Ratz [Já Chegaram]
Tenho uma duvida, vi em bastantes sitios ja e bons artigos que dizem quais os alimentos que se podem dar as ratz, mas a minha questao é: Em termos de fruta, pode se dar a casca ou apenas o interior??
Obrigado
Obrigado

<p> "<strong>Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein ) </p>
No caso das maçãs, pêras, cenouras, etc, podes sim dar com casca. As minhas são finasLitoss Escreveu:Tenho uma duvida, vi em bastantes sitios ja e bons artigos que dizem quais os alimentos que se podem dar as ratz, mas a minha questao é: Em termos de fruta, pode se dar a casca ou apenas o interior??
Obrigado

Atenção que deves lavar bem, podem ter residuos de pesticidas e afins

ó homem andas todo trocado, não querias dizer antes casca?Litoss Escreveu:Eu ca prefiro que sejam elas a roer o miolo do que ter de descascar as cenouras![]()
![]()
Obrigado

Eu comecei a tirar a casca para não criar sujidade na gaiola, porque elas, por onde levam, neste caso as cenouras, deixam por lá as cascas e sendo a gaiola grande, evito deixar residuos alimentares para moscas e afins.
Já compraste a gaiola? E as ratz, vêm quando?
Vamos la ver se nos entendemosKathamina Escreveu:ó homem andas todo trocado, não querias dizer antes casca?Litoss Escreveu:Eu ca prefiro que sejam elas a roer o miolo do que ter de descascar as cenouras![]()
![]()
Obrigado![]()
Eu comecei a tirar a casca para não criar sujidade na gaiola, porque elas, por onde levam, neste caso as cenouras, deixam por lá as cascas e sendo a gaiola grande, evito deixar residuos alimentares para moscas e afins.
Já compraste a gaiola? E as ratz, vêm quando?

Sim, ja comprei a gaiola, estou a espera que chegue, ou amanha ou segunda feira esta aqui em casa, ainda bem que e bem grande porque assim à sempre espaço para mais 2 ou 3

<p> "<strong>Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein ) </p>
Para facilitar (como diz o outro do gato fedorento)
Quantidades Mistura em %:
Base da mistura: Ração para coelho anão: 60 %
Ração para cão: 5 %
Massa espiral: 5 %
Cornflakes: 30 %
Quantidades Mistura em copos:
(copo pequeno)
Base da mistura: Ração para coelho anão: 3 copos
Ração para cão: meio copo
Massa espiral: meio copo
Cornflakes: 1 copo e mais meio copo
São quantidades para duas ratz.
Estou só a falar da mistura, fora os legumes e vegetais. Esta informação foi valiosa no meu caso e aproveito para partilhar.
Espero que vos seja tão útil como foi e tem sido para mim
P.s- Na base da mistura podem adicionar mais sementes e ração para ratz.
(copo pequeno)
Estou só a falar da mistura, fora os legumes e vegetais. Esta informação foi valiosa no meu caso e aproveito para partilhar.

É basicamente isso que eu vou fazer, mais semente menos semente, acaba por ir dar ao mesmoKathamina Escreveu:Para facilitar (como diz o outro do gato fedorento)
(copo pequeno)

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Também vi esse documentário...as ratz eram treinadas com base em estimulos, qualquer coisa de muito parecido com o reflexo condicionado de Pavlov, no entanto aqui o objectivo era levar o animal a fazer alguma coisa de útil! Depois de treinadas as ratz não desarmavam as minas como disseste, apenas reconheciam o cheiro do TNT e quando encontravam uma mina, indicavam prontamente o local começando a escavar no sitio onde estava a mina...rapidamente o treinador emitia um click e a ratazana voltava imediatamente para ele para receber a bela da recompensa (banana neste caso)! O mais espantoso desta história toda é que a eficácia daquela ratazana própriamente dita era de 100%, não havia mina que ele não detectasse! Quantas vidas ja ela terá salvo?!Litoss Escreveu:Se as ratazanas forem domesticas, e uma questao de se aproximar e ver a reacçao, se vir que se mantem calmas podes pegar e por noutro sitio a vontade, em principio sao meigas..
As ratazanas sao animais fascinantes, quando domesticadas nao tem nada a ver com as ratz do esgoto, e noutros paises sao utilizadas para varias coisas de facto, nomeadamente ha um local em que sao treinadas para desarmar minas no chao, como sao leves nao as activam e tem intelegencia suficientes para as desarmar quando treinadas, vi esse documentario e e espantoso, as ratz vao desarmam a bomba vem buscar um biscoitinho e vao desarmar outra, sempre assim![]()
Mas e como digo, se forem domesticas em principio nao tera problemas em pegar lhes, ate vai gostar
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm
as ratz são inteligentes sim, mas atenção essas que deu no doc que desactivam minas em Angola são as gambias, Cricetomys gambianus
maior mais inteligencia
maior mais inteligencia
<p> <strong>Quanto mais rápido cresce, mais rápido morre</strong></p>
Detectam minas.chelonia Escreveu:as ratz são inteligentes sim, mas atenção essas que deu no doc que desactivam minas em Angola são as gambias, Cricetomys gambianus
maior mais inteligencia
Ainda não são suficientemente inteligentes para as desactivar

Esse doc é um clássico.
<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Cozinhar, passar a ferro, limpar o pó? Isso é que eraKathamina Escreveu:Não pareceu que a forista DOory estivesse a gozar.
Quanto ao facto das ratazanas domésticas não transmitirem doenças, se não houver um cuidado com a higiêne, desparasitar, etc, podem transmitir como outro animal qualquer.
A questão aqui é que não falamos das comuns ratazanas, conhecidas como "ratazanas de esgoto", que na idade média transportaram pulgas portadoras do virus da peste bubonica.
Existem muitos estudos a serem feitos a nível ciêntifico, estudos a serem feitos com ratazanas.
Se elas conseguem detectar o virus da tuberculose não sei, não estou informada a esse respeito, não posso dar um parecer sobre esse assunto.
Mas sim, as ratazanas, especialmente as ratazanas da Gâmbia (maiores que as ratazanas comuns) são utilizadas para detectar minas, são treinadas para tal, mas não as desactivam.
DOory, visto que as ratazanas que estão aí, devem ser manuseadas e estarem habituadas ao contacto humano, tente ganhar a confiança delas, sem movimentos bruscos. Tenha as mãos lavadas sem cheiros de outros animais ou comida se for mexer nelas.
Use uma outra gaiola enquanto está a fazer a limpeza da delas e volte a colocá-las, mas atenção aos produtos que utiliza, deve passar depois com bastante água e enxugar bem, para não deixar residuos de detergente que possa usar.
São animais extremamente dóceis, inteligentes, quando manuseadas e habituadas a nós interagem como nenhum outro roedor o faz.
Boa sorte

(Katraprima vai dormir pah!Kathamina Escreveu:Cozinhar, passar a ferro, limpar o pó? Isso é que era

<strong>
Morcegossssss, muahahah
Aqui fica um link sobre ratazanas gigantes da Gambia, sobre detectar minas e doenças como a tuberculose.
http://www.herorat.org/en/home
Aqui fica um link sobre ratazanas gigantes da Gambia, sobre detectar minas e doenças como a tuberculose.

"Uma ratazana consegue detectar minas num campo minado de 100m quadrados em 30 minutos enquanto que um profissional humano levaria cerca de 2 dias, e os casos de tuberculose que profissionais detectariam em 2 dias sao detectados em 7 minutos por uma ratazana"
Impressionante, verdadeiros herois
Impressionante, verdadeiros herois

Última edição por Litoss em sábado ago 29, 2009 6:04 pm, editado 1 vez no total.