Boa tarde,
Adoptei um gatinho de 2m (ontem), a questao é a seguinte, eu tmb tenho um cao, agora como é k puderei fazer com que se entendam sem haver zangas? Agradecia que me dessem dicas e conselhos.
Obrigada.
Em casa gato e cao
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas. Aqui lhe deixo um artigo meu, que talvez a possa ajudar um pouco
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/receber ... vo_lar/317
Parabéns e boa sorte,
Leo

E, mais este:Que gato escolher para o meu cão?
Muitas pessoas prendem-se com a preocupação de indecisão na escolha dum felino para o seu lar.
Tanto na raça, idade e sexo há que ponderar tudo para que a escolha seja a mais acertada.
Muitos deparam-se com o facto de nunca terem tido um felino e pensam que adquirir um é o mesmo que adquirir um canídeo.
São duas espécimes diferentes embora ambos sejam animais de companhia e sendo diferentes têm todo um comportamento diferente e o trato e educação deve ser diferenciada também.
Para quem já tem um cão em casa pode pensar ser difícil dar-lhe um amiguinho felino para companhia, independentemente da raça, pois ainda existe o mito de cão e gato…não dá. Desenganem-se, então! O cão e gato podem ser dois amigos inseparáveis.
Deve adquirir um gatinho bebé, ou se adulto, que esteja já socializado com canídeos, independentemente ser de raça ou SRD, pois os cães, normalmente, têm uma enorme sensibilidade para respeitar os mais frágeis bem como uma mais provável adaptabilidade se o felino for bebé.
Neste caso, deve sempre dar a sua maior atenção ao animal que já se encontrava em casa a fim de não espoletar ciúmes o que iam desajustar um bom entendimento entre eles.
Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento,a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o cão nas suas brincadeiras e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.
Este texto aplica-se também a quem já tenha um felino e adquira um canídeo.
Neste caso é igualmente importante levar um amiguinho, bebé canídeo, ou se, adulto que esteja já socializado com felinos, para o seu felino, por todas as vantagens já acima descritas.
Ter também em atenção de que as unhas do seu felino, seja o novo residente ou o já existente no lar, estão cortadas.
Nunca insistir com o felino para estar junto do cachorro ou cão. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao cachorro/cão a fim de “matar” a sua curiosidade felina.
Os cuidados a ter no caso de se ausentar, descritos acima, aplicam-se a este caso, de igual modo.
Leo
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/receber ... vo_lar/317
Parabéns e boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Boa tarde,minhadaisy Escreveu:Boa tarde,
Adoptei um gatinho de 2m (ontem), a questao é a seguinte, eu tmb tenho um cao, agora como é k puderei fazer com que se entendam sem haver zangas? Agradecia que me dessem dicas e conselhos.
Obrigada.
independentemente dos bons conselhos que lhe possamos dar, penso, não só por experiência própria, mas também por aquilo que me é dado testemunhar com outros casos; acima de tudo com muita dedicação a ambos os animais, o que já tínhamos (seja cão ou gato) e o que vem de novo, é extremamente importante dedicarmo-nos a ambos para que a sua sociabilização resulte. Ter muita paciência com ambos e nunca desistir, mesmo quando parece que as coisas não estão a resultar, mais cedo ou mais tarde os animais acabam por se ambientar uns aos outros, mas é preciso ser persistente e não desistir de nenhum deles, NUNCA !
-
- Membro
- Registado: sexta jun 01, 2007 3:15 pm
Muito obrigada a ambos pelas vossas respostas. O 1º passo sera cortar as unhacas do gatito pois n kero k cegue o canito. Eu sei k com o tmp eles habituarao um ao outro, e sei k vai ser muito dificil pois o gatito assenha-se, apesar de ter so 2m. O cao so ker xeirar e brincar, mas tera k ir c muito cuidado pois as brincadeiras dele sao um bocado pó besta. A ver vamos c a continuacao do tmp 

-
- Membro
Sim no 1º dia foram uns olhares.. dps la o Fred (cao) escapou e foi ter c o Simao (gato) k dps fez akeles sons tipicos e quase ia arranhando o fred. Ontem pus o Simao no colo e o Fred empolerou-se nas mhas pernas e tava a lambe-lo todo. Tdos os dias terei k fazer isso pa ver se habituam-se um ao outro 

-
- Membro Veterano

Continuação de boas socilaizações...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
É normal o Fred estar smp a lamber o Simao e querer "coisar" com o gato?
-
- Membro Veterano
Não é que seja normal mas é comum, estando excitado pela presença do gatito. Não é própriamente que tenha algo de comum com o que está a pensar... mas sim e só por "contentamento que lhe provoca excitação"minhadaisy Escreveu:É normal o Fred estar smp a lamber o Simao e querer "coisar" com o gato?
Ralhe com ele SEMPRE que ele tente! E, tendo que ser, separe-os por alguns períodos de tempo, sempre que o cão se excite.
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Geralmente os cães aceitam melhor os gatinhos bebés. Os gatinhos demoram a costumar aos cães se antes não tiveram nenhum contacto com cães.
É melhor ralhar com o cão quando quiser "coisar" com o gatinho, pois o gatinho não deve achar piada a ser assediado e poderá fazer com que demore mais a socialização entre os dois, pois gatinho poderá com medo fugir do cão.
É melhor ralhar com o cão quando quiser "coisar" com o gatinho, pois o gatinho não deve achar piada a ser assediado e poderá fazer com que demore mais a socialização entre os dois, pois gatinho poderá com medo fugir do cão.
-
- Membro
Obrigado pelas respostas. Vou dando info's.
-
- Membro
Já se dao bem, apesar do Fred ainda ser muito chato qd o simao está no chao. Agora o passo seguinte é colocar o simao e as suas coisas juntamente na mm reparticao k o fred, mas so ficara concluido dps de varios dias serem vigiados. Uma coisa k mudarei é k vou deixar de ter comida á disposicao pk eles tem a mania de inverter os papeis e trocar de racao, dai so darei a comida qd alguem estiver em casa.
Outro assunto k vos keria falar, n sei se ja foi dito ou nao, mas o Simao foi adoptado mm aki neste forum na parte das Adopcoes. Estou muito contente c ele, pk é a 1ª x k tenho um gato, para mim tem sido uma experiencia engraçada. Mas ha um senao, desde k entrou na minha casa tem estado c diarreia, ja foi ao vet ja foi medicado, com Ultralavor, com clavamox c outras saquetas, ate ja mudei de racao (fazendo o desmame) de ambas, passando de wiskas para Purina, mas mm assim continua ainda. Chegou se a fazer o teste ás fezes e n tem nh parasita o proximo passo sera fazer um teste ao sangue pa ver se encontramos alguma anomalia. Estou preocupada pois pode ser uma coisa grave..cancro nos intestinos ou O FIV
Outro assunto k vos keria falar, n sei se ja foi dito ou nao, mas o Simao foi adoptado mm aki neste forum na parte das Adopcoes. Estou muito contente c ele, pk é a 1ª x k tenho um gato, para mim tem sido uma experiencia engraçada. Mas ha um senao, desde k entrou na minha casa tem estado c diarreia, ja foi ao vet ja foi medicado, com Ultralavor, com clavamox c outras saquetas, ate ja mudei de racao (fazendo o desmame) de ambas, passando de wiskas para Purina, mas mm assim continua ainda. Chegou se a fazer o teste ás fezes e n tem nh parasita o proximo passo sera fazer um teste ao sangue pa ver se encontramos alguma anomalia. Estou preocupada pois pode ser uma coisa grave..cancro nos intestinos ou O FIV