Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

sexta set 04, 2009 8:39 am

Há pouco mais de um mês, após o jantar, num passeio pelo bairro, um gato adoptou a minha família.

Íamos eu, a minha esposa, a filha de seis anos e o filho de três passeando, lentamente, sem rumo certo, quando um gato castanho e branco saiu de trás de um contentor de lixo e começou a acompanhar-nos.

Para trás ficou o seu “colega”, um gato preto que, depois de ganhar coragem, decidiu também caminhar connosco, mas a uma distância prudente. Já o destemido castanho e branco que a nós se juntou, caminhava cada vez mais perto, e começamos mesmo a tropeçar nele. Os miúdos estavam encantados, e só não interagiam mais com o animal porque nós não deixávamos. Afinal, algumas carraças eram visíveis, e não sabíamos que mais ele poderia ter.

Cerca de meia hora depois, volta ao bairro terminada, ele lá continuava bem próximo de nós, e as crianças deliravam. Altura de ir para casa, e os cachopos sem quererem largar o gato.

Adia-se o problema, nova volta ao bairro. Continuamos acompanhados, passamos pelo caixote do lixo onde o vimos a primeira vez, está lá novamente o seu colega preto, pensamos que vai ficar por ali, já que ficou para trás, mas então retoma a marcha. Percebemos que esteve a tentar convencer o colega a vir também, mas não teve sucesso.

Dissimuladamente, eu e a minha mulher começamos com os “e se…”. Já tínhamos falado muitas vezes em ter um animal por causa das crianças, afinal, por esse motivo já tínhamos evoluído de um minúsculo aquário de palmo e meio para um de 200 litros e peixes tropicais. Mas um gato? Para mais, um gato já crescido, que alguém teria abandonado… qual teria sido o motivo para ele estar a viver na rua? Enquanto pensávamos nisso, com carraças ou não, já não estávamos a conseguir conter as crianças. Elas fazem-lhe festas e ele retribui roçando-se. Parece um tractor, tal é o ronronar que emite.

Completada nova volta ao bairro, a um ritmo muito, muito lento, já há mais de uma hora que o gato nos persegue. Decidimos dar-lhe uma oportunidade, se ele quiser. Explicamos aos miúdos que ele só entrará para o prédio se quiser, ficará na varanda, se se portar bem, ou virá para a rua novamente, e no dia seguinte, se ainda estiver connosco, irá a um veterinário.

Pensamos que ele não entraria na garagem do prédio, mas ele nem hesitou. Seguiu-nos sem problemas pelos corredores, e entrou para o elevador como se fizesse isso todos os dias. Depois foi ao meu colo até à varanda onde pernoitou, com um alguidar de areia das obras, uma tigela com água, um pires de arroz branco e outro com leite.

Manhã, quer dizer, madrugada seguinte, antes dos miúdos despertarem, deixo-o entrar na sala. Com a luz do dia verificamos que está com diversas escoriações, deve ter andado à luta, colocamos Betadine nas mais recentes. As carraças são muitas. Hesitamos perante a responsabilidade, mas ele é supermeigo e salta para o nosso colo.

Voltamos a dar-lhe a decisão. Saio para a rua com ele, solto, e dou uma volta rápida ao bairro. Se quiser vir comigo vem, se quiser ficar na rua fica. Passamos pelo “seu” caixote do lixo, mas acho que nem para este olhou. O seu colega não está a vista. Completada a volta, acompanha-me novamente para casa. Mas uma vez, sem hesitações. Entra em casa para grande alegria dos pequenos que entretanto tinham acordado.

Está decidido, ficará connosco se o veterinário não lhe encontrar nada que o desaconselhe. Mas é domingo, onde encontrarei um veterinário?

Mais tarde nessa manhã, já baptizado de Óscar pelo meu mais novo, coloco-o numa caixa de cartão (essa parte ele não gostou muito) e percorro todos os veterinários que me lembro. Sem sucesso. Todos fechados. Localidade vizinha, logo no primeiro, porta aberta. Está a acabar de operar. Atende, mas é preciso esperar.

Estamos sózinhos, o Óscar anda pela sala de espera, calmamente. Finalmente, chega o sr. Doutor, conto-lhe a história, o senhor parece-me aborrecido por ter mais um serviço quando já são quase horas de almoço. Vamos para o gabinete.

Ponho em cima da mesa, enquanto o veterinário lhe coloca à frente um bebedouro e um comedouro com ração. Diz-me que ainda é gato jovem, dá-lhe um desparasitante oral, indica-me uma passagem pela farmácia para comprar Frontline Gatos para as carraças e pulgas. Como é que o trouxe? Numa caixa de cartão? Inadmissível, Digo-lhe que isto foi tudo de surpresa. Dá-me um sermão e coloca-me uma caixa de transporte na frente. Diz-me “como o animal vai ter que cá voltar, leva isto”. Por momento ainda pensei que fosse emprestada… Para a possível diarreia vai levar uma comida especial. Ok. E um shampoo. Faz sentido. Pergunto “Terá doenças? Também já ouvi falar nuns chips…”. “Isso não é para hoje, traga-o cá depois que é preciso fazer uma série de testes e vacinas”. “E as feridas?” Insisto. ”Isso é normal num animal de rua, vão passar”. Tirando o ter-lhe dado o comprimido na boca, acho que não lhe tocou vez nenhuma.
A caixa de transporte não era emprestada, a conta foi 72,40€ acompanhada de um aviso. Para a próxima vai ser mais puxado. Nesse momento, já não estava a achar tanta graça ao gato…

A diarreia não passou, e passado uns dias o Óscar foi novamente ao veterinário. A outro. Tratou-se da diarreia, eu não falei em mais nada, o dr. também não. Foi mais meigo, 38€, mas assim de repente, ter um gato estava a revelar-se puxado. É que ainda tinha havido o Frontline (ficou na varanda enquanto o medicamento actuava), o comedouro e o bebedouro, além da casa de banho coberta. E da ração. Mas era tudo preciso para o amigo Óscar, e nos queríamos que ele se sentisse bem.

… …

Se alguém me leu até aqui, entro então no motivo que me leva a escrever este post. É que ainda não sei assim tanto de gatos quanto isso. Por vezes penso que deveria ter aprendido antes de ter um gato em casa, mas se assim fosse o Óscar se calhar ainda andava à procura de comer em volta dos caixotes do lixo.
Posto isto, se alguém me puder ajudar com algumas respostas sobre as várias dúvidas que temos cá por casa, agradecemos.

a) Muitas vezes, quando lhe tentamos fazer festas, por vezes ele aperta os nossos dedos com os seus dentes. Não morde com força, mas também não larga. Se tentarmos tirar aleija um pouco. Isto é normal? Que podemos fazer?

b) Aos miúdos, quando eles vão a passar, por vezes atira-se as pernas. Não parece por mal, parece brincadeira, mas como eles andam com pouca roupa nesta época do ano, por vezes arranha um pouco, mas, pior ainda, assusta-os. Também é normal? Que podemos fazer?

c) O Óscar agora já não nós passa tanto cartão, nem salta para o nosso colo como quando cá chegou, nem parece apreciar tanto as festas. Será porque já tivemos que ralhar com ele algumas vezes? (por saltar para cima da bancada da cozinha, para cima do aquário, para cima da pedra da lareira, ou pelos quatro bibelots que já partiu desde que cá chegou), será que os gatos são mesmo assim? Andou-nos a dar graxa nos primeiros dias?

d) Por muitas vezes que lhe mudemos a água, ele gosta mesmo é de beber da sanita. Quando nos distraímos com a porta e o tampo abertos, lá vai ele. Normal? Que podemos fazer?

e) Para ir prevenido, directo ao assunto, e não correr o risco de ser enrolado (novamente?), que testes ou vacinas precisa realmente um gato, normal, jovem adulto, que agora não sai de casa?

Desculpem a extensão do post, agradeço desde já a ajuda que puderem dar, quer dizer, agradecemos, eu, o resto da família, e o Óscar, claro.

Ass. O amigo do Óscar
carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

sexta set 04, 2009 9:06 am

Bom dia pra vocês e pro Oscar..

Amei ler seu post.. e amei que tivesse sido longo porque deu pra ver que são pessoas normais, com as duvidas, com os amores e com as tradições que se revelam quanto aos felinos.

Efectivamente seu gato lhe escolheu! Aproveite isso porque gato quando ama é para sempre! Mas gato é também um ser independente e de personalidade muito forte, ele sabe o que quer, quando quer e como quer... e se nós amarmos o gato vamos entender que ele tem razão e fica tudo mais simples! Por isso ele vai aceitar as caricias, mas quando e até quando ele quiser... se você ensinar seus garotos que gato é que nem eles, eles vão se entender mil maravilhas!

Eles podem interagir sempre... desde que aprendam a se respeitar e aí o gato irá procurar seus meninos sempre que sentir que precisa de seu carinho.

Para suas questões:

a) É normal! Ficou respondido acima.

b) Corte as unhas ao gato. Mas atenção corte só as pontas e repare que o gato tem uma linha rosa na unha que indica que não se pode de maneira nenhuma passar daí! Corte apenas as pontas com um corta-unhas ou uma tesoura própria. Se tiver dúvidas peça seu veterinário para lhe cortar.

c) Gato não gosta de ralhete! Mas sim você deve dizer um NÃO bem forte sem gritar, sempre que ele fizer algo errado... mas nunca deve bater! Gato amua...

d) Normal... todo gato gosta! Se lhe abrir a torneira do bide ou do lava-mãos, ele vai adorar. Deve manter sempre a tampa da sanita fechada!!!

e)Precisa sim! É importante pra saude de seu gato... vacinas e desparasitações. Mas você so gastará mais agora em principio, depois é só anual... Se o gato for saudável voce nem dará por ele.. mas para isso é importante a sua vacinação e boa alimentação.

Lhe dou meus parabéns para sua atitude de recolher esse animal... mas não deixe seu gatinho na varanda, ele poderá ter tentação de saltar e ademais gatinho é caçador por natureza e por vezes ele salta atrás de suas presas sem saber que depois não tem chão para poisar.

Felicidades para vocês.
Carol
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sexta set 04, 2009 9:51 am

Felicito-o pela adopção do gatinho...

Quando adoptamos um gato de rua, há sem duvida uma serie de testes (analises) a fazer (FIV, Felv, Corona virus são alguns dos exemplos) para além de se pensar na futura castração do bichano...

As vacinas (que numa primeira ronda, são mais caras por causa dos reforços) fazem parte das despesas anuais a ter em conta, juntamente com as desparasitações internas (de 4 em 4 meses, ou de 3 em 3, consoante o que lhe for dito pelo seu veterinário) e as desparasitações externas (para pulgas e, neste caso por ter vindo da rua, carraças, sendo que posteriormente não saindo de casa o risco de apanhar carraças é inexistente)... Não precisa de colocar o gato na varanda enquanto a pipeta actua, basta não lhe tocarem na zona (cachaço) onde foi posta a pipeta.

A transportadora é uma despesa util (pode ser puxadota, mas só paga uma vez, bem como bebedouros/comedouros e liteiras)...

As unhas devem ser cortadas periodicamente para evitar as incomodas arranhadelas, pergunte ao veterinario como fazer para cortar as unhas sem ferir o animal.

Banho, eu pessoalmente não dou, eles normalmente são animais muito preocupados com a sua higiene, por isso para mim só faz sentido dar banho a um gato de pelo comprido (pela dificuldade que têm em fazer correctamente a sua higiene) ou, no seu caso, a um vindo da rua e que esteja muito sujo.

Não sei que ração lhe está a dar, mas, a priori, é para ser dada apenas enquanto durar esse desanranjo intestinal, podendo depois optar por outra marca mais em conta. Ao escolher a futura ração do seu gato, tenha em conta que dar uma boa ração significa evitar futuras idas ao veterinario...

Os gatos são excelentes companheiros, mas são companheiros cheios de personalidade que só nos procuram quando querem, só aceitam as festas que querem (impondo, por vezes, alguns limites)...

Boa sorte
Filipa Costa
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 04, 2009 10:13 am

Que relato delicioso...

A Carol e a Pendragon já responderam à maioria das questões, eu só vim recomendar-lhe uma coisa: castre o gatito assim que puder. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

catiamor1
Registado: terça out 16, 2007 6:09 pm

sexta set 04, 2009 10:23 am

Bom dia,
tb adorei ler o seu post;
a verdade é q gato é um animal independente, n se deixa domesticar, o q acontece é q deixa-se habituar a viver c humanos e adora os carinhos e a comida garantida claro!
Eu tinha imenso medo de gatos, até pq achava q eram imprevisiveis e q á minima oportunidd nos atacariam, mas dp dei oportunidd a uma gatinha bebe e conquistou-me, assim cm o Oscar fez c a sua familia;
Provavelmente ainda se está a habituar a estar em casa, afinal esteve sp na rua, mas o melhor é cortar as unhas (a tesoura propria custa ai uns 2€) p evitar arranhar cortinados e sofa, e dp é so dar mt carinho;
qd ele se enrola nas pernas ou morde é mm a pedir brincadeira;
Acredite, gostar de gatos é um vicio: tres anos dp já tenho a segunda bebe la em casa!
Felicidades, cátia.
beep
Membro
Registado: domingo mar 22, 2009 6:52 pm

sexta set 04, 2009 11:38 am

Não há dúvida que foram escolhidos por ele....eu também fui escolhida para ser dona de um gato ( estava eu no meu automóvel com a porta aberta e o Gil - assim se chamou o meu gato - saltou para o meu colo...estava demasiado magrinho, demasiado carente, demasiado esfomeado, as forças que lhe restavam foram para pedir ajuda,bem...nunca mais nos separamos! Posso dizer que em momento algum me arrependi da decisão de adopta-lo - mesmo já sendo um gato adulto, mesmo tendo muita despesa com o vet, etc - ele soube sempre compensar-me e muito desta decisão, foi o gato mais amoroso e meigo que alguma vez tive) Infelizmente já faleceu, mas enquanto esteve conosco a partilha foi uma constante e não foi só ele que ficou a ganhar...nós também ganhamos e muito!!! Por tudo isso parabens pela vossa decisão ...e não se esqueçam...os animais são excelentes avaliadores de caracter... e se ele vos escolheu... isso significa algo!!! Espero que sejam todos muito felizes!!!
Aida Borges
SABUGAS
Registado: sexta out 17, 2008 9:58 am

sexta set 04, 2009 12:55 pm

Simplesmente adorável
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta set 04, 2009 1:24 pm

Está tudo dito... :wink:

Resta apenas desejar muitas felicidades para os novos donos do Oscar e muitas felicidades para o felizardo do Oscar... merecem esta oportunidade!

O Oscar por ser um gatinho persistente e adorável... os donos por o terem sabido entender e poderem ter o prazer de o fazer feliz! Adorei...

Não achei o texto longo... e ainda gostava de ter continuado a ler mais! São histórias como esta que nos enchem o coração!

E já agora coloco aqui o link daquele tópico de ontem que também foi um prazer ler, acho que o amigo do oscar também gostará de ler, se é que já não leu:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=70934

Boa sorte e vá dando sempre notícias. E coloque sempre as suas dúvidas, na medida do possivel sempre alguém dará uma ajuda :wink:

Só mais uma coisa: Não dê leite do nosso (de vaca) ao gatinho, porque faz mal... e um gato adulto já não necessita de leite :)
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

sexta set 04, 2009 2:30 pm

:D o oscar foi esperto ao escolher a sua familia para ser tambem familia dele, siga os conselhos que aqui lhe foram dados e verá que tudo corre bem, tem é que se habituar a ideia que os gatos sao muito independentes, e sabem quando querem dar e receber mimos, mas nao se assuste, voce acaba por se habituar.
Parabens pela adopção.
Eu tenho uma amiga que diz ( para quem acredita) que os gatos são os unicos animais que conseguem ver a nossa Aurea.
Desse modo eles sabem bem quem lhes quer bem! :D
Marguij
Membro
Registado: domingo mar 22, 2009 3:10 pm

sexta set 04, 2009 3:42 pm

que linda historia :oops:
<p>"Aquele que conhece verdadeiramente os animais &eacute; por si mesmo capaz de compreender plenamente o car&aacute;cter &uacute;nico do Homem"&nbsp; (Konrad Lorenz)</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados" (Mahatma Gandhi)</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

sexta set 04, 2009 5:49 pm

Que linda história, e muitos parabens pela adopção do Óscar que deve ser um gato muito inteligente :D !

Quanto ás suas dúvidas já foram respondidas e se surgirem mais venha cá perguntar, há aqui sempre alguém pronto a ajudar!
miggas
Membro
Registado: quinta jun 16, 2005 10:56 am

sexta set 04, 2009 6:14 pm

É uma história lindissima!!!
Muitos Parabéns!!!
As suas dúvidas já foram esclarecidas, apenas aconselho a procurar um veterinário de confiança...
Pelo que conta aquele 1º que consultou está fora de questão...Eu adoptei uma 2ª gatinha há 1 mês e a 1ª coisa que fiz foi levá-la ao vet antes de a trazer para casa, atenderam-me na hora de almoço, fizeram tds as análises necessárias, desparatização interna e externa, mais medicação para a coriza e paguei menos...
Desejo-lhe tudo de bom com esse novo amiguinho!!!! :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 05, 2009 2:59 pm

Beeeeeeeeeeeeeem, deliciei-me a ler... :D
É bem verdade que os animais é que escolhem os donos e o seu caso não foi excepção, felizmente! Só prova serem boa gente :D
Agora, respondendo a algumas questões, a AZUL e dentro das citações, mediante o que me seja possível opinar:
AmigodoOscar Escreveu: (...)
… …

Se alguém me leu até aqui, entro então no motivo que me leva a escrever este post. É que ainda não sei assim tanto de gatos quanto isso. Por vezes penso que deveria ter aprendido antes de ter um gato em casa, mas se assim fosse o Óscar se calhar ainda andava à procura de comer em volta dos caixotes do lixo.
Posto isto, se alguém me puder ajudar com algumas respostas sobre as várias dúvidas que temos cá por casa, agradecemos.

a) Muitas vezes, quando lhe tentamos fazer festas, por vezes ele aperta os nossos dedos com os seus dentes. Não morde com força, mas também não larga. Se tentarmos tirar aleija um pouco. Isto é normal? Que podemos fazer?

É normal! Há gatos que brincam a mordiscar, sendo um acto ainda indicador de ser mesmo um gato jovem. Contudo, é de desencorajar esse tipo de brincadeira. Melhor colocar um peluche nas mãos de quem esteja a brincar com ele, para que ele "lute" com o boneco e não mordisque as mãos.

b) Aos miúdos, quando eles vão a passar, por vezes atira-se as pernas. Não parece por mal, parece brincadeira, mas como eles andam com pouca roupa nesta época do ano, por vezes arranha um pouco, mas, pior ainda, assusta-os. Também é normal? Que podemos fazer?
Também é normal eles bricarem "às caçadas"... mas, também é de desencorajar porque chegam mesmo a magoar.

Esse gato revela-se bastante activo e muito brincalhão o que,mais uma vez, confirma ser jovem.. :wink: :D
Comprem brinquedos próprios para gatos, usem bolinhas de papel para nessas alturas, os piquenos mandaram as bolinhas para longe para ele as caçar!

c) O Óscar agora já não nós passa tanto cartão, nem salta para o nosso colo como quando cá chegou, nem parece apreciar tanto as festas. Será porque já tivemos que ralhar com ele algumas vezes? (por saltar para cima da bancada da cozinha, para cima do aquário, para cima da pedra da lareira, ou pelos quatro bibelots que já partiu desde que cá chegou), será que os gatos são mesmo assim? Andou-nos a dar graxa nos primeiros dias?

Não foi graxa. Foi mesmo euforia por novamente ter um LAR! :wink: Esse gatinho já foi de alguém :wink: e ou perdeu-se ou foi abandonado, como milhões deles, infelizmente!
Depois, percebeu que afinal lhe impunham regras às quais ele não percebe muito bem o porquê (?!) se, afinal, é normal um gato saltar, correr e brincar "às caçadas.." Entristeceu-se com as novas regras... e precisa que continuem a mimá-lo, a tolerar algumas trepelias (afinal são como crianças, sem tirar nem pôr) e especialmente a brincarem bastante com ele

d) Por muitas vezes que lhe mudemos a água, ele gosta mesmo é de beber da sanita. Quando nos distraímos com a porta e o tampo abertos, lá vai ele. Normal? Que podemos fazer?

É manter a tampa fechada! Cuidado com a água da sanita se por acaso usam produtos desinfectantes...! O animal pode envenenar-se! E, por falar em envenenamento, atenção se tem plantas em casa. A grande maioria são venenosas para eles e acredite que, mais tarde ou mais cedo, ele irá mordiscá-las!

e) Para ir prevenido, directo ao assunto, e não correr o risco de ser enrolado (novamente?), que testes ou vacinas precisa realmente um gato, normal, jovem adulto, que agora não sai de casa?

Vacinas, as normais, como p.e. as TRICAT :wink:
Quanto a testes... existem os do FIV e FELV mas que, para lhe ser franca, como não têm outros gatos, eu nem perderia tempo nem dinheiro nisso!

Desculpem a extensão do post, agradeço desde já a ajuda que puderem dar, quer dizer, agradecemos, eu, o resto da família, e o Óscar, claro.

Ass. O amigo do Óscar

Ainda, recomendo-lhe que castre o gatinho o quanto antes porque se começar a fazer demarcação pela casa, o odor é bem forte :wink: e corre o risco das miadeiras constantes e incomodativas, bem como uma possível fuga para a rua!
Ainda, não deixe o animal na varanda se esta for aberta porque os gatos não olham a meios nem a alturas para se avantajarem a caçar um pássaro, borboleta ou o que seja, podendo a "caçada" custar-lhe a vida :( já para não falar no desgosto e trauma que fica, especialmente para as crianças! :|

Parabéns pelo feito e pelo texto :D

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cararoxa
Membro
Registado: terça mar 03, 2009 2:20 pm

sábado set 05, 2009 3:19 pm

Boa Sorte para o Oscar e para a sua familia...:)
TatiMatos
Membro Veterano
Registado: quinta jul 09, 2009 1:48 am

sábado set 05, 2009 3:23 pm

Não vai arrepender-se concerteza, do seu feito, os gatos são magníficos e muito especais!!! :D

Agora, podia deliciar-nos com uma foto do Óscar, please!!! :?: :idea:

FOTO, FOTO, FOTO!!!! :o :o :o
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Tatiana Matos</strong></p>
<p><strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”