À beira de um ataque de nervos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

pdda
Membro Júnior
Registado: quarta set 10, 2008 11:10 pm

sexta set 04, 2009 11:40 pm

Boa noite!

Pensei bastante antes de escrever esta mensagem aqui, já tinha inclusivamente começado a escrever uma ao moderador, mas depois pensei que não devo ser a única a quem isto aconteceu...

Eu pensava que para completar a nossa felicidade só faltava o cão. Aproveitei termos ficado sem a nossa gata, que desapareceu, e o meu filho ter ficado muito triste e a primeira ideia foi substituo a gata pelo cão.

E assim foi. Pensei, pensei e sem o aval total do meu marido, decidi comprar um Labrador. Queria fêmea e preta!
Achei que tinhamos condições para ter a cadela, vivemos ao pé da praia, temos campo, um terraço grande, enfim na minha ideia na altura reuniamos as condiçoes para ter a cadela.

Tenho duas crianças, uma de 6 anos e outra com 1 aninho. A Cacau foi um presente para a mais velha. Um Labrador puro.

Agora debato-me com um grave problema, tudo aquilo que não pensei: as idas à rua (moramos no segundo andar e ficam pelos na escada, fora o cheiro a cão que os vizinhos não gostam), a constante limpeza do terraço (apesar da insistência ainda não aprendeu a defectar na rua), faz barulho de noite para os vizinhos que moram em baixo (o terraço serve de telhado deles), fica confinada ao terraço, excepto quando vamos à rua ( o bébe começou a andar e ela derruba-o a toda a hora), pior o mais velho adora gatos mas não liga à cadela... Enfim está tudo a correr muito mal!
Não estou feliz com a situação e acho que a cadelinha também não! :|

Estou a ponderar muito seriamente encontrar um dono melhor do que aquilo que eu consigo ser. Estou exausta! :(

A cadela tem agora 6 meses, roeu muita coisa ca em casa, inclusivamente, os bancos e a mesa do terraço que são em madeira, arrancou tinta da parede, estragou as flores todas, mas isso seria o menos se ela estivesse feliz! Ninguém é feliz fechada num sitio só. :oops:

Não sei o que fazer, será que me podem ajudar? :idea:
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sábado set 05, 2009 9:48 am

:o não sabia que ter um labrador é isso?
omega3876
Membro
Registado: quarta mai 27, 2009 9:15 am

sábado set 05, 2009 10:04 am

caaaaaaaaaaaes de loiça! :roll:
pdda
Membro Júnior

sábado set 05, 2009 10:45 am

Não, não sabia!
Será que sou a única?
Fitheskull
Membro
Registado: segunda mai 18, 2009 6:16 pm

sábado set 05, 2009 12:04 pm

sendo assim tives-te muita sorte no cão que compras-te, digo isto porque um labrador puro com apenas 6 meses é muito facil de dar.

Põe umas fotos na parte das adoções e vais ver que logo aparece alguem.

Eu tenho um labrador quase da mesma idade e na mesma situação e só tenho a dizer que cada vez estou mais feliz com ele, e acredito que ela esteja muito feliz nas condições que está!!!

Erros todos nós cometemos, agora tens é de fazer tudo para que vá para alguem que o cuide, e se eu tivesse uma casa com mais espaço ia agora mesmo busca-la!!!!
AngeloBrito
Membro Júnior
Registado: sexta ago 14, 2009 11:04 am

sábado set 05, 2009 12:14 pm

Eu compreendo a sua situação, apesar de estar numa situação de longe muito menos atribulada à sua, a vinda de um cão para uma casa implica sempre grandes mudanças. Perdoem-me os entendidos do forúm, que provavelmente estiveram sempre rodeados de cães e por isso é dificel de se colocarem na pele desta pessoa, mas creio que quem nunca teve cão dificelmente poderá imaginar as mudanças na vida de uma pessoa que um cão implica.
Eu a contar com a Luna, já tive 3 cães, a Lady uma rafeira adorável mas que não tinhamos condições para a ter (uma casa com 4 pessoas 1 quarto uma sala,wc e cozinha) e optamos por oferecer a um amigo com uma quinta;ao mudarmos para a casa onde estou com dois jardins e que cada piso é mais do dobro da casa anterior, optamos por adoptar o Figo um rafeiro mas que foi envenenado (ainda hoje doi só de escrever estas linhas) e agora a Luna. Com a chegada da Luna tivemos de fazer algumas mudanças na casa, acima de tudo proteger as plantas e dar a liberdade de movimento total à Luna, mas cá em casa existia uma pessoa que não gostava de cães e em menos de um mês foi arrebatada pela Luna, ou seja o seu filho com o tempo passará a adorar o cão, quanto ao seu filho mais novo o facto de ele ser derrubado, bem não é coisa que me orgulhe muito mas eu com ciumes do meu irmão fazia-lhe isso e era por maldade, com o tempo o seu bébé vai habituar-se ao cão e aposto que ainda vão viver momentos deliciosos. Seja qual for a decisão que optar, estarei cá para apoia-la.
Há pessoas que esperam uma vida inteira por aquele dia especial, ignorando que esse dia é hoje.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sábado set 05, 2009 1:29 pm

O Labrador, ao contrário do que muitos pensam, é um cão cheio de energia.

Pode viver em apartamento? Claro que sim! Mas há-que contar com passeios. Será que custa assim tanto? Se calhar as vezes custa mas, caramba, vale a pena!

Como disse, o Labrador pode perfeitamente viver em apartamento mas, não confinado em um terraço. O Labrador é um companheirão que adora correr, brincar e sobretudo, a companhia do seu dono. Ele quer fazer parte da família. Adquirir um Lab para um apartameto e depois confiná-lo ao terraço, definitivamente não é boa ideia.

Acho estranho a sua Lab cheirar assim tão "mal" a ponto dos vizinhso queixarem-se do cheiro e pêlos? Ok, eles largam imenso pêlo, sobretudo nas mudanças de estação, mas a ponto de deixar um rasto? Possivelmente também estarão insatisfeitos com o barulho...

Não consegue arranjar um local para ela dormir dentro de casa?

Ou muda alguns pontos, nomeadamente no que toca a passeios, terraço ou então definitivamente não vão ser felizes. Pense bem. Pondere. A pior fase pode estar a passar, isto claro se mudar a rotina, caso contrário...

Já falou acerca disso com o criador da cadela? Que conselhos ele lhe deu?
É que, se optar pelo caminho mais... sei lá eu!, o criador pode dar uma ajuda numa possível re-colocação da cadelita. Mas isso sou eu a dizer...

Mais uma vez, pondere bem. Mude alguns pontos. Vai ver que vai ter aí uma companheirona de todo o tamanho ;)

Abraço e boa sorte
pdda
Membro Júnior

sábado set 05, 2009 2:37 pm

Obrigada pelas respostas!

Dá-la realmente a alguém é neste momento uma hipótese a considerar, mas não gostaria de desistir assim...

A rotina diária é por volta das 8 dar comer esperar uns dez minutinhos e sair com ela. Temos aqui em volta do prédio várias opções, terra, alcatrão e ervas. Levo o biscoito. As vezes solto-a para que possa andar à vontade.

Volta sempre sem fazer nada, cheira, cheira, brinca, distrai-se mas nada e já estou a usar tudo aquilo que tenho lido por aqui. Falar com ela, não a distrair com brincadeiras...dizer-lhe o que vamos fazer à rua.

Volta ao terraço, com cerca de 100 m, onde à muita distração: bancos e mesa de madeira, tinta das paredes, roupa no estendal, flores, apesar de parecr que ja não esta nada ao alcance dela, descobre sempre qq coisa.

Dorme mto o dia todo, alterna o sol com a sombra, bebe água. Qd posso levo-a à rua ao almoço.

Qd chegamos a casa por volta das 6, come e rua! Jogam à bola e fazemo-la andar e correr!

Chega cansada! Dorme, está sempre mais activa de noite que de dia. Tenho de ralhar algumas vezes com ela por causa do barulho para os vizinhos de baixo. Se consegue apanhar a mangueira, corre e brinca com ela.

É uma cadela de temperamento calmo, pachola, mas claro é um cachorrinho. Ás vezes tb me pergunto: aguentei até agora e vou desistir? Apesar de não ter o aval total do meu marido ele adora a cadela e qd eu não posso por causa dos meninos ele leva-a à rua.

Não sei como intruduzi-la em casa, por causa do bebe. Deixa-mo-la entrar qd ele esta na cadeirinha de comer, mas ela tem uma força imensa. O mais velho foge dela...

Está complicada a decisão...
RaquelJ
Membro Júnior
Registado: terça jun 30, 2009 3:22 pm

sábado set 05, 2009 2:58 pm

Olá pdda!

Eu tenho um labrador macho chocolate de sete meses e meio.

Deixo-lhe aqui o meu testemunho porque também passei momentos muito difíceis, ao ponto de o querer dar, mas o amor é tão grande que preferi ter muita paciência e adoptar um passo, no seu caso poderia ser também uma vitória, e pus o BORIS numa escola parar treinar obediência.

Está muito mais calmo e respeitador.

O Boris também não fazia nada na rua. As saídas eram idênticas às suas até que comecei a adoptar outro esquema e agora sim, dá resultado.

Quando acordo vou logo com ele à rua. Só depois é que lhe dou o peq. almoço.

À noite, o truque é cansá-lo, passear muito para vir para casa mais calmo.

De início ele ficava na varanda, mas essa táctica não funcionou e, desde que tem "livre trânsito" pela casa toda está mais calmo pois percebe que faz parte de toda a casa e não só da varanda.

Em relação às coisas ruídas e aos estragos tem de lhe dar um valente NÃO. E se for preciso não lhe ligue durante uns tempos para ele perceber que agiu mal. Os labradores são inteligentes e percebem quando nós estamos chateados.

Eu acho sinceramente que não deveria desistir da sua cadelinha. Eu estou em pulgas também para ter uma preta para ser a companhia do Boris, mas vou esperar algum tempo para este estar mais educado para a outra seguir o seu exemplo.

E garanto-lhe que mal chegue a casa vai logo para a escola.

Boa sorte! Não é fácil, por vezes desesperante mas é preciso muito trabalho e as alegrias vão ser gigantes!

beijinhos :D
pinxai
Membro
Registado: quarta set 06, 2006 4:23 pm

sábado set 05, 2009 6:13 pm

Olá ppda,

Ainda ontem recebi um casal em minha casa com um filho de dois anos, que se encantou com a minha cadela. Diziam que gostavam muito de cães e que depois de os ver juntos se calhar iriam optar por ter um labrador também.

Desaconselhei imediatamente. Um filho pequeno dá muito trabalho como toda a gente sabe mas o que normalmente se esquecem é que ter um cão bebé dá também muito trabalho. Não é só giro. Ou seja, para se ter os dois ao mesmo tempo, tem que se estar apaixonado, não propriamente igualmente, mas a dedicação e a perda de tempo por vezes pode ser a mesma.
Ou seja, adquirir um cão não pode ser uma decisão de animo leve.

bom...agora não vale apena bater no ceguinho e apontar os erros que cometeu, que espero que tenha aprendido e passado a palavra.
O importante é resolver o futuro do seu cãozinho.

Tem que pensar no seguinte:

Gosta dele? Está disposta a abdicar de certas coisas por ele? (como por exemplo num dia de chuva ir á rua e chegar ensopada a casa ou chegar a casa exausta e ver a casa de pantanas cheia de coisas roídas, mudar fraldas ao seu filho enquando ele faz um xixizinho ao lado na carpet, ou até mesmo se ele adoecer e tiver que gastar rios de dinheiro no vet, etc etc etc)

Tem que pintar o pior cenário possivel....tem que pensar se o encara como um membro da familia ou como uma compra não muito bem pensada.

Porque digo-lhe isto, completamente convicta do que estou a dizer; para se ter um cão e o tratar como deve ser, tem que se ser apaixonado.

Até poderá ser só o facto de estar cansada/exausta com as coisas de casa, filhos, ser só você a cuidar dele e ele só fazer asneirolas, etc...por isso, imagine-se sem ele e pense se realmente tem carinho e afecto por ele. Se o há, tudo se há-de resolver.

Se não, já fez muito bem em ter partilhado a sua historia, ter coragem (porque é preciso ter também) para contar e tenho a certeza de que num instante arranjamos doninho para ele :wink:

Boa sorte e dê noticias
TatiMatos
Membro Veterano
Registado: quinta jul 09, 2009 1:48 am

sábado set 05, 2009 6:27 pm

Tenho 1 tia k tamb tem o quintal e a cozinha destruída pelo seu labrador e também está a ponderar seriamente dá-lo, pois ele n tem emenda, e ela está cansada de insistir para q as coisas mudem e o cão continua a fazer todos os disparates, até já nem pode estender roupa no quintal pois ele destrói tudo....
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Tatiana Matos</strong></p>
<p><strong></strong></p>
omega3876
Membro
Registado: quarta mai 27, 2009 9:15 am

sábado set 05, 2009 7:15 pm

TatiMatos Escreveu:Tenho 1 tia k tamb tem o quintal e a cozinha destruída pelo seu labrador e também está a ponderar seriamente dá-lo, pois ele n tem emenda, e ela está cansada de insistir para q as coisas mudem e o cão continua a fazer todos os disparates, até já nem pode estender roupa no quintal pois ele destrói tudo....
epahhh, e educar os cães, não?? acho incrivel, tanto moralismo, tanto amor pelos animais e ao primeiro sinal de que as coisas não estão bem vai o animal recambiado para outras bandas!! :evil:
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sábado set 05, 2009 9:52 pm

Ola!
Força PPDA,nao desista.
Sei que nao é exemplo,mas olha o filme Marley e Eu,o cao era um autêntico desastre,mas era um amor e com as crianças tb.
Por isso,se adoram o cao,tem de os apresentar aos seus filhos,nao fazer com k tenham medo,pois costumam ser caes duma meiguice extrema.o filho de 6 anos d1 amiga minha é o melhor amigo da minha cadela,desde os seus 2 meses e meio (ela) que eles rebolam no chao,é beijos,lambidelas,mordisca devagar e leva 1 Nao,tudo tudo.Siga os conselhos da RaquelJ,pois pareceram-me muito positivos e acho k a vao ajudar e muito.Experimente mesmo.E se tiver disponibilidade financeira,k tal po-la numa escola de treinos?Só lhe fará bem.
Quanto a TatiMatos,se for incorrecta,desculpe-me,mas a sua tia parece-me que pos a cadela no quintal e pronto.Tem de ser educada desde pequena e estabelecidos limites,ordens,etc...sem isso nao terá controlo sobre o cao e tal como uma criança,pensará que pode abusar e fazer o k bem lhe apetece...

Jocas caninas
RaquelJ
Membro Júnior
Registado: terça jun 30, 2009 3:22 pm

sábado set 05, 2009 10:22 pm

Apesar de ser novata nestas coisas e querer o melhor para o meu cão, acho que é importante salientar, também para não ferir susceptibilidades, que a escola não torna o cão adestrado.

Agora é importante ser coerente, e o que fizer na escola, temos de fazer cá fora. castigar, dar biscoito, ser ríspidos ....etc...

Eu optei por ir para a escola porque eu sozinha não conseguia ensinar o cão. Não é fácil seremos coerentes porque quando eles estão calmos achamos que são uns amores e quando fazem trapalhadas são uns diabitos...

Eu precisava de ser firme porque tinha de compensar as minhas cedências como deixar ir o Boris para a cama, etc... aquelas coisas que quando são pequenos nós pensamos : Ó QUE FOFO! Ó QUE LINDO! e mais tarde é que são elas!

Acho que ter um cão pequeno e ter filhos pequenos (não sou mãe ainda) requer o triplo do trabalho porque como disse o pinxai ter um cão pode ser fácil, mas criá-lo e educá-lo é muito complicado e trabalhoso...

Mas pense positivo porque a educação traz também respeito, confiança e um amor incondicional.

Eu acho que os cães mais felizes são os educados, e não se leia amestrados, tipo circo, e não aqueles que podem fazer tudo o que querem.

O cão tem de fazer o que nós queremos e não nós o que eles querem.

esse é o meu princípio.

Antigamente ficava com pena quando ele fazia asneira e ficava de castigo. Agora sei que não posso vacilar... mesmo que me custe o mundo!

Tem de ser...tente por favor pensar nisto! Se puder invista realmente... Há cães lá na escola que são treinados por crianças de 7, 8 anos... tente investir também na relação da cadela com os seus filhos!

Não sei se ajudei... :oops:

:D
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

domingo set 06, 2009 10:50 am

RaquelJ,eu acho que está a ajudar.
Assino por baixo.Quem puder (digo financeiramente) que invista um pouco de tempo e vá a uma escola.Claro que como bem escreveu não faz milagres e tem de se prosseguir tudo o que se aprendeu em casa.Mas repito que acho que vale a pena que a PPDA tente de tudo antes de partir pa uma decisao mais difícil.
Ainda ontem ralhei a Kyara por ela ir meter o nariz no wc da gata e já nao o fazia ha muito tempo.Mas como a proibi de subir po sofa e a mandei pa poltrona dela,ela sorrateiramente desceu pa cozinha pa fazer asneiras.Ora,ralhei,levei-a até lá,dei palmadas no focinho,ela nem queria ir pa lá porque sabia que tinha feito asneira e deitou-se cabisbaixo na sala dela e eu fica aí agora que tás de castigo...depois lá veio,passado algum tempo e deitou-se...na poltrona dela :) São espertos,mas muito casmurros às vezes.

Jocas caninas
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”