O CIO E O SOFRIMENTO
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
As gatas com o cio miam por que estão a sofrer
Falso. O miado constante bem como o acto de se rebolar constitui um comportamento sexual feminino felino normal. É preciso notar que os gatos em circunstâncias normais são silenciosos e até passam despercebidos. A sua comunicação depende muito de sinais olfactórios e não tanto de sons, tal como se passa nos cães. A fim de atrair os machos, as fêmeas em cio têm de adquirir posturas “anormais”, fazendo barulho, rebolando-se, exibindo-se, tudo para atrair os machos. O miado não envolve sofrimento nenhum, assim como qualquer fêmea de qualquer espécie animal com cio não sofre dores nenhumas.
Donde veio esta questão existem mais muito interessantes é só ir lá e lerO que se diz por ai dos nossos amigos felinos... será verdade?
ARCADENOE.PT
Por: Sofia Marques (médica veterinária): Animais e Companhia
Falso. O miado constante bem como o acto de se rebolar constitui um comportamento sexual feminino felino normal. É preciso notar que os gatos em circunstâncias normais são silenciosos e até passam despercebidos. A sua comunicação depende muito de sinais olfactórios e não tanto de sons, tal como se passa nos cães. A fim de atrair os machos, as fêmeas em cio têm de adquirir posturas “anormais”, fazendo barulho, rebolando-se, exibindo-se, tudo para atrair os machos. O miado não envolve sofrimento nenhum, assim como qualquer fêmea de qualquer espécie animal com cio não sofre dores nenhumas.
Donde veio esta questão existem mais muito interessantes é só ir lá e lerO que se diz por ai dos nossos amigos felinos... será verdade?
ARCADENOE.PT
Por: Sofia Marques (médica veterinária): Animais e Companhia
Última edição por MFR em segunda set 01, 2003 12:17 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
A resposta é simples: passa a haver outras prioridades, em vez da comida!
E passam a comer muito menos! Eu sei bem por experiência própria!
A mainha mais maluca , a Nina, quando anda nas suas tontices, só come de vez em quando!
Mas a Naria é melhor: quando se aproxima o cio, desata a comer como uma desalmada! Está a preparar-se para o jejum que se avizinha!

E passam a comer muito menos! Eu sei bem por experiência própria!
A mainha mais maluca , a Nina, quando anda nas suas tontices, só come de vez em quando!
Mas a Naria é melhor: quando se aproxima o cio, desata a comer como uma desalmada! Está a preparar-se para o jejum que se avizinha!

<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
As minhas têm sido bastante saudáveis, graças a Deus!
Mas emagrecem sempre um bocado ...
Sobretudo a Nina ... é que é exagerado, o dela .... são consecutivos ...
Por este motivo é que tenho andado a considerar seriamente a hipóteses da esterilização ...
Mas os da Naria (mãe da Nina) e da fifi (filha da Nina) são normalzinhos ....
A Naria vai fazer 8 anos, a Nina tem 6, e a Fifi, 3 anitos.
Mas emagrecem sempre um bocado ...

Sobretudo a Nina ... é que é exagerado, o dela .... são consecutivos ...
Por este motivo é que tenho andado a considerar seriamente a hipóteses da esterilização ...
Mas os da Naria (mãe da Nina) e da fifi (filha da Nina) são normalzinhos ....
A Naria vai fazer 8 anos, a Nina tem 6, e a Fifi, 3 anitos.
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
Na minha modesta opinião basta olhar com olhos de querer ver para uma gata com cio e está lá estampado o “sofrimento”. Ou será que à ansiedade em que elas andam durante esse tempo não se pode chamar sofrimento? Se a vet se está a referir a sofrimento físico até pode ter razão mas para isso o artigo deveria estar mais desenvolvido. Assim pode levar a conclusões erradas. O sofrimento não precisa de ser físico e nós humanos sabemos isso. A gata “sofre” muito se andar com cios consecutivos, emagrece e são muito prejudiciais para a sua saúde com riscos futuros confirmados. Esta é a opinião de um dos vets mais conceituados da cidade do Porto e que até hoje tem tratado de todos os meus animais com tal profissionalismo que me leva a não duvidar dele. Isto para vos dizer que o facto de uma vet (ou mais) ser da opinião que não há “sofrimento” nos cios não quer dizer que essa seja a verdade. Conheço muitos vets que até há bem pouco tempo e mesmo agora ainda defendem que as gatas tem que ter uma ninhada antes da esterilização e esse conceito é motivo de chacota por parte da maioria dos vets actuais. Por isso e para bem das vossas gatas se as mesmas não vão procriar esterilizem-nas. Fazendo isto estão a defender a sua saúde e bem-estar e não o contrário.
Um abraço
Fátima
Adopte ou apadrinhe um gato. Visite http://felinus.ddi.pt
Um abraço
Fátima
Adopte ou apadrinhe um gato. Visite http://felinus.ddi.pt
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm
Parabéns a sua Bibi é mto linda.....!!!!!!
:lol: :lol: :lol: :D :D
:lol: :lol: :lol: :D :D
-
- Membro
- Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am
boas
como todos devem saber existem varios tipos de cios que por consequencia varia de raça por exemplo as persas por norma tem um cio mais calmo miam pouco rebolam-se e ficam mais afectivas em contraste as siamesas sao extridentes no miar e por sua vez varia de gata para gata cada uma tem a sua maneira de ter o cio.
em relaçao aos vets cada um tem a sua opiniao mas na ideia geral todos eles vao ter ao mesmo os vets parecem os nossos medicos nós estamos constipados e se formos a trinta medicos cada um diz a sua sentença e receitam o que lhes da mais dinheiro os vets sao iguais.
cada um de nós temos que ter confiança no nosso vet.
um abraço
como todos devem saber existem varios tipos de cios que por consequencia varia de raça por exemplo as persas por norma tem um cio mais calmo miam pouco rebolam-se e ficam mais afectivas em contraste as siamesas sao extridentes no miar e por sua vez varia de gata para gata cada uma tem a sua maneira de ter o cio.
em relaçao aos vets cada um tem a sua opiniao mas na ideia geral todos eles vao ter ao mesmo os vets parecem os nossos medicos nós estamos constipados e se formos a trinta medicos cada um diz a sua sentença e receitam o que lhes da mais dinheiro os vets sao iguais.
cada um de nós temos que ter confiança no nosso vet.
um abraço

As dores de que se fala, por exemplo nas humanas (imagino que nas cadelas será semelhante), tem a ver com as contracções do útero aquando da expulsão dos óvulos não fecundados!
Durante o período fértil, as fêmeas (no sentido mais lacto), por princípio, não têm sofrimento físico!
No caso das gatas, o óvulo fértil solta-se apenas quando se dá a cópula o que significa que não existem contrações para a expulsão de óvulos não fecundados! Se for por aqui, o raciocínio da vet não será descabido!
No entanto, a ansiedade devido ao instinto de procriação não satisfeito é por si só uma forma de sofrimento!!
Todos sabemos que os animais deixam de se alimentar convenientemente quando não estão bem de saúde!!
A falta de apetite e o consequente emagrecimento das gatas são sintomáticos de que algo está errado!!!
Ps: A comparação entre fêmeas humanas e outras se calhar vai chocar alguns foristas mas de certo compreendem que sendo todos animais, ainda que de raciocínios diferentes, temos fórmulas orgânicas semelhantes!
Durante o período fértil, as fêmeas (no sentido mais lacto), por princípio, não têm sofrimento físico!
No caso das gatas, o óvulo fértil solta-se apenas quando se dá a cópula o que significa que não existem contrações para a expulsão de óvulos não fecundados! Se for por aqui, o raciocínio da vet não será descabido!
No entanto, a ansiedade devido ao instinto de procriação não satisfeito é por si só uma forma de sofrimento!!
Todos sabemos que os animais deixam de se alimentar convenientemente quando não estão bem de saúde!!
A falta de apetite e o consequente emagrecimento das gatas são sintomáticos de que algo está errado!!!
Ps: A comparação entre fêmeas humanas e outras se calhar vai chocar alguns foristas mas de certo compreendem que sendo todos animais, ainda que de raciocínios diferentes, temos fórmulas orgânicas semelhantes!
Ah, eu acho q deixar a gata ter cios consecutivos é deixá-la sofrer sim! Aproveitando a analogia com humanos, qual mulher q não sofre sem homem! Hahahahahahha!
Quem me dera q ficar sem homem emagrecesse! Hahahahah!

Quem me dera q ficar sem homem emagrecesse! Hahahahah!

-
- Membro Veterano
Dava o seu geito, de facto!!Juliachan Escreveu:Quem me dera q ficar sem homem emagrecesse! Hahahahah!

Já agora tinha algumas vantagens também!!

P.S. será uma dica para a descobrirmos no grupinho do trote?!
eheheh!
<p> </p>
<p> </p>
Hahahahahhahahaahahh!Miadores Escreveu:P.S. será uma dica para a descobrirmos no grupinho do trote?! eheheh!Juliachan Escreveu:Quem me dera q ficar sem homem emagrecesse! Hahahahah!
Ai q maldade!!! São os genes malditos dos 2 lados da família não é culpa minha! Hahahahahah!