Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
del3
Membro Júnior
Registado: segunda fev 18, 2008 10:09 pm

domingo set 06, 2009 12:12 pm

Boa tarde

Deliciei-me com a o texto. Brilhante!!!...
Lembrei-me eu e o meu filho quando decidimos trazer o nosso preto. A nossa ignorância era tanta que desconhecíamos que havia areia para gatos. É verdade não e história!!!...
E em relação aos gastos eu também fiquei assim, porque a princípio fica mesmo caro.
Quando o tirei da rua tive que ir nesse fim de semana para fora. E o que fazer com o gato? Levei-o comigo dentro de uma caixa de sapatos, ás tantas saiu da caixa e fiz um xixi encima de quem lhe pegou.
Foi delirante. Agora vejam o cheiro que tivémos que aguentar durante a viagem.
Maçaricos!!!

Desejo-lhe as maiores felicidades para o Óscar e a família do Óscar.
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

segunda set 07, 2009 10:45 am

Desde já peço desculpa a todos pela demora nas respostas. O falecimento de um familiar, sexta-feira, pouco depois de aqui ter colocado o meu post, ainda que esperado há algum tempo, doença crónica, condicionou, quer a minha disponibilidade, quer o meu estado de espírito para passar por aqui.

Agradeço as vossas respostas e a ajuda que me proporcionaram. Muito obrigado a todos, vou fazer por responder a todos individualmente.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 11:00 am

carol26 Escreveu:Bom dia pra vocês e pro Oscar..

Amei ler seu post.. e amei que tivesse sido longo porque deu pra ver que são pessoas normais, com as duvidas, com os amores e com as tradições que se revelam quanto aos felinos.

Efectivamente seu gato lhe escolheu! Aproveite isso porque gato quando ama é para sempre! Mas gato é também um ser independente e de personalidade muito forte, ele sabe o que quer, quando quer e como quer... e se nós amarmos o gato vamos entender que ele tem razão e fica tudo mais simples! Por isso ele vai aceitar as caricias, mas quando e até quando ele quiser... se você ensinar seus garotos que gato é que nem eles, eles vão se entender mil maravilhas!

Eles podem interagir sempre... desde que aprendam a se respeitar e aí o gato irá procurar seus meninos sempre que sentir que precisa de seu carinho.

Para suas questões:

a) É normal! Ficou respondido acima.

b) Corte as unhas ao gato. Mas atenção corte só as pontas e repare que o gato tem uma linha rosa na unha que indica que não se pode de maneira nenhuma passar daí! Corte apenas as pontas com um corta-unhas ou uma tesoura própria. Se tiver dúvidas peça seu veterinário para lhe cortar.

c) Gato não gosta de ralhete! Mas sim você deve dizer um NÃO bem forte sem gritar, sempre que ele fizer algo errado... mas nunca deve bater! Gato amua...

d) Normal... todo gato gosta! Se lhe abrir a torneira do bide ou do lava-mãos, ele vai adorar. Deve manter sempre a tampa da sanita fechada!!!

e)Precisa sim! É importante pra saude de seu gato... vacinas e desparasitações. Mas você so gastará mais agora em principio, depois é só anual... Se o gato for saudável voce nem dará por ele.. mas para isso é importante a sua vacinação e boa alimentação.

Lhe dou meus parabéns para sua atitude de recolher esse animal... mas não deixe seu gatinho na varanda, ele poderá ter tentação de saltar e ademais gatinho é caçador por natureza e por vezes ele salta atrás de suas presas sem saber que depois não tem chão para poisar.

Felicidades para vocês.
Carol

Carol, muito obrigado pela sua resposta. Ainda bem que gostou do texto, eu gostei muito da sua ajuda.

Em relação à varanda, as do apartamento onde habito têm uma vantagem, são fechadas até cerca de um metro de altura, as grades eram largas e quando tivemos crianças fechamos as mesmas com alumínio. (As grades, não as crianças, lol). Nos três primeiros dias ele ficou lá por causa das carraças e tivemos receio que ele saltasse, especialmente porque é um quarto andar. Mas como não tinha objectos que servissem de apoio para o salto, e tivemos o cuidado de, com ele ao colo, mostrar-lhe o chão lá em baixo e a altura a que ficava, pareceu-nos que ele mostrou receio e compreendeu o perigo. De quando em vez fazemos isso para ele ver novamente a altura.

Quando passou o efeito do frontline, veio para dentro de casa, mas como é verão, as vezes a porta da varanda está aberta e ele gosta de se ir lá deitar. Espero não apanhar nenhum desgosto, mas acho que ele compreende. Nunca se colocou no parapeito, que é muito estreito, nem o vimos a tentar saltar para lá.

Mais uma vez, obrigado.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 11:55 am

pendragon Escreveu:Felicito-o pela adopção do gatinho...

Quando adoptamos um gato de rua, há sem duvida uma serie de testes (analises) a fazer (FIV, Felv, Corona virus são alguns dos exemplos) para além de se pensar na futura castração do bichano...

As vacinas (que numa primeira ronda, são mais caras por causa dos reforços) fazem parte das despesas anuais a ter em conta, juntamente com as desparasitações internas (de 4 em 4 meses, ou de 3 em 3, consoante o que lhe for dito pelo seu veterinário) e as desparasitações externas (para pulgas e, neste caso por ter vindo da rua, carraças, sendo que posteriormente não saindo de casa o risco de apanhar carraças é inexistente)... Não precisa de colocar o gato na varanda enquanto a pipeta actua, basta não lhe tocarem na zona (cachaço) onde foi posta a pipeta.

A transportadora é uma despesa util (pode ser puxadota, mas só paga uma vez, bem como bebedouros/comedouros e liteiras)...

As unhas devem ser cortadas periodicamente para evitar as incomodas arranhadelas, pergunte ao veterinario como fazer para cortar as unhas sem ferir o animal.

Banho, eu pessoalmente não dou, eles normalmente são animais muito preocupados com a sua higiene, por isso para mim só faz sentido dar banho a um gato de pelo comprido (pela dificuldade que têm em fazer correctamente a sua higiene) ou, no seu caso, a um vindo da rua e que esteja muito sujo.

Não sei que ração lhe está a dar, mas, a priori, é para ser dada apenas enquanto durar esse desanranjo intestinal, podendo depois optar por outra marca mais em conta. Ao escolher a futura ração do seu gato, tenha em conta que dar uma boa ração significa evitar futuras idas ao veterinario...

Os gatos são excelentes companheiros, mas são companheiros cheios de personalidade que só nos procuram quando querem, só aceitam as festas que querem (impondo, por vezes, alguns limites)...

Boa sorte

Olá Filipa, obrigado pela sua ajuda. Levanta a questão da castração que é algo que já nos andava a assaltar o espírito. Lá terá que ser, embora tenha pena de ter de sujeitar um animal a uma intervenção desse tipo. A minha mulher lida melhor com a ideia… talvez eu me identifique mais com o animal no que diz respeito a esse aspecto.

Quanto às desparasitações, como não sair de casa, dispensará a externa, a interna acho que fez nos dois veterinários onde foi, mas agora terá que ser um assunto em agenda quando procurar novamente apoio médico. A última foi hà um mês, pelo que ainda estará a salvo.

Não disse que a transportadora não era útil, claro que é, e teria sempre que comprar se ficasse com o animal, levar o mesmo numa caixa de cartão foi um recurso numa primeiro momento, em que a manutenção do animal ainda estava a ser equacionada. No entanto, o que me aborreceu nessa situação, e que se notará no meu texto, foi que a sua compra não me foi proposta ou recomendada. Se me tivessem dito que era para o bem estar do animal é claro que não pensava duas vezes. Mas foi-me imposta, colocada à frente com o argumento “leva isto que o animal vai ter que cá voltar”. Pensei que fosse emprestada porque, a primeira vista nem aspecto de nova tinha. Depois em casa olhando com atenção, percebia-se que era “nova”, no sentido em que nunca teria sido usada, mas antiga por estar há muito tempo no consultório.

Este meu “aborrecimento” resultará do facto de, na pratica, a minha ideia de levar o gato ao veterinário antes de ficar com ele não me adiantou muito. Se o tivesse levado a uma loja de animais teria dado mais ou menos o mesmo resultado. Para me explicar um pouco melhor resumo novamente a história: Vou ao doutor e explico que apanhamos o gato na rua e que temos receio que tenha doenças (esqueci-me de referir no post inicial que o gato estava extremamente magro) ou qualquer outro factor que explique ter sido abandonado.

A consulta começa bem, coloca-lhe comer e beber à frente, o que gostei. Dá-lhe um comprimido que não me diz o que é, já gostei menos. Desconfio que fosse desparasitante oral. Para as carraças, diz-me para ir à farmácia. Depois ocorre a história da transportadora que já referi, com um sermão sobre o ter levado o gato ao consultório sem transporte adequado. Sobre a diarreia, diz que deve ser do leite de vaca que lhe demos e vende-me uma comida especial, sobre as feridas, só diz que vão passar, sobre eventuais doenças e vacinas, que volte noutro dia e vai ser caro.

Portanto, paguei consulta a preço de domingo para ficar na mesma sobre o estado de saúde do animal. Pela positiva, o Óscar terá tomado um desparasitante e fiquei a saber do fronteline, pela negativa, além do que já referi sobre não saber melhor qual a saúde do animal, ainda comprei uma transportadora, comida especial e shampoo a preço de veterinário. E depois a diarreia persistiu e tive de o levar novamente ao veterinario. Foi por isso que fui a outro.

Sobre o banho, foi mesmo necessário que ele estava com muito mau aspecto e bastante sujo. Mas não voltou a tomar ainda porque não vimos necessidade.

Quanto à ração, a do primeiro veterinário durou até ir ao outro. Esse deu-me umas amostras de comida especial estômagos sensíveis e disse-me para experimentar qual o gato gostava mais e depois voltar para comprar dessa, o que fiz, 24 euros e qualquer coisa. Quando essa estava a acabar comprei no hipermercado duma que fui progressivamente misturando. Comprei como se fosse comida para nós, não é da mais cara, mas também não é da mais barata. Tem comido granulado Friskies, e ele parece gostar. Não sei se é das melhores ou das piores, era um nome conhecido e a preço médio.

Desculpe se me alonguei na resposta e mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 11:56 am

dinodane Escreveu:Que relato delicioso...

A Carol e a Pendragon já responderam à maioria das questões, eu só vim recomendar-lhe uma coisa: castre o gatito assim que puder. :wink:
Obrigado por ter gostado e pela ajuda. Parece que o Óscar vai mesmo ter que ir à faca, coitado.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 12:06 pm

catiamor1 Escreveu:Bom dia,
tb adorei ler o seu post;
a verdade é q gato é um animal independente, n se deixa domesticar, o q acontece é q deixa-se habituar a viver c humanos e adora os carinhos e a comida garantida claro!
Eu tinha imenso medo de gatos, até pq achava q eram imprevisiveis e q á minima oportunidd nos atacariam, mas dp dei oportunidd a uma gatinha bebe e conquistou-me, assim cm o Oscar fez c a sua familia;
Provavelmente ainda se está a habituar a estar em casa, afinal esteve sp na rua, mas o melhor é cortar as unhas (a tesoura propria custa ai uns 2€) p evitar arranhar cortinados e sofa, e dp é so dar mt carinho;
qd ele se enrola nas pernas ou morde é mm a pedir brincadeira;
Acredite, gostar de gatos é um vicio: tres anos dp já tenho a segunda bebe la em casa!
Felicidades, cátia.

Obrigado por ter gostado e pela ajuda. Pelos vistos, fomos ambos seduzidos por estes animais.

Vou cortar-lhe as unhas, o sofá já as sentiu, mas foi uma coisa muito ligeira, desconfiamos que na casa onde esteve antes terá aprendido a não fazer isso muitas vezes.

A brincadeira dele com as pernas assusta os meus miúdos, esse é o meu problema, pois ele parece que se coloca em posição de ataque, mesmo que depois não faça nada de especial, mas como eles andam com as pernas descobertas, já os arranhou, mas muito superficialmente.

Dois será giro, mas por agora, para nós, um chega bem.

Felicidades para si também.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 07, 2009 1:08 pm

AmigodoOscar Escreveu:
dinodane Escreveu:Que relato delicioso...

A Carol e a Pendragon já responderam à maioria das questões, eu só vim recomendar-lhe uma coisa: castre o gatito assim que puder. :wink:
Obrigado por ter gostado e pela ajuda. Parece que o Óscar vai mesmo ter que ir à faca, coitado.
Olá, não sinta pena por isso. O seu instinto sexual não lhe vai servir para muito entre 4 paredes, pense nisso.

A castração é uma intervenção muito simples e rápida, faz-se em 10 minutos e o pós-operatório é muito pacífico.

Muita sorte para o Óscar e para todos lá em casa! Não se esqueça de pôr aqui uma foto do espertalhão.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 1:20 pm

beep Escreveu:Não há dúvida que foram escolhidos por ele....eu também fui escolhida para ser dona de um gato ( estava eu no meu automóvel com a porta aberta e o Gil - assim se chamou o meu gato - saltou para o meu colo...estava demasiado magrinho, demasiado carente, demasiado esfomeado, as forças que lhe restavam foram para pedir ajuda,bem...nunca mais nos separamos! Posso dizer que em momento algum me arrependi da decisão de adopta-lo - mesmo já sendo um gato adulto, mesmo tendo muita despesa com o vet, etc - ele soube sempre compensar-me e muito desta decisão, foi o gato mais amoroso e meigo que alguma vez tive) Infelizmente já faleceu, mas enquanto esteve conosco a partilha foi uma constante e não foi só ele que ficou a ganhar...nós também ganhamos e muito!!! Por tudo isso parabens pela vossa decisão ...e não se esqueçam...os animais são excelentes avaliadores de caracter... e se ele vos escolheu... isso significa algo!!! Espero que sejam todos muito felizes!!!

Pois, pelos vistos os gatos escolhem mesmo, para o Gil saltar para dentro do carro foi mesmo um sincero de desejo de a acompanhar.

Nós não nos arrependemos até agora, esperamos não vir a arrepender de futuro. Mas a minha mulher já esteve quase, porque ele gosta de subir para sítios onde estão alguns objectos decorativos e neste momento a contagem de bibelôs partidos vai em quatro.

Felicidades também para si.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 1:21 pm

SABUGAS Escreveu:Simplesmente adorável
Obrigado. Felicidades.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda set 07, 2009 1:25 pm

Tenho acompanhado este tópico com uma apazível sensação de cumplicidade.

Também eu adoptei um Óscar com apenas um mesinho. Hoje, o Osky, assim o rebaptizámos, é o traquina mais mimado e reguila, como convém aos seus 4 mesitos.

Antes de mais louvo a sua atitude e tal como já foi dito, quando um animal nos escolhe saberá seguramente o porquê de tal escolha :wink:

Sobre as suas dúvidas, foristas mais experientes que eu já se pronunciaram, no entanto, face à escolha da comida, gostaría de lhe sugerir que consultásse o fórum pesquisando sobre rações e alimentação.

Entretando deixo aqui um dos links para um tópico sobre o assunto:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ra%E7%F5es

A Friskies não é média... É de facto uma das rações menos equilibradas.

Entendo que uma ração superior impõe um maior investimento. No entanto, esse traduzir-se-à na saúde do animal e, de futuro, poderá evitar complicações e poupar nas idas ao vet.

Por outro lado, uma ração mais nutritiva fará com que a quantidade consumida seja menor. Feitas as contas o investimento será aproximadamente o mesmo :wink:

Felicidades para o Óscar. Contamos conhecer o ilustre através de fotografias, assim que lhe fôr possível.

Obrigada por partilhar esta história :)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 1:52 pm

pathelen Escreveu:Está tudo dito... :wink:

Resta apenas desejar muitas felicidades para os novos donos do Oscar e muitas felicidades para o felizardo do Oscar... merecem esta oportunidade!

O Oscar por ser um gatinho persistente e adorável... os donos por o terem sabido entender e poderem ter o prazer de o fazer feliz! Adorei...

Não achei o texto longo... e ainda gostava de ter continuado a ler mais! São histórias como esta que nos enchem o coração!

E já agora coloco aqui o link daquele tópico de ontem que também foi um prazer ler, acho que o amigo do oscar também gostará de ler, se é que já não leu:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=70934

Boa sorte e vá dando sempre notícias. E coloque sempre as suas dúvidas, na medida do possivel sempre alguém dará uma ajuda :wink:

Só mais uma coisa: Não dê leite do nosso (de vaca) ao gatinho, porque faz mal... e um gato adulto já não necessita de leite :)

Muito obrigado pelos votos de felicidade, os quais retribuímos.

Obrigado pelo link, não vi ainda os vídeos, estou a deixar para em casa vermos todos logo à noite.

Em relação ao leite de vaca, no primeiro dia foi, sabemos que fizemos mal mas na altura não tínhamos noção. Tinha ideia de que nos filmes e séries se vê as pessoas a dar leite aos gatos, pelo que não achei que houvesse problema. Mas foi só nessa noite.

Mais uma vez muito obrigado.
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda set 07, 2009 1:54 pm

Olá Óscar e amigos :)

Só duas pequeninas achegas:
- a varanda: apesar de ele não mostrar vontade de subir o parapeito da mesma, às vezes na brincadeira e consequente perseguição de algo, inadvertidamente ele pode saltar sem sequer ter a noção para onde está a saltar; atenção que até uma mosca é motivo para grandes e altas brincadeira levando muitas vezes a altos saltos também :lol:
- a desparasitação externa: pelo que percebi (desculpe se percebi mal) não irá fazê-la pois o Óscar não irá sair de casa... mas vocês vão sair e ao entrarem podem trazer alguma coisa convosco, nomeadamente pulgas, que logo irá para ele e levar a situações desagardáveis
- a ração: tal como já foi dito é dos componentes da vida do gatinho mais improtantes, e a Friskies não é das mais aconselhaveis, entre outras razções, porque tem corantes, e porque a percentagemd e gordura é bastante elevada (e por isso ele gosta :wink: ); se puder opte por exemplo pela Purina One (existe em hipers) que já é uma boa ração

Já agora aproveito para dar os parabéns pela adopção do Óscar e pelo delicioso texto de introdução :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 1:56 pm

Sado Escreveu::D o oscar foi esperto ao escolher a sua familia para ser tambem familia dele, siga os conselhos que aqui lhe foram dados e verá que tudo corre bem, tem é que se habituar a ideia que os gatos sao muito independentes, e sabem quando querem dar e receber mimos, mas nao se assuste, voce acaba por se habituar.
Parabens pela adopção.
Eu tenho uma amiga que diz ( para quem acredita) que os gatos são os unicos animais que conseguem ver a nossa Aurea.
Desse modo eles sabem bem quem lhes quer bem! :D

Obrigado, felicidades para si.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 1:57 pm

Marguij Escreveu:que linda historia :oops:
Obrigado. Felicidades para si.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 1:58 pm

Miboki Escreveu:Que linda história, e muitos parabens pela adopção do Óscar que deve ser um gato muito inteligente :D !

Quanto ás suas dúvidas já foram respondidas e se surgirem mais venha cá perguntar, há aqui sempre alguém pronto a ajudar!

Muito obrigado. Felicidades.
Responder

Voltar para “Gatos”