...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo ago 31, 2003 11:28 am

aisd Escreveu:
Note-se que não sou contra as esterilizações !
Cada um sabe em que condições vive e a vida que leva.
Não me custa a crer que, para muita gente, seja virtualmente impossível evitar o contacto com os cães no decorrer do cio.
É por conviniência ?
Pois que seja !
A minha Nala está esterilizada. Desenvolvia gravidezes psicológicas e como nunca pensei cruzá-la ( apesar das muitas ofertas que me fizeram ) achei que era a melhor solução para o problema. Na realidade a esterilização evita uma série de problemas que os cães podem vir como é reconhecido pelos vets.Por isso por uma questão de saúde parece-me ser totalmente admissível.
A principal questão que se pode ter é se não estiver em causa a saúde no momento ( se bem como disse previne muitos potenciais problemas futuros ) isto é ser feito por uma questão de comodismo ( se bem que esta palavra não me parece a apropriada ). Caso o dono assim o entenda , depois de ponderada bem a situação, e seja feita por quem saiba o que está a fazer é perfeitamente aceitável. Nomeadamente no caso de haver vários cães na mesma casa ou ser muito difícil controlar a cadela nas alturas do cio para evitar gravidezes indesejáveis parecem-me argumentos aceitáveis. Poderá dizer-se mas é a questão se se tomar medidas apropriadas como por exemplo separá-los. E quando isso não é viável? Cada caso é um caso e não podemos generalizar pois cada um sabe das suas condições e possibilidades. A mim preocupa-me muito mais as condições em que muitos cães vivem, o abandono dos mesmos, o crescimento desenfreado de ninhadas, do que aqueles que são esterilizados por opção dos donos mas que lhe dão uma boa qualidade de vida e com os quais são felizes.

Saudações
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

segunda set 01, 2003 11:33 am

aisd Escreveu:
No que respeita aos cães também me aflige esterilizar sem razão premente.

Somos nós que temos de alterar o nosso comportamento (já que ela segue o instinto...) durante os cios.

Achamos de um radicalismo muito grande esterilizar se podemos vigiar e evitar o contacto com os cães durante o cio.

Note-se que não sou contra as esterilizações !
Cada um sabe em que condições vive e a vida que leva.
Não me custa a crer que, para muita gente, seja virtualmente impossível evitar o contacto com os cães no decorrer do cio.
É por conviniência ?
Pois que seja !

Há muita coisa a que submetemos os nossos cães por razões de conviniência.
Acham que eles gostam de andar de trela ?
Que gostam de ficar fechados em casa todo o dia ?
Que gostam de ração ?

Que tentemos fazer os nossos cães o mais felizes possível é que é a atitude a ter.
Repito - "o mais felizes possível" - e se fôr preciso esterilizar, pois força !
É bem melhor que encher o mundo de mais rafeiros indesejados, com destino duvidoso, quem sabe se destinados a serem maltratados, abandonados...

É assim que eu vejo a questão.
Nem mais! Faço minhas as suas palavras:

Não sou nem contra nem a favor da esterilização das cadelas, qdo se fala em termos gerais.

Mas como cada caso é um caso...

Bjs :p
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda set 01, 2003 2:31 pm

Olá a todos.
Fiz algumas consultas neste fim de semana sobre o tópico esterilização/alteração de comportamento (aplicado às fêmeas). A pessoa que me respondeu tem estatísticas sobre o tema, embora apenas baseadas numa amostra da sua área de residência, pelo que não pode ser considerado um estudo científico, cuja existência, aliás, disse desconhecer.Eis a informação que obtive:

- numa percentagem significativa (15%) nota-se um aumento da agressividade intra e interespecífica. O desequilíbrio hormonal resultante da intervençaõ parece, nestes casos, predispôr os animais para um maior rendimento no trabalho de protecção (é uma dedução não comprovada); as cadelas incluídas nesta percentagem verão diminuídas de alguma forma o seu papel de cães de companhia, podendo as alterações de comportamento citadas ser, no entanto minimizadas, seja por treino de obediência, seja por compensação hortmonal;

- percentagem análoga (15%) das cadelas esterilizadas mostra tendência para se tornar algo menos energéticas que antes da intervenção;

- a restante percentagem (70%) não mostra modificações evidentes de comportamento.

Sublinho que a amostra do estudo é bastante reduzida, pelo que será exagerado e arriscado generalizar as conclusões deste estudo.

Esperemos mais informação sobre o tema.

Cumprimentos

José Carlos
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda set 01, 2003 2:49 pm

Sublinho que a amostra do estudo é bastante reduzida, pelo que será exagerado e arriscado generalizar as conclusões deste estudo.
independentemente do valor da amostra, 15% é irrisório em termos de alteração de comportamento, se considerarmos que sobram 85%. a carlota pode ser incluída neste último grupo. o max ainda não experimentei. apesar de tudo, noto menos diferenças na cadela do que nas gatas/gatos.
bonekita
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

segunda set 01, 2003 5:04 pm

Boa tarde.

O tumor de que a minha cadela tem é realmente transmisivel.

É denomidado por tumor venéreo-transmisivel. No entando não é só quando é montada que o animal pode ser contagiado.
Pelo que sei, há várias formas de contagio, entre elas:

:arrow: ao copular;
:arrow: se o animal contagiado tiver lambido recentemente as suas zonas genitais e lamber as de outro animal;
:arrow: mesmo sem haver copulação, se houver contacto entre os dois orgãos genitais entre o animal contagiado e um são.

Este é no entanto um tumor raro e de fácil tratamento. :)
Pode ser curado totalmente por quimioterapia ou pode ser removido cirurgicamente.

Se quiserem mais promenores posso depois, com mais tempo vos dar. Embora eu ainda não saiba muito sobre o tumor, o meu veterinário ofereceu-se para me emprestar uns livros sobre o assunto.

Obrigada!

P.S.- A esterilizar a minha Fuskinha, realmente é só mesmo após um período de recuperação do tratamento que está a ser efectuado.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda set 01, 2003 7:15 pm

Um tumor de sticker ?

Até para ser cão é preciso cuidado com as doenças das "meninas" :D

Trate disso assim que possivel ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
bonekita
Membro
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

segunda set 01, 2003 7:18 pm

Não se preocupe que ela já está a ser devidamente acompanhada!

Aliás, até está quase boa...Mais duas ou três semaninhas e tá como nova!!!! :D ;)

Mas obrigada pelo aviso!
bonekita
Membro

segunda set 01, 2003 7:20 pm

Desculpem... Esqueci-me de concluir!!

Este tumor não é um tumor de meninas!! Aliás é mais comum entre os meninos do que entre as meninas... Em todo o caso tenham sempre cuidado...

Eu aprendi a lição... A Fuska sociabilizar com animais desconhecidos pode ser perigoso...
Responder

Voltar para “Cães”