Finalmente, Agalychnis callidryas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda ago 31, 2009 12:17 am

Stark Escreveu:E a nível de vocalizações, podes dar um pouco mais de feedback, pfv?

Disseste que tem cantado com frequência (que provavelmente irá aumentar quando adicionares outros indivíduos)... Torna-se um som de fundo agradável ou pode ser considerado incomodativo?

Uma sugestão: podias anexar a experiência que descreves neste tópico ao conhecimento exposto na care-sheet que fizeste. Acho que seria vantajoso para quem for à procura da informação e complementaria uma ficha informativa já por si de grande qualidade :wink:
O terrário está no meu quarto e nunca acordei com cantorias. Como é apenas um individuo ainda não canta o que irá cantar quando tiver companhia (tal como disseste e bem).
Isso é facilmente comprovável quando meto o som que tenho de outras red eye a cantar, e ela começa logo, como que a responder. Posso tar aqui uma noite a "falar" com ela :roll:

Não considero o canto incomodativo, mas isso já é algo relativo.
Os sons que emite são exactamente iguais aos do clip que coloquei em cima (http://allaboutfrogs.org/files/sounds/b ... ounds.aiff).
Esse clip é uma "compilação", ela não canta nem coaxa tanto tempo seguido como no clip.

Acho o canto engraçado e ouve-se perfeitamente, ou seja, não canta baixinho 8) mas como já disse nunca acordei com cantorias. A mim não me incomoda nada, até à data... é até bastante engraçado ouvi-la.

Obrigado pela sujestão. Se tiver tempo amanha adiciono um "quote" à care com umas observações. :wink:
Última edição por NhamNham em segunda ago 31, 2009 12:23 am, editado 1 vez no total.
NhamNham
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 12:22 am

AlunoBioGeo Escreveu:Ahh... Estou a ver que o meu repto fez com que perdesses a timidez e mostrasses a tua "menina" nova. Estás de parabéns! O aquaterrário está espectacular, de fazer inveja mesmo, e belo exemplar ;)

Tenta juntar mais uns indivíduos, não sei se são animais muito sociais, mas muitas rãs sentem-se melhor em colónias.

Pelo que fui lendo sobre esta espécie muito ainda continua por descobrir acerca do seu comportamento e da sua interacção social ;)
Não coloquei logo fotos, mais como uma junção de superstição e parvoíce :twisted: era para não dar azar.

Teve um comportamento tão bom desde o 1º dia que não me quis por a deitar os foguetes antes da festa.
Agora ao fim de 2 meses acho que já posso deitar alguns 8)
E sim, depois ver tópicos como o teu também motiva eheheh

Como já disse atrás, apesar de serem consideradas territoriais, é perfeitamente possivel mante-las em pequenos grupos (mas não se importam de estar sozinhas).
Para o tamanho do meu terrário, tenho como meta os 3 individuos. (2M e 1F)
Agora manter este por mais uns meses e depois ir adicionando mais.

A longo prazo está em vista a reprodução, mas até lá :roll:

Obrigado pelos comentários
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

segunda ago 31, 2009 12:31 am

pedro, tou mortinho de inveja.... sem palavras

a ficus está se a aguentar dentro de agua? aquela pernada está submersa
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda ago 31, 2009 12:37 am

NhamNham Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Ahh... Estou a ver que o meu repto fez com que perdesses a timidez e mostrasses a tua "menina" nova. Estás de parabéns! O aquaterrário está espectacular, de fazer inveja mesmo, e belo exemplar ;)

Tenta juntar mais uns indivíduos, não sei se são animais muito sociais, mas muitas rãs sentem-se melhor em colónias.

Pelo que fui lendo sobre esta espécie muito ainda continua por descobrir acerca do seu comportamento e da sua interacção social ;)
Não coloquei logo fotos, mais como uma junção de superstição e parvoíce :twisted: era para não dar azar.

Teve um comportamento tão bom desde o 1º dia que não me quis por a deitar os foguetes antes da festa.

Como já disse atrás, apesar de serem consideradas territoriais, é perfeitamente possivel mante-las em pequenos grupos (mas não se importam de estar sozinhas).

O repto que falei não era o meu tópico mas sim no tópico do Pacman do Trustz :lol: :
AlunoBioGeo Escreveu:Primeiro uma palavra para o Trustz: Parabéns, o gajo tá espectacular :D

NhamNham: Como vai o projecto para as Agalychnis callidryas? :P :twisted:
Mas obrigado por considerares o meu tópico motivador, mas mais motivador é este ;) Já tem o animal instalado e a reagir muito bem, e por sinal é um animal bem complicado, mas não duvidava que fosses capaz disso, quando nos preparamos e fazemos as coisas com calma, a probabilidade de algo correr mal é bem menor...

Sim, eu tenho lido acerca da sua territorialidade, mas também tenho lido em artigos que são animais que formam comunidades numerosas. Por isso acho que o comportamento do animal ainda não está muito bem estudado e o contributo das pessoas que os possuem em boas condições pode ser essencial no levantamento da "bruma" ;)

Sim, ainda tens tempo para a reprodução... Essa é uma meta, mas ainda tens que ir queimando umas etapas... Se tens aquaterrário para 3 individuos, vai colocando os outros 2 animais faseadamente, primeiro um do sexo oposto e depois o outro animal...

Uma pergunta: Achas que será melhor 2M+1F que 1M+2F?
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
NhamNham
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 1:01 am

AlunoBioGeo Escreveu:
NhamNham Escreveu:

O repto que falei não era o meu tópico mas sim no tópico do Pacman do Trustz :lol: :
AlunoBioGeo Escreveu:Primeiro uma palavra para o Trustz: Parabéns, o gajo tá espectacular :D

Mas obrigado por considerares o meu tópico motivador, mas mais motivador é este ;) Já tem o animal instalado e a reagir muito bem, e por sinal é um animal bem complicado, mas não duvidava que fosses capaz disso, quando nos preparamos e fazemos as coisas com calma, a probabilidade de algo correr mal é bem menor...

Sim, eu tenho lido acerca da sua territorialidade, mas também tenho lido em artigos que são animais que formam comunidades numerosas. Por isso acho que o comportamento do animal ainda não está muito bem estudado e o contributo das pessoas que os possuem em boas condições pode ser essencial no levantamento da "bruma" ;)

Sim, ainda tens tempo para a reprodução... Essa é uma meta, mas ainda tens que ir queimando umas etapas... Se tens aquaterrário para 3 individuos, vai colocando os outros 2 animais faseadamente, primeiro um do sexo oposto e depois o outro animal...

Eheheh, só à pouco vi essa resposta :roll: Ainda não tinha visto.
O do Trustz também... isto todo o tópico que venha mostrar belezas e contruções, deixa logo a vontade de largar também uma postada
:twisted:

É capaz de ainda haver algo por descobrir sobre os seus "hábitos sociais", pois tal como disseste, é frequente ver quem se refere a esta rã (livros, etc) como sendo um animal territorial. No entanto, muita gente as mantem em comunidade sem qualquer problema.
Daí eu acreditar de que, desde que haja espaço a nível de esconderijos, poisos, e etc, para todas, não haja grandes guerras.

Acho que plantas como a pothos são essenciais num terrário para elas, não só porque num ambiente deste tipo, crescem que se farta, como são ideais para elas dormirem e passearem (ajuda a complexificar a área arbórea, em pouco tempo).
Neste momento tenho uma área arbórea bastante "complexa", na minha opinião, o que faz com que caso adicione mais individuos, estes não se sintam com problemas de espaço ou com necessidade de embirrar uns com os outros para lutar pelo lugar na folha.

Optarei por 2M + 1F em vez de 1M + 2F, pois como o objectivo final é a reprodução, esse trio será mais adequado.
Ao colocar 2 machos eles vão estimular-se mutuamente (e aí sim, vai haver muita cantoria), competindo pela femêa.
Colocar 2 macho é como que fazer com que estes tenham vontade para acasalar, como que "dar pica à coisa".
Se tiver um trio de 1M + 2F, como o macho não tem concorrência, pode perder o interesse no acasalamento e não ligar às femêas.

Para os machos terem uma "competição saudável", é importante, como já referi em cima, ter complexidade suficiente no terrário para que não haja necessidade de lutar por um bom poiso, e a "guerra" se limite às cantorias e pouco mais.

(espero que o texto não tenha ficado confuso, a estas horas já não escrevo da mesma maneira :roll: , alguma coisa, é dizer...)

Cumps
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 1:09 am

NhamNham Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
NhamNham Escreveu:

Eheheh, só à pouco vi essa resposta :roll: Ainda não tinha visto.
O do Trustz também... isto todo o tópico que venha mostrar belezas e contruções, deixa logo a vontade de largar também uma postada
:twisted:

É capaz de ainda haver algo por descobrir sobre os seus "hábitos sociais", pois tal como disseste, é frequente ver quem se refere a esta rã (livros, etc) como sendo um animal territorial. No entanto, muita gente as mantem em comunidade sem qualquer problema.
Daí eu acreditar de que, desde que haja espaço a nível de esconderijos, poisos, e etc, para todas, não haja grandes guerras.

Acho que plantas como a pothos são essenciais num terrário para elas, não só porque num ambiente deste tipo, crescem que se farta, como são ideais para elas dormirem e passearem (ajuda a complexificar a área arbórea, em pouco tempo).
Neste momento tenho uma área arbórea bastante "complexa", na minha opinião, o que faz com que caso adicione mais individuos, estes não se sintam com problemas de espaço ou com necessidade de embirrar uns com os outros para lutar pelo lugar na folha.

Optarei por 2M + 1F em vez de 1M + 2F, pois como o objectivo final é a reprodução, esse trio será mais adequado.
Ao colocar 2 machos eles vão estimular-se mutuamente (e aí sim, vai haver muita cantoria), competindo pela femêa.
Colocar 2 macho é como que fazer com que estes tenham vontade para acasalar, como que "dar pica à coisa".
Se tiver um trio de 1M + 2F, como o macho não tem concorrência, pode perder o interesse no acasalamento e não ligar às femêas.

Para os machos terem uma "competição saudável", é importante, como já referi em cima, ter complexidade suficiente no terrário para que não haja necessidade de lutar por um bom poiso, e a "guerra" se limite às cantorias e pouco mais.

(espero que o texto não tenha ficado confuso, a estas horas já não escrevo da mesma maneira :roll: , alguma coisa, é dizer...)

Cumps
Na primeira afirmação que fizeste e que coloquei a negrito, ia mesmo perguntar-te se a competição entre 2 machos não poderia ser nefasta para o bem estar de um deles ou mesmo dos dois... Mas respondeste-me logo com a que coloquei a negrito em seguida, logo está desfeita a minha reticência em relação ao 2M+1F, assim sendo é uma boa escolha...

No caso 1M+2F acho que o macho não perderia interesse com 2 fêmeas à disposição... Não conheço nenhum macho no mundo animal que rejeite alguma fêmea por falta de competição :twisted: :lol:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
NhamNham
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 1:19 am

Também sobre dendrobates já li algo do género, em que seria indicado seguir o mesmo critério 2M + 1F (em caso de trio), exactamente pelo mesmo motivo.

Realmente há animais que......... enfim. Tiveste bem :twisted: ahahah
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 1:25 am

NhamNham Escreveu:Também sobre dendrobates já li algo do género, em que seria indicado seguir o mesmo critério 2M + 1F (em caso de trio), exactamente pelo mesmo motivo.

Realmente há animais que......... enfim. Tiveste bem :twisted: ahahah
;)

NhamNham
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 8:59 am

chelonia Escreveu: a ficus está se a aguentar dentro de agua? aquela pernada está submersa
Elas gostas de ter as raízes bem humidas, mas claro, é diferente de te-las na água...
Ela está plantada na borda da parte aquática e depois parte dela caí para a água, para esconder uma tubagem. Também a deixei assim para ver o que acontecia.

Até agora está normalissima, não está queimada ou algo do género...está se a aguentar bastante bem até.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda ago 31, 2009 9:35 am

Nham Nham os meus parabéns pelo terrário. Está um espanto, e devo dizer-te que tomaste a decisão correcta ao isolares completamente a zona terrestre da zona aquática (sem qualquer tipo de comunicação ao nível das águas). A flora está bem verdinha e acima de tudo a evoluir bastante bem.

Tendo em conta o tamanho das folhas dos pothos, diz-me uma coisa. Que luzes utilizas? Isto porque li à pouco tempo que 5.0 poderá ser excessivo e "queimar" algumas espécies de plantas, ao mesmo tempo que origina folhas pequenas nos pothos.

O exemplar animal está também bem bonito.

Mais uma vez parabéns.
NhamNham
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:34 am

Thorgarth Escreveu:Nham Nham os meus parabéns pelo terrário. Está um espanto, e devo dizer-te que tomaste a decisão correcta ao isolares completamente a zona terrestre da zona aquática (sem qualquer tipo de comunicação ao nível das águas). A flora está bem verdinha e acima de tudo a evoluir bastante bem.

Tendo em conta o tamanho das folhas dos pothos, diz-me uma coisa. Que luzes utilizas? Isto porque li à pouco tempo que 5.0 poderá ser excessivo e "queimar" algumas espécies de plantas, ao mesmo tempo que origina folhas pequenas nos pothos.

O exemplar animal está também bem bonito.

Mais uma vez parabéns.
Quanto à parte aquática tenho pena de 2 coisas. 1º por não ter conseguido fazer exactamente a mesma coisa, mas com divisória em cortiça e não com acrilico. Não conseguia isolá-la de modo algum com cortiça.
2º Ter colocado uma bomba sem filtro, a fazer circular a água pela cascata.
A quem tiver projecto semelhante não cometa o mesmo erro e opte sempre pelo filtro. Não há filtros (pelo menos que conheça) com tamanho tão reduzido como a bomba que tenho, mas mais vale arranjar espacinho para o meter do que optar pela bomba. A água suja-se com facilidade e assim tenho de fazer trocas de água mais frequentes (leia-se à volta de 3 em 3 dias).

Ainda tentei remediar colocando um pouco de gaze na bomba. Filtra umas coisas, mas claro que não é o mesmo que um filtro a sério :roll:

Neste momento utilizo 2 compactas UVB 2.0 de 26W cada. E até à data considero ideal, plantas a crescer bastante bem (a pothos, é exactamente como descrevi, até chateia), é raro ver alguma queimada. UVB 2.0 penso também ser adequado para a rã, (quando ela apanha com a radiação, pois passa o dia a dormir e quase sempre por baixo das folhas, o que faz com que não apanhe grandes radiações), na medida em que não é demasiado forte ao ponto de lhe causar algum problema/queimadura na pele.

A ver se arranjo a máquina fotográfica nestes próximos dias para mostrar a "complexidade" arbórea de que já falei (principalmente o desenvolvimento da pothos).
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda ago 31, 2009 12:13 pm

No meio de todos os post não encontrei o que procurava, o aquecimento é feito pelas lâmpadas uv? É suficiente, ou tiveste de colocar mais algum aquecimento extra? Agora que estamos em pleno Verão esse problema deve ser insignificante, mas de Inverno é de certeza relevante.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
NhamNham
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 12:42 pm

PedroC10 Escreveu:No meio de todos os post não encontrei o que procurava, o aquecimento é feito pelas lâmpadas uv? É suficiente, ou tiveste de colocar mais algum aquecimento extra? Agora que estamos em pleno Verão esse problema deve ser insignificante, mas de Inverno é de certeza relevante.
Neste momento, mantenho as temperaturas apenas com as 2 lampadas UVB de 26W.

No entanto tenho outros dispositivos de aquecimento que ligo caso necessário. Não tenho termostato algum...

Tenho um tapete de aquecimento (que agora está desligado) por baixo da parte aquática que ajuda a elevar a humidade (evaporação) e a aquecer o ar se necessário.

Tenho também uma night glo de 15W que posso ligar também durante o dia (se for necessário) para ajudar ao aquecimento.
Não é muito dificil atingir as temperaturas, pois com as lampadas UVB a temperatura sobe bem até aos 27ºC.
Agora como está muito calor tou é com problemas de temperaturas muito altas.

Tenho também um fogger da eurozoo para aumentar a humidade, que liga pouco antes de desligarem as luzes. Fiz um "trabalho" engraçado com o fogger, quando tiver possibilidade ponho fotos a mostrar como está colocado :wink:
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 12:44 pm

PedroC10 Escreveu:No meio de todos os post não encontrei o que procurava, o aquecimento é feito pelas lâmpadas uv? É suficiente, ou tiveste de colocar mais algum aquecimento extra? Agora que estamos em pleno Verão esse problema deve ser insignificante, mas de Inverno é de certeza relevante.
Pedro, as lâmpadas UV não servem para aquecer.. Mas sim, para emitirem UV, que são, neste caso importantes para a fotossíntese das plantas...

Por acaso não sei o que é que ele usa para aquecimento, mas deverá usar cabo na água e talvez uma lâmpada... Segundo a caresheet dele:
NhamNham Escreveu:O aquecimento poderá ser feito por cabo, tapete ou pelas lâmpadas que se utilizaram para fazer o ciclo dia/noite, que acabam por produzir calor.

AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 12:46 pm

NhamNham Escreveu: Não é muito dificil atingir as temperaturas, pois com as lampadas UVB a temperatura sobe bem até aos 27ºC.
Agora como está muito calor tou é com problemas de temperaturas muito altas.

Tenho também um fogger da eurozoo para aumentar a humidade, que liga pouco antes de desligarem as luzes. Fiz um "trabalho" engraçado com o fogger, quando tiver possibilidade ponho fotos a mostrar como está colocado :wink:
As UV provocam assim tanto calor num aqua tão grande? É estranho, sei que aquecem, mas nunca ao ponto de conseguirem manter temperaturas

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”