Ajuda...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta ago 22, 2003 6:03 pm
Vão me oferecer um Gato Persa, por isso gostava que me indicassem sites sobre os cuidados necessários que se deve ter com um gato persa ou que me dessem conselhos, já que nunca tive gatos.
Olá,
Em termos especificos da raça e como não refere a idade não posso ajudar grande coisa mas posso adiantar que lhe deve preparar um "enxovalinho" e que acaba por ser comum a todos
Um litter (caixinha de areia), uma caminha, uns pratinhos para a ração e para água fresca (se já não mamar claro), uns brinquedos, um arranhador...
Para além destas coisas, é ESSENCIAL uma visita ao veterinário para ver a condição geral da saúde, vacinas, desparazitações, tipo de alimentação e suplementos vitamínicos se for o caso...
E claro muito amor, compreensão e paciência na adaptação e lembrar-se sempre que agora assinou um contrato vitalício com um pequeno ser que lhe irá dar as maiores alegrias!
Como já tem outros animais em casa talvez seja melhor juntá-los aos poucos e sob vigilância!
Use tb o seu instinto e vai ver que tudo correrá bem!
Boa sorte!
Em termos especificos da raça e como não refere a idade não posso ajudar grande coisa mas posso adiantar que lhe deve preparar um "enxovalinho" e que acaba por ser comum a todos
Um litter (caixinha de areia), uma caminha, uns pratinhos para a ração e para água fresca (se já não mamar claro), uns brinquedos, um arranhador...
Para além destas coisas, é ESSENCIAL uma visita ao veterinário para ver a condição geral da saúde, vacinas, desparazitações, tipo de alimentação e suplementos vitamínicos se for o caso...
E claro muito amor, compreensão e paciência na adaptação e lembrar-se sempre que agora assinou um contrato vitalício com um pequeno ser que lhe irá dar as maiores alegrias!
Como já tem outros animais em casa talvez seja melhor juntá-los aos poucos e sob vigilância!
Use tb o seu instinto e vai ver que tudo correrá bem!
Boa sorte!

Última edição por noggy em segunda set 01, 2003 12:29 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
já agora, não se esqueça que os persas têm o pelo comprido que precisa de ser escovado/penteado com frequência. este pormenor pode assustar alguns candidatos a donos. mas é melhor saber com o que conta.
Bem, já disseram as coisas principais.. Esse negóçio de escovar sempre é importante pq se começa a formar nós nos pêlos, fica difícil de tirar e às vezes é muito doloroso pro gato só restando a alternativa de cortar tudo! então não dê mole.. compre uma daquelas escovinhas (q tb se usa em cães) com cerdas de metal..
Dê comida apropriada pra idade dele, inclusive há comidas especiais pra persa de algumas marcas, não sei se tem de persa filhote...
água fresca q nem pra cachorro tb, trocar o máximo de vezes por dia q puder (eu troco 2 ou 3x) e lavar os potes de comida e água com sabão de vez em quando pra evitar proliferação de bactérias
Vacinas: aos 2 meses quádrupla felina
aos 3 meses repete quádrupla e anti-rábica
(alguns vet aplicam a quíntupla felina no lugar e dependendo da marca da vacina, podem ser 3 doses ao invés de 2
Depois é de ano em ano 1 dose da quádrupla e anti-rábica
Vermifugação de 6 em 6 meses ou de 3 em 3 caso o gato tenha acesso à rua, oq aliás todos não recomendam aqui no fórum.
mantenha sempre a caixa de areia do gato limpa (retire com uma pá os cocôs e xixis sempre q vir) e de vez em quando jogue o resto de areia fora e lave bem a bandeja com água e sabão (oq eu faço é forrar a caixa com jornal antes de pôr a areia pq senão gruda e fica mais chato de lavar)
mantenha a bandeja sanitária longe da água e comida
providencie uma caminha ou cesto forrado com panos, camisas ou lençól velho, enfim, qualquer coisa pra ficar fofinho pro gato dormir e coloque no lugar da casa onde ele escolher pra dormir
bem, acho q é isso... se tiver alguma dúvida mais, pode perguntar pra gente! e ponha fotos do gatinho quando puder! eu adoro persinha!
Ah, esse site aqui tem bastante informação extra sobre gatos...
http://www.pegadas.online.pt/index.php? ... 1e0b770315
Dê comida apropriada pra idade dele, inclusive há comidas especiais pra persa de algumas marcas, não sei se tem de persa filhote...
água fresca q nem pra cachorro tb, trocar o máximo de vezes por dia q puder (eu troco 2 ou 3x) e lavar os potes de comida e água com sabão de vez em quando pra evitar proliferação de bactérias
Vacinas: aos 2 meses quádrupla felina
aos 3 meses repete quádrupla e anti-rábica
(alguns vet aplicam a quíntupla felina no lugar e dependendo da marca da vacina, podem ser 3 doses ao invés de 2
Depois é de ano em ano 1 dose da quádrupla e anti-rábica
Vermifugação de 6 em 6 meses ou de 3 em 3 caso o gato tenha acesso à rua, oq aliás todos não recomendam aqui no fórum.
mantenha sempre a caixa de areia do gato limpa (retire com uma pá os cocôs e xixis sempre q vir) e de vez em quando jogue o resto de areia fora e lave bem a bandeja com água e sabão (oq eu faço é forrar a caixa com jornal antes de pôr a areia pq senão gruda e fica mais chato de lavar)
mantenha a bandeja sanitária longe da água e comida
providencie uma caminha ou cesto forrado com panos, camisas ou lençól velho, enfim, qualquer coisa pra ficar fofinho pro gato dormir e coloque no lugar da casa onde ele escolher pra dormir
bem, acho q é isso... se tiver alguma dúvida mais, pode perguntar pra gente! e ponha fotos do gatinho quando puder! eu adoro persinha!
Ah, esse site aqui tem bastante informação extra sobre gatos...
http://www.pegadas.online.pt/index.php? ... 1e0b770315
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
- Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)
Olá!
Sobre gatos em geral já foi dito quase tudo. Especificamente sobre a raça persa nada sei mas parece-me conveniente fazer uma busca na Net que pode começar pelo seguinte site:
www.gatospersa.com
Há uma criadora dessa raça aqui no forum que, se não me engano, é a mai-mai. Se lhe enviar uma p.m. com algumas questões pode ser que ela não se importe de responder, pois parece ser uma pessoa bastante acessível.
Mesmo assim, não há nada melhor do que pedir informações detalhadas ao criador a quem vai adquirir o gatinho e, especialmente, ao veterinário.
Boa sorte e parabéns!

Sobre gatos em geral já foi dito quase tudo. Especificamente sobre a raça persa nada sei mas parece-me conveniente fazer uma busca na Net que pode começar pelo seguinte site:
www.gatospersa.com
Há uma criadora dessa raça aqui no forum que, se não me engano, é a mai-mai. Se lhe enviar uma p.m. com algumas questões pode ser que ela não se importe de responder, pois parece ser uma pessoa bastante acessível.
Mesmo assim, não há nada melhor do que pedir informações detalhadas ao criador a quem vai adquirir o gatinho e, especialmente, ao veterinário.
Boa sorte e parabéns!

-
- Membro Júnior
- Registado: sexta ago 22, 2003 6:03 pm
Obrigado pela ajuda. Só vou ter o gato em príncipios de Outubro, mas quero já ficar a saber todos os cuidados para cuidar o melhor que possa dele! Já tenho umas fotos dele no criador.
PS: Depois digam o k acham!
Podem vê-las em:
http://imageevent.com/persa/eddie
PS: Depois digam o k acham!
Podem vê-las em:
http://imageevent.com/persa/eddie
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá,
O teu gatinho é uma fofura. Muito bonito mesmo.
Mais um conselho deves dar-lhe uma pasta para as bolas de pêlo, mas quando fores ao vet ele deve aconselhar-te.
Boa sorte com ele, vais ver que os persas são uns gatos adoráveis.
Beijokas
kathleen
O teu gatinho é uma fofura. Muito bonito mesmo.
Mais um conselho deves dar-lhe uma pasta para as bolas de pêlo, mas quando fores ao vet ele deve aconselhar-te.
Boa sorte com ele, vais ver que os persas são uns gatos adoráveis.
Beijokas
kathleen