Educar cão mal comportado...
Moderador: mcerqueira
Olá a todos.
Tenho um cão rafeiro que é um pouco mal comportado.
Tem 10 anos, é muito sociável com toda a gente e é muito dócil mas, de há uns anos para cá, ganhou uma mania que me arranja alguns problemas com donos de outros cães... Sempre que vê um cão inofensivo, independentemente do porte, lança-se sobre ele. Não chega a morder, mas assusta os donos e os cães.
Já experimentei chamá-lo, gritar-lhe, repreendê-lo, falar com ele com calma... Nada resulta.
Gostava que me pudessem dar algumas dicas para educá-lo de forma a não causar problemas.
Geralmente, quando me aproximo dele para o apanhar antes de se lançar sobre o cão, é quando ele se sente mais incitado para o fazer.....
Obrigado.
Tenho um cão rafeiro que é um pouco mal comportado.
Tem 10 anos, é muito sociável com toda a gente e é muito dócil mas, de há uns anos para cá, ganhou uma mania que me arranja alguns problemas com donos de outros cães... Sempre que vê um cão inofensivo, independentemente do porte, lança-se sobre ele. Não chega a morder, mas assusta os donos e os cães.
Já experimentei chamá-lo, gritar-lhe, repreendê-lo, falar com ele com calma... Nada resulta.
Gostava que me pudessem dar algumas dicas para educá-lo de forma a não causar problemas.
Geralmente, quando me aproximo dele para o apanhar antes de se lançar sobre o cão, é quando ele se sente mais incitado para o fazer.....
Obrigado.
-
aisd
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Que tipo de cão é ? Tamanho, arraçado de ?
Terá havido algum factor que possa explicar a mudança de comportamento ?
Algum encontro infeliz com outro bicho, mudança de casa, menos atenção dos donos, sei lá...
Alguma coisa deve ter acontecido para ter mudado de comportamento.
Algum encontro infeliz com outro bicho, mudança de casa, menos atenção dos donos, sei lá...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Pois, passear cães sem trela dá destes dissabores...badalila Escreveu:...
Obrigado.
Ponha-lhe a trela, mas se ele for grande e não se sentir com forças para o segurar, ao menos meta-lhe um açaimo, cumprindo assim a lei. E a par disso considere a hipótese de um treino que melhore a sociabilidade do canito.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
ok.... com 10 anos é difícil mudar a mente de um cão ...
pode é passear com a trela (acho melhor,não ?) e preferência de esgana para ele ir perdendo o vicio de "assustar" os outros animais.
cumps
pode é passear com a trela (acho melhor,não ?) e preferência de esgana para ele ir perdendo o vicio de "assustar" os outros animais.
cumps
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Esse problema só tem UMA solução: TRELA.
Boa?
Um dia destes cruza-se com o meu cão, e era uma vez um "rafeirinho de 10 anos mal comportado"
Boa?
Um dia destes cruza-se com o meu cão, e era uma vez um "rafeirinho de 10 anos mal comportado"
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
doglover80
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Receita de "rafeirinho de 10 anos mal comportado à Doglover":
Ingredientes:
1 trela
1 coleira
15 dias de férias
10 Kg de paciência
12 duzias de cães para assustar
2 toneladas de salsichas
....
+10 Kg de paciência ... é capaz de ser preciso
Preparação:
Meta a trela e a coleira mediante um senta ... sem sentas não há passeios por não ser possivel por a trela e coleira em casa ... começar logo a ensinar o auto controlo a partir daqui.
Cortar duas salsichas por passeio em rodelas fininhas e colocá-las num saco próprio acessivel durante o percurso na rua.
Nos primeiros 10 passeios (dois por dia) vá para locais sem cães, calmos e conhecidos do cão, para que ele se consiga concentrar em si. Ensine-lhe a sentar-se à sua frente virado para si, faça isso dando-lhe a cheirar a rodela de salsicha e de seguida encostando-a à sua barriga, sem dar nenhuma ordem de senta, apenas chame o seu nome quando ele começar a perceber e a exibir sentas longos e objectivos para receber a recompensa.
Este exercicio ensinar-lhe-à a concentrar-se em si e a controlar-se.
Quando este comportamento estiver sólido leve os 10 Kg de paciência que sobram e vá com o cão para um local onde andem outros cães à trela, sem cães à solta, de modo a controlar as distâncias. Ao aproximar-se, assim que notar que o seu cão se começa a concentrar no outro cão, eu repito assim que ele se começar a concentrar no outro cão e comece a ficar tenso, pare! Diga o nome dele de modo a que ele faça o exercicio que aprendeu anteriormente, à medida que ele se vai conseguindo concentrar em si vá diminuindo as distâncias para os outros cães, dando uma rodela a cada senta bem executado.
Qualquer duvida sinta-se à vontade para comunicar ao cozinheiro.
Mais um cão saido do forno ... eu brinquei com isto só para que se fique com a ideia que uma receita não funciona com todos os cães (era uma ironia) e como tal poderá não resultar, mas tente e depois verá.
Bons treinos!
Ingredientes:
1 trela
1 coleira
15 dias de férias
10 Kg de paciência
12 duzias de cães para assustar
2 toneladas de salsichas
....
+10 Kg de paciência ... é capaz de ser preciso
Preparação:
Meta a trela e a coleira mediante um senta ... sem sentas não há passeios por não ser possivel por a trela e coleira em casa ... começar logo a ensinar o auto controlo a partir daqui.
Cortar duas salsichas por passeio em rodelas fininhas e colocá-las num saco próprio acessivel durante o percurso na rua.
Nos primeiros 10 passeios (dois por dia) vá para locais sem cães, calmos e conhecidos do cão, para que ele se consiga concentrar em si. Ensine-lhe a sentar-se à sua frente virado para si, faça isso dando-lhe a cheirar a rodela de salsicha e de seguida encostando-a à sua barriga, sem dar nenhuma ordem de senta, apenas chame o seu nome quando ele começar a perceber e a exibir sentas longos e objectivos para receber a recompensa.
Este exercicio ensinar-lhe-à a concentrar-se em si e a controlar-se.
Quando este comportamento estiver sólido leve os 10 Kg de paciência que sobram e vá com o cão para um local onde andem outros cães à trela, sem cães à solta, de modo a controlar as distâncias. Ao aproximar-se, assim que notar que o seu cão se começa a concentrar no outro cão, eu repito assim que ele se começar a concentrar no outro cão e comece a ficar tenso, pare! Diga o nome dele de modo a que ele faça o exercicio que aprendeu anteriormente, à medida que ele se vai conseguindo concentrar em si vá diminuindo as distâncias para os outros cães, dando uma rodela a cada senta bem executado.
Qualquer duvida sinta-se à vontade para comunicar ao cozinheiro.
Mais um cão saido do forno ... eu brinquei com isto só para que se fique com a ideia que uma receita não funciona com todos os cães (era uma ironia) e como tal poderá não resultar, mas tente e depois verá.
Bons treinos!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
Se a resolução passasse pela colocação da trela não teria colocado esta questão no fórum...
Claro que basta meter a trela no animal para ele não se aproximar de outro cão. O que pedi foi, no entanto, dicas, de alguém que saiba, como, por exemplo, "palavras de comando" ou treinos que posso tentar desenvolver com o animal para que obedeça mais e seja tolerante à presença de outros animais, sem ser necessário prendê-lo sempre com a trela e privá-lo de momentos de liberdade.
Obrigado a todos.
Claro que basta meter a trela no animal para ele não se aproximar de outro cão. O que pedi foi, no entanto, dicas, de alguém que saiba, como, por exemplo, "palavras de comando" ou treinos que posso tentar desenvolver com o animal para que obedeça mais e seja tolerante à presença de outros animais, sem ser necessário prendê-lo sempre com a trela e privá-lo de momentos de liberdade.
Obrigado a todos.
-
doglover80
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Os cães devem andar sempre à trela, com a excepção de locais próprios onde todos os donos concordem com o facto de estarem soltos, seja um espaço vedado e todos os cães sejam sociáveis, porque mesmo que o seu esteja controlado, outro pode não estar e vir meter-se com o seu para o cheirar e ai acaba-se o controlo.badalila Escreveu:Se a resolução passasse pela colocação da trela não teria colocado esta questão no fórum...
Obrigado a todos.
Não concordo com passeios diários à solta...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
É um cão de porte pequeno, cruzamento de cão de água com caniche.
Para além do cão tenho uma cadela. Também acontece por vezes o cão tentar afastar outros cães da cadela, para a proteger. Até porque há uns tempos a cadela foi atacada por dois cães de grande porte e o cão assistiu. Não sei se terá influenciado o seu comportamento desde então, mas julgo que não pois ele já era um pouco assim para com os outros cães. Julgo que se trata de defender a cadela, mas também por questões territoriais...
Para além do cão tenho uma cadela. Também acontece por vezes o cão tentar afastar outros cães da cadela, para a proteger. Até porque há uns tempos a cadela foi atacada por dois cães de grande porte e o cão assistiu. Não sei se terá influenciado o seu comportamento desde então, mas julgo que não pois ele já era um pouco assim para com os outros cães. Julgo que se trata de defender a cadela, mas também por questões territoriais...
aisd Escreveu:Que tipo de cão é ? Tamanho, arraçado de ?
Eu peço imensa desculpa pelo desabafo, mas eu sofro diáriamente por causa dos cães pequenos cujos donos insistem em passeá-los soltos e acho isso uma tremenda falta de respeito.
Veja as coisas da seguinte forma, se o seu cão atacasse o meu, mesmo estando o meu preso à trela, se calhar a coisa corria muito mal. Numa circunstância dessas é a senhora que está em incumprimento da lei, logo nunca poderia exigir-me responsabilidades por ferimentos que o meu animal pudesse ter causado ao seu.
A resolução do seu problema passa por passear os seus animais à trela.
Veja as coisas da seguinte forma, se o seu cão atacasse o meu, mesmo estando o meu preso à trela, se calhar a coisa corria muito mal. Numa circunstância dessas é a senhora que está em incumprimento da lei, logo nunca poderia exigir-me responsabilidades por ferimentos que o meu animal pudesse ter causado ao seu.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Sim, claro que concordo consigo.dinodane Escreveu:Eu peço imensa desculpa pelo desabafo, mas eu sofro diáriamente por causa dos cães pequenos cujos donos insistem em passeá-los soltos e acho isso uma tremenda falta de respeito.
Infelizmente os meus cães já sofreram ataques de cães de grande porte, estando os meus presos com trela e os outros à solta, e compreendo o que diz. Claro que sei que andar de trela é eficaz, protege-me a mim, ao meu animal e aos outros, mas, sendo o senhor dono de um cão, compreenderá que é uma felicidade para os animais andarem uns minutos à solta, para correrem em liberdade, ao fim de uma tarde fechados em casa sozinhos.
O espaço em que os solto permite-me passeá-los sem trela (não há qualquer sinalização que indique o contrário), mas concordo que terei que começar a aplicar a trela para evitar futuros dissabores.
Obrigado
Nem tem que haver, ou melhor: não há razão para haver desses sinais, uma vez que a lei é geral: os cães têm de circular com trela, e há alguns que têm de ser açaimados, para além de andarem presos com trela.badalila Escreveu:...O espaço em que os solto permite-me passeá-los sem trela (não há qualquer sinalização que indique o contrário), mas concordo que terei que começar a aplicar a trela para evitar futuros dissabores.
Obrigado
Infelizmente, vivemos num país em que os poderes públicos não dotam os locais com recintos próprios ao passeio dos cães e as leis são elaboradas por pessoas que ignoram tudo a respeito de canídeos e suas necessidades. Mas cumpri-las defende-nos a nós e a eles.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
LucNun Escreveu:e é nesta parte que o PP acaba por ser mordido pelo rasteirinho que vem solto na rua e depois disso acontecer o PP "desfaz se" para apanhar o dito rasteiro e vem a dona aos berros ai que esses cães são uns assassinos! Podem rir mas isto é uma palhaçada de verdade, já avisei muitas pessoas que se o cão de alguem vier solto e sentir que a integridade fisica do meu animal seja ele qual fôr pode ser ameaçada, tiro o açaime e a trela e depois que chamem a policia...O mal é que quem fica com o síndome do 2º round são sempre os PPs...
Nem tem que haver, ou melhor: não há razão para haver desses sinais, uma vez que a lei é geral: os cães têm de circular com trela, e há alguns que têm de ser açaimados, para além de andarem presos com trela.