A minha Nala está esterilizada. Desenvolvia gravidezes psicológicas e como nunca pensei cruzá-la ( apesar das muitas ofertas que me fizeram ) achei que era a melhor solução para o problema. Na realidade a esterilização evita uma série de problemas que os cães podem vir como é reconhecido pelos vets.Por isso por uma questão de saúde parece-me ser totalmente admissível.aisd Escreveu:
Note-se que não sou contra as esterilizações !
Cada um sabe em que condições vive e a vida que leva.
Não me custa a crer que, para muita gente, seja virtualmente impossível evitar o contacto com os cães no decorrer do cio.
É por conviniência ?
Pois que seja !
A principal questão que se pode ter é se não estiver em causa a saúde no momento ( se bem como disse previne muitos potenciais problemas futuros ) isto é ser feito por uma questão de comodismo ( se bem que esta palavra não me parece a apropriada ). Caso o dono assim o entenda , depois de ponderada bem a situação, e seja feita por quem saiba o que está a fazer é perfeitamente aceitável. Nomeadamente no caso de haver vários cães na mesma casa ou ser muito difícil controlar a cadela nas alturas do cio para evitar gravidezes indesejáveis parecem-me argumentos aceitáveis. Poderá dizer-se mas é a questão se se tomar medidas apropriadas como por exemplo separá-los. E quando isso não é viável? Cada caso é um caso e não podemos generalizar pois cada um sabe das suas condições e possibilidades. A mim preocupa-me muito mais as condições em que muitos cães vivem, o abandono dos mesmos, o crescimento desenfreado de ninhadas, do que aqueles que são esterilizados por opção dos donos mas que lhe dão uma boa qualidade de vida e com os quais são felizes.
Saudações