AlunoBioGeo Escreveu:NhamNham Escreveu:AlunoBioGeo Escreveu:Ahh... Estou a ver que o meu repto fez com que perdesses a timidez e mostrasses a tua "menina" nova. Estás de parabéns! O aquaterrário está espectacular, de fazer inveja mesmo, e belo exemplar
Tenta juntar mais uns indivíduos, não sei se são animais muito sociais, mas muitas rãs sentem-se melhor em colónias.
Pelo que fui lendo sobre esta espécie muito ainda continua por descobrir acerca do seu comportamento e da sua interacção social

Não coloquei logo fotos, mais como uma junção de superstição e parvoíce

era para não dar azar.
Teve um comportamento tão bom desde o 1º dia que não me quis por a deitar os foguetes antes da festa.
Agora ao fim de 2 meses acho que já posso deitar alguns
E sim, depois ver tópicos como o teu também motiva eheheh
Como já disse atrás, apesar de serem consideradas territoriais, é perfeitamente possivel mante-las em pequenos grupos (mas não se importam de estar sozinhas).
Para o tamanho do meu terrário, tenho como meta os 3 individuos. (2M e 1F)
Agora manter este por mais uns meses e depois ir adicionando mais.
A longo prazo está em vista a reprodução, mas até lá
Obrigado pelos comentários
O repto que falei não era o meu tópico mas sim no tópico do Pacman do Trustz

:
AlunoBioGeo Escreveu:Primeiro uma palavra para o Trustz: Parabéns, o gajo tá espectacular
NhamNham: Como vai o projecto para as
Agalychnis callidryas?

Mas obrigado por considerares o meu tópico motivador, mas mais motivador é este

Já tem o animal instalado e a reagir muito bem, e por sinal é um animal bem complicado, mas não duvidava que fosses capaz disso, quando nos preparamos e fazemos as coisas com calma, a probabilidade de algo correr mal é bem menor...
Sim, eu tenho lido acerca da sua territorialidade, mas também tenho lido em artigos que são animais que formam comunidades numerosas. Por isso acho que o comportamento do animal ainda não está muito bem estudado e o contributo das pessoas que os possuem em boas condições pode ser essencial no levantamento da "bruma"
Sim, ainda tens tempo para a reprodução... Essa é uma meta, mas ainda tens que ir queimando umas etapas... Se tens aquaterrário para 3 individuos, vai colocando os outros 2 animais faseadamente, primeiro um do sexo oposto e depois o outro animal...
Uma pergunta: Achas que será melhor 2M+1F que 1M+2F?
Eheheh, só à pouco vi essa resposta

Ainda não tinha visto.
O do Trustz também... isto todo o tópico que venha mostrar belezas e contruções, deixa logo a vontade de largar também uma postada
É capaz de ainda haver algo por descobrir sobre os seus "hábitos sociais", pois tal como disseste, é frequente ver quem se refere a esta rã (livros, etc) como sendo um animal territorial. No entanto, muita gente as mantem em comunidade sem qualquer problema.
Daí eu acreditar de que, desde que haja espaço a nível de esconderijos, poisos, e etc, para todas, não haja grandes guerras.
Acho que plantas como a pothos são essenciais num terrário para elas, não só porque num ambiente deste tipo, crescem que se farta, como são ideais para elas dormirem e passearem (ajuda a complexificar a área arbórea, em pouco tempo).
Neste momento tenho uma área arbórea bastante "complexa", na minha opinião, o que faz com que caso adicione mais individuos, estes não se sintam com problemas de espaço ou com necessidade de embirrar uns com os outros para lutar pelo lugar na folha.
Optarei por 2M + 1F em vez de 1M + 2F, pois como o objectivo final é a reprodução, esse trio será mais adequado.
Ao colocar 2 machos eles vão estimular-se mutuamente (e aí sim, vai haver muita cantoria), competindo pela femêa.
Colocar 2 macho é como que fazer com que estes tenham vontade para acasalar, como que "dar pica à coisa".
Se tiver um trio de 1M + 2F, como o macho não tem concorrência, pode perder o interesse no acasalamento e não ligar às femêas.
Para os machos terem uma "competição saudável", é importante, como já referi em cima, ter complexidade suficiente no terrário para que não haja necessidade de lutar por um bom poiso, e a "guerra" se limite às cantorias e pouco mais.
(espero que o texto não tenha ficado confuso, a estas horas já não escrevo da mesma maneira

, alguma coisa, é dizer...)
Cumps