Muito obrigada a todos, ajudaram muito!

Agora só tenho é de sistematizar os gestos de modo a que ele perceba o que quero que faça.
Amigos, eu também tenho uma cadela velhota que começa a acusar alguma surdez. E também ela faz como o seu, quando está disposta a isso, claro, pois foi sempre muito senhora do seu nariz.
O problema, com este, é o de ser um cachorro muito novo, terá entre seis e oito meses, ainda faz xixi à menina, agachado. Por isso, necessita dos treinos básicos mais básicos: acorrer ao chamamento, calar-se quando se manda, etc. Tenho de estudar uma maneira de lhe indicar tudo por um gesto para cada coisa.
Anda bem à trela, o que indica que pelo menos foi habituado a ela, e não faz nada em casa, o que também é sinal de boa educação. Mas apesar de tudo isso, é provável que tenha sido abandonado precisamente por ser surdo e dar trabalho.
E também tem outros traumas: quando me vê sair sem o levar, fica numa gritaria, mas depois cala-se e quando regresso dorme profundamente estendido a um canto. Este sono profundo que ele tem também é indicador de surdez, não ouve os movimentos à sua volta, como acontece com os outros, que acordam facilmente a um estímulo exterior. Ainda não o ouvi ganir ou ladrar baixinho, os seus latidos são sempre num tom muito alto, o que é característica dos surdos em geral, humanos incluídos.
Outra coisa que me deixa perplexa é também o facto de procurar sempre cantos escondidos e o mais possível na sombra, mostra-se incapaz de se estender no meio de uma sala, por exemplo. É claro que isto não deve ter relação com a surdez, mas acho estranho.