Como treinar cães surdos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

domingo ago 30, 2009 4:36 pm

Ontem veio parar-me às mãos um cachorrão num estado deplorável de falta de trato, coberto de feridas por se coçar e com otites. É mais um caso de alergia à picada da pulga, mas sobretudo de abandono, com certeza para não se gastar dinheiro no veterinário. Mas está já a ser tratado, tanto da alergia como da otite bilateral que traz.

No entanto, parece-nos que o cachorro é surdo, pois não reage às vozes nem aos testes de ruído que lhe fazemos. Não sabemos ainda se essa surdez será temporária e passará quando as otites se curarem, ou se será permanente e o cachorro terá nascido sem audição. Isto traz alguns problemas, como se deve calcular, e gostaria de ter, se possível, algumas dicas sobre como dar ordens e orientar um cão surdo.

Obrigada desde já a quem souber responder-me. :D
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo ago 30, 2009 4:52 pm

Olá,
Quando frequentava a escola de treino havia lá um cão surdo, não era completamente surdo, mas quase não ouvia nada. Como o treino é por comandos de voz e gestos, o treino dele era praticamente igual ao dos outros mas a a incidir nos gestos. Eles associam o gesto ao comando, tal como uma ordem de voz.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo ago 30, 2009 4:54 pm

LucNun Escreveu:Ontem veio parar-me às mãos um cachorrão num estado deplorável de falta de trato, coberto de feridas por se coçar e com otites. É mais um caso de alergia à picada da pulga, mas sobretudo de abandono, com certeza para não se gastar dinheiro no veterinário. Mas está já a ser tratado, tanto da alergia como da otite bilateral que traz.

No entanto, parece-nos que o cachorro é surdo, pois não reage às vozes nem aos testes de ruído que lhe fazemos. Não sabemos ainda se essa surdez será temporária e passará quando as otites se curarem, ou se será permanente e o cachorro terá nascido sem audição. Isto traz alguns problemas, como se deve calcular, e gostaria de ter, se possível, algumas dicas sobre como dar ordens e orientar um cão surdo.

Obrigada desde já a quem souber responder-me. :D
Parabens por estar a dar uma vida melhor ao cachorro :wink:
Basicamente treinam-se da mesma maneira que os restantes cães, só que em vez de sinais sonoros usam-se sinais visuais, no entanto vão sempre existir algumas dificuldades, como por exemplo na chamada...penso eu de que...mas esperemos por opinioes de quem já tenha passado pela experiencia :wink:
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

domingo ago 30, 2009 9:55 pm

Boa noite!
Eu tenho cá em casa um cão com 16 anos e que já pouco ouve, para não dizer que não ouve nada. Nós tentamos não assustá-lo quando nos aproximamos dele, como ele tem um nariz muito bom raramente o apanhamos desprevenido.
Claro que continuamos a chamar o nome dele(apenas por estarmos habituados), mas ele não reage, felizmente, anda sempre perto dos outros cães e quando chamamos um, ele vem também! :)

Em relação aos sinais visuais... Eu tenho uma Dálmata, e antes de a ter comigo andei a pesquisar sobre a raça e vi que têm uma alta incidência de surdez, portanto quando a comecei a treinar nos comandos básicos, sempre associei o comando vocal com um gesto visual, em qualquer comando... hoje em dia basta fazer-lhe o gesto, não preciso de falar.

Espero ter ajudado em algo...
:wink:
LucNun
Membro Veterano

domingo ago 30, 2009 11:06 pm

Muito obrigada a todos, ajudaram muito! :D Agora só tenho é de sistematizar os gestos de modo a que ele perceba o que quero que faça.

Amigos, eu também tenho uma cadela velhota que começa a acusar alguma surdez. E também ela faz como o seu, quando está disposta a isso, claro, pois foi sempre muito senhora do seu nariz. :lol:

O problema, com este, é o de ser um cachorro muito novo, terá entre seis e oito meses, ainda faz xixi à menina, agachado. Por isso, necessita dos treinos básicos mais básicos: acorrer ao chamamento, calar-se quando se manda, etc. Tenho de estudar uma maneira de lhe indicar tudo por um gesto para cada coisa.

Anda bem à trela, o que indica que pelo menos foi habituado a ela, e não faz nada em casa, o que também é sinal de boa educação. Mas apesar de tudo isso, é provável que tenha sido abandonado precisamente por ser surdo e dar trabalho.

E também tem outros traumas: quando me vê sair sem o levar, fica numa gritaria, mas depois cala-se e quando regresso dorme profundamente estendido a um canto. Este sono profundo que ele tem também é indicador de surdez, não ouve os movimentos à sua volta, como acontece com os outros, que acordam facilmente a um estímulo exterior. Ainda não o ouvi ganir ou ladrar baixinho, os seus latidos são sempre num tom muito alto, o que é característica dos surdos em geral, humanos incluídos. :lol:

Outra coisa que me deixa perplexa é também o facto de procurar sempre cantos escondidos e o mais possível na sombra, mostra-se incapaz de se estender no meio de uma sala, por exemplo. É claro que isto não deve ter relação com a surdez, mas acho estranho.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo ago 30, 2009 11:38 pm

Felizmente nunca tive nenhum cão surdo, por isso não me é fácil avaliar a situação.
De qualquer modo, um cão que fica surdo quando velho não é a mesma coisa que um cão que nasce surdo ou que fica surdo precocemente.
A audição é um dos principais sentidos num cão. Se este vai perdendo a audição progressivamente com a idade, adapta-se aos gestos e poses do dono relacionadas com as ordens verbais e a coisa vai indo.
Mais complicado será, ou o animal nascer surdo, ou pior, perder a audição precocemente. Não existe grande imprinting a nível de "ordens" e o animal fica a "apanhar do ar"...
É coisa que requer tempo e paciencia.

Mas segundo percebi, pelo comportamento do cachorro, existem outros traumas, que poderão ter a ver com a surdez perdida recentemente, mas também com maus tratos, ou outros traumas.
Convem observar e avaliar o mais sistemáticamente possível o comportamento de modo a perceber a causa (ou as causas) mais relevantes, para agir em conformidade.

Uma coisa é certa. Cão que se isola não é bom sinal.
No meu ponto de vista, o primeiro passo é ganhar a confiança do cachorro a 100%, a seguir se pensa no resto.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

domingo ago 30, 2009 11:45 pm

Olá,

Website muito interessante:

http://www.agiliteiros.com/treinamento/surdos.htm

Um abraço
LucNun
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 12:03 am

fang Escreveu:Felizmente nunca tive nenhum cão surdo, por isso não me é fácil avaliar a situação.
De qualquer modo, um cão que fica surdo quando velho não é a mesma coisa que um cão que nasce surdo ou que fica surdo precocemente.
A audição é um dos principais sentidos num cão. Se este vai perdendo a audição progressivamente com a idade, adapta-se aos gestos e poses do dono relacionadas com as ordens verbais e a coisa vai indo.
Mais complicado será, ou o animal nascer surdo, ou pior, perder a audição precocemente. Não existe grande imprinting a nível de "ordens" e o animal fica a "apanhar do ar"...
É coisa que requer tempo e paciencia.
Exactamente, Fang. É isso mesmo, e eu temo o que possa acontecer com este, pois não estou certa de conseguir dominar a técnica que permita ultrapassar a deficiência.
Mas segundo percebi, pelo comportamento do cachorro, existem outros traumas, que poderão ter a ver com a surdez perdida recentemente, mas também com maus tratos, ou outros traumas.
Convem observar e avaliar o mais sistemáticamente possível o comportamento de modo a perceber a causa (ou as causas) mais relevantes, para agir em conformidade.

Uma coisa é certa. Cão que se isola não é bom sinal.
No meu ponto de vista, o primeiro passo é ganhar a confiança do cachorro a 100%, a seguir se pensa no resto.
Sim, podem e parecem existir outros traumas, mas eu também me expliquei mal. Afinal de contas, este animal ainda só está comigo desde ontem, ainda não teve tempo de se ambientar por completo e eu ainda mal o conheço. :D

Creio que o isolar-se foi coisa do princípio, neste momento está deitado aqui aos meus pés e desde há bocadito que verifiquei que ele me estava a desmentir vindo para junto de nós - de mim e dos meus dois velhotes caninos. De resto, e tirando os momentos em que saio e mostra sofrer de ansiedade de separação, o seu comportamento é o normal de um cachorro meigo e carente e parece ser tão alegre quanto um cão da sua idade pode ser.

Vamos a ver, por agora estou de facto a tentar ganhar-lhe a confiança e a fazê-lo adaptar-se, mas precisava, antes de passar a novas fases, de saber como proceder para me fazer entender por ele e ensiná-lo a viver o melhor possível com a sua deficiência, se ela realmente existir e não for apenas algo de momento, imposto pelo desconforto da alergia e pelas otites.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda ago 31, 2009 12:11 am

O melhor é dar tempo e estar atenta (registando se possível) a todos os comportamentos do cachorro.

Isso poderá ser essencial como referencia para, se necessário, encontrar ajuda mais especializada. :wink:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
LucNun
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 12:12 am

É o que farei, Fang, obrigada! :wink:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda ago 31, 2009 12:31 am

LucNun Escreveu:É o que farei, Fang, obrigada! :wink:
Olá
Segue uma amostra do website que recomendei mais acima
Prova-bomba

O próximo é interessante. Já fiz com Bo, que é sensível a barulho e movimento: os cães passam por um teste, sendo puxados e arrastados de forma que não reconhecem. Puxe uma orelha e dê um petisco. Gentilmente puxe a pele e dê um petisco. Às vezes dê um chute (devagar!) e um petisco em seguida. Agarre sua traseira por trás e dê um petisco. Com isso, ela quer que o cão se vire, esperando por um petisco, ao invés de morder para se defender e ela pergunta à audiência o motivo. "Porque você não sabe o que as pessoas vão fazer", então ela tem condições para contra-atacar.

Treinamento de Atenção

Isso é divertido. Eu decepciono algumas pessoas quando faço aquele barulho de "cuspir". Chris sempre pensou que pessoas que ficam "cuspindo" eram uns mal-educados, mas é uma grande forma de fazer com que um cão surdo se concentre no rosto, então ela sorri "cuspindo". Ela também ensina os cães a vasculhar lugares estranhos e dá petiscos para eles a cada 30 segundos, independente do que estiverem fazendo. Isso se torna um hábito e eles vasculham regularmente e dizem: "Onde está meu petisco?".

Treinamento para cães surdos e os que ouvem também

Use uma lanterna de Garretty ao invés de um clicker, flash/petisco, etc. No começo, os cães estão sempre prestando atenção. O treinamento com clicker parece ideal da forma que Gary Wilkes faz, uma vez que ele atrai um cão de primeira. Todos os cães - não apenas os surdos - têm tanta acuidade visual e por isso ela ensina os sinais manuais antes.
Um abraço
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda ago 31, 2009 12:41 am

Primeiro tens de lhe conquistar confiança e atenção. Para chamar a atenção vai pelo nariz... fiambre ou salsicha fresca. E com o auxilio da trela vais treinando por gestos. Demora tempo e requer paciencia, mas é mais fácil do que parece.

(os meus treinei-os a responder a gestos para evitar andar a dar ordens vocais no meio da rua, que tenho por aqui umas centenas de vizinhos parvos que associam um comando que se dá ao cão com "o cão é perigoso").
LucNun
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:27 am

Pois, estou a ver que vai ser uma renda em salsichas! :lol: :lol: :lol: Recomendas alguma marca em especial?

Para já, o que realmente tenho de esperar que passe é a coceira da alergia, que lhe retira toda a capacidade de concentração, coitado do bicho! De nada serve uma apetitosa e cheirosa rodela de salsicha quando a comichão se torna tão insuportável que tem de ser coçada a todo o custo.

De resto, as feridas estão todas a secar e as áreas irritadas também estão a reduzir-se. O que já lhe vai dando folga para pedir mimos e meiguices, que não lhe regateio. :D Já não sacode a cabeça, pelo que as otites devem estar a ceder ao antibiótico, falta ele deixar que lhe ponha a pomada para os ácaros dentro dos ouvidos.

E também já começa a perceber certas coisas, como a de que não quero que meta o focinho dentro da sanita para ver o que lá há, ou que não é permitido investigar o que existe em cima das mesas. Também já brinca com os brinquedos de cão.

Isto vai! :wink:
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

segunda ago 31, 2009 1:07 pm

LucNun Escreveu:Muito obrigada a todos, ajudaram muito! :D Agora só tenho é de sistematizar os gestos de modo a que ele perceba o que quero que faça.

Amigos, eu também tenho uma cadela velhota que começa a acusar alguma surdez. E também ela faz como o seu, quando está disposta a isso, claro, pois foi sempre muito senhora do seu nariz. :lol:

O problema, com este, é o de ser um cachorro muito novo, terá entre seis e oito meses, ainda faz xixi à menina, agachado. Por isso, necessita dos treinos básicos mais básicos: acorrer ao chamamento, calar-se quando se manda, etc. Tenho de estudar uma maneira de lhe indicar tudo por um gesto para cada coisa.
Anda bem à trela, o que indica que pelo menos foi habituado a ela, e não faz nada em casa, o que também é sinal de boa educação. Mas apesar de tudo isso, é provável que tenha sido abandonado precisamente por ser surdo e dar trabalho.

E também tem outros traumas: quando me vê sair sem o levar, fica numa gritaria, mas depois cala-se e quando regresso dorme profundamente estendido a um canto. Este sono profundo que ele tem também é indicador de surdez, não ouve os movimentos à sua volta, como acontece com os outros, que acordam facilmente a um estímulo exterior. Ainda não o ouvi ganir ou ladrar baixinho, os seus latidos são sempre num tom muito alto, o que é característica dos surdos em geral, humanos incluídos. :lol:

Outra coisa que me deixa perplexa é também o facto de procurar sempre cantos escondidos e o mais possível na sombra, mostra-se incapaz de se estender no meio de uma sala, por exemplo. É claro que isto não deve ter relação com a surdez, mas acho estranho.
LucNun, o meu perdeu a audição à coisa de 2 anos, tá cota tadinho... e a visão dele também deixa muito a desejar... Não imagina a nossa aflição quando anda pelo jardim, corre como um louco e dá cada cabeçada nas arvores, quando não se espeta contra o muro... :roll: só se ouve nós a gritar "Cuidado!!!". Mas não fica abalado.. qual quê! Toca a correr como um louco logo de seguida.....

....
À minha Dálmata ensinei os gestos dos comandos todos com as mãos.. por exemplo, quando quero que se deite estico o dedo para baixo, quando quero que fique levanto a mão mostrando-lhe a palma e por ai fora.... mas, claro, cada um ensina à sua maneira! :wink:
Hoje em dia, tamos tão sincronizadas que até com os olhos já consigo transmitir-lhe ordens... até chega a ser estranho! heheheheheheh :lol:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda ago 31, 2009 3:12 pm

LucNun Escreveu:Pois, estou a ver que vai ser uma renda em salsichas! :lol: :lol: :lol: Recomendas alguma marca em especial?
Fiambre ou salsichas serão sempre do mais barato porque normalmente são os que têm cheiro mais forte.

Mas tens de experimentar o que ele gosta mais. O que até pode ser paté para gato do Lidl. 8)

Mas isto se estiveres longe dele. Se estiveres ao pé dele, tenta chamar-lhe a atenção com um toque suave no corpo. As pontas das orelhas e da cauda são particularmente sensiveis e eles reagem logo.

Se ele estiver à tua frente, passa a mão em frente do olhos dele e estala os dedos, mesmo que ele não ouça o estalo vai associar o gesto ao "presta atenção sff".

Rateia as recompensas comestiveis para os pontos mais fulcrais, de forma a que não se tornem "vulgares", tás a ver? :wink:
Responder

Voltar para “Cães”