Estas teorias do "treino positivo" dão-me a volta ao pâncreas...marcoliv Escreveu:A sua cadela é muito bonita!![]()
Aproveito para lhe deixar aqui umas "luzes" daquilo que é a base do treino positivo.
Fonte: AquiImagine um ser que apresente comportamentos. Sejam eles provocados pela genética ou pelo ambiente e que aprende de uma forma semelhante à nossa, ou seja, pelo Reforço.
Para ter uma ideia de como funciona, vamos supor que ao ir para o trabalho ache uma nota de Dez Euros em baixo de uma determinada árvore... eu não preciso dizer que qualquer pessoa passaria a olhar sempre para o mesmo local todas as vezes que passasse por lá, até que depois de muito tempo sem achar mais nada desistisse, porém se achasse com regularidade, certamente sempre olharia para lá e até mesmo arrumaria um jeito de passar por lá.
Em uma outra ocasião, uma pessoa é parada por um carro da polícia com as luzes acesas por estar com a lanterna do carro quebrada e ainda toma uma boa multa... seria natural que essa pessoa sentisse um frio correr pela espinha todas as vezes que visse um carro de polícia atrás dela com as luzes acesas.
Para ficar mais bem explicado a questão do Reforço, vamos ver de onde ele surgiu... a psicologia animal surgiu de maneira a apoiar a teoria evolucionaria darwiniana, já que esta sofria grande oposição, vários pensadores surgiram, um deles foi Skinner, que acabou se interessando pelo trabalho de outro chamado Pavlov.
Diferentemente de Pavlov que se interessou pelo Reflexo Condicionado, ou seja, quais seriam as alterações fisiológicas no organismo frente a um estimulo previamente condicionado, Skinner se interessou pela reação comportamental do organismo. Essa reação ele chamou de Operante, pois ela opera, age no meio.
Skinner chegou à conclusão de que o que determina o Comportamento é o Reforço, e chamou esse aprendizado de Condicionamento Operante.
Em experiências no seu laboratório, viu que o Reforço pode ser uma Recompensa ou uma Punição e estes ainda podem ser Positivos ou Negativos.
Positivo (+) no sentido de se introduzir, adicionar algo e Negativo (-) no sentido de se retirar, subtrair algo.
Neste caso o Reforço pode ser:
-Recompensa Positiva (apresenta-se um estímulo agradável contingente a um comportamento; dá-se um petisco, por ex.).
-Recompensa Negativa (retira-se um estimulo aversivo contingente a um comportamento; afrouxa-se o enforcador por ex.).
-Punição Positiva (apresenta-se um estimulo aversivo contingente a um comportamento; dá-se um tranco no enforcador por ex.).
-Punição Negativa (retira-se um estimulo agradável contingente a um comportamento; retira-se a nossa atenção por ex.).
Continuando as suas pesquisas em seu laboratório, e após testar várias combinações diferentes. Viu que o melhor esquema de reforço, o que produzia os melhores resultados e o que levava a uma curva de extinção maior, seria:
- Recompensa Positiva (R+)
- Punição Negativa (P-)
Seus experimentos também demonstraram que o uso da Punição Positiva não é tão eficaz quanto se imaginava. Se fosse realmente eficaz, iria reduzir o numero de respostas na curva de extinção (nº. de respostas esperado em uma extinção e como elas se dão) de um determinado comportamento. O que ele viu empiricamente foi uma supressão inicial das respostas, mas assim que a punição cessou o numero de respostas voltou ao esperado, até a extinção, que se deu pela ausência de reforço.
Por outro lado, o comportamento que se mostrou mais "resistente" a extinção foi adquirido com o uso do R+ de uma forma aleatória, após o condicionamento inicial.

"punição positiva"... WTF...


A definição de "punição", pelo dicionário da língua portuguesa, é:
Na terra de quem é que um castigo é positivo? Se é positivo é recompensa, se é negativo é castigo...punição | s. f.
derivação fem. sing. de punir
punição
s. f.
1. Acto!Ato de punir.
2. Castigo; pena.
punir - Conjugar
v. tr.
1. Infligir pena a; servir de castigo; dar castigo a.
v. intr.
2. Pop. Lutar em defesa; esforçar-se por vingança.
"-Punição Positiva (apresenta-se um estimulo aversivo contingente a um comportamento; dá-se um tranco no enforcador por ex.)."
Então "dar um tranco no enforcador", é positivo?
E o treino positivo não condena o uso de métodos aversivos, incluindo a "enforcadora"? Afinal é positivo ou é tradicional?
Isto parecem as novas técnicas de educação de criancinhas, não se pode bater que traumatiza
