in: http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/O Sharik, 4 ou 5 anos de idade, é meu cão desde 2006 e é um adorável trapalhão, Serra de Aires puro - dizem os especialistas - que tem aparecido vezes sem conta aqui no estaminé, tem ladrado na telefonia e, à conta das peripécias em que já se envolveu (desde entrar numa rábula para a SIC Comédia até receber uma ameaça de morte de um vizinho sinistro, em Benfica) conquistou um estatuto mítico invejável. É também um cão que requer um nível de atenção que está a ser difícil dar desde que o bebé nasceu, e ele ressente-se muito disso. De há um mês a esta parte esteve a ter aulas de educação no excelente Centro Canino Alfa Dog (era um vira-latas impossível de sociabilizar com outros cães, num passeio pela rua, o que era uma torrencial fonte de stress) e agora está um lorde de bom comportamento, quase digno de figurar em festivais caninos. Só que, terminado que está o treino com os profissionais, ele precisa que os donos prossigam esse estímulo, diariamente - ele requer grandes passeios, treino diário e doses generosas de atenção que, nesta fase, e de forma realista, nem eu nem a Ana lhe conseguimos dar, entre esse sorvedouro de cuidados que é o petiz Pedro e os nossos respectivos empregos. O Sharik não é um rafeiro despachado e auto-suficiente, nem um golden bonacheirão que está bem onde os donos estiverem. Ele é fanático por brincadeira e precisa de correr, treinar e não ficar confinado a um pátio um dia inteiro.
Com muita pena nossa, vemo-nos, para bem do Sharik, a colocar a hipótese de lhe encontrar um dono novo - mas não é um dono qualquer. Procuramos quem goste dele a sério, quem lhe assegure os passeios diários e os estímulos de que ele precisa e queremos manter-nos em contacto... Eu faço questão de continuar a contribuir com coisas como a alimentação e os cuidados de saúde - só preciso é de uma alma que esteja disposta a acolher o Sharik e a dar-lhe a injecção diária de felicidade que, neste momento, nos é impossível de assegurar.
Lanço o apelo: alguém desse lado está disposto a abraçar esta causa? Alguém conhece quem esteja? Alguém conhece alguém que conheça quem esteja? Respostas no meu Twitter, por favor... Nunca recorreria a esta medida se não fosse mesmo necessário e, como disse, quero continuar a acompanhar o Sharik e a contribuir para o bem estar dele. Terei gigantescas saudades, mas sinto que ele será muito mais feliz com quem tenha o tempo que ele merece.
Peço desculpa, mas revolta-me...