...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta ago 29, 2003 11:39 am

MagaPatológica

Como já disse sou em princípio contra as esterilizações. Admito outras opiniões, evidentemente, e li com curiosidade o primeiro "pacote" de justificações que deu no post anterior. Gostaria que me esclarecesse sobre o segundo ponto, akgumas dúvidas que passo a expôr:

1. Como sabe, o cão de trabalho não é conceito que se esgote nos cães guias. O trabalho desportivo inclui várias outras modalidades assentes num comportamento estável e enérgico de um cão.
Pergunto - tem dados objectivos sobre a influencia da esterilização no comportamento instintivo das fêmeas? Isto é, ficam mais nervosas, mais agressivas, mais dominantes ou mais submissas, etc? Há uma regra geral? Há excepções? Até que ponto a esterilização implica um desequilíbrio hormonal no indivíduo e quais as consequencias desse desequilíbrio a nível comportamental?
Já aqui ouvi relatos de experiências dizendo que ficam mais "moles" ou que não manifestam alterações de comportamento. Gostaria pois de saber de fonte científica o que está estudado quanto a esse aspecto. Se tiver algum link onde possa esclarecer-me pessoalmente agradeço mo indique (as pesquisas que fiz sobre o tema não deram resultado).

2. Partindo do princípio que o 1º cio pode acontecer por volta dos 7 meses, e é aconselhável a esterilização na sequência dele. Tenho uma outra questão. No trabalho desportivo um cão não deve ser trabalhado em defesa antes do ano de idade, ou até mais tarde, por forma a permitir o amadurecimento do seu carácter. Ora, em casos de esterilização até ao ano de idade, como pode garantir-se que a mesma não vai influir na resposta do animal ao treino desportuvo?

3. Finalmente uma questão relacionada com o 1º ponto da sua msg: esperamos o 1º cio para sabermos se a cadela é normal do ponto de vista do aparelho reprodutivo. Se é normal, opera-se para evitar futuros casos de tumores, etc. Bem, aqui volto a bater na mesma tecla - serrem-se-lhe os dentes para não ter cáries! Se lhe tirarmos um olho, evitamos em 50% as possibilidades de retinopatias degenerativas, e, pela mesma lógica, poderíamos ir amputando o animal até eliminarmos a 100% os riscos de doenças...

4. Ou será que a esterilização evita realmente muitas chatices sim, mas ao dono?

Cumprimentos

José Carlos
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

sexta ago 29, 2003 11:53 am

Viva,

Eu tenho duas cadelas, e de momento não estou a pensar esterilizar nenhuma delas, por vários motivos.

De uma delas não pertendo fazer ninhadas, pela simples razão que não é um animal puro, e como de SRD's (ou PRP's) já está esta país cheio, pôs-se então a hipótese de proceder à esterilização.

Após conversa com o vet, leitura de opiniões aqui no forum, leitura de literatura e como a minha cadela não tem contacto com machos, não vou sujeitar a cachorra, desnecessáriamente, a uma cirurgia, com todo os seus inconvenientes.

Da segunda cadela, provavelmente irei fazer ninhadas.

De qualquer modo, respeito todas as restantes opiniões.

Queria também saudar todos os forista que participaram neste tópico, pois foi dos poucos que assisti com respostas coerentes e bem estruturadas.

Cmpt

Baixo
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

sexta ago 29, 2003 1:43 pm

Olá José Carlos:

Obrigada pelo seu interesse qto a este assunto.
De momento não tenho respostas para as questões que colocou.
Vou procurá-las.

Qto à minha opinião, de ser contra ou a favor da esterilização das cadelas devo dizer que varia caso a caso, mas em 1º lugar penso que deva sp ser equacionada tendo em consideração o bem estar do animal...do de 4 patas, evidentemente;)

Só para lhe dar uma ideia:

O meu gato tem 14 anos (macho) e não é castrado...e se ele marca território!!!
O Rubi, tem quase 4 anos e tb não é.

Relativamente à Maga, pois aí decidi pelo "sim" apenas qdo fez 5 anos, começou a fazer falsas gravidezes, umas atrás das outras.
Fazia descida de leite, mamites consecutivas e tinha de tomar imensos medicamentos (quer para secar o leite quer para tratar as mamites). Adicionalmente, o animal andava num stress enorme, pois procurava os cachorrinhos que nunca tinham nascido :(
Era mm complicado para ela...e para mim por a ver naquele estado sem poder fazer mais nada do que esperar q o efeito dos medicamentos desse resultado.
Aí, dp de ter de fazer uma cesariana para nacerem os bebés, tomei a decisão, já q estava anestesiada e tinha mm de ser operada.

Qto à Matilde, foi recentemente adoptada e já esterilizada...

Por isso, a minha opinião qto a este assunto vai no sentido de se decidir caso a caso e sp pensando no animal em 1º lugar.

Bjs :p
MagaPatalogika
Membro Veterano

sexta ago 29, 2003 2:27 pm

Olá JC:

encontrei uns sites q podem ter algum interesse, mas ainda não os estudei a fundo. Se calhar até já os conhece...
Não sei se defendem ou condenam a esterilização, mas penso q sempre enriquecem o debate ;)

http://www.vaal.co.za/animaland/

http://www.bedfordviewvet.co.za/steri.html

http://www.geocities.com/Athens/Academy ... e/ray.html

http://dogtraining.co.uk/061castration.pdf

http://www.millhousevets.co.uk/faq/dogne.htm

http://www.geocities.com/amazonadoc/ETD ... yinfo.html

http://www.k9events.com/behaviouranddogspage4.html

http://www.petmed.co.nz/infobase.php?op=view&t=29

http://www.darg.org.za/index.cfm?p=46

O 4º e os dois últimos estão orientados para o binómio esterilização-comportamento em trabalho.

Espero ter ajudado,

Bjs :p e bom fdsemana a todos
Puga
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 11:41 am

sexta ago 29, 2003 2:38 pm

Assim é lindo
Assim é lindo :oops:

Estou á muito, muito mesmo, pouco tempo aqui no fórum. Enfim sou um noviço... . Mas assim é lindo :lol: :cry: :lol: gosto muito de ver ajuda sem se cobrar nada em troca. Talvez seja influencia do convivio com cães ;)
MagaPatalogika
Membro Veterano

sexta ago 29, 2003 2:56 pm

Puga Escreveu: Assim é lindo
Assim é lindo oops
Assim é lindo oops
Assim é lindo oops

Estou á muito, muito mesmo, pouco tempo aqui no fórum. Enfim sou um noviço... . Mas assim é lindo lol cry lol gosto muito de ver ajuda sem se cobrar nada em troca. Talvez seja influencia do convivio com cães ;)
:lol: :lol: :lol: :lol:
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 29, 2003 3:22 pm

MagaPatológica:

Antes de mais, agradecer-lhe os links que não deixarei de consultar. O problema é que você esmerou-se tanto, que vou ter de ser selectivo na consulta, caso contrário nunca mais acabo!!! Obrigado.

Quanto ao seu outro post, a verdade é que como lhe disseeu sou à partida contra, mas evidentemente quando está em risco a saúde do animal, o caso muda de figyra (repare que eu disse "quando está" e não quando "pensamos que virá a estar"...)

O exemplo que deu da sua cadela mais velha (gravidez psicollógica) é um desvio comportamental que tem terapia adequada. Normalmente resolve-se o problema. Caso não se resolva, este é um problema de saúde que se enquadra dentro das situações em que estou de acordo com a esterilização.

Bem, vou ler primeiro os links que relacionam a esterilização com o trabalho desportivo, já que é a vertente que me interessa mais, e depois "penduro" aqui a minha opinião.

Bom fim de semana a todos

José Carlos
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 29, 2003 4:29 pm

Olá

Maga, obrigada pelos links :D
Jose Carlos, dê uma vista de olhos ao 4º link, parece-me o mais dedicado ao tema do trabalho, que é o que mais lhe interessa a si, e a mim ;) . Mas verdade seja dita ainda não tive tempo de os ver todos :oops: e mesmo esse só dei uma olhadela na diagonal.
Leitura para o fim de semana!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta ago 29, 2003 6:07 pm

Olá! :D

A Bianca tem seis meses de idade e eu penso esterilizá-la após o primeiro cio (15 dias depois, mais ou menos) por conselho da médica veterinária da minha menina.

Ela entende que, esterilizando antes do primeiro cio, ainda não houve estudos suficientes no âmbito da associação da esterilização à incontinência urinária.

Dado que não há estudos, que afirmem ou contestem, rigorosos e concretos, ela acha que o melhor a fazer é deixar passar o primeiro cio da Bianca. Assim, ela estará totalmente desenvolvida e não haverá lugar para dúvidas nem receios, nesse entido.

Já pensei muito. Faço-o desde que decidi ter uma cadelinha. Muito antes de adquirir a Bianca e, depois de tudo o que li e ouvi, depois de tudo o que leio e oiço, a minha decisão está tomada e a médica veterinária de sobreaviso, de modo a ser rápido e fácil marcar a operação.

A Bianca ainda não teve sinais do seu primeiro cio, mas desde os seis meses deve-se estar atento.

Espero que corra tudo bem com ela, como espero que corra tudo pelo melhor com os vossos cães, quer decidam estetilizar/castrar ou não.

;)
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 30, 2003 9:58 am

Ora viva.

Maga e nynf: já dei uma primeira vista (confesso que um pouco em diagonal) aos 3 links à partida relacionados com o trabalho/esterilização, e, tanto quanto as minhas limitações em termos de inglês me permitiram, aqui vos deixo as minhas conclusões:

1. Versam sobretudo a esterilização de machos - ressalvo que sobretudo o último link foi lido muito à pressa.

2. Todos os âmbitos em que a castração é referida (agressividade intra e inter-específica, montas indesejaveis, marcações de território, etc) não justificam, a meu ver uma opção tão radical. No caso da agressividade, para além de haver muitas causas que a justifiquem como conduta normal e que podem ser tratadas por forma a controlar essa agressividade, só mesmo em caso de agressividade patológica penso que estaria aconselhada a castração - mas isso é um problema de saúde e como vos disse nestes casos concordo com a esterilização.

De modo que a leitura dos links reforçou as minhas convicções. Seria no entanto importante obter dados concretos relativamente às fêmeas. Espero que a Maga ou alguem que já se tenha debruçado sobre o problema possam aportar novos dados sobre o assunto. Pela minha parte estabeleci alguns contactos pedindo dados estatísticos e resultados de estudos científicos (se os houver). Mal tenha notícias informo.

Um abraço

José Carlos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado ago 30, 2003 4:59 pm

Eu, por princípio, oponho-me ao aborto.

Em especial nos humanos.
Se Deus nos deu inteligência e autodomínio, acho imperdoável que não se tomem precauções e acho que legalizar o aborto é um aval à tolice e ao deixa andar, que depois logo se vê.
Já bem basta que o animal humano seja assim de sua natureza, quanto mais incentivar !

No que respeita aos cães também me aflige esterilizar sem razão premente.

Devo dizer que a Zorra abortou há pouco tempo, por nossa vontade.
Falta de experiência e controlo do cio e, zás, aconteceu !
Mas não vamos esterilizar, para já.
Foi tudo por culpa nossa.
Somos nós que temos de alterar o nosso comportamento (já que ela segue o instinto...) durante os cios.

Achamos de um radicalismo muito grande esterilizar se podemos vigiar e evitar o contacto com os cães durante o cio.

Note-se que não sou contra as esterilizações !
Cada um sabe em que condições vive e a vida que leva.
Não me custa a crer que, para muita gente, seja virtualmente impossível evitar o contacto com os cães no decorrer do cio.
É por conviniência ?
Pois que seja !

Há muita coisa a que submetemos os nossos cães por razões de conviniência.
Acham que eles gostam de andar de trela ?
Que gostam de ficar fechados em casa todo o dia ?
Que gostam de ração ?

Que tentemos fazer os nossos cães o mais felizes possível é que é a atitude a ter.
Repito - "o mais felizes possível" - e se fôr preciso esterilizar, pois força !
É bem melhor que encher o mundo de mais rafeiros indesejados, com destino duvidoso, quem sabe se destinados a serem maltratados, abandonados...

É assim que eu vejo a questão.
bonekita
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

sábado ago 30, 2003 9:03 pm

Boa noite! ;)

Registei-me no Arca de Noé após ter lido várias opiniões sobre se devemos ou não esterilizar as nossas cadelinhas!!!

Uma vez que não pensava vir afazer criação com a minha cadelinha, sempre a quis esterilizar para que ela não sofresse com outros cães atrás dela... No entanto o meu pai sempre foi contra pois ela era muito pequenina!
Acontece porém que ela com [b]apenas 3,5 aninhos apanhou um tumor [/b]só transmissivel por via sexual!! :( O cão não a chegou a encher mas o contacto que eles tiveram foi o suficiente para infectar a Fuska com esse virús! :( :(
Agora temos ambas sofrido imenso pois chegámos mesmo a pensar o pior!! :cry: Mas, felizmente, com o esforço de ambas (ela, que demonstrou uma força incrivel e uma vontade de vencer este obstáculo que ninguém espera; e eu, que tenho de ir diariamente ao Porto para ela fazer quimioterapia e "chatear toda a gente para ir comigo levá-la [uma vez que eu ainda sou menor, e mesmo em situações como esta, é proibido os animais andarem nos transportes públicos]) a Fuska está a recuperar a olhos vistos!!! :D

Agora, continuam a ser contra a esterilização da cadela, excepto eu, a minha mãe e os veterinários... :?

:?: A minha grande dúvida é se devo ou não avançar com a esterilização da minha cadelinha!!! :?:

:!: Não estou a pedir que me digam: "Sim, avança!" nem "Não, não faças isso!", mas gostaria que se puderem dedicar alguma atenção ao meu caso, me dessem a vossa opinião!
Apesar de ter bastantes animais e de muitos deles também já terem ido ter com os anjinhos... Nunca me vi em tal situação!!! :!:

Acreditem! Eu ando desesperada!!!!!

Eu e a Fuskinha agradecemos a atenção!!!

Beijinhos e Aufs-Aufs
bonekita
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

sábado ago 30, 2003 9:05 pm

Boa noite! ;)

Registei-me no Arca de Noé após ter lido várias opiniões sobre se devemos ou não esterilizar as nossas cadelinhas!!!

Uma vez que não pensava vir afazer criação com a minha cadelinha, sempre a quis esterilizar para que ela não sofresse com outros cães atrás dela... No entanto o meu pai sempre foi contra pois ela era muito pequenina!
Acontece porém que ela com [b]apenas 3,5 aninhos apanhou um tumor [/b]só transmissivel por via sexual!! :( O cão não a chegou a encher mas o contacto que eles tiveram foi o suficiente para infectar a Fuska com esse virús! :( :(
Agora temos ambas sofrido imenso pois chegámos mesmo a pensar o pior!! :cry: Mas, felizmente, com o esforço de ambas (ela, que demonstrou uma força incrivel e uma vontade de vencer este obstáculo que ninguém espera; e eu, que tenho de ir diariamente ao Porto para ela fazer quimioterapia e "chatear toda a gente para ir comigo levá-la [uma vez que eu ainda sou menor, e mesmo em situações como esta, é proibido os animais andarem nos transportes públicos]) a Fuska está a recuperar a olhos vistos!!! :D

Agora, continuam a ser contra a esterilização da cadela, excepto eu, a minha mãe e os veterinários... :?

:?: A minha grande dúvida é se devo ou não avançar com a esterilização da minha cadelinha!!! :?:

:!: Não estou a pedir que me digam: "Sim, avança!" nem "Não, não faças isso!", mas gostaria que se puderem dedicar alguma atenção ao meu caso, me dessem a vossa opinião!
Apesar de ter bastantes animais e de muitos deles também já terem ido ter com os anjinhos... Nunca me vi em tal situação!!! :!:

Acreditem! Eu ando desesperada!!!!!

Eu e a Fuskinha agradecemos a atenção!!!

Beijinhos e Aufs-Aufs
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 31, 2003 8:56 am

Se os veterinários lhe dizem que a saúde da sua cadela depende da esterilização, penso que não deve esterilizá-la.

Estranhei na sua msg o facto de um tumor ser provocado por contágio. Poderia esclarecer-nos melhor?

De qualquer forma, se durante o cio tivesse vigiado a sua cadela (15 dias, 2 vezes por ano, não dá assim tanto trabalho...) teria tido muito menos canseiras que as que teve com o tratamento. Quero dizer que há alternativas válidas para evitar montas indesejadas, sem ter de recorrer à esterilização.

De qualquer forma eu não avançaria para a esterilização sem que a bicha estivesse totalmente recuperada.

Cumprimentos e as melkhoras da sua mascote

José Carlos
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 31, 2003 9:00 am

O que eu queria dizer no primeiro parágrafo da msg anterior é que PENSO QUE DEVE ESTERILIZÁ-LA
Responder

Voltar para “Cães”