Orijen - 44% proteína?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

sexta set 04, 2009 9:23 am

Apesar de a temática das rações estar sobejamente discutida neste fórum, e depois de chamar o Gervásio, achei que esta marca ainda não tinha sido debatida o suficiente.

Depois do episódio da alergia à pulga, reflecti sobre as rações hipoalergénicas e fico com dúvidas: as rações receitadas pelos veterinários são à base de proteína vegetal? E as rações à base de peixe, são hipoalergénicas? E as de borrego?

Apesar de não ter sido diagnosticada uma alergia alimentar, e de a minha cadela se dar muito bem com a ração específica para a raça da Eukanuba, queria experimentar por um período de 6 meses a 1 ano uma ração à base de peixe. Ponderei a Eukanuba Daily Care Sensitive Skin e a ORIJEN 6 FIsh (a bold sempre in!), mas esta última despertou-me a curiosidade: 44% de proteína, e cara como tudo, o que se percebe se for verdade o que marca diz.

Alguém conhece e tem experiência, vale a pena o dinheiro?
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sexta set 04, 2009 9:34 am

O melhor que tem a fazer é ir ao seu veterinário e mostrar-lhe a composição, para ele lhe dar a opinião, se a ração é adequada às necessidades do seu animal ou não.
Sempre ouvi falar bem da orijen, quanto ao preço não acho nada caro, se tiver em conta o que custam as rações mais conhecidas....
Xelele
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 9:47 am

A veterinária, na última consulta disse-me que conhecia a ração (de nome) mas não tinha experiência, de qualquer forma, na consulta da próxima semana vou levar a composição da ração.

Coloquei o post exactamente para pedir opiniões a quem já tem alguma experiência.

Quanto ao preço, é efectivamente mais cara, mas não consegui ainda ver a tabela da quantidade diária, se calhar as quantidades são inferiores, e a diferença do preço esbate-se.

Mas que os ingredientes parecem gourmet, ai isso parecem! Nem eu como tão bem!

Agradeço desde já todas as opiniões: boas e menos boas!
Xelele
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 9:58 am

Acabei de encontrar as doses recomendadas:

1 - 10 kg 75 - 150 gr/dia
10 - 20 kg 150 - 275
20 - 35 kg 275 - 375
35 - 50 kg 375 - 500
50 - 65 kg 500 - 575
65 - 80 kg 575 - 675

http://www.zooplus.com/shop/dogs/dry_do ... 28258#more

parece-me que é bastante idêntico ao que eu dou actualmente da Eukanuba - West H. W. Terrier

Atenção ao link - o intuito é informativo, mas se a moderação o entender deve editar.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 04, 2009 10:19 am

Xelele Escreveu: parece-me que é bastante idêntico ao que eu dou actualmente da Eukanuba - West H. W. Terrier
É natural, porque o valor de EM não é nada do outro mundo.
Xelele
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 10:24 am

MDogster Escreveu:
Xelele Escreveu: parece-me que é bastante idêntico ao que eu dou actualmente da Eukanuba - West H. W. Terrier
É natural, porque o valor de EM não é nada do outro mundo.
não percebi EM?
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

sexta set 04, 2009 10:27 am

Energia metabolizável :wink:
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

sexta set 04, 2009 10:28 am

Xelele Escreveu: Depois do episódio da alergia à pulga, reflecti sobre as rações hipoalergénicas e fico com dúvidas: as rações receitadas pelos veterinários são à base de proteína vegetal? E as rações à base de peixe, são hipoalergénicas? E as de borrego?
Não, nem o peixe nem o borrego nem a proteína vegetal "original", por assim dizer, são hipoalergénicos. As alergias são fundamentalmente causadas por proteínas, e está demonstrado que as proteínas que causam alergias têm um determinado tamanho, proteínas mais pequenas não causam problemas. Quer o borrego, quer o peixe tem o tamanho "certo" para causar alergias. Por isso é que muitas rações para alergias têm proteínas hidrolisadas, ou seja, partidas em bocados pequenos, essas são as únicas rações que se podem dizer verdadeiramente hipoalergénicas.

Quanto à Orijen, é uma estupidez de ração e, para dar uma coisa destas, mais vale dar comida fresca, ao menos sabe-se o que se põe lá e só se põe o que interessa :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
Xelele
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 10:33 am

OK,

agora expliquem p.f. o conceito EM , porque eu não sou assim tão esclarecida em nutrição. E já agora, porquê 44% de proteína quando as outras rações premium têm 23% a 27%?

Estou mesmo curiosa com a diferença dos ingredientes utilizados pela Orijen e esta diferença nutricinal.

Relembro que estamos aqui só a conversar, eu vou sem dúvida falar com a vet antes de mudar a ração, porque a Becas come Eukanuba há quase 2 anos e não vou mudar por capricho ou mania.
Xelele
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 10:40 am

Fjord Escreveu:...Quer o borrego, quer o peixe tem o tamanho "certo" para causar alergias. Por isso é que muitas rações para alergias têm proteínas hidrolisadas, ou seja, partidas em bocados pequenos, essas são as únicas rações que se podem dizer verdadeiramente hipoalergénicas.

Quanto à Orijen, é uma estupidez de ração e, para dar uma coisa destas, mais vale dar comida fresca, ao menos sabe-se o que se põe lá e só se põe o que interessa :roll:
Desde já muito obrigada pela sua resposta, pois a questão das rações hipoalergénicas anda-me a fazer confusão, mas é capaz de dar um exemplo que conheça dessas tais rações com proteínas hidrolisadas, como curiosidade?

Quanto à Orijen depreendo que considera a mensagem muito comercial e enfatizada para atrair um público mais exigente e endinheirado numa estratégia da empresa de aumentar o lucro? É que se assim for compreendo muito bem a sua posição. Eu gostava de saber é se a ração é mesmo 6 estrelas, e do melhor que se pode dar, em vez da comida caseira?
Fjord
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 10:43 am

EM é, assim dito de forma simples, a energia de que o animal dispõe para realizar as reacções químicas necessárias à manutenção da vida e crescimento.

Quanto ao teor de proteina tem que perguntar aos fabricantes, que eu pelo menos nunca encontrei nenhum estudo científico a dizer que a maioria da energia para um cão deve vir da proteína :lol:
Fjord
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 10:47 am

Xelele Escreveu:Desde já muito obrigada pela sua resposta, pois a questão das rações hipoalergénicas anda-me a fazer confusão, mas é capaz de dar um exemplo que conheça dessas tais rações com proteínas hidrolisadas, como curiosidade?
Assim de repente, tem a Hills z/d e a Proplan HA Hypoallergenic. Penso que a RC também terá uma desse estilo, é questão de procurar (editado: é a RC Hypoallergenic DR 21).
Última edição por Fjord em sexta set 04, 2009 10:58 am, editado 1 vez no total.
Fjord
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 10:52 am

Xelele Escreveu:Quanto à Orijen depreendo que considera a mensagem muito comercial e enfatizada para atrair um público mais exigente e endinheirado numa estratégia da empresa de aumentar o lucro? É que se assim for compreendo muito bem a sua posição. Eu gostava de saber é se a ração é mesmo 6 estrelas, e do melhor que se pode dar, em vez da comida caseira?
Quanto à Orijen, é uma ração que é feita para satisfazer o público, que adora seguir as recomendações do Whole Dog Journal e do doogfoodanalysis sem se perguntar o que é que está por detrás das afirmações que emitem :roll: A Orijen é simplesmente uma estratégia comercial para ocupar um certo nicho de mercado, não é uma ração que seja formulada com base em princípios científicos. Pelo preço que custa, sinceramente, mais vale comida caseira :roll:
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 04, 2009 10:56 am

A Orijen foi bastante debatida neste tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 1&start=15
Xelele
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 11:00 am

Fjord,

ainda bem que depreendi bem da sua 1ª afirmação, apesar de não estar o suficientemente bem informada, foi a minha 1ª impressão quando me falaram desta ração, mas como lhe digo, procuro mais opiniões e este debates podem realmente ser esclarecedores.

Já agora, a propósito de comida caseira: onde é que podemos encontrar receitas de dietas equilibradas para cozinhar para os nossos cães? Existem livros sobre esse assunto?
Responder

Voltar para “Cães”