pdda Escreveu:Olá boa noite!
Quero começar por agradecer a todos os que participaram com as suas experiências. Foram fundamentais para perceber que não estou sozinha e que muitos de vós enfrentam priblemas idênticos aos meus.
Eu ainda não tomei a decisão final e continuamos a rotina normal. Levamos os biscoitos e eles voltam para o pote. Talvez na esperança que algo mude.
Continuo a contar com as vossas dicas para me ajudar!
Tenho sorte com o temperamento dela. Das muitas coisas que tenho lido, optei pela revista enrolada para lhe ralhar... E ela ja tem respeito! Agora qd me apercebo que ela faz xixi no terraço digo " Xixi é na rua" e repito qd vamos à rua...
Vou optar por caminhadas maiores, não que durem mais tempo mas que a cansem mais!
O pior cenário, são no caso de doença, subir até ao 2º andar com ela e claro a chuva e o cheiro a cão molhado. Quanto à entrada em casa ainda não pensei como vai ser no Inverno.
Noto que já diminuiram as vezes que faz.
Quanto à autoridade é a mesma que imponho aos meus filhos, e cá em casa quem educa sou eu!
Vamos ver como correm os próximos dias.
Uma vez mais muito, muito obrigada pela ajuda.
Ola!
Vou comentar primeiro o que coloquei a negrito. O que aí descreve é um problema para todos os donos que têm cães e os levam à rua em dias de chuva, mas que podem ser minimizados com aquelas capas para cães próprias para os proteger da chuva (eu uso nas minhas e resulta!), chegando a casa limpo-as com uma toalha e passo o champô seco, assim ficam limpas e livres do mau cheiro.
Quanto ao que ja foi dizendo sobre a Cacau, eu quando tive a minha primeira labradora não sabia o que era ter um cão muito menos dentro de casa. ela destruiu moveis, sapatos, sofás... montes de coisas! eu ja desesperava ate que acabei por desistir e coloquei-a num espaço amplo que agora é o meu canil, nunca ficou sozinha pois tinha sempre gente, simplesmente não ficava dentro de casa.
A minha 2ª labradora a ficar dentro de casa foi a minha Lya. Nunca destruiu nada! Nem sapatos, nem moveis e muito pelo contrario aprendeu muita coisa rapidamente e ate hoje é a minha cadela que mais bem educada está e a mais obediente. Ensino-lhe o que quiser com comida e brinquedos. Tive paciência para ela, para os seus momentos de folia, brincadeira e descanso.
Sempre fui e sou autoritária com ela e todas as outras pelo que me respeitam em tudo o que digo. agora tenho 7 cadelas sem problemas alguns, posso ter ate 4 dentro de casa (muito raramente) sem problema algum, não estragam nada, não fazem barulho...
O que eu quero dizer é que a sua Cacau precisa de tempo, ela é bebé... tem de ver o que ela gosta mais para cativar a atenção dela e aí ensinar-lhe as coisas.
No meu caso umas gostam mais de comida, mas outras gostam mais de bolas...
Eu não optaria já por dar a Cacau, tentaria educa-la com calma, dar-lhe tempo para ela se habituar ás regras. Dar é o mais "fácil" é só dar e pronto, acabam-se os problemas. Mas não acho que seja o melhor caminho para todos.
Ja lhe deram dicas, truques, vá tentando. Veja como ela reage. Alguma coisa, avise!