Bolas de pelo...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta ago 06, 2009 1:36 pm

nicasxi Escreveu:
LuMaria Escreveu:Olá Nicas,

Se ela pasta em principio não há necessidade de tomar seja o que for. Agora o que noto nos meus, é que os pelos saiem pelas fezes e muito raramente vomitam. Mas os gatos de rua vomitam para expelir os pêlos e não é disso que morrem. É uma questão de falares com a Veterinária para ver o que acha. :wink:
Tambem pensei assim, especialmente porque foi depois de a ver "pastar".
Mas vou perguntar, sim. Mais que não seja porque se conseguir evitar...
Não que ache que lhe vem grande mal por expelir os pelos assim, não. Nem por ter que limpar a seguir o resultado...isso aguento. É o som... não sei se os outros gatos são assim . Esta faz uns sons , que isso sim , me dá a volta ao estomago.
Curiosamente, ao meu marido, a vez que ele assistiu e ouviu , assustou-o.Pensou que a gata estava possuida por algum espirito ( estava a dar o Sobrenatural na televisão) e tinha desatado a falar... :lol:

:lol: :lol: :lol:

São todos assim... é realmente um som esquisito... :lol: :lol:

O mal de expelirem os pêlos pelo vomito, tem a ver com o numero de vezes que o fazem... :wink: se for só de vez em quando, não faz mal... mas se for muitas vezes repetidas é melhor começar a dar a pasta ou outra coisa qualquer que o vet recomende... não lhe sei explicar bem a razão mas foi o que a minha vet me disse e foi por isso que eu falei com ela e comecei a dar a pasta de malte à minha gata.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 06, 2009 4:12 pm

pathelen Escreveu: (...)não lhe sei explicar bem a razão mas foi o que a minha vet me disse e foi por isso que eu falei com ela e comecei a dar a pasta de malte à minha gata.
Existem variados motivos pelos quais se devem evitar que o animal regurgite em demasia na tentativa de expelir as bolas de pêlo. Os que me ocorrem de momento, são:

A perda de líquidos gástricos, mediante a frequência de tentativas... o que pode, também, levar a uma desidratação e irritação de todo o sistema gástrico.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 06, 2009 5:20 pm

:? Realmente o barulho que fazem os gargarejos e os esforços, aquilo parece ser tremendo. Eu não sei que nunca vomitei bolas de pêlo, mas dá-me a sensação que eles vão buscar aquilo mesmo aos recônditos do estomago. É aflitivo de olhar.

Mas o certo é que na Natureza selvagem o fazem. Os cães também fazem o mesmo quando comem erva. Parece ser um comportamento normal.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quinta ago 06, 2009 7:27 pm

leonildecarvalho Escreveu:A parafina líquida, normalmente, é administrada com seringa :wink: (...)
LuMaria Escreveu:Coloco a parafinina numa colher. Meto a colher à frente deles e eles lambem até à ultima gota e aida pedem mais. São muitos anos a assar sardinhas.
Obrigada Leo e LuMaria pela vossa explicação :wink:!

E já agora :oops:...
LuMaria Escreveu:A propósito não é Parafina é Parafinina liquida
... obrigada também pela correcção :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 9:07 pm

LuMaria Escreveu: Mas o certo é que na Natureza selvagem o fazem. Os cães também fazem o mesmo quando comem erva. Parece ser um comportamento normal.
Correctíssimo. Só que na Natureza têm meios de se "purgarem" com a finalidade da regurgitação ser mais facilitada. Nos que vivem em casa, têm que ser os seus zeladores a proporcionarem-lhes outras alternativas para o mesmo fim.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

sexta ago 07, 2009 9:27 am

A pasta de malte compra.se facilmente em lojas de animais ou só mesmo na veterinaria?

De qualquer forma hoje vou passar perto de uma loja q fica mmo ao lado de uma clinica veterinaria (nas laranjeiras perto da estrada da luz) e ja me informo para poder começar dar á Nokas, a pequena lua vai ter de esperar

Tenho tomado atençao ás gatas e reparo q a Nokas depois de se lavar dá 1 soluço.. n sei se é normal mas ca pasta logo vejo como ela depois fica :wink:

muito obrigada por todas as informaçoes foram mto uteis!
liliana28
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 7:16 am

sexta ago 07, 2009 9:31 am

eu vi a pasta de malte à venda num hipermercado. Poderei comprar dessa ou é melhor comprar no veterinário?

Obrigada!
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta ago 07, 2009 10:25 am

liliana28 Escreveu:eu vi a pasta de malte à venda num hipermercado. Poderei comprar dessa ou é melhor comprar no veterinário?

Obrigada!
Também vi no super... mas eu comprei no vet, preferi!

Custa por volta de 6€... mas dura muito, muito tempo e neste tempo de calor mantenho no frigorifico.

Atenção Pinkstar que não vai notar diferença de repente... :wink: talvez até nem note nada se a gatinha nunca vomitou... apenas vai saber que ela não terá motivos graves para o fazer.

Penso que só se deve dar a partir dos 6 meses...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 07, 2009 6:09 pm

jcmac Escreveu:
Não está errado o que disse. A Parafinina liquida é parafina liquida para tomar. Na farmácia é que eles costumam gostar de brincar e perguntar se se destina ao fabrico de velas ou ao intestino :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
pinkstar
Membro Veterano

sexta ago 07, 2009 8:51 pm

pathelen Escreveu:
Penso que só se deve dar a partir dos 6 meses...
Sim isso eu sei, foi o q a veterinaria disse qd la fui com a pequena Lua q tem cerca de 4 meses
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta ago 07, 2009 9:26 pm

LuMaria Escreveu:
jcmac Escreveu:
Não está errado o que disse. A Parafinina liquida é parafina liquida para tomar. Na farmácia é que eles costumam gostar de brincar e perguntar se se destina ao fabrico de velas ou ao intestino :wink:
Sempre a aprender!
Mais uma vez obrigada LuMaria :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
lucianap
Registado: quarta ago 26, 2009 5:36 pm

quarta ago 26, 2009 5:40 pm

Olá!

Essa pasta de malte também dá para cães?
cadupj
Registado: quarta ago 26, 2009 10:42 am

quinta ago 27, 2009 4:15 pm

olá!
eu dou pasta de malte, o Sashimi adora... mas nunca dei por ele vomitar bolas de pelo... :o
o que acontece, e não sei se tem a ver com as bolas de pelo, é que de vez em quando parece que ele tosse, parece que vai vomitar, mas não chegua a vomitar e depois disso parece que fica rouco!!! :? até o ronronar é mais forte!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 7:18 pm

Eu andei a semear Cevada, num vaso grande, para as minhas gatas se purgarem. E resolvi ser Cevada, porque eram as sementes mais parecidas, com as que comprava em saqueta, com a designação de erva para gatos. Contudo estranhei os meus gatos não lhe ligarem muito :o e fiquei com o "bichinho a morder atrás da orelha"... até que pesquisei e pesquisei e pesquisei...e cheguei à conclusão que as melhores sementes para a erva... são as de Aveia ou as de Trigo :wink: .

Portanto, para quem queira semear, em vaso, mesmo dentro de casa, as melhores sementes são as de Aveia ou as de Trigo, que se podem adquirir em Grémios ou casas que vendam sementes para plantar :wink:
Eu tenho a sorte de as poder comprar a peso, num vendedor do mercado aqui perto de mim, que vende todo o tipo de rações para aves, incluindo galinhas :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pinkstar
Membro Veterano

sábado ago 29, 2009 10:21 pm

E pronto acabei de comprar pasta de malte no hiper para as gatas, sao cerca de €3,15 mas nem sequer era pelo valor...

Agora tenho uma duvida, n percebo os rabiscos da veterinaria, aquilo é para dar 1x dia durante 3 dias, e depois? Da-se daqui a 1 mes ou para a proxima semana? :?: :?:
Responder

Voltar para “Gatos”