O CIO E O SOFRIMENTO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

segunda set 01, 2003 12:14 pm

As gatas com o cio miam por que estão a sofrer

Falso. O miado constante bem como o acto de se rebolar constitui um comportamento sexual feminino felino normal. É preciso notar que os gatos em circunstâncias normais são silenciosos e até passam despercebidos. A sua comunicação depende muito de sinais olfactórios e não tanto de sons, tal como se passa nos cães. A fim de atrair os machos, as fêmeas em cio têm de adquirir posturas “anormais”, fazendo barulho, rebolando-se, exibindo-se, tudo para atrair os machos. O miado não envolve sofrimento nenhum, assim como qualquer fêmea de qualquer espécie animal com cio não sofre dores nenhumas.

Donde veio esta questão existem mais muito interessantes é só ir lá e lerO que se diz por ai dos nossos amigos felinos... será verdade?
ARCADENOE.PT

Por: Sofia Marques (médica veterinária): Animais e Companhia
Última edição por MFR em segunda set 01, 2003 12:17 pm, editado 1 vez no total.
webmago
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 4:12 am

segunda set 01, 2003 12:16 pm

Então porque é que as minhas gatas emagrecem tanto ?
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda set 01, 2003 12:50 pm

A resposta é simples: passa a haver outras prioridades, em vez da comida! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E passam a comer muito menos! Eu sei bem por experiência própria!
A mainha mais maluca , a Nina, quando anda nas suas tontices, só come de vez em quando!

Mas a Naria é melhor: quando se aproxima o cio, desata a comer como uma desalmada! Está a preparar-se para o jejum que se avizinha!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
webmago
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 4:12 am

segunda set 01, 2003 12:53 pm

E isso não é mau prá saúde ?
Miadores
Membro Veterano

segunda set 01, 2003 12:58 pm

As minhas têm sido bastante saudáveis, graças a Deus!
Mas emagrecem sempre um bocado ... :?
Sobretudo a Nina ... é que é exagerado, o dela .... são consecutivos ...
Por este motivo é que tenho andado a considerar seriamente a hipóteses da esterilização ...

Mas os da Naria (mãe da Nina) e da fifi (filha da Nina) são normalzinhos ....
A Naria vai fazer 8 anos, a Nina tem 6, e a Fifi, 3 anitos.
<p>&nbsp;</p>
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

segunda set 01, 2003 3:54 pm

Na minha modesta opinião basta olhar com olhos de querer ver para uma gata com cio e está lá estampado o “sofrimento”. Ou será que à ansiedade em que elas andam durante esse tempo não se pode chamar sofrimento? Se a vet se está a referir a sofrimento físico até pode ter razão mas para isso o artigo deveria estar mais desenvolvido. Assim pode levar a conclusões erradas. O sofrimento não precisa de ser físico e nós humanos sabemos isso. A gata “sofre” muito se andar com cios consecutivos, emagrece e são muito prejudiciais para a sua saúde com riscos futuros confirmados. Esta é a opinião de um dos vets mais conceituados da cidade do Porto e que até hoje tem tratado de todos os meus animais com tal profissionalismo que me leva a não duvidar dele. Isto para vos dizer que o facto de uma vet (ou mais) ser da opinião que não há “sofrimento” nos cios não quer dizer que essa seja a verdade. Conheço muitos vets que até há bem pouco tempo e mesmo agora ainda defendem que as gatas tem que ter uma ninhada antes da esterilização e esse conceito é motivo de chacota por parte da maioria dos vets actuais. Por isso e para bem das vossas gatas se as mesmas não vão procriar esterilizem-nas. Fazendo isto estão a defender a sua saúde e bem-estar e não o contrário.

Um abraço
Fátima
Adopte ou apadrinhe um gato. Visite http://felinus.ddi.pt
RAQUEL
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 01, 2003 4:14 pm

eu tenho sorte a minha bibi nao tem cio ou quando o tem nao dou por isso e podem crer que nao a estrelizei; como vive só em casa será por causa disso?
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

segunda set 01, 2003 4:30 pm

Parabéns a sua Bibi é mto linda.....!!!!!!

:lol: :lol: :lol: :D :D
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

segunda set 01, 2003 6:13 pm

boas
como todos devem saber existem varios tipos de cios que por consequencia varia de raça por exemplo as persas por norma tem um cio mais calmo miam pouco rebolam-se e ficam mais afectivas em contraste as siamesas sao extridentes no miar e por sua vez varia de gata para gata cada uma tem a sua maneira de ter o cio.
em relaçao aos vets cada um tem a sua opiniao mas na ideia geral todos eles vao ter ao mesmo os vets parecem os nossos medicos nós estamos constipados e se formos a trinta medicos cada um diz a sua sentença e receitam o que lhes da mais dinheiro os vets sao iguais.
cada um de nós temos que ter confiança no nosso vet.

um abraço :evil:
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

segunda set 01, 2003 8:57 pm

As dores de que se fala, por exemplo nas humanas (imagino que nas cadelas será semelhante), tem a ver com as contracções do útero aquando da expulsão dos óvulos não fecundados!
Durante o período fértil, as fêmeas (no sentido mais lacto), por princípio, não têm sofrimento físico!
No caso das gatas, o óvulo fértil solta-se apenas quando se dá a cópula o que significa que não existem contrações para a expulsão de óvulos não fecundados! Se for por aqui, o raciocínio da vet não será descabido!

No entanto, a ansiedade devido ao instinto de procriação não satisfeito é por si só uma forma de sofrimento!!
Todos sabemos que os animais deixam de se alimentar convenientemente quando não estão bem de saúde!!
A falta de apetite e o consequente emagrecimento das gatas são sintomáticos de que algo está errado!!!

Ps: A comparação entre fêmeas humanas e outras se calhar vai chocar alguns foristas mas de certo compreendem que sendo todos animais, ainda que de raciocínios diferentes, temos fórmulas orgânicas semelhantes!
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

terça set 02, 2003 11:01 pm

Ah, eu acho q deixar a gata ter cios consecutivos é deixá-la sofrer sim! Aproveitando a analogia com humanos, qual mulher q não sofre sem homem! Hahahahahahha! :lol:

Quem me dera q ficar sem homem emagrecesse! Hahahahah! :roll:
Miadores
Membro Veterano

terça set 02, 2003 11:37 pm

Juliachan Escreveu:Quem me dera q ficar sem homem emagrecesse! Hahahahah!
Dava o seu geito, de facto!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Já agora tinha algumas vantagens também!! :lol: :lol: :lol: :lol:

P.S. será uma dica para a descobrirmos no grupinho do trote?!
eheheh!
<p>&nbsp;</p>
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

terça set 02, 2003 11:41 pm

Miadores Escreveu:
Juliachan Escreveu:Quem me dera q ficar sem homem emagrecesse! Hahahahah!
P.S. será uma dica para a descobrirmos no grupinho do trote?! eheheh!
Hahahahahhahahaahahh!
Ai q maldade!!! São os genes malditos dos 2 lados da família não é culpa minha! Hahahahahah!
RAQUEL
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 03, 2003 10:07 am

[quote=lindinha_24]
Parabéns a sua Bibi é mto linda.....!!!!!!

:lol: :lol: :lol: :D :D
[/quote]

Obrigada, mas o pelo que larga, nem imaginas, é aspirador na mão todos os santos dias!
Responder

Voltar para “Gatos”