Cão Bebé preciso de ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda ago 31, 2009 11:20 pm

c_saraiva, o jofelix ainda está a gatinhar no que toca a criação e não o esconde.

Portanto é natural que ainda não anteveja certas coisas.

Mas a si digo-lhe que me parece mais natural que a cadela esteja com saudades da matilha e do lar onde nasceu e se sinta sozinha e insegura. Afinal, só tem 2 meses e parece-me que está num jardim, visto esconder-se na casota. Ela precisa é de companhia.

Mas a si digo-lhe que, apesar de só ter 2 meses e ter uma reacção timida, se os donos começam a tentar conquistá-la com guloseimas e miminhos, não tarda nada quem manda lá em casa é ela. Ao fim e ao cabo é uma pastora alemã, cão dominante por natureza.

Concordo plenamente com os passeios e com a habituação a pessoas e cães. Mas discordo de "muitas festas de desconhecidos" para não tornar a cadela uma "maria-vai-com-as-outras" e quando a um curso de obediencia... só depois dos 6 meses e se for necessário.

Ainda há poucos anos não polulavam treinadores por aí, e no entanto os cães não eram todos uns doentes com mau temperamento. :wink:
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda ago 31, 2009 11:46 pm

kevdani Escreveu:Deram me um pastor alemão com dois meses e ela parece triste e quando tocamos nela ela fica com medo e esconde se na casota.
O que é que eu faço?
Primeiro de tudo, deve ir com ele ao vet e ver se está tudo bem.
Pode estar a ressentir-se face ao facto de estar loge dos manos. Pode ser também caso de má sociabilização...
Vá devagar. Dê-lhe espaço. Deixe que ele explore a "nova" casa. Brinque com ele, atire-lhe bolas. Deixe-o á vontade. Não demonstre a sua preocupação (que não há-de ser nada ;))

Vai ver que com o tempo, vai ter aí um amigalhaço do peito ;)

Boa sorte e vá dando notícias ;)
Musky
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:54 pm

CasadelMar sempre in :lol:

Com 2 meses, má sociabilização? Ainda nenhuma, diria eu.

Quanto ao resto, 100% de acordo. Mas estabelecer JÁ os limites desejáveis, que os PA são muito inteligentes e tomam o pulso ao dono muito depressa.

De resto, agindo com naturalidade e consistência, tornam-se uns amigões que quase não é preciso treinar.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça set 01, 2009 12:21 am

c_saraiva Escreveu:
jofelix Escreveu:
kevdani Escreveu:Deram me um pastor alemão com dois meses e ela parece triste e quando tocamos nela ela fica com medo e esconde se na casota.
O que é que eu faço?
Olá,
Atraia a cadela com algo de positivo.
Coloque esta questão também no fórum da raça PA, onde poderá obter respostas mais habilitadas, sem desconsiderar todos os outros, de Criadores de PA.
Um abraço
Ai jofelix jofelix...dá respostas pouco adequadas para o problema em questão e depois ainda chama os outros pouco habilitados...porque é que este assunto não se pode resolver neste forum e tem que ser no do pastor alemão?Até pode ser um problema que possa ser resolvido de muitas maneiras mas nenhuma dela é especifica para determinada raça...E porque é que acha que os criadores percebem mais que os outros (donos, treinadores e afins)?
O jofelix intitula-se criador e não teve a sensibilidade de pensar sequer que a cadela pode estar assim por problemas de saude...
Olá,
A resposta não é desadequada, visto a cadela estar a chegar a casa e só ter dois meses, o mais provável é estar assustadiça porque para ela tudo é desconhecido. Tem que fazer com que ela se sinta bem, procedendo como indiquei no inicio, se amanhã continuar assustada o mais provável é ser uma cadela medrosa e talvez por isso tenha sido dada, mas também pode ser problema de saúde, e aí vá ao veterinário, para tirar a dúvida.
Cuidado com os passeios com ela, mostrar-lhe pessoas, cães, etc., porque ainda só tem 2 meses e não tem o set de vacinas completo.
Portanto deixe a cadela à vontade ela irá ter consigo. Fale com o anterior dono do cadela, pergunte-lhe qual era o comportamento anteriormente.
O exemplo que dei no meu primeiro post é com conhecimento de causa, o meu cão quando chegou também sentiu algum medo, e fiz o mencionado, no dia seguinte era outro cão.
CSaraiva escreveu:
cachorro a dormir sozinho sem que ele passe o tempo todo a ganir...
Porque é que o cão não passa o tempo a ganir??

O user Kevdani pode obter respostas neste e noutros sub-fóruns, até noutros fóruns, com quem ela entender que a informará melhor. Eu simplesmente indiquei o fórum do P.A. porque é a raça do user, nada mais, e além disso tive o cuidado de escrever" sem desconsiderar todos os outros", somente terá de filtrar a melhor resposta que se adequa mais ao seu problema.

Os Criadores na minha modesta opinião, também são donos, treinadores e alguns afins, e, acho-os, também, habilitados a responder.

Eu nunca me intitulei criador e sei reconhecer quem tem mais habilitações que eu e no sub-fórum do PA, passam por lá muitos e com vastos conhecimentos sobre problemas da raça, têm muitos anos de trabalho com a mesma, como sabem aliás.

Acho que não ofendi ninguém ao recomendar para pedir opinião noutro lado, aliás, aqueles que aqui opinam, lá também o podem fazer . :wink:

Um abraço
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça set 01, 2009 1:12 am

Musky Escreveu:c_saraiva, o jofelix ainda está a gatinhar no que toca a criação e não o esconde.

Portanto é natural que ainda não anteveja certas coisas.

Mas a si digo-lhe que me parece mais natural que a cadela esteja com saudades da matilha e do lar onde nasceu e se sinta sozinha e insegura. Afinal, só tem 2 meses e parece-me que está num jardim, visto esconder-se na casota. Ela precisa é de companhia.
O que é que eu faço?
Isto pode ser a indicação de que algo de errado se está a passar para alem de saudades dos manos :wink: Apatia e tristeza apontam mais para problemas de saude do que falta dos manos...digo eu...mas agora até os cães apanharam a moda das depressões...
Musky Escreveu:Mas a si digo-lhe que, apesar de só ter 2 meses e ter uma reacção timida, se os donos começam a tentar conquistá-la com guloseimas e miminhos, não tarda nada quem manda lá em casa é ela. Ao fim e ao cabo é uma pastora alemã, cão dominante por natureza.
Acho que não disse aqui para darem mimo até mais não e deixar a cachorra fazer tudo o que quer...apenas falei em conquistar-lhe a confiança visto que (excluidos problemas de saude) o problema será mesmo falta de confiança nos donos por parte da cachorra...

Tambem salientei o facto de uma boa dose de treino de obediencia era fundamental e até fui citado e reforçado pela dinodane :wink:

E isso do dominante por natureza tem muito que se lhe diga...cada cão é um cão, lá por ser um Pastor Alemão não quer dizer que guarde ovelhas :wink:
Musky Escreveu:Concordo plenamente com os passeios e com a habituação a pessoas e cães. Mas discordo de "muitas festas de desconhecidos" para não tornar a cadela uma "maria-vai-com-as-outras"
Há gostos para tudo...Eu prefiro um cão confiante e sociavel que um cão desconfiado...prefiro um cão "maria vai com as outras" que um cão abatido por ser agressivo por medo... :wink:

Musky Escreveu:(...) e quando a um curso de obediencia... só depois dos 6 meses e se for necessário.

Ainda há poucos anos não polulavam treinadores por aí, e no entanto os cães não eram todos uns doentes com mau temperamento. :wink:
Eu não falei em curso nenhum...falei em treino de obediencia (e como é obvio em educação da cachorra) coisa que se deve fazer não aos seis meses mas logo a partir do momento em que um cachorro chega a sua nova casa :wink: Isso das idades minimas para o cachorro aprender a cumprir ordens é uma treta...se o cão tem gosto e se diverte em aprender porque não ensina-lo? (claro que para ir a uma escola tem que ter o plano de vacinação completo, mas em casa acho que o treino de obediencia pode começar em qualque idade...)

Mas claro que caso surjam problemas comportamentais que a dona ache que não tem conhecimentos para resolver, aconselho vivamente um treinador...
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça set 01, 2009 1:13 am

Musky Escreveu:c
Concordo plenamente com os passeios e com a habituação a pessoas e cães. Mas discordo de "muitas festas de desconhecidos" para não tornar a cadela uma "maria-vai-com-as-outras" e quando a um curso de obediencia... só depois dos 6 meses e se for necessário.

So aos 6 meses porque? Eu costumo comecar isso bem mais cedo, uma semana depois da segunda vacina, mais ou menos 12 semanas, e nunca tive problemas. O porque dos 6 meses?
c_saraiva
Membro Veterano

terça set 01, 2009 1:23 am

Musky Escreveu:Mas estabelecer JÁ os limites desejáveis, que os PA são muito inteligentes e tomam o pulso ao dono muito depressa.
Claro que se devem estabelecer as regras desde o inicio e nunca deixar um cachorro fazer o que não queremos que faça em adulto...Parto do principio que a forista que veio em busca de ajuda tambem já se tenha informado sobre isso e sobre como educar a cachorra...

Mas tambem não vamos acreditar na teoria da conspiração e que os cães estão constantemente a tentar subir na hierarquia...
E quem diz que a cachorra é dominante por natureza?Lá por ser Pastor Alemão não quer dizer que seja dominante, os PA não são feitos numa linha de serie todos iguaizinhos...Acho que para treinar um cão há que ter sensibilidade para adequar o treino ao tipo de cão que temos a nossa frente e não pensar "é Pastor Alemão é dominante, é Labrador por isso é meiguinho, é Rottweiler é agressivo..."
jofelix
Membro Veterano

terça set 01, 2009 1:37 am

O que é que eu faço?
Há quanto tempo tem o cão consigo?
Está vacinado e desparasitado?
Alguma vez viu um cão triste?
O olhar dele para si é de tristeza ou receio?
Onde lhe toca para ele fugir?
Vai com a mão por baixo ou por cima do cão?
Após estas respostas, talvez se possa dizer algo de mais concreto, até lá ...

Penso que já passou tempo suficiente para que possas dizer se o cão mudou o comportamento perante o dono.

O comportamento perante outras pessoas e cães é a fase seguinte :!: :!:

Um abraço
c_saraiva
Membro Veterano

terça set 01, 2009 1:37 am

jofelix Escreveu:
c_saraiva Escreveu:
jofelix Escreveu:
O que é que eu faço?
Olá,
Atraia a cadela com algo de positivo.
Coloque esta questão também no fórum da raça PA, onde poderá obter respostas mais habilitadas, sem desconsiderar todos os outros, de Criadores de PA.
Um abraço
Ai jofelix jofelix...dá respostas pouco adequadas para o problema em questão e depois ainda chama os outros pouco habilitados...porque é que este assunto não se pode resolver neste forum e tem que ser no do pastor alemão?Até pode ser um problema que possa ser resolvido de muitas maneiras mas nenhuma dela é especifica para determinada raça...E porque é que acha que os criadores percebem mais que os outros (donos, treinadores e afins)?
O jofelix intitula-se criador e não teve a sensibilidade de pensar sequer que a cadela pode estar assim por problemas de saude...
Olá,
A resposta não é desadequada, visto a cadela estar a chegar a casa e só ter dois meses, o mais provável é estar assustadiça porque para ela tudo é desconhecido. Tem que fazer com que ela se sinta bem, procedendo como indiquei no inicio, se amanhã continuar assustada o mais provável é ser uma cadela medrosa e talvez por isso tenha sido dada, mas também pode ser problema de saúde, e aí vá ao veterinário, para tirar a dúvida.
Cuidado com os passeios com ela, mostrar-lhe pessoas, cães, etc., porque ainda só tem 2 meses e não tem o set de vacinas completo.
Portanto deixe a cadela à vontade ela irá ter consigo. Fale com o anterior dono do cadela, pergunte-lhe qual era o comportamento anteriormente.
O exemplo que dei no meu primeiro post é com conhecimento de causa, o meu cão quando chegou também sentiu algum medo, e fiz o mencionado, no dia seguinte era outro cão. Pode ter sido por isso, mas tambem pode ter sido apenas por se ter começado a sentir mais a vontade no novo espaço :wink:
CSaraiva escreveu:
cachorro a dormir sozinho sem que ele passe o tempo todo a ganir...
Porque é que o cão não passa o tempo a ganir??

Sempre reconheci este metodo como um metodo para amenizar a ansiedade de separação que geralmente se transmite com o cão ao ver-se sem companhia começar a ladrar para chamar a atenção...mas ao chegar o dono junto dele fica todo satisfeito...a agua quente e o tique taque servem para que não se sinta sozinho e fique mais tranquilo...

Agora um cachorro apatico e a encolher-se ao ser tocado, a mim parece-me um cachorro doente e não um cachorro a sofrer de ansiedade de separação...Mas posso estar enganado...

O user Kevdani pode obter respostas neste e noutros sub-fóruns, até noutros fóruns, com quem ela entender que a informará melhor. Eu simplesmente indiquei o fórum do P.A. porque é a raça do user, nada mais, e além disso tive o cuidado de escrever" sem desconsiderar todos os outros", somente terá de filtrar a melhor resposta que se adequa mais ao seu problema.

Os Criadores na minha modesta opinião, também são donos, treinadores e alguns afins, e, acho-os, também, habilitados a responder.

Eu nunca me intitulei criador e sei reconhecer quem tem mais habilitações que eu e no sub-fórum do PA, passam por lá muitos e com vastos conhecimentos sobre problemas da raça, têm muitos anos de trabalho com a mesma, como sabem aliás.

Acho que não ofendi ninguém ao recomendar para pedir opinião noutro lado, aliás, aqueles que aqui opinam, lá também o podem fazer . :wink:

Um abraço
Quanto ao resto, peço desculpa jofelix se os meus modos foram agressivos, mas confesso-lhe que do que conheço do sub-forum do PA, vejo muita apresentação de cachorros, muitos resultados de exposições, até já vi muito lavar de roupa suja...mas assuntos relacionados com treino e resolução de problemas comportamentais, acho que são muito mais debatidos aqui do que no sub-forum do Pastor Alemão...

Mas é só a minha opinião :wink:
Musky
Membro Veterano

terça set 01, 2009 2:20 pm

c_saraiva,

Em primeiro lugar, quero dizer que concordo com a sua opinião sobre o sub-forum dos pastores alemães.

Em 2º lugar, a minha primeira PA durante a 1ª semana comigo, passava os dias apática e triste, enroscada numa camisola minha entre as patas de um enorme cão de peluche que eu tinha no chão da sala. Mas efectivamente passava as noites a uivar.

Quanto ao temperamento, deixe-me dizer-lhe que se for uma PA pura vai ser dominante em relação aos donos. Tão certo como você com os seus 25 anos não ter de certeza 1/10 da experiência que eu tenho com pastores alemães. E já agora, para sua informação.... a actividade principal do pastor alemão não é guardar ovelhas. Esta é apenas uma das actividades que ele pode exercer. :wink:

Quanto ao ser "maria-vai-com-as-outras" você está a esquecer-se de que um pastor alemão é um cão grande que mete medo a muita gente. Se for ensinado a "cumprimentar" todas as pessoas desconhecidas que encontrar na rua vai ter problemas graves... imagine, o cão passa por uma pessoa desconhecida e dirige-se a ela para a cumprimentar tal como foi ensinado/habituado. Mas a pessoa só vê um cão enorme dirigir-se a ela, não sabe se o cão é manso ou não, e leva um susto dos diabos. Está a perceber?

Quanto ao "curso" de obediencia e ao enchê-la de miminhos eu não me estava a referir ao que você disse, mas a outréns. Em relação ao que você disse eu concordei, embora por outras palavras, ou não reparou nisso? (esta também se aplica ao Ziggy) :wink:

Começar a ensinar o básico aos 2 meses é necessário. Mas em casa, a não ser que os donos sejam uns totós completos, mas neste caso quem precisa de treino imediato são os donos.

Ou seja, antes dos 6 meses a escola só é válida para ensinar os donos, já que um cachorro com menos de 6 meses quer é brincar e não leva o "curso" a sério.

Aliás, a minha opinião é que deviam ser os donos a frequentarem a escola e a aprenderem a treinar o cão, e depois serem eles a fazerem-no. Porque se deixam o treino do cão apenas ao cuidado de um treinador, é certo e sabido que uns meses depois de completar o "curso" o cão regrediu e o treino foi à vida.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça set 01, 2009 4:46 pm

Eu comeco o treino o mais cedo possivel, nao por ser uma completa toto e nao conseguir ensinar comandos basicos ao cao sozinha, mas porque conseguir que o cachorro faca o que eu quero numa sala com mais uma duzia de cachorros ao saltos e muito diferente de conseguir que ele cumpra comandos basicos em casa. E o treino de sociabilizacao de cachorros e o unico sitio onde eu consigo encontrar uma duzia de cachorros de tamanhos e feitios diferentes para treinar os meus. Mesmo no traino de ringcraft, que tambem comeco a fazer assim que eles podem sair de casa, a maioria dos caes sao adultos e nao lhes passam cartao nenhum; e eles habituarem-se logo a cumprir ordens com outros cachorros por perto sem se distrairem, para mim e muito util.
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

terça set 01, 2009 7:39 pm

here we go again... :o
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
c_saraiva
Membro Veterano

terça set 01, 2009 7:55 pm

Então e novidades da cachorra?Há?
jofelix
Membro Veterano

terça set 01, 2009 9:04 pm

c_saraiva Escreveu:Então e novidades da cachorra?Há?
Olá,
Será impressão minha ou a cadela contagiou a dona ?
A cadela está doente ou só tem medo ?

Um abraço
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça set 01, 2009 9:43 pm

Musky Escreveu:CasadelMar sempre in :lol:

Com 2 meses, má sociabilização? Ainda nenhuma, diria eu.
Mas com 2 meses já não devia ter alguma?
Quer dizer que os cachorros nascem na maternidade e ficam lá durante dois meses e só saem de lá directamente para o novo dono? Não creio que isso seja assim. Pode haver quem o faça mas não acho correcto.
Responder

Voltar para “Cães”