo a pesquisar e a investigar criadores da raça que eu mais adoro: o Bouledogue Françes. A minha intenção e o meu sonho de já algum tempo atrás é ter um cachorinho dessa raça, acho-os simplesmente adoraveis.
Durante a minha pesquisa encontro vários criadores e diferentes ninhadas, umas com LOP, outras com pedigree, outras sem uma coisa nem outra...
Vejo criadores em que posso visitar o local e outros que nao.
Já cheguei mesmo a ligar para um criador em que vende ninhadas com pedigree, onde não posso visitar o local pois os caes sao importados, só tenho que escolher a cor e ele aparecess-m a casa (o que eu acho um pouco suspeito, pois pareccesse que tá a falar de "sacos de batatas")...
Gostava entao de saber a vosso opiniao sobre aquilo que devo procurar e se possivel mesmo onde procurar?
Pedigree ou LOP?
ps: na compre de um cachorro com pedigree ou LOP é nos entregue algum documento comprovativo do mesmo? (desculpem lá por parecer idiota a perguntar isto, mas é uma duvida que me assombra já à algum tempo)
Agradeço resposta.
Estou já à algum tempo a pesquisar e a investigar criadores da raça que eu mais adoro: o Bouledogue Françes. A minha intenção e o meu sonho de já algum tempo atrás é ter um cachorinho dessa raça, acho-os simplesmente adoraveis.
Durante a minha pesquisa encontro vários criadores e diferentes ninhadas, umas com LOP, outras com pedigree, outras sem uma coisa nem outra...
Já cheguei mesmo a ligar para um criador em que vende ninhadas com pedigree, onde não posso visitar o local pois os caes sao importados, só tenho que escolher a cor e ele aparecess-m a casa (o que eu acho um pouco suspeito, pois pareccesse que tá a falar de "sacos de batatas")...
Gostava entao de saber a vosso opiniao sobre aquilo que devo procurar e se possivel mesmo onde procurar?
Pedigree ou LOP?
ps: na compre de um cachorro com pedigree ou LOP é nos entregue algum documento comprovativo do mesmo? (desculpem lá por parecer idiota a perguntar isto, mas é uma duvida que me assombra já à algum tempo)
Agradeço resposta.
Pedigree e a arvore genealogica do cao. E o papel onde vem o nome dos pais, avos, bisavos... ate a quinta(???) geracao. O LOP e o livro de origens portugues, onde o pedigree em portugal e registado, nos casos dos caes de raca filhos de pais registados, que cumpram os requisitos para o registo da ninhada.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Vá à página do Clube Português de Canicultura que eles fornecem-lhe a lista de criadores de Bouledogue Francês inscritos no mesmo! Em poucos dias recebe a lista no e-mail, em casa ou por fax, basta escolher a opção! Ai tem a certeza que os cães têm LOP e quase de certeza que na maioria dos casos pode ir visitar as ninhadas e os progenitores!
http://www.cpc.pt/

http://www.cpc.pt/
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
- Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel
Fonte: http://whippet.no.sapo.pt/artigos.htm- o pedigree é uma árvore genealógica
- como árvore genealógica que é, mostra como se chegou àquele exemplar - e permite tirar "n" ilacções (se o cão é ou não puro, que qualidades e defeitos se passeiam no património genético do cão, etc).
- como árvore genealógica que é, todos os cães têm uma, sejam coxos, vesgos, ciciosos, brancos, às bolas, ou mesmo sejam rafeiros (desde que se conheça a ascendência).
Não me causa estranheza que um cão fora de estalão tenha registo. Registo é apenas a árvore genealógica. O que está mal é aceitar automaticamente como reprodutor qualquer cão com registo. Na Inglaterra, nos EUA, na França, estes cães fora do estalão são registados - na Inglaterra e nos EUA com uma anotação que os impede de serem expostos e de serem reproduzidos, na França um cão só pode ser reprodutor depois de passar na confirmação, e estes são os poucos casos que são chumbados sem apelo nem agravo.
Pelo exposto, um cão registado no LOP não dá obrigatoriamente a garantia de ser um cão de raça de qualidade. Mas, em muitos casos, cão com LOP vende-se melhor e tem mais valor económico que cão sem LOP, porque alguns compradores e alguns vendedores só querem o LOP para isso. Não se interessam pelos ascendentes, não se interessam se o cruzamento foi feito para apurar a raça, não se importam sequer se o cão é um bom exemplar, só lhes interessa que lá no papel esteja a dizer que o cão é da raça "X".
O que é o L.O.P.?
por David Ribeiro
O L.O.P. – Livro de Origens Português, é o registo genealógico para a identificação dos cães de raça pura existentes em Portugal, foi criado em 1932, sendo o Clube Português de Canicultura (C.P.C.) o seu fundador, gestor e depositário e como tal reconhecido pela Fédération Cynologique Internationale (F.C.I.), na qual está federado.
O Clube Português de Canicultura através da 1ª Comissão (Livro de Origens) é a única entidade competente para aceitar ou recusar os pedidos de registo no L.O.P., ou para cancelar os já existentes e este registo tem como objectivos principais: Instituir as necessárias medidas para conservar puras todas as raças caninas; Classificar as raças caninas portuguesas; Inscrever e catalogar os animais de raças caninas puras; Cumprir e fazer cumprir os regulamentos nacionais da especialidade, bem como os da F.C.I..
A admissão ao L.O.P., dos cães de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, é estritamente reservada os que se encontrem devidamente identificados e ainda se inscrevam numa das seguintes condições: Os seus progenitores estejam registados no L.O.P.; A sua progenitora esteja registada no L.O.P. e o seu progenitor esteja registado num Livro de Origens reconhecido; Estejam registados num Livro de Origens reconhecido pela F.C.I.; Tenham a sua ascendência traçada, sem qualquer interrupção, até à terceira geração inclusive, desde que a pureza de sangue desses ascendentes possa ser demonstrada perante a 1ª Comissão, e a seu contento; Tenham a sua ascendência traçada sem qualquer interrupção até à 3ª geração no R.I. que tenham obtido a qualificação de "Excelente" em qualquer exposição autorizada pelo C.P.C., que tenham idade superior a 15 meses; Que sejam de Raça Portuguesa, com ascendência registada, que tenham obtido a qualificação de "Excelente" em qualquer exposição organizada ou autorizada pelo Clube Português de Canicultura e que tenham idade superior a 15 meses. Esta admissão está ainda condicionada a uma eventual inspecção prévia da respectiva ninhada. (Todos os cachorros da ninhada a que se refere a declaração de beneficiamento e nascimento de ninhada, deverão estar à disposição do inspector para a sua verificação até aos 50 dias de idade, assim como a sua progenitora).
● ● ●
O LOP
por Palmira Luis
Uma pequena introdução histórica:
LOP são as iniciais de Livro de Origens Português e trata-se de um registo genealógico fundado pelo Clube Português de Canicultura em 1936. Note-se que outros países europeus já detinham livros de origens há muito mais tempo, desde o Século XIX, nomeadamente a Alemanha, país onde se fundaram alguns dos clubes de raças caninas mais antigos.
Nos finais do século XIX existiam muitos países com sociedades caninas e clubes de raça, onde cada um tinha um sistema de classificação de raças diferente. Para racionalizar estas diferenças e uniformizar o conceito das várias raças em todos os países formaram a FCI, Federação Cinológica Internacional, que é neste momento a autoridade máxima no reconhecimento de raças novas, revisão dos standards, etc.
Os cães registados no nosso LOP são reconhecidos pela FCI.
O que é?
O termo LOP poderá não ser familiar a muitas pessoas, mas quem nunca ouviu falar em "pedigree"? Exacto, o registo no LOP é o equivalente português ao termo pedigree.
O registo no LOP é um documento que certifica que o cão que o detém pertence a uma determinada raça. Nesse documento podemos ver a ascendência do cão até aos seus bisavós, e que todos os cães da sua família são pertencentes a essa raça.
Na impossibilidade de se garantir inequívocamente a raça de um animal somente pela sua aparência e não havendo nenhum tipo de teste ou certificação genética para certificar a pureza de raça de um cão, o registo no LOP é a única forma de provar que o animal é de raça.
Logo e teoricamente, pode dizer-se que um cão sem LOP é de raça indefinida, embora na prática as coisas não sejam tão lineares... Vejamos, um casal de cães com LOP da mesma raça que produzem uma ninhada: os cachorros não foram registados do LOP. São puros? São. Pode provar-se? Não. Isto daria tema para outro tópico, mas reparem que não faz sentido reproduzir cães de raça pura e não registá-los no LOP...
Como se obtém o LOP?
Para que um cachorro tenha registo no LOP a condição essencial é ser filho de pais com LOP.
No caso das raças Portuguesas existe a possibilidade de um cão sem LOP ser apresentado a juízes dessa raça para que o avaliem. Se a avaliação for positiva e se esse exemplar se enquadrar no padrão da raça, o CPC poderá atribuir a esse cão um RI ou seja, Registo Inicial. Esse cão vai ser o fundador da sua linhagem, ou seja, não terá quaisquer ascendentes registado no Livro de Origens.
(O Sr. Nel volta a "salvar o dia"!)

<p>Cumprimentos</p>
-
- Membro Veterano
Suspeito é apelido não caia nessa asneira!jonivsc Escreveu:Vejo criadores em que posso visitar o local e outros que nao.

Peça por favor a lista de criadores da raça que pretende no seguinte site: http://www.cpc.pt/
<p>Cumprimentos</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,jonivsc Escreveu:Boa noite!
Pedigree ou LOP?
Agradeço resposta.
A comprar, compra com LOP, que é a única garantia de pureza da raça.
Quem tem LOP tem pedigree, ou seja, conhecem-se os ascendentes.
Dentro do pedigree há aqueles que têm melhor ascendência (progenitores), mas mais caros, e outros nem tanto.
Não compres sem visitar o criador e ver os progenitores, pelo menos a mãe, e nunca compres se te disserem que vão levar a casa;
O que mencionas acima não é criador de nada é um importador e revendedor de cães cuja proveniência poderá ser uma puppy mills e onde podes fazer uma visita clicando em:
http://www.youtube.com/watch?v=s0KucYppXO0
O documento que deves receber aquando do levantamento do cão deverá ser no mínimo a cópia do registo no LOP.
Um abraço
-
- Membro Veterano
Ora bem Com o texto que citei já deve ter percebido que o Pedigree é a mesma coisa que o LOP! E sim o cão é entregue com o registo provisório!jonivsc Escreveu:Pedigree ou LOP?
Agradeço resposta.
Leia por favor os seguintes links e será inteiramente esclarecido!
A importância do LOP na compra de um cão de raça, por dinodane, em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369
A lista de criadores do CPC, por dinodane, em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53372
Porquê evitar a compra de cães via net, intermediários ou lojas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
<p>Cumprimentos</p>
boa noite
Em primeiro lugar NUNCA compre qualquer cão a um importador. Já ouviu falar em puppy mills? Provavelmente não. É de onde esses cães provêm na sua grande maioria, por isso sugiro-lhe que faça uma pesquisa aqui no forum ou no google sobre o tema.
Depois aconselho a pedir uma lista de criadores ao cpc. Mas isto é apenas o começo, depois deve entrar em contacto com alguns criadores deve visita-los ver as condições dos cães, etc, e ai chega á segunda fase importante que é distinguir criadores de criadeiros, mas para isso tambem pode pesquisar aqui no forum tem algumas dicas.
Quando lhe for entregue o cachorro ser-lhe-a entregue o LOP provisório do mesmo.
Em primeiro lugar NUNCA compre qualquer cão a um importador. Já ouviu falar em puppy mills? Provavelmente não. É de onde esses cães provêm na sua grande maioria, por isso sugiro-lhe que faça uma pesquisa aqui no forum ou no google sobre o tema.
Depois aconselho a pedir uma lista de criadores ao cpc. Mas isto é apenas o começo, depois deve entrar em contacto com alguns criadores deve visita-los ver as condições dos cães, etc, e ai chega á segunda fase importante que é distinguir criadores de criadeiros, mas para isso tambem pode pesquisar aqui no forum tem algumas dicas.
Quando lhe for entregue o cachorro ser-lhe-a entregue o LOP provisório do mesmo.
Quando lhe entregam o cachorro devem entregar-lhe um registo provisorio do cao no Livro de Origens do pais onde a ninhada nasceu, e onde a mae esta registada. O criador assina na parte destinada a mudanca de propriedade, e que e preenchida com os dados do novo dono e subsequentemente enviada a entidade competente pelo registo, acompanhada do respectivo pagamento pela transferencia de propriedade.
Agradeço imenso toda a ajuda, asério, obrigado a todos!
Assim, e com aquilo que ainda vou pesquisar nos links que aqui me foram fornecidos, já vou puder fazer uma escolha acretada e principalmente já nao vou ser enganado aquando da compra de um cachorro (que era o meu medo)
Muito obrigado mesmo
!

Assim, e com aquilo que ainda vou pesquisar nos links que aqui me foram fornecidos, já vou puder fazer uma escolha acretada e principalmente já nao vou ser enganado aquando da compra de um cachorro (que era o meu medo)
Muito obrigado mesmo

Nunca compre um cão a quem os vende dessa maneira! Ao fazê-lo não só está a alimentar ao negócio ignóbil das puppy mills, como se arrisca a comprar um animal com problemas genéticos e/ou doente, que lhe dará imenso trabalho e despesa, mesmo que tenha recuperação. Além disso, quase pela certa que o animal terá inúmero defeitos de raça, fugindo ao estalão e mesmo o pedigree será falso ou sem qualquer valor.jonivsc Escreveu:...Já cheguei mesmo a ligar para um criador em que vende ninhadas com pedigree, onde não posso visitar o local pois os caes sao importados, só tenho que escolher a cor e ele aparecess-m a casa (o que eu acho um pouco suspeito, pois pareccesse que tá a falar de "sacos de batatas")...
Faça um grande favor a si mesmo e ao cachorro que quer adquirir e procure na Net imagens e artigos sobre as puppy mills. Vai ficar horrorizado com o que lhe vai aparecer e compreenderá então os riscos que vai correr e a razão por que aqui se lhe recomenda que fuja desses vendedores de cães porta-a-porta.
Não compre também em lojas, pelos mesmo motivos. E sempre que se recusarem a recebê-lo e a mostrarem-lhe a família canina, ponha de parte: é um "criadeiro" desonesto que lhe venderá um cão sem qualidade.
Sempre e sem dúvida um criador que se disponha a mostrar-lhe não só os cachorros como os pais e todo o seu canil, que responda às suas questões esclarecendo as suas dúvidas e cujos cães se apresemtem bem tratados, sejam alegres e afáveis, onde as instalações estejam limpas e sejam agradáveis e bem construídas: nada de barracões amanhados à pressa, cartões pelo chão, bebedouros sujos ou com aspecto de pouco lavados e coisas do género.Gostava entao de saber a vosso opiniao sobre aquilo que devo procurar e se possivel mesmo onde procurar?
Também deve recusar a entrega do cachorro antes de este completar pelo menos os dois meses. É muito importante para o seu bom desenvolvimento que ele se mantenha junto da mãe e dos irmãos de ninhada até tarde.
Não há um sem o outro. O pedigree é a história genealógica do animal, que tem de ser registada no Livro de Origens Português (LOP) quando ele nasce. Sem esse registo, o cão nunca será certificadamente um cão da raça X ou Y e será sempre considerado um rafeiro.Pedigree ou LOP?
Não é nada idiota, ninguém nasce ensinado e preocupar-se com esses pormenores só mostra que é uma pessoa consciente.ps: na compre de um cachorro com pedigree ou LOP é nos entregue algum documento comprovativo do mesmo? (desculpem lá por parecer idiota a perguntar isto, mas é uma duvida que me assombra já à algum tempo)
Varia consoante o criador, haverá aqui quem lhe responderá a este ponto melhor do que eu. Mas sempre posso dizer-lhe que o que lhe entregam na altura da venda ou pouco depois é o registo provisório. O comprador tem um prazo para obter o registo definitivo no Clube Português de Canicultura (CPC). O criador sério e honesto esclarecê-lo-á a esse respeito, mas entretanto também aqui lhe darão essas informações.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Pedrigee mostra a pureza do animal mostrando a sua árvore genealogia.
LOP é Livro de Origens Português é um documento que certifica que o cão que o pertence a uma determinada raça.
"Vejo criadores em que posso visitar o local e outros que nao. "
UM BOM CRIADOR DEIXA VISITAR A QUALQUER ALTURA AS SUAS INSTALAÇÕES E OS SEUS ANIMAIS. SENÃO PODE ADQUIRIR UM ANIMAL VINDO DE UMA "PUPPY MILL" SE NÃO SABE O QUE É VEJA NO GOOGLE.
"ps: na compre de um cachorro com pedigree ou LOP é nos entregue algum documento comprovativo do mesmo?"
NORMALMENTE NUNCA É ENTREGUE NADA NA ALTURA APENAS O LIVRO DAS VACINAS O LOP DEMORA SEMPRE 2 SEMANAS A CHEGAR E DEPOIS TEM DE TORNAR A ENVIAR A CARTA DIZENDO QUE O ANIMAL MUDOU DE DONO "TUDO DIREITINHO QUE LÁ PEDE" E TEM DE PAGAR 18.45 EUROS, PASSADO OUTRAS 2 SEMANAS TEM O PAPEL TODO DIREITINHO.
"Gostava entao de saber a vosso opiniao sobre aquilo que devo procurar e se possivel mesmo onde procurar? "
DEVE PEDIR A LISTA DE CRIADORES AQUI " http://www.cpc.pt/ "
PROCURE CRIADOR A CRIADOR ISTO E SEMPRE UM PROCESSO DEMORADO.... ACOMPANHE TUDO DESDE 1 DIA DE VIDA ATÉ 2 MESSES POIS E QUANDO PODE SER ENTREGUE É UM EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA.
Boa sorte
LOP é Livro de Origens Português é um documento que certifica que o cão que o pertence a uma determinada raça.
"Vejo criadores em que posso visitar o local e outros que nao. "
UM BOM CRIADOR DEIXA VISITAR A QUALQUER ALTURA AS SUAS INSTALAÇÕES E OS SEUS ANIMAIS. SENÃO PODE ADQUIRIR UM ANIMAL VINDO DE UMA "PUPPY MILL" SE NÃO SABE O QUE É VEJA NO GOOGLE.
"ps: na compre de um cachorro com pedigree ou LOP é nos entregue algum documento comprovativo do mesmo?"
NORMALMENTE NUNCA É ENTREGUE NADA NA ALTURA APENAS O LIVRO DAS VACINAS O LOP DEMORA SEMPRE 2 SEMANAS A CHEGAR E DEPOIS TEM DE TORNAR A ENVIAR A CARTA DIZENDO QUE O ANIMAL MUDOU DE DONO "TUDO DIREITINHO QUE LÁ PEDE" E TEM DE PAGAR 18.45 EUROS, PASSADO OUTRAS 2 SEMANAS TEM O PAPEL TODO DIREITINHO.
"Gostava entao de saber a vosso opiniao sobre aquilo que devo procurar e se possivel mesmo onde procurar? "
DEVE PEDIR A LISTA DE CRIADORES AQUI " http://www.cpc.pt/ "
PROCURE CRIADOR A CRIADOR ISTO E SEMPRE UM PROCESSO DEMORADO.... ACOMPANHE TUDO DESDE 1 DIA DE VIDA ATÉ 2 MESSES POIS E QUANDO PODE SER ENTREGUE É UM EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA.
Boa sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Esse deve comprar os pedigrees na Asocanes! (leia o tópico e depois percebe), e em vez de pedigree o "saco de batatas" vem com o registo inicial, e você ainda paga mais para ficar com o papel, que de nada serve.jonivsc Escreveu: ....
....
Agradeço resposta.
O CPC gostuma enviar em poucas horas as listagens de criadores se o solicitar por mail.
Mas atenção: as listas do CPC não são Bíblia: nelas tanto podem figurar criadores honestos como desonestos!
Isto porque o CPC não tem funções de fiscalização, apenas gere o LOP e representa a FCI.
Depois de consultar essa lista, contacte os criadores e escolha de preferência aqueles que não arranjem desculpas para não o receberem e não lhe mostrarem os cachorros, informe-se de quantas ninhadas faz por ano, há quanto tempo faz criação, peça referências sobre as exposições a que levou os animais, prémios recebidos, etc.
Isto porque o CPC não tem funções de fiscalização, apenas gere o LOP e representa a FCI.
Depois de consultar essa lista, contacte os criadores e escolha de preferência aqueles que não arranjem desculpas para não o receberem e não lhe mostrarem os cachorros, informe-se de quantas ninhadas faz por ano, há quanto tempo faz criação, peça referências sobre as exposições a que levou os animais, prémios recebidos, etc.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!