Orijen - 44% proteína?
Moderador: mcerqueira
Existir existem, muitos até. Como foi coisa que nunca me interessou, não tenho referências guardadas (mas não devem ser muito difíceis de encontrar ...). Talvez a dinodane tenha uma lista à mão 

"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados" (Eu)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Obrigada, realmente esse tópico está-me cá a dar uma volta ao miolo, acho que vou ter de lê-lo 2 vezes, para assimilar....MDogster Escreveu:A Orijen foi bastante debatida neste tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 1&start=15

Eu sou pelo RAW mesmo, não pela comida cozinhada.Fjord Escreveu:Existir existem, muitos até. Como foi coisa que nunca me interessou, não tenho referências guardadas (mas não devem ser muito difíceis de encontrar ...). Talvez a dinodane tenha uma lista à mão

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro
- Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
- Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys
Olá!
Como a Xelele sabe desde os 6-7 meses que dou Orijen ao meu cão. Primeiro Puppy, depois Adult e finalmente 6 Fresh Fish, supostamente melhor que as outras duas e à base de peixe.
Devo dizer que, apesar do preço ser mais elevado, não verifiquei diferença na condição geral do cão e este comeu uma saca de 13,5 Kg, o que para um Westie é comida para uns 4 meses.
Mas a verdade é que já à cerca de 1 ano andava de olho na alimentação BARF/Raw. E depois de muita pesquisa e leitura de livros concluí que esta alimentação poderá ser melhor que a melhor ração super-hiper-mega premium que existe no mercado. Sei que existem pessoas no fórum que discordam, porque já fiz a pesquisa e li praticamente todos os posts possíveis sobre o assunto.
Comecei a mudança esta semana, não houve dramas, nada de diarreias. Ele anda todo satisfeito e come melhor do que se fosse com ração.
Come uns pescocinhos de galinha, moelas, corações, para começar. Para a semana introduzo a mistura de vegetais. Sei que há quem defenda que eles não precisam, mas vou experimentar.
Fui fazer análises de sangue ao veterinário, para poder ter um controlo, daqui a uns 6 meses volto a fazer novamente para ver se está tudo bem. Mas a cara do vet quando lhe disse que queria trocar para alimentação crua foi impagável.
Falei-lhe do BARF mas não conhecia. Depois falou-me no perigo de dar ossos aos cães. Eu retorqui que cozinhados é que eram perigosos, mas ele não ficou convencido. Eu disse que nas alimentações ficaria junto do cão e certificar-me-ia que ele mastiga tudo (coisa que ele não fazia com a ração, limitava-se a aspirá-la), para não haver perigo de ele se engasgar.
Alguns sites para ler:
www.rawlearning.com
www.rawmeatybones.com
www.barfaustralia.com
Estes são só alguns sites, se pesquisar no google, "raw dog food" aparecem-lhe muitas coisas. Também no fórum, se pesquisar por BARF aparecem muitos tópicos depois é uma questão de filtrar a informação.
Quanto a livros:
"The Barf Diet", "Give Your Dog a Bone" do Dr. Ian Billinghurst. "Raw meaty bones" e "Work Wonders: Feed your dog raw meaty bones" de Tom Lonsdale.
Depois para simplificar "Raw dog food" de Carina Beth MacDonald e "Switching to raw" de Susan K. Johnson. Um muito interessante é também "Complete guide to natural health for dogs and cats" de Richard Pitacairn, que também advoga uma alimentação holística para os cães.
Em relação aos níveis elevados de proteína na ração, já li um artigo que dizia que põe um esforço extra nos rins dos cães, li um outro estudo diz que o excesso que não conseguem metabolizar é excretado pelos rins sem qualquer malefício. Como em quase tudo são só informações contraditórias. Tem de pesquisar e decidir por si o que é melhor para a sua Becas. Mas não é nada fácil...
Como a Xelele sabe desde os 6-7 meses que dou Orijen ao meu cão. Primeiro Puppy, depois Adult e finalmente 6 Fresh Fish, supostamente melhor que as outras duas e à base de peixe.
Devo dizer que, apesar do preço ser mais elevado, não verifiquei diferença na condição geral do cão e este comeu uma saca de 13,5 Kg, o que para um Westie é comida para uns 4 meses.
Mas a verdade é que já à cerca de 1 ano andava de olho na alimentação BARF/Raw. E depois de muita pesquisa e leitura de livros concluí que esta alimentação poderá ser melhor que a melhor ração super-hiper-mega premium que existe no mercado. Sei que existem pessoas no fórum que discordam, porque já fiz a pesquisa e li praticamente todos os posts possíveis sobre o assunto.
Comecei a mudança esta semana, não houve dramas, nada de diarreias. Ele anda todo satisfeito e come melhor do que se fosse com ração.
Come uns pescocinhos de galinha, moelas, corações, para começar. Para a semana introduzo a mistura de vegetais. Sei que há quem defenda que eles não precisam, mas vou experimentar.
Fui fazer análises de sangue ao veterinário, para poder ter um controlo, daqui a uns 6 meses volto a fazer novamente para ver se está tudo bem. Mas a cara do vet quando lhe disse que queria trocar para alimentação crua foi impagável.
Falei-lhe do BARF mas não conhecia. Depois falou-me no perigo de dar ossos aos cães. Eu retorqui que cozinhados é que eram perigosos, mas ele não ficou convencido. Eu disse que nas alimentações ficaria junto do cão e certificar-me-ia que ele mastiga tudo (coisa que ele não fazia com a ração, limitava-se a aspirá-la), para não haver perigo de ele se engasgar.
Alguns sites para ler:
www.rawlearning.com
www.rawmeatybones.com
www.barfaustralia.com
Estes são só alguns sites, se pesquisar no google, "raw dog food" aparecem-lhe muitas coisas. Também no fórum, se pesquisar por BARF aparecem muitos tópicos depois é uma questão de filtrar a informação.
Quanto a livros:
"The Barf Diet", "Give Your Dog a Bone" do Dr. Ian Billinghurst. "Raw meaty bones" e "Work Wonders: Feed your dog raw meaty bones" de Tom Lonsdale.
Depois para simplificar "Raw dog food" de Carina Beth MacDonald e "Switching to raw" de Susan K. Johnson. Um muito interessante é também "Complete guide to natural health for dogs and cats" de Richard Pitacairn, que também advoga uma alimentação holística para os cães.
Em relação aos níveis elevados de proteína na ração, já li um artigo que dizia que põe um esforço extra nos rins dos cães, li um outro estudo diz que o excesso que não conseguem metabolizar é excretado pelos rins sem qualquer malefício. Como em quase tudo são só informações contraditórias. Tem de pesquisar e decidir por si o que é melhor para a sua Becas. Mas não é nada fácil...
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Mas tanto obrigando os rins a um esforço extra como sendo excretado sem qualquer malefício, esse excesso de proteína é um desperdício e um desperdício carocbfernandes Escreveu: Em relação aos níveis elevados de proteína na ração, já li um artigo que dizia que põe um esforço extra nos rins dos cães, li um outro estudo diz que o excesso que não conseguem metabolizar é excretado pelos rins sem qualquer malefício. Como em quase tudo são só informações contraditórias.

-
- Membro Veterano
cbfernandes, primeiro queria dizer-lhe que tem sido um privilégio trocar opiniões consigo via MP, e que já a aguardava neste tópico, e a sua intervenção é muito positiva.
Quanto à RAW ainda não pesquisei, mas parece-me interessante. De momento não falo do que desconheço, depreendo que a proporção da proteína vai de encontro à formulação da Orijen.
Depois de começar a ler o tópico sobre rações atrás sugerido, digo-vos que fiquei com poucas certezas, excepto uma: 44% de proteína é mesmo muita coisa comparado com o que usualmente se dá aos cães, e não existem estudos científicos que fundamentem esta percentagem, especialmente que evidenciem quais os seus efeitos a médio/longo prazo na saúde e longevidade dos animais.
O que estou a concluir é que é um risco adoptar esta dieta, pois ainda não existe experiência suficiente para dizer se é excelente ou trágica.
Bons posts
Quanto à RAW ainda não pesquisei, mas parece-me interessante. De momento não falo do que desconheço, depreendo que a proporção da proteína vai de encontro à formulação da Orijen.
Depois de começar a ler o tópico sobre rações atrás sugerido, digo-vos que fiquei com poucas certezas, excepto uma: 44% de proteína é mesmo muita coisa comparado com o que usualmente se dá aos cães, e não existem estudos científicos que fundamentem esta percentagem, especialmente que evidenciem quais os seus efeitos a médio/longo prazo na saúde e longevidade dos animais.
O que estou a concluir é que é um risco adoptar esta dieta, pois ainda não existe experiência suficiente para dizer se é excelente ou trágica.
Bons posts

-
- Membro Veterano
Numa dieta RAW que variedade e quantidade de carne se dá por dia a um cão pequeno como Westie, mais por curiosidade?
Não tenho dúvidas que a minha cadela ia ficar extasiada se eu lhe desse este tipo de comida, mais a banana, a maçã e as cenouras que ela adora, mas não sei não.....
Não tenho dúvidas que a minha cadela ia ficar extasiada se eu lhe desse este tipo de comida, mais a banana, a maçã e as cenouras que ela adora, mas não sei não.....

As faq que eu traduzi no tópico abaixo respondem a essa questão:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
Muito bom Dinodane, a forma como compilou a informação. Fui dando uma vista de olhos, e já concluí que no caso da minha cadela seriam aí uns 2% a 4% do peso, uma vez que é de raça pequena.
Fico com uma questão ainda à volta do tema do tópico: a alimentação RAW conduz a uma quantidade de proteína bastante elevada, não é? Têm ideia das percentagens? - ainda fiquei com a ideia que poderia ser prejudicial a médio prazo para os rins.
Fico com uma questão ainda à volta do tema do tópico: a alimentação RAW conduz a uma quantidade de proteína bastante elevada, não é? Têm ideia das percentagens? - ainda fiquei com a ideia que poderia ser prejudicial a médio prazo para os rins.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Penso que mais importante será a relação proteína/gordura que, na minha opinião, deverá andar à volta dos 5/3. Existindo essa boa relação, mesmo que a percentagem de proteína seja muito elevado, creio que haverá sempre a possibilidade de ajustar a quantidade de alimento de forma a que o total de proteína ingerida não ultrapasse o desejável.Xelele Escreveu:Fico com uma questão ainda à volta do tema do tópico: a alimentação RAW conduz a uma quantidade de proteína bastante elevada, não é? Têm ideia das percentagens? - ainda fiquei com a ideia que poderia ser prejudicial a médio prazo para os rins.
-
- Membro Veterano
Pois já reparei que essa é a maior critica à Orjen; o facto de ser desequilibrada no que toca à percentagem de gordura. Não é assim?
E como se consegue, numa alimentação RAW controlar as percentagens de proteína, gordura e outros nutrientes? Existe um equivalente à nossa roda dos alimentos?
E como se consegue, numa alimentação RAW controlar as percentagens de proteína, gordura e outros nutrientes? Existe um equivalente à nossa roda dos alimentos?
-
- Membro
- Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
- Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys
É uma boa questão, mas lá está, não querendo entrar na discussão de se os cães são carnívoros ou omnívoros (e isso tem impacto ao nível das dietas BARF-Prey model), penso que eles estão equipados pela natureza para ingerir carne. Acho que é o mesmo que dizer que os leões não devem comer gazelas porque pode ser muita proteína. Penso que se os animais não devessem comer o que comem, eles não teriam conseguido sobreviver e evoluir durante muitos milhares de anos.Xelele Escreveu: Fico com uma questão ainda à volta do tema do tópico: a alimentação RAW conduz a uma quantidade de proteína bastante elevada, não é? Têm ideia das percentagens? - ainda fiquei com a ideia que poderia ser prejudicial a médio prazo para os rins.
E é sabido que os cães são uma sub-espécie do lobo cinzento, domesticado à cerca de 15.000 anos. Se os lobos comem carne e andam por aí, é porque a carne não lhes faz mal, certo?
E então o que é que os cães comiam antes da entrada em cena das rações? De certeza que os nossos antepassados não se debruçavam sobre questões de nutrição canina. Os cães eram considerados animais de trabalho e comiam o que lhes calhava, restos do que nós não comíamos, o que deveria incluir carne.
Por favor alguém que me corrija se estou a dizer barbaridades.
Eu quando escolhi alimentar o meu cão com Orijen foi porque, para além de uma questão de comodidade, pareceu-me que a qualidade da Orijen vs a qualidade das rações mais comerciais, dentro das que eu tinha disponível, era de longe a melhor. E preferia alimentá-lo com carne do que com cereais e sub-produtos animais.
Tirando a questão da comodidade da equação, decidi avançar para o que me pareceu ser a melhor dieta disponível para ele. E não tenho nenhum problema em voltar a trocar se vir que estou enganada.
Mas em relação à dieta em si, se seguir a BARF (que inclui vegetais) as proporções são aproximadamente as seguintes:
50% Raw meaty bones (ossos carnudos que são compostos 50% osso e 50% carne)
20% carne de músculo
5-10% carne de orgãos
20-25% mistura de vegetais, ovos e outros
No prey model, que não admite vegetais:
5-10% orgãos
10-15% ossos comestíveis
80-85% carne de músculo
Mas estas proporções variam confome o autor.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci