O Ambystoma não se mantém sempre na forma larvar mas apenas possuem certas características que outros animais do mesmo grupo só possuem em forma larvar... São chamados animais neoténicos.
Outro exemplo de neotenia é a hipotética origem dos Vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves) e dos Cefalocordados (anfioxo, p.e.):
As ascídeas (Urocordados) só possuem notocorda em fase larvar (vida livre), uma vez que em fase adulta (vida séssil) não a possuem.
Supõe-se que os Cefalocordados e os Vertebrados tenham tido origem neoténica, quando larvas de urocordados primitivos por alguma razão desenvolveram o seu sistema reprodutor, mantendo as características larvares, mantendo a notocorda.
A explicação está muito por alto
O Filo dos Cordados (Chordata) engloba 3 sub-filos: os Urocordados, os Cefalocordados e os Vertebrados.
Mas apenas para dizer que o Axolote não é sempre uma larva, apenas mantém características próprias de larvas de outros anfíbios

"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>