Não tenho experiência de canis municipais... a unica associação que conheço é a união zoofila e mais recentemente tomei conhecimento de algumas pessoas que trabalham com uma outra associação de protecção animal... mas apenas conheçi as suas actividades...
Mas tenho o testemunho de uma pessoa que "trabalhou" 6 meses no canil... Posso dizer que pelo que me foi dito, as culpas são tantas e de tanto lado que é impossivel resolver seja que situação! A unica solução seria "despedir" toda a gente e contratar com o coração... seria deitar tudo fora ou quase tudo e fazer tudo de novo!
Desde a culpa que vem da Câmara de Lisboa que é efectivamente a responsavel pela manutenção daquele espaço... até ao simples funcionário! São muito poucos os funcionários que ali trabalham que pensam nos animais como seres vivos... o nivel de educação e grau de escolaridade, e desculpem a forma como o digo, não permite que se consiga evoluir muito... as pessoas estão ali, a maior parte delas que até são poucas para o trabalho a desenvolver, apenas para ter um ordenado ao fim do mês
Não estão vocacionadas para salvar animais, estão ali para acabar com o problema dos "bichos" que andam a mais pelas ruas e que as pessoas deitam fora... e para isso é que lhes pagam! Regem-se por leis que são dificeis para nós entendermos... porque olhamos para os animais como seres vivos com dor!
Esta pessoa minha amiga, foi para lá movida por um impeto de tentar mudar alguma coisa na vida daqueles animais... e vocês pensam que isso foi possivel?!
Ná... o quê?!
" O que é que aquela gaja nova pensa que vem para aqui fazer?!
Queres lavar os bichos e lavar boxes?! lava tu... eu já fiz o que tinha a fazer!! " Eram este tipo de comentários e outros que nem vou aqui repetir, porque não posso... eram tantas as ameaças entre colegas que ela não aguentou e teve de "fugir" dali... isso mesmo!
Não posso dizer muito mais...

A culpa não é só dos funcionários... a culpa não é só da Câmara... mas a culpa é de Todos! Porque ninguém quer mudar nada...
Desculpem o meu desabafo.. talvez eu não tenha conseguido dizer tudo o que esta minha amiga, que por acaso tenho aqui a meu lado me esteve a dizer...