Ajuda com Sanguessugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
pedr00
Membro
Registado: sexta abr 03, 2009 1:42 pm

quinta set 03, 2009 8:00 am

, quando há falta de sinfonagens, falta de tpa's, etc, basicamente aparecem quando a manutenção do aqua não é a ideal.

entao mas o aquario ta assim a 3 dias, ainda esta a ciclar desde que foi remontado. Comopode ser da falta de limpezas se e tudo novo[/quote]
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

quinta set 03, 2009 8:09 am

estive á procura e noutro forum diz que so com quimicos desaparecem, que apenas comem caracois, não ha registo de ataques a peixes e que são transportadas por plantas...
pedr00
Membro

quinta set 03, 2009 8:10 am

acabei de ver num forum de aquariofilia um tópico que um senhor fala destes tais bichinhos
você chegou a ver se o verme em questão tinha duas ventosas, uma em cada extremidade do corpo, sendo a maior na parte de trás ??? Se era segmentado ??? Ele nadava ou aderia e só se movia assim, grudando-se a algum material sólido ???

Se você disser sim às duas primeiras e na terceira pergunta fo a segunda opção, então tem tudo para ser uma "sanguessuga", um verme anelídeo da classe dos hirudíneos, "parente" das minhocas (anelídeos, classe oligoquetos).

Geralmente as sanguessugas que aparecem nos aquários vem com plantas, e não são parasitas de peixes, parecendo que se alimentam de outras coisas -- especulo ser restos orgânicos, caramujos, microorganismos etc.

Não causam problema nenhum ao sistema, vez por outra as acho no meu plantado e na criação de algumas plantas. Não há com que se preocupar.

quem quiser ver o topico por completo:
http://www.aquahobby.com/b2004/viewtopic.php?t=10321

será que sao mesmo inofensivos?
pedr00
Membro

quinta set 03, 2009 8:21 am

Ja estou baralhado
Depois de encontrar esse tópico encontrei neste site:
[url]http://clube_do_aquario.no.comunidades.net/index.php?pagina=1153178671[/url]

que fala assim das sanguessugas:

SANGUESSUGA (Piscicola geometra). É muito prejudicial aos peixes porque os incomoda com suas mordidas e fica presa a eles, provocando traumatismos. Além disso, suga o seu sangue, causando-lhes anemias cada vez maiores, até que, enfraquecidos, morram por perda de sangue, uma verdadeira sangria contínua. Pode ainda transmitir-lhes parasitas do sangue como o Trypanoplasma e o Trypanosoma sp, que causam a doença do sono. Para evitar ferimentos, às vezes graves, não devemos arrancar as sanguessugas sem antes mergulhar o paciente intestado, du­rante 1 minuto, em uma solução de sal comum, pois o parasita fica atordoado e cai ou é retirado com facilidade, com uma pinça.

E agora? Serão inofensivas ou perigosas?
fcneto
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 8:35 am

no aquariofilia vi um topico onde dizia que não atacava os peixes nas verdade seja dita elas alimentam-se de sange e tem do ir buscar a algum lado, la dizia que era aos caracois, mas caso não haja caracois talvez optem por os peixes
fcneto
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 8:49 am

no aquariofilia vi um topico onde dizia que não atacava os peixes nas verdade seja dita elas alimentam-se de sange e tem do ir buscar a algum lado, la dizia que era aos caracois, mas caso não haja caracois talvez optem por os peixes
pedr00
Membro

quinta set 03, 2009 9:47 am

sim tambem tenho uma pragazinha de caramujos mas ando a eliminalos
mas afinal sao perigosas ou nao
fcneto
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 11:28 am

não lho sei explicar pois nunca me debati com um problema desses, mas visto que agora tem o aquario desabitado torna-se mais facil de eliminar, no seu caso era o que fazia...
pedr00
Membro

quinta set 03, 2009 11:31 am

bem entao posso por peixes ou nao?
fcneto
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 12:31 pm

na minha opinião acabe primeiro com a praga...
pedr00
Membro

quinta set 03, 2009 1:20 pm

preciso e de saber como?
e se sao perigosos para os meus peixinhos
fcneto
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 5:32 pm

com um desparasitante é o mais eficaz, mas depois tem de esperar bastante ate poder por os peixes, de certeza que não fazem bem, é que todos os relatos que vi em todos os foristas estão a tentar retirar, e todos aconcelham a fazer
pedr00
Membro

quinta set 03, 2009 6:05 pm

que desaparasitante m aconselha
Responder

Voltar para “Peixes”