Não que este tópico não tivesse já sido discutido e realmente já vi muitos bons conselhos por este forum a fora, mas queria efectuar mais um desabafo que outra coisa.
O meu Jimmy, ainda animal muito recente em casa, com apenas 5 mesinhos, mas mt lindo e mimiado e adorado lá em casa, é um gato feliz, afável meigo e ainda não me estragou nada lá em casa.
O meu marido com pena de ele estar sozinho em casa enquanto trabalhamos, resolvemos adoptar uma menina (que deve chegar nos proximos dias) rafeirita mas também mt linda e com apenas 2 meses.
Confesso que estou com algum receio que eles não se deem bem, não gosto da ideia de ter 2 animais fechados confinados a espaços separados, não é nesse ambiente nem esse tipo de educação individualista (ainda mais do que já são) que lhes quero transmitir.
Com a agravante que vou ter de comprar tudo a duplicar só para os ter separados (desde caixa de WC, comedouros, caminha, e brinquedos).
Estou na esperança que devido a idade tenra que teem, a aproximação seja mais amigável.
Seja o que Deus quiser! Há-de correr tudo bem e Agradeço desde já o facto de terem lido o meu desabafo.
bebé macho V bebé femea
Moderador: mcerqueira
olÁ
eu tenho 4 gatas e nunca aconteceu nada entre elas além de algumas bufadelas e calduços o que é normal e quando vinham para casa nunca separei a que já estava com a aquela que ia ao principio faz-nos alguma confusão , mas ao final de 2 ou 3 dias já se tornam grandes amigos.
Ainda no fim de semana passado arranjei uma gatinha para um amigo que já tinha um gato com 1 ano estavamos com medo mas para nossa supresa deram-se logo bem, houve logo brincadeira entre os dois , dormiram juntos logo na 1 noite. Depende, o seu Jimmy é um gatinho super lindo , é mesmo azul da Russia?é a minha raça preferida são lindos e são grandes companheiros, já agora onde o arranjou
Beijos
eu tenho 4 gatas e nunca aconteceu nada entre elas além de algumas bufadelas e calduços o que é normal e quando vinham para casa nunca separei a que já estava com a aquela que ia ao principio faz-nos alguma confusão , mas ao final de 2 ou 3 dias já se tornam grandes amigos.
Ainda no fim de semana passado arranjei uma gatinha para um amigo que já tinha um gato com 1 ano estavamos com medo mas para nossa supresa deram-se logo bem, houve logo brincadeira entre os dois , dormiram juntos logo na 1 noite. Depende, o seu Jimmy é um gatinho super lindo , é mesmo azul da Russia?é a minha raça preferida são lindos e são grandes companheiros, já agora onde o arranjou
Beijos
Na socialização dos gatinhos o principal de tudo é ter paciência... uns são rápidos e outros são mais lentos a conquistarem-se, mas sempre se consegue.
Uma forista já colocou num outro tópico um link para um artigo da Leonilde que eu volto a colocar aqui, dê uma vista de olhos e verá algumas dúvidas esclarecidas.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68149
Mas não desista... tenha paciência com os gatinhos.
Off-topic: A amiga Sabugas tem uma gatinha amarela, que é irmã da mesma ninhada que a minha Rita. Foi giro termos descoberto isso!
Desculpem este aparte... mas achei muito engraçado!
Uma forista já colocou num outro tópico um link para um artigo da Leonilde que eu volto a colocar aqui, dê uma vista de olhos e verá algumas dúvidas esclarecidas.
Off-topic: A amiga Sabugas tem uma gatinha amarela, que é irmã da mesma ninhada que a minha Rita. Foi giro termos descoberto isso!
É sim, um azul da russia puroSABUGAS Escreveu:olÁ
Beijos

Foi uma sra que teve crias sem serem esperas e deu os gatitos, como sabiam que eu adorava esta raça arranjaram-me um deles. Fas muita companhia ele e é super obdiente e brincalhão.
pathelen Escreveu:Na socialização dos gatinhos o principal de tudo é ter paciência... uns são rápidos e outros são mais lentos a conquistarem-se, mas sempre se consegue.
Já tinha lido o tópico, e realmente é interessante e esclarecedor em muitas das dúvidas. A gatita que estou a tentar adoptar é uma menina aqui da Arca de noe. Vai ser mais uma felizarda

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
O que vou dizer não é para assusta la mas para alerta la do que pode acontecer; só porque os gatos terem quase a mesma idade e serem ainda bebés, a aproximação entre os gatinhos pode demorar, ou seja pode demorar eles habituarem se um ao outro, mas com tempo tudo se consegue.
Digo isto por experiência, quando o meu Soneca veio cá para casa com 2 meses (por curiosidade ele veio em setembro e daqui a alguns dias vai fazer 7 anos que está na nossa companhia), a minha Mimi tinha 5 meses e não gostou lá muito da chegada do novo membro da familia e ia sempre para a casa de banha zangada, e para não se cruzar com o Soneca; demorou mas ficaram amigos e brincavam muito juntos.
Isto para dizer para não esperar que sejam logo amigos pois isso pode demorar.
Ah e parabéns pela adopção da gatinha.
Digo isto por experiência, quando o meu Soneca veio cá para casa com 2 meses (por curiosidade ele veio em setembro e daqui a alguns dias vai fazer 7 anos que está na nossa companhia), a minha Mimi tinha 5 meses e não gostou lá muito da chegada do novo membro da familia e ia sempre para a casa de banha zangada, e para não se cruzar com o Soneca; demorou mas ficaram amigos e brincavam muito juntos.
Miboki Escreveu:O que vou dizer não é para assusta la mas para alerta la do que pode acontecer; só porque os gatos terem quase a mesma idade e serem ainda bebés, a aproximação entre os gatinhos pode demorar, ou seja pode demorar eles habituarem se um ao outro, mas com tempo tudo se consegue.
Posso dizer que hoje é um dia triste para mim, o meu jimmy realmente não aceitou bem a Suri, rosna pela casa a fora, esconde-se e até já a tentou agredir.
Estou a deixar os 2 soltospela acasa a vontede deles para lhes dar oportunidade de se conhecerem e se aceitarem. A Suri de 2 mesistos e a novata cá em casa está nas 7 quintas delas, quer é dormir e brincar com as coisas do Jimmy. O Jimmy por sua vez é que não está a gostar muito da brincadeira, o simples facto de sertir o cheiro nas cooisas dele o incomoda e o deixa irritado.
Vamos a ver no que isto vai dar......
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Não estou nada admirada, após leitura da citação acima, que os gatos não se tenham dado bem.99smiles Escreveu:(...)
Confesso que estou com algum receio que eles não se deem bem, não gosto da ideia de ter 2 animais fechados confinados a espaços separados, não é nesse ambiente nem esse tipo de educação individualista (ainda mais do que já são) que lhes quero transmitir.
(...)
Os animais devem ser socializados de acordo com a espécie! Nesta, a socialização DEVE ser efectuada gradualmente e para isso ERA necessário não pensar da forma que se descreveu e que acabou por actuar!
Agora, resta-lhe separá-los e começar a socializá-los gradualmente da forma aconselhada ou como melhor lhe aprouver!
Não esqueça de ter as unhas de ambos, aparadas.

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
leonildecarvalho Escreveu:Não estou nada admirada, após leitura da citação acima, que os gatos não se tenham dado bem.99smiles Escreveu:(...)
(...)
Os animais devem ser socializados de acordo com a espécie! Nesta, a socialização DEVE ser efectuada gradualmente e para isso ERA necessário não pensar da forma que se descreveu e que acabou por actuar!
Agora, resta-lhe separá-los e começar a socializá-los gradualmente da forma aconselhada ou como melhor lhe aprouver!
Não esqueça de ter as unhas de ambos, aparadas.![]()
Boa sorte,
Leo
Olá Leo,
Eu já tinha lido o seu artigo como juntar 2 gatinhos. Não me pareceu que fizesse nada que infrigisse ou saisse muito de fora até dakilo que aconselhou para quem é novato nestas andanças, como eu.
A 1ª noite ficaram separados a verem-se por um vidro, até porque a suri ainda não tinha ido ao veterinário e eu não arrisquei em os juntar. Depois de ter sido toda vista e vacinada é que os juntei.
A Suri correu logo para os brinquedos e a explorar o quarto do Jimmy, ele a principio muito sossegado só a olhar, depois começou por a perseguir ao ponto depois de a começar a atacar.
Ela é mt pequena e claro mostra medo qd ele anda naqueles disparates de volta dela. Deixei-os a vontade pela casa o dia todo, o Jimmy sempre amuado a um canto, sem comer, beber ou ir a caixinha.
Ela ando pela casa sempre a ignorar o Jimmy, até porque as poucas tentativas de aproximação quel ela fez, foi sempre respondida com maus modos da parte do Jimmy.
A noite separei-os, a Suri dormiu na marquise e o Jimmy com a gente na cama, como sempre! Com a Suri presa ele parecia outro, brincava e já se chegava a gente.
Hoje ficaram novamente separados enqt trabalhamos. Quando chegarmos vamos solta-los outra vez. Só espero que a fase não dmeorei muito tempo, estava esperançada como são bebés que se dessem bem. Pela Suri andavam agarrados e a brinvcar um com o Outro.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Olá Leo,
Eu já tinha lido o seu artigo como juntar 2 gatinhos. Não me pareceu que fizesse nada que infrigisse ou saisse muito de fora até dakilo que aconselhou para quem é novato nestas andanças, como eu.
A 1ª noite ficaram separados a verem-se por um vidro, até porque a suri ainda não tinha ido ao veterinário e eu não arrisquei em os juntar. Depois de ter sido toda vista e vacinada é que os juntei.
A Suri correu logo para os brinquedos e a explorar o quarto do Jimmy, ele a principio muito sossegado só a olhar, depois começou por a perseguir ao ponto depois de a começar a atacar.
Ela é mt pequena e claro mostra medo qd ele anda naqueles disparates de volta dela. Deixei-os a vontade pela casa o dia todo, o Jimmy sempre amuado a um canto, sem comer, beber ou ir a caixinha.Ela ando pela casa sempre a ignorar o Jimmy, até porque as poucas tentativas de aproximação quel ela fez, foi sempre respondida com maus modos da parte do Jimmy.
A noite separei-os, a Suri dormiu na marquise e o Jimmy com a gente na cama, como sempre! Com a Suri presa ele parecia outro, brincava e já se chegava a gente.
Hoje ficaram novamente separados enqt trabalhamos. Quando chegarmos vamos solta-los outra vez. Só espero que a fase não dmeorei muito tempo, estava esperançada como são bebés que se dessem bem. Pela Suri andavam agarrados e a brinvcar um com o Outro.[/quote]
Boas.
Respondendo, especialmente às partes que sublinhei a bold, aqui vai:
Deixou-os separados uma ÚNICA noite até que os juntou. Isto; uma noite e logo juntá-los, não é uma socialização gradual! Foi uma "socialização" de acordo com as suas expectativas...!
É certo que há excepções mas, não é norma os felinos darem-se logo bem na primeira apresentação, independentemente das idades...!
Logicamente que ele começou a persegui-la após se aperceber que ELA lhe invadiu o território dele!
E, logicamente que por muitas tentativas que a gatinha faça, sem a tal socialização gradual, ele responderá SEMPRE com maus modos, como referiu...!
Claro que quando a encerrou, ele "parecia outro"
. Afinal, o território voltava a ser só dele!!!
Essas esperanças... é que criam as falsas expectativas, que depois dão em "desenganos" e que, na maioria das vezes, quem perde são os animais porque nem todos estão para dar uma volta de 360º às "erradas expectativas" que criaram, após adopção do novo animal...!
Tenha paciência, muito carinho, calma e nada de pressas nessa socialização!
Dá "nervoso miudinho"? Dá trabalho e preocupação? Claro que dá! Mas, é por uma boa causa, né?
Boa sorte e vá dando notícias...
Leo
Ela é mt pequena e claro mostra medo qd ele anda naqueles disparates de volta dela. Deixei-os a vontade pela casa o dia todo, o Jimmy sempre amuado a um canto, sem comer, beber ou ir a caixinha.Ela ando pela casa sempre a ignorar o Jimmy, até porque as poucas tentativas de aproximação quel ela fez, foi sempre respondida com maus modos da parte do Jimmy.
Hoje ficaram novamente separados enqt trabalhamos. Quando chegarmos vamos solta-los outra vez. Só espero que a fase não dmeorei muito tempo, estava esperançada como são bebés que se dessem bem. Pela Suri andavam agarrados e a brinvcar um com o Outro.[/quote]
Boas.
Respondendo, especialmente às partes que sublinhei a bold, aqui vai:
Deixou-os separados uma ÚNICA noite até que os juntou. Isto; uma noite e logo juntá-los, não é uma socialização gradual! Foi uma "socialização" de acordo com as suas expectativas...!
É certo que há excepções mas, não é norma os felinos darem-se logo bem na primeira apresentação, independentemente das idades...!
Logicamente que ele começou a persegui-la após se aperceber que ELA lhe invadiu o território dele!
E, logicamente que por muitas tentativas que a gatinha faça, sem a tal socialização gradual, ele responderá SEMPRE com maus modos, como referiu...!
Claro que quando a encerrou, ele "parecia outro"

Essas esperanças... é que criam as falsas expectativas, que depois dão em "desenganos" e que, na maioria das vezes, quem perde são os animais porque nem todos estão para dar uma volta de 360º às "erradas expectativas" que criaram, após adopção do novo animal...!
Tenha paciência, muito carinho, calma e nada de pressas nessa socialização!
Dá "nervoso miudinho"? Dá trabalho e preocupação? Claro que dá! Mas, é por uma boa causa, né?

Boa sorte e vá dando notícias...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Boas noticias
O Jimmy nem parece o mesmo, Já não rosna, só a quer cheirar e já andam os 2 na brincadeira. De manhã já miava a procura dela. Quem diria que apenas em 24h se desse esta viravolta. Passamos o serão a olhar para eles a vee-los a correr um a tras do outro. Fantastico!!!

O Jimmy nem parece o mesmo, Já não rosna, só a quer cheirar e já andam os 2 na brincadeira. De manhã já miava a procura dela. Quem diria que apenas em 24h se desse esta viravolta. Passamos o serão a olhar para eles a vee-los a correr um a tras do outro. Fantastico!!!