Brigantia(E. obsoleta white-sided) Actualização

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo ago 30, 2009 4:42 pm

Depois de um ano em que, por falta de tempo para dispensar, não tive hipótese de adquirir uma "cobrita" fui imaginando como poderia fazer um bom alojamento para o animal. Aproveitei ideias de amigos, algumas delas bem originais, obrigado pessoal!

A Brigantia Blue será uma Elaphe obsoleta... "E qual é a fase?", perguntam alguns de vocês, a resposta a essa pergunta será dada quando postar fotos dela, talvez 2 semanas após a sua chegada (provavelmente daqui a um mês).

Mas este "post" serve apenas para mostrar que podem preparar um bom alojamento para o animal por pouco dinheiro e que bastará um pouquinho de imaginação e sem precipitações, sempre tendo em conta a funcionalidade e as características do animal que vai usufruir do mesmo. Estou a prever que este faunarium seja a casa dela durante cerca de 1 ano e meio, depois do qual passarei para um terrário definitivo (que já está a começar a ser projectado).

Material:

A maior parte do material electrónico/eléctrico abaixo comprei numa loja própria de material, como a já aqui conhecida Leiritróni**, mas eu comprei na Aquár**, na Rua da Alegria no Porto. E acreditem, "marca branca" fica bem mais barato!

2* Termómetros digitais com sonda (usam-nos em fornos): 11€:
1* Termostato analógico (0-40ºC) com sonda: 8€;
1* Cabo de aquecimento a avulso: comprei 8 metros e ficou-me baratíssimo, já não me lembro bem do preço, qualquer coisa como 5€;
2* Fichas eléctricas (1 fêmea e 1 macho) + Cabo eléctrico (3m): Aqui não me levaram dinheiro nenhum, mas penso que a oferta não foi superior a 2€;

A listagem acima foi comprada em 2008, por isso os preços podem variar, de referir que o cabo de aquecimento que comprei deixou-me de funcionar de repente (ainda não percebi o que aconteceu, um azar uma vez que costumam ser bem resistentes...O que me obrigou a comprar um tapete).

1* Termo-higrómetro digital da Fluker's : 4€ (como repararam comprei na eBay, a "terra das oportunidades", vão aparecendo boas opções muito baratas - estejam atentos! Be smart :twisted: - Como termómetro é um pouco lento de processamento, mas como higrómetro cumpre muito bem a tarefa, eu gostei!);

1* Tapete de Aquecimento Exo-Terra Medium: 25,50€;

1* Faunarium xtra-large da Exo-Terra (460 x 300 x 170 mm): 15€;

2* Jungle Vine medium da Exo-Terra: 15€ (novamente, eBay... Ainda não chegaram, deverão chegar esta semana... Esta opção prende-se devido à espécie em causa, se quiserem uma corn não é imperativo terem... Podem usar 2 paus finos suspensos, apenas optei pelas vines numa visão de futuro e aproveitei a oportunidade na eBay...)

2* Cocos: 1€ (basta cortar ao meio, retirar a parte branca e come-la, se apreciarem; colocar no forno durante 10 min. a 180ºC e está pronto a ser trabalhado, eu fiz 2 tocas tipo gruta e 2 tocas com entrada pelo topo, ao estilo da "Snake Cave" da Exoterra, aproveitando os orifícios próprios do coco, alargando-os);

1* Pulverizador: 1€ (nas lojas dos chineses, será ideal para borrifar o terrário para que se tenha a humidade desejável consoante a necessidade do animal)

1* Hera artificial: 3,99€ (nas lojas dos chineses... Acreditem, tenho imensa hera... LOL... Dava para encher 1 faunarium sem la mais nada caber, igual ao meu, tudo muito bem comprimido, senão nem caberia! Usei um pouquinho só, mas ainda vou usar mais, enrolando nas vines);

2* Fiambreira: 1,75€ (nas lojas dos chineses... As minhas vieram em "pack" de 2, um serviu para uma boa piscina e o outro será um dos tupperwares para o alimento, no congelador;

4* protectores de calor para tachos de silicone pequenos: 1,80€ (nos chineses, serve para proteger a madeira do aquecimento provocado pelo tapete)

Total: Sem o Tapete (talvez não tenham tanto azar), 69,54€; Com o Tapete, 95,04€.

Montagem

Depois foi só montar as coisas ao meu gosto pessoal, tornando-a sempre funcional, salvaguardando sempre que os materiais estão sempre na posição certa:

- O tapete ou cabo está a aquecer no máximo 1/2 do terrário (ideal será apenas 1/3);

- Termómetros a monitorizar cada zona (um na zona fria e outro na zona quente), assim como as tocas;

- Higrómetro numa posição de fácil leitura, mas nunca longe do solo (a meia altura é o ideal);

- Plantas forneçam além de um aspecto visual bonito, alguma espécie de cobertura aérea, aumentando assim a sensação de segurança ao animal.

Fotos:

Imagem

Imagem 1: Vista frontal.

Imagem

Imagem 2: Vista aérea.

Imagem

Imagem 3: Toca feita com coco estilo "Snake Cave".

Imagem

Imagem 4: Toca feita com coco ao estilo de gruta.

Como disse acima, as jungle vine ainda não chegaram, pelo que ainda não está totalmente acabada. Assim que chegarem e tiver tempo para tirar fotos, aqui postarei o trabalho. Peço desculpa pelo possivel falta de qualidade das fotos, mas tirei com o meu telemóvel :oops:
Espero que gostem. Aceitam-se criticas ;) :twisted:
Última edição por AlunoBioGeo em terça mar 18, 2014 9:28 pm, editado 14 vezes no total.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
anarsstart
Membro Júnior
Registado: quarta jul 22, 2009 11:17 pm

domingo ago 30, 2009 5:00 pm

colocar no forno durante 10 min. a 180ºC e está pronto a ser trabalhado

Ola. Com o coco funciona assim, e com a cortiça? Existe algum tratamento adquado?

Ainda n sei o k é Elaphe obsoleta, mas vou pesquisar. :roll:

De kualker maneira está muito giro.
Parabens :lol:
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo ago 30, 2009 5:16 pm

Parece-me acima de tudo bastante funcional e seguro para o animal.

Vais adquiri-la de que tamanho +/- já sabes? adulta?
As plantas artificiais fazem-me lembrar as pothos eheheh

Acho que só ficou a faltar um "total gasto"
:twisted:

No ebay de vez em quando arranjam-se umas coisas interessantes e baratas, nunca mandei vir nada de lá, mas conheço que já tenha comprado algum material.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo ago 30, 2009 5:35 pm

anarsstart Escreveu:
colocar no forno durante 10 min. a 180ºC e está pronto a ser trabalhado
Ola. Com o coco funciona assim, e com a cortiça? Existe algum tratamento adquado?

Ainda n sei o k é Elaphe obsoleta, mas vou pesquisar. :roll:

De kualker maneira está muito giro.
Parabens :lol:
Com a cortiça, podes fazer o mesmo método ;) Mas haverá alguém que já a tenha usado e te dirá como fez ;)

Elaphe obsoleta é uma cobra, a Cobra-rateira do Texas ou Cobra-rateira dos Everglades, depende da subespécie;) hehe...

Obrigado :D
NhamNham Escreveu:Parece-me acima de tudo bastante funcional e seguro para o animal.

Vais adquiri-la de que tamanho +/- já sabes? adulta?
As plantas artificiais fazem-me lembrar as pothos eheheh

Acho que só ficou a faltar um "total gasto"
:twisted:

No ebay de vez em quando arranjam-se umas coisas interessantes e baratas, nunca mandei vir nada de lá, mas conheço que já tenha comprado algum material.
Sim, tive sempre esse cuidado, de tornar funcional e seguro além de ter bom aspecto :D

Não, vou adquiri-la baby... Nasceu no mês passado; por isso vou colocar ainda mais plantas, quando vierem as jungle vines... Caso ache que ainda assim torna-se demasiado amplo, coloco o separador ;)

Sim, tens razão :oops: Falha minha, vou colocar, obrigado :D

Encontras mesmo, pena é que certos materiais só enviam dentro dos EUA... Uma ocasião encontrei lá um termostato "Thermo Control Pro II" da Lucky Reptile por 22€, foi pena o gajo não enviar para a Europa, senão já tinha dono :evil:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Bfddone
Membro
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm

domingo ago 30, 2009 5:51 pm

Boas
Tens ai um faunário bem apetrechado :)
Já agora, onde arranjaste o termostato analógico por 8 euros?
Estou mesmo a precisar de 2.

Cumps
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo ago 30, 2009 6:00 pm

Bfddone Escreveu:Boas

Cumps
Obrigado :) Comprei numa loja no Porto no ano passado... Mas por um pouco mais compras numa loja online de leiria ;) Se quiseres dou-te o endereço...

Bfddone
Membro
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm

domingo ago 30, 2009 6:03 pm

AlunoBioGeo Escreveu:

Cumps
Obrigado :) Comprei numa loja no Porto no ano passado... Mas por um pouco mais compras numa loja online de leiria ;) Se quiseres dou-te o endereço...
Essa de Leiria já conheço, e era de onde estava a pensar mandar vir os termos, mas se houvessem a 8 euros esta claro que preferia :lol:

cumps
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo ago 30, 2009 6:06 pm

Bfddone Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:

Cumps
Essa de Leiria já conheço, e era de onde estava a pensar mandar vir os termos, mas se houvessem a 8 euros esta claro que preferia :lol:

cumps
:lol: Ainda fui ver se eras do porto, ou de lá perto... Se fosses dizia-te onde era a loja (a rua da alegria é enorme :twisted: ), assim não vale a pena, porque não compensa de certeza :P

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo ago 30, 2009 6:10 pm

Está funcional acima de tudo, mas pessoalmente acho demasiado simétrico. Por outro lado eu deixaria 2 cocos e colocaria outros elementos diferentes, que até poderiam criar zonas recatadas mas o que ofereceriam outro tipo de interação.

De resto está porreiro.

Essa do cabo de aquecimento a metro é muito bom... tenho que perguntar na loja onde compro os termostatos se têm.
NhamNham
Membro Veterano

domingo ago 30, 2009 6:15 pm

Um amigo meu já arranjo por lá (ebay) um fogger por 10€ (mas a ficha para ligar à corrente é daquelas tipo telemóvel de 20 e poucos V, pelo que ainda não o conseguiu exprimentar.
Também já arranjou um higrometro que borrifava-lhe em cima e a humidade ficava na mesma (mas também esse foi 1€ ou que foi).
Em compensação já arranjou material perfeitamente funcional.

Por isso acho, apenas pelo que me contam e vou vendo, que no ebay se arranja do melhor e do pior, é ter sorte e apanhar as pérolas que realmente interessam.

Também já andei à procura de termometros e higrometros, em "lojas de eletrónica" mas quando vejo preços muito baratos fico sempre na dúvida quanto à sua capacidade.

Ainda para mais (e tenho de contar isto :roll: ) quando numa dessas mesmas lojas a minha irmã foi perguntar se tinham um higrómetro, para medir a humidade e o senhor da loja lhe diz que consegue medi-a com um termometro.
Vai buscar o belo (daqueles de mecurio, para exterior, grandes) e indica onde pode ver a temperatura apontando para a esquerda onde se encontrava a escala dos graus celcius, e onde pode ver a humidade apontando para a direita para a escala fahrenheit :?:
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo ago 30, 2009 6:19 pm

Thorgarth Escreveu:Está funcional acima de tudo, mas pessoalmente acho demasiado simétrico. Por outro lado eu deixaria 2 cocos e colocaria outros elementos diferentes, que até poderiam criar zonas recatadas mas o que ofereceriam outro tipo de interação.

De resto está porreiro.

Essa do cabo de aquecimento a metro é muito bom... tenho que perguntar na loja onde compro os termostatos se têm.
Sim, isso é um dos meus problemas :lol: Epá, eu já tive a pensar em mais coisas para ter coisas diferentes, tal como a tua ideia do PVC que acho fantástica, mas de certeza que não a ia ver muitas vezes, assim como quando a quisesse manusear ia ser bonito andar atrás dela ;) Mas aceito mais ideias :twisted:

Sim, pergunta porque existe... Sei que a Saidacasca tem também a quase a avulso, mas é um pouco mais cara;)

AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo ago 30, 2009 6:27 pm

NhamNham Escreveu:Um amigo meu já arranjo por lá (ebay) um fogger por 10€ (mas a ficha para ligar à corrente é daquelas tipo telemóvel de 20 e poucos V, pelo que ainda não o conseguiu exprimentar.
Também já arranjou um higrometro que borrifava-lhe em cima e a humidade ficava na mesma (mas também esse foi 1€ ou que foi).
Em compensação já arranjou material perfeitamente funcional.

Por isso acho, apenas pelo que me contam e vou vendo, que no ebay se arranja do melhor e do pior, é ter sorte e apanhar as pérolas que realmente interessam.

Também já andei à procura de termometros e higrometros, em "lojas de eletrónica" mas quando vejo preços muito baratos fico sempre na dúvida quanto à sua capacidade.

Ainda para mais (e tenho de contar isto :roll: ) quando numa dessas mesmas lojas a minha irmã foi perguntar se tinham um higrómetro, para medir a humidade e o senhor da loja lhe diz que consegue medi-a com um termometro.
Vai buscar o belo (daqueles de mecurio, para exterior, grandes) e indica onde pode ver a temperatura apontando para a esquerda onde se encontrava a escala dos graus celcius, e onde pode ver a humidade apontando para a direita para a escala fahrenheit :?:
Pois, devem sempre ver as especificações técnicas do que compram e quando não tem nada, não arrisquem... Foi bom teres falado nisso ;)

Este que comprei, liguei-o e estava a 52% de humidade... Bafejei para cima do sensor e em poucos segundos já tinha 82% ;) Mas em relação a temperaturas, é mais lento, muito lento mesmo!

Quanto está a humidade aí? 77ºF? :lol:
Os donos de lojas são capazes de tudo e uma pessoa menos informada cai nas asneiras deles, mas muitos caso tu vás lá reclamar ainda tem a decência de aceitar o material de volta (assim como manda a lei).

NhamNham
Membro Veterano

domingo ago 30, 2009 6:37 pm

Essa dos ºF é daquelas que não sei se ria se chore.
Acabei apenas por ficar "contente" por não ter entrado lá, porque acho que não me aguentava mesmo... :lol:

Até porque me pareceu que aquela "explicação" foi mais por ignorância e não naquela de tentar vender...o que acho grave para quem vende aquele tipo de material...
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

domingo ago 30, 2009 7:01 pm

Eu acho que esta muito bom, prático, funcional e esteticamente bem :wink:
Vamos la ver como e que a bicha se da :D
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

domingo ago 30, 2009 7:46 pm

Prático e funcional, só falta aquilo que já te disse e que já está tratado, algo que lhe dê suporte para trepar (jungle vines ou troncos) :wink:

Outra coisa, é as tocas de coco, não sou grande fã, pois são altas, o que faz com que a cobra nao fique completamente "aconchegada" (depende também do seu tamanho, mas mesmo assim nunca é totalmente confortável na minha opinião).

Experimenta rolos de cartão higíenico\cozinha cortados ao meio, que lhes dà mais conforto e segurança :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”