Um ponto final, por favor!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JorgeCG
Membro
Registado: sábado nov 10, 2007 7:19 pm

segunda set 07, 2009 10:20 am

O tópico está bloqueado, por isso tive de criar um novo, pois achei que tinha de dizer qualquer coisa!

Malta!!!

Parece que, sem o desejar ou antever minimamente, criei um monstro!

Quanto aos comentários com as sugestões que deram causa a todo este alarido, eu repito: estão certos e têm razão: é ilegal qualquer cão circular sem estar devidamente detido por meio de trela e, sim, o facto de ele andar solto facilita ou potencia o seu desaparecimento. Não tenho dúvidas quanto a isso!!!

Eu só "desabafei" porque, como participo assiduamente noutros foruns (tenho um furão) desta casa, já vi suceder coisas destas: as pessoas vêm pedir ajuda, desesperadas e angustiadas por ter sucedido algo aos seus bichinhos (um acidente, uma fuga, eu sei lá) e há dois tipos de reacção:
a) os que tentam acalmar e fazer crer que tudo vai correr bem, ajudando como podem;
b) os que - apesar de o fazerem com a melhor das intenções - vêm logo dar cabo da cabeça de quem já está muito triste e até com sentimento de culpa, o que, não só não ajuda nada, como ainda coloca a pessoa num estado mais lastimoso. Esta segunda atitude parece-me despropositada por falta de timming, não por ser inútil. Primeiro ajuda-se e conforta-se e, depois de haver um desfecho, diz-se o que se tem a dizer, de forma construtiva. Parece-me melhor e, estou certo, tem um efeito muito maior na consciencialização das pessoas - ninguém aceita de bom grado um reparo de quem não lhe é simpático, certo? Ao passo que escutamos com atenção os conselhos dos amigos.

No caso em apreço, o Freak está bem. Correu bem! É claro que a dona dele (que o adora e é uma pessoa responsável e cuidadosa) aprendeu a lição: o cão passou a ficar fechado em casa e a passear de trela.
De qualquer das formas, o cão não andava solto, strictu senso, ou seja, estava sempre sob vigilância e passava os dias no estabelecimento da dona. Só não estava "atado" a uma parede ou confinado a quatro. Como, durante dois anos, isto correu bem e nunca houve qualquer aflição, a coisa foi ficando assim... Às vezes, como todos sabemos, precisamos de um susto para "deitar trancas à porta". Isto porque, apesar de tudo o que nos digam, nós temos a nossa própria experiência de vida e o que resulta para outros, nem sempre nos parece a melhor opção para as nossas vidas. E o ambiente urbano de Lisboa, não é o de Guimarães. Assim como existem milhares de comportamentos que, sendo legais, me chocam ver todos os dias... existem outros que, sendo ilegais, se me afiguram boas escolhas. Não se esqueçam que eu tenho um furão, que é um animal ilegal em Portugal. Escolhi-o porque é um excelente animal de companhia, divertido e inteligente, é limpo, não faz ruído e vive muito bem num apartamento. Os cães, tive de os deixar com os meus pais que vivem numa quinta e visito-os com enorme regularidade, porque não me parecem animais adequados (por ele e por nós) ao espaço de que disponho, ao meu estilo de vida e à partilha de um espaço comum com o restante condomínio. Para além do mais, é um animal de companhia legal em todo o mundo (incluído na carta europeia, nessa qualidade), muito querido em muitos países, menos (na Europa) no nosso... por causa da caça... (se procurarem no IKEA, na secção infantil, descobrem um puzzle dos animais domésticos que constrói 3 animais: o cão, o gato e o furão). O Sniff, de resto, tem microchip, passaporte europeu e tudo o mais (o nosso país é mesmo uma anedota, não é?).
O facto de escolher esta conduta (ilegal face à lei portuguesa), não faz de mim irresponsável, acho eu... o Sniff é muito feliz com a sua família humana e é a grande alegria de todos os nossos dias!
Portanto, nem todas as condutas ilegais são irresponsáveis (a meu ver, que sou jurista), nem todas as condutas legais são benéficas para os animais ou, mesmo, para a sociedade. A caça e as touradas são legais, por exemplo e eu acho-as hediondas...
Há zonas cinzentas e há momentos em que a cegueira da lei tem de ser adaptada, na prática, a realidades que ela não previu, fruto da sua necessária abstracção. Senão, deixava de haver necessidade da minha profissão...

Resumindo o que eu queria dizer:
a) os conselhos, sendo construtivos, como me pareceram, são sempre bem-vindos;
b) é preciso escolher com cuidado o tempo de os dar e a forma de os transmitir (até porque, por escrito, as coisas assumem, naturalmente, um tom mais grave e seco do que, às vezes, lhes foi imprimido;
c) não vale a pena criar conflitos entre nós, gente que ama os bichos, porque há por aí muita gente que lhes quer mal e é com esses que temos de nos preocupar;
d) não é a maior ou menos longevidade ou participação que dá qualquer prerrogativa a ninguém - sob pena de eu ser mais português que outros, só por serem portadores de um BI com número superior, eheheheheh -, devemos estar sempre todos dispostos a aprender uns com os outros.

Agora vai o meu conselho: acalmem-se por favor e façam as pazes. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas temos o dever de ser, todos, civilizados, educados e urbanos. Devemos essa deferência uns aos outros, mesmo quando temos uma opinião diferente.

Esta história teve um final feliz na realidade, não vamos agora estragar a boa notícia com este desfecho azedo, aqui no forum.

Mais um forte abraço a todos e um muito obrigado!
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

segunda set 07, 2009 10:50 am

Desejos sinceros de muitas felicidades para todos vós e os vossos amiguinhos de quatro patas! :D
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda set 07, 2009 11:02 am

Ola Jorge!
Concordo plenamente consigo :)
Faz um ano que ando pela arca e já senti na pele essa brusquidao de que fala e tb ja li cd coisa.Por isso,assino por baixo no que falou: ajuda e depois críticas construtivas.
Apesar de gostar que fosse assim,sei que muitos foristas gostam de andar "as turras".Veja o tópico do Beagle,foi um carrossel...enfim...
Pois bem me parecia que o furão era ilegal em Portugal,mas olhe se o seu se dá bem na família e é saudável e feliz,acho-os uns bichos super engraçados e desejo a maior das felicidades.Sniff é um nome hilariante po furaozito.Adorei.
Ah,e po Freak tb :)
Nao conheço Guimarães,mas imagino que seja tipo Viseu,em termos de mais calma etc...
Jocas caninas
AngeloBrito
Membro Júnior
Registado: sexta ago 14, 2009 11:04 am

segunda set 07, 2009 11:50 am

É normal existirem pessoas que "nos dão na cabeça", quando as questões por nós colocadas, para elas seja totalmente absurdas. Devido à minha formação de professor, jamais poderei ser uma dessas mesmas pessoas. Acho que a maioria de nós, "novatos" nestas andanças, já teve de ler comentários que não gostou, mas alerto que o registo escrito contráriamente ao registo oral, o "encadeamento das palavras" pode ser mal entendido.
Quando não existe qualquer tipo de equivoco, temos sempre a opção de ignorar o que foi escrito e pensar cá para nós "vai mas é dar uma volta ao bilhar grande" é essa a opção que eu tomo. Para me chatear já me basta o contexto real das situações.

Saudações.
H&aacute; pessoas que esperam uma vida inteira por aquele dia especial, ignorando que esse dia &eacute; hoje.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda set 07, 2009 12:32 pm

AngeloBrito Escreveu:É normal existirem pessoas que "nos dão na cabeça", quando as questões por nós colocadas, para elas seja totalmente absurdas. Devido à minha formação de professor, jamais poderei ser uma dessas mesmas pessoas. Acho que a maioria de nós, "novatos" nestas andanças, já teve de ler comentários que não gostou, mas alerto que o registo escrito contráriamente ao registo oral, o "encadeamento das palavras" pode ser mal entendido.
Quando não existe qualquer tipo de equivoco, temos sempre a opção de ignorar o que foi escrito e pensar cá para nós "vai mas é dar uma volta ao bilhar grande" é essa a opção que eu tomo. Para me chatear já me basta o contexto real das situações.

Saudações.
Também é a minha. Recuso-me a alimentar discussões nos termos agressivos e depreciadores em que elas por norma se desenrolam, e por isso sou acusada de fugir à resposta quando estou errada, blá, blá, etc. Não me importo, prefiro ser injustamente classificada a cair no insulto e no lavar de roupa suja a que tanto se assiste aqui. O que é pena, porque aqueles que mais insistem nesse tipo de "diálogo" teriam muito mais a lucrar se optassem por uma maior paciência e cordialidade. E todos os outros aproveitariam também muito mais a experiência e saber que os primeiros arvoram.

Enfim, o que importa é que os casos se vão resolvendo e que deles se retirem as devidas conclusões e depois se tomem as medidas que se impõem para que os erros não se repitam.

Felicidades para o Freack! :D
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Responder

Voltar para “Cães”